Uma Vectrix catalã em Lisboa

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

O_volt Escreveu:Já tem o novo Sw?
Sim, tem o último software (aquele que carregando no on/off do punho direito antes de arrancar mostra os amperes quando aceleras travas com o motor)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por jmal »

paulo.oliveira Escreveu:
O_volt Escreveu:Já tem o novo Sw?
Sim, tem o último software (aquele que carregando no on/off do punho direito antes de arrancar mostra os amperes quando aceleras travas com o motor)
É o chamado modo Debug. Imagem
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por ricardocruzs2 »

Não queres trocar pela minha? :D :D
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

ricardocruzs2 Escreveu:Não queres trocar pela minha? :D :D
A tua é uma KTM Enduro 690 de 2014 ? :shock: :D (just kidding) ;)

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Mumia »

paulo.oliveira Escreveu: A tua é uma KTM Enduro 690 de 2014 ? :shock: :D (just kidding) ;)
Pronto vou por umas letras em vinil no Cavalo branco com esses dizeres :mrgreen: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix em Lisboa

Mensagem por zeuz »

MINHA! :lol:


A actualização deste DB foi no momento certo para mim.
Na altura estava à procura de uma mota/scooter eléctrica, para satisfazer as minhas saudades de andar de mota (Yamaha XT600E '97), poupar nos gastos com o carro e agilizar as minhas deslocações casa-trabalho-casa. Como tal andava a sondar o mercado... vi os anúncios no OLX... falei com quem comercializa VE's em PT... e depois de avaliar os preços e pesar os prós e contras de cada uma das opções, acabei por fazer negócio com o paulo.oliveira (pessoa impecável e um verdadeiro motard).

A scooter foi transportada para Lisboa por uma empresa transportadora Húngara (Rapido Trans), que o paulo.oliveira encontrou através do serviço uShip... :ugeek: ...a mulher recebe os pedidos e o pai e filho andam pela Europa a fazer os transportes, numa carrinha de tecto alto... :mrgreen:

Ei-la à partida de Barcelona, no dia 03 de Junho de 2014...

Imagem

...e à chegada a Lisboa, no dia 05 de Junho de 2014

Imagem

O processo de legalização em PT é simples, mas numa primeira abordagem confuso... vou sumarizar, mas disponibilizo mais informações a quem pedir. ;)

Uma vez que as Vectrix VX-1 têm um Certificado de Conformidade Europeia (CoC), o primeiro passo é obter esse documento, que é específico de cada scooter (contém o número de quadro). O CoC deve ser entregue por quem vos vende a scooter ou obtido junto do representante do país de origem da scooter. Em último caso, podem tentar obter directamente junto do fabricante.
Eu tentei na MASAC, mas mandaram-me passear... :roll:
Felizmente o representante espanhol (Going Green) foi totalmente colaborante com o paulo.oliveira e, a pedido dele, solicitou à fábrica na Polónia o CoC desta scooter. Em cerca de 1 semana o CoC foi entregue em casa dele.
Custou 81,07€.

Depois, e uma vez que esta scooter tem homologação nacional, fui ao IMTT, preenchi o modelo 9 e deixei uma cópia do CoC, para que pudessem preencher com o número de homologação nacional e autenticar o impresso.
Não se paga nada.

Passado uns 2 dias, voltei ao IMTT, apanhei o modelo 9 já com o número de homologação nacional e fui à Alfândega. Aí preenchi mais um impresso (1,20€), entreguei o modelo 9 autenticado pelo IMTT, uma cópia do CoC, cópias dos documentos anteriores e uma cópia da guia de transporte.
Por se tratar de um VE, não há pagamento de ISV ou de IVA. 8-)

No dia seguinte voltei à Alfândega, deram-me um impresso com carimbo branco - onde consta a nova matrícula portuguesa e que é válido para circulação por 60 dias - e o modelo 9, já autenticado pela Alfândega, para entrega no IMTT.
No IMTT dá-se entrada de um pedido de registo inicial, entregando cópias dos documentos que referi antes.
Paga-se 45€.

Passadas 4 semanas, podemos fazer o registo de propriedade junto de um IRN ou no site AutomovelOnline.

Atenção que têm sempre que levar convosco os originais e cópias em duplicado!
Quer a Alfândega, quer o IMTT não tiram cópias!

