+ Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por pafi »

Interessante esse ponto de carga. Qual é a história dele? Parece ser um lugar numa garagem coletiva. Será daqueles que se podem instalar nos condomínios ao abrigo da lei dos VE's? Caso seja, como foi a burocracia no prédio e na EDP?

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

pafi Escreveu:Interessante esse ponto de carga. Qual é a história dele? Parece ser um lugar numa garagem coletiva. Será daqueles que se podem instalar nos condomínios ao abrigo da lei dos VE's? Caso seja, como foi a burocracia no prédio e na EDP?
Exato, situa-se nos meus lugares de estacionamento no parque comum do condomínio. Desconheço essa lei que mencionas :?: mas como carrego com energia da garagem do condomínio, pedi autorização à administração para montar numa caixa fechada, um contador monofásico e tomada para minha serventia. No fim do ano pago os kW consumidos. :idea:
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por pafi »

Pelos vistos muita sorte e compreensão nessa administração. Ainda bem.
O que eu estava a falar é este DL - Decreto Lei 39/Outubro, de 26 de Abril, Artigo 28.º e 29.º.(http://www.umic.pt/images/stories/publi ... 9_2010.pdf).
E certamente foste tu que escolheu a caixa, o material e ficaste responsável pela montagem, ou foi o condomínio que tratou disso e apresentou-te a despesa? Até parece que foi feita para esse propósito. Tomada, porta com chave, janela para que os descrentes vejam e fiquem verdes de inveja com a tua relação km/consumo... No final do ano basta olhar para esse contador e para o conta quilómetros e fazer uma conta ou duas e pronto. Bem melhor que andar com o medidor (se bem que também tem a função total, etc...) Whatever, parece uma boa solução. Parabéns. Está tudo a correr de feição. Bons consumos.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

pafi Escreveu:E certamente foste tu que escolheu a caixa, o material e ficaste responsável pela montagem...
Fui eu a comprar/tratar de tudo e sub-contratar a montagem:
  • Caixa com porta/janela (dimensão de contador trifásico) (Leroy Merlin) » 26,75€
  • Contador monofásico de disco (Futurluz) » 30,66€
  • Instalação de tomada 2P+T saliente (StrongCurrent) » 21,80€
  • Instalação de cabo 3G 2,5mm2 14mts (StrongCurrent) » 36,68€
  • Instalação de abraçadeiras e cabo (StrongCurrent) » 55,00€
               Imagem

E também montei um sistema para prender os 'eletrões', não vá um 'protão' mais invejoso tentar a sua sorte ;)

               Imagem

A Administração do Condomínio foi compreensiva, até pelo facto de eu ter conseguido este ano a instalação de 100 painéis solares para a micro-produção de ~20kW... a custo zero para o Condomínio, ficando este com 25% da venda da produção à EDP (~4500€/ano), e os restantes 75% para as empresas instaladoras:

               Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por pafi »

Já não é a primeira vez que vejo este megatelhado... 4500 ainda é muito euro!!!
E com isto tudo ainda tens que pagar uns míseros kWh!?! O teu empreendedorismo merecia ser recompensado, ou então com esse dinheiro comprar uma scooter para serventia dos condóminos :)
Agora já sabes, próximo passo, patentear o esquema!!!
E outra coisa (desculpa a quantidade enorme de questões, mas ainda não tinha visto nenhuma situação destas :) ), pelo que tens aí nem é preciso informar ninguém deste contador (oficialmente, tipo pedidos de licenças, por causa dos selos de chumbo, etc). Isto é uma espécie de contrato entre a tua pessoa e a administração, certo?
E para terminar, aquilo é uma competição de contadores, analógico vs. digital?
Está impek, sem dúvida! Haja ideias bem conseguidas.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

pafi Escreveu:Isto é uma espécie de contrato entre a tua pessoa e a administração, certo?
Correto. O único contador oficial que conta para licenças/selos etc é o da EDP do condomínio, o resto é uma utilização interna/privada que é cedida e contada e por fim paga.
A competição 'analógico vs. digital' era para aferir as contagens (batem certo). Irei sempre usar o digital em todos os pontos de carga que use, pois mesmo variando de tarifas, vai servir de 'contador' geral de custos (programado para 0.16236€/kW).
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por hmma »

A corrente na roda é boa ideia, mas tenta por na roda de trás, ou de alguma forma que agarre no quadro também (por exemplo a minha Amarelinha tem uma argola junto ao descanço mesmo a jeito para isso)... ainda há 1 semana atrás roubaram uma CBR 600 da garagem de um colega meu (já agora se alguém vir uma vermelha apite ;) matricula: 12-IH-52 - mas já deve estar em peças)

Além disso, se fosse possível colocaria a argola mesmo cimentada na parede... senão com uma chave de bocas (ou aparafusadora) rapidamente sacam os parafusos da parede...

a segurança é uma coisa muito ilusória ;)
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

E hoje foi pela primeira vez ao mobi-e (e também este foi usado pela primeira vez)...

               Imagem

               Imagem

Zona amarela (EMEL): 0 - VE: 1 :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

Hoje fiz os 300km em 7 dias de estrada movido a eletrões. Com muito prazer :)

               Imagem

Tenho feito 2 cargas diárias de 90min, cerca de 1kW cada. Uma de noite e outra intermédia no mobi-e. Custo total diário estimado: 0,32€.

               Imagem

E sabendo de antemão que a mota está limitada a 70% (durante o período da garantia) o desempenho tem sido muito positivo. Ficou combinado daqui a uns meses pedir o software e ligar o cabo USB para 'brincar' com os parâmetros do controlador.
Noto que o velocímetro digital está ~10km/h acima do real medido em GPS. Hoje, e em reta (radial de Benfica), vi chegar aos 100km/h quando o GPS marcava 90.