Portanto, como vêem o chato é termos que andar a fazer ping-pong entre a Alfândega e o IMTT, quando poderíamos fazer tudo num só balcão... :roll:
Infelizmente o SIMPLEX do Sócrates não chegou a este processo... :roll:

Mais info: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... sados.aspx

No dia em que fui ao IMTT pela última vez, mandei fazer a matrícula e passei a circular nesta Vectrix... tinha na altura ~16.135Km... conta actualmente com ~18.200km... portanto ~2.000km desde 25 de Junho de 2014 (1,5 meses).

Os consumos têm rondado os 7Kwh: http://www.spritmonitor.de/en/detail/646331.html

Também já lhe fiz uns upgrades...

Usei o DYI do jasmim e para além de regular o farol, coloquei uma lâmpada Osram SilverStar (13,15€), a qual promete +35% de luz... não consigo precisar se realmente dá mais luz, pois o farol não estava regulado. Antes dava apenas um halo de luz à minha frente (creio que estava demasiado alto) e agora passei a ter uma luz concentrada à frente... ainda vou experimentar subir mais 1 volta ou 2 a altura do facho de luz...

Outra modificação foi a aplicação de fita reflectora (branca) (12,15€) no rebordo das jantes... não ficou bem como queria, pois é mais estreita que o rebordo das jantes da Vectrix... os raios à face da jante também não ajudaram... :oops: ...no entanto fazem o efeito que pretendia... aumentar a visibilidade lateral!

Os outros três upgrades foi a compra de um capacete HJC RPHA ST Murano MC5 (210,52€), um par de luvas da Caparica Peles (35€) e umas botas de meio cano da IXS (box46) (99€). :mrgreen:

Também já recebi o suporte da VectrixPro (69€), faltando agora adquirir uma mala... cheguei a ter apalavrada uma Givi V47N usada, mas o "vendedor" roeu a corda... :evil:

Eis umas fotos dela em Barcelona...

Imagem Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem Imagem
Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem

...e agora já em PT...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Para (muito) breve, queria mandar trocar o pneu de trás, trocar pastilhas de travão, mudar óleo dos travões e mudar óleo da transmissão.
Última edição por zeuz em quarta set 17, 2014 11:47 am, editado 2 vezes no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por jasmim »

Parabéns pela aquisição. Agora é ir atualizando o DB.

Quais as autonomias que tens conseguido?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por O_volt »

Muito bem Zeuz!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix em Lisboa

Mensagem por zeuz »

jasmim Escreveu:Parabéns pela aquisição. Agora é ir atualizando o DB.

Quais as autonomias que tens conseguido?
Logo para me estrear, foram ~85km (15Km + 40Km + 30Km), a ritmos de 80km/h, passando pela A2, antes de ter que a empurrar até ao estacionamento do Centro Comercial Fórum Almada... :oops:

Diariamente faço 28km.

Carrego todos os dias e inicialmente fazia-o com as configurações originais (1500w), usando o timer pré-definido de 15min.
Tentei por várias vezes mudar o tempo do timer, tal como se vê no vídeo do ricardocruzs2, mas sem sucesso.
Depois de o Volt me ter ensinado o manbo-jambo deste Firmware, passei a fazer o carregamento a 500w e coloco o timer para iniciar o carregamento por volta das 24h.
Última edição por zeuz em quarta set 17, 2014 11:48 am, editado 2 vezes no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por O_volt »

eu carrego sempre a 1300w....no problem até agora...mas deixo sempre acabar o carregamento....mas a minha ainda só tem a 1.a versao de sw
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix em Lisboa

Mensagem por zeuz »

O_volt Escreveu:eu carrego sempre a 1300w....no problem até agora...mas deixo sempre acabar o carregamento....mas a minha ainda só tem a 1.a versao de sw
Como gasto pouco, as ~8h que fica guardada na garagem são suficientes para carregar por completo. ;)

Pelo medidor de energia, o pico de potência (~600w) tem ocorrido por volta das 3h/4h da madrugada.

Como se vê qual a versão do Firmware ?
Última edição por zeuz em quarta set 17, 2014 11:48 am, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por O_volt »

A tua carrega as celulas até que voltagem 3.65v ou 3.5v?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix em Lisboa

Mensagem por zeuz »

O_volt Escreveu:A tua carrega as celulas até que voltagem 3.65v ou 3.5v?
Como vejo isso ? :oops:

Sei que quando paro, depois dos 28km percorridos, que o valor para Hi ronda os 320 e o Lo idem.
As temperaturas costumam estar a ~31ºC.

Quando faço mais Km, já vi marcar no Hi -315 e no Lo valores semelhantes.
As temperaturas também rondam os 31ºC.

Uma vez durante a condução, viva e numa tentativa de esgotar mais o pack, vi o Hi marcar +300 e o Lo ~240 (em andamento)... li