Ainda não tive sustos, mas dos conselhos que vou ouvindo, podem-se resumir 2 principais:
  • Não assumir demasiada confiança na mota
  • Conduzir sempre à defesa
Espero tentar segui-los :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por hmma »

E ainda bem que tem esse erro no velocímetro, já que a radial tem limite de velocidade a 80 :D

Espero que os 300 se transformem em 30000 rapidamente e sem problemas.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

hmma Escreveu:E ainda bem que tem esse erro no velocímetro, já que a radial tem limite de velocidade a 80 :D
Embora a câmera desse radar não funcione por estar vandalizada, não fui de punho 'enrolado' toda a radial... foi só para testar :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por pafi »

t3lmo Escreveu:
  • Não assumir demasiada confiança na mota
  • Conduzir sempre à defesa
Completamente à defesa, SIM! Hoje gelou-se-me o sangue quando estava parado numa rotunda à espera de entrar e ouço uns pneus a derrapar em piso molhado. Felizmente ainda havia espaço na berma...
A condução numa mota é feita num estado de alerta permanente. Mesmo que sejamos nós a ter razão, ao cair ficamos sempre a perder. Não interessa ficar com a razão e todos partidos simultaneamente...

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

Hoje ocorreu o primeiro problema(zito) técnico na mota: perdi um parafuso (de dois) do travão da frente, que segura o suporte do travão ao braço. Isto porque esta manha ouvia um barulho diferente nas travagens mais a fundo. Possivelmente, efeito da trepidação pelo piso e alguns buracos que passei ontem.
Passagem rápida pela oficina e já foi reposto, e agora bem apertado :)
No regresso deu-me um gozo fazer a 2ª circular completamente parada durante km's. É que nem os motores ci ouvia, só mesmo os eletrões a passar ;)
Para não variar, continuo sem ver um único VE na estrada :?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por e_bike »

t3lmo Escreveu:Hoje ocorreu o primeiro problema(zito) técnico na mota: perdi um parafuso (de dois) do travão da frente, que segura o suporte do travão ao braço. Isto porque esta manha ouvia um barulho diferente nas travagens mais a fundo. Possivelmente, efeito da trepidação pelo piso e alguns buracos que passei ontem.
Passagem rápida pela oficina e já foi reposto, e agora bem apertado :)
No regresso deu-me um gozo fazer a 2ª circular completamente parada durante km's. É que nem os motores ci ouvia, só mesmo os eletrões a passar ;)
Para não variar, continuo sem ver um único VE na estrada :?
Parece que o pessoal da Ekoway não aprende com os erros passados. Já não és o primeiro a quem acontece isso. Não foi grave porque não deu acidente mas podia dar. :(

Normalmente esses 2 parafusos levam cola de roscas para impedir que isso aconteça.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

E após 12 dias movido a eletrões:

               Imagem

E ontem montei uma funcionalidade extra ao 'painel de comandos' para abrir e fechar o portão da garagem:

               Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito bem, 500 já foram, e em 12 dias, simplesmente baril!
Eu também tenho uns botões para modar de mostrador, e foram postos cá pelo rapaz!!! Mas esse é muito mais lindo :(
:)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

E aos 600km foi carregar ao Forum Sintra (numa tomada 220V perdida num pilar), enquanto se compravam prendas de Natal :)

               Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por Jorge Rocha »

Agora é tudo à procura de tomadas, por todo lado onde se passa...
Não te preocupes, se aparecer alguém, basta dizeres que vais fazer publicidade gratuitamente, e que vai chover pessoas ao centro comercial :lol: :lol: :lol:
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por Mumia »

t3lmo Escreveu:E aos 600km foi carregar ao Forum Sintra (numa tomada 220V perdida num pilar), enquanto se compravam prendas de Natal :)
Fui la esta semana... e tive a olhar e vi sem qq dúvida muitas tomadas.. e fiquei a pensar será que permitem??? pedis-te a alguem? sabes se é autorizado? :) se sim... é mais um ponto de carga e é melhor por-se no electromaps :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

Mumia Escreveu:...vi sem qq dúvida muitas tomadas.. e fiquei a pensar será que permitem??? pedis-te a alguem? sabes se é autorizado? :) se sim... é mais um ponto de carga e é melhor por-se no electromaps :)
Perguntei ao segurança se havia lugares e/ou pontos de carga, ao que respondeu que 'não'. Dei mais umas voltas e fartei-me de ver tomadas. Como ia parar somente uns 20min, tomei a liberdade de 'ligar-me' numa zona isolada :) Nem precisava, mas agora vejo-me quase na obrigação de despertar as 'consciências CO2' ;)
Entretanto mandei um mail à administração gestora do espaço (com a foto acima colocada em anexo):
t3lmo Escreveu:Bom dia,
Hoje passei pelo Forum Sintra para fazer algumas compras de Natal, mas apercebi-me que ao contrário de grande parte dos centros comerciais em Lisboa e arredores, o estacionamento do Forum ainda não tem qualquer lugar (ou um simples ponto de carga) para veículos elétricos.
Como cliente habitual, venho por este meio alertar este facto, que nos dias de hoje já se torna numa mais valia para um espaço comercial, onde qualquer elemento de marketing, e acima de tudo, barato, é sempre útil para captar clientes.
Em suma, estando já com pouca bateria no meu veículo elétrico, e não existindo um ponto 'oficial', lá fui à procura e encontrei uma tomada perdida onde durante 30 minutos carreguei 500W (~7 cêntimos), que me vão dar para chegar a casa. (foto)
Se responderem com boas notícias, será sem dúvida mais um ponto de carga a colocar no mapa!
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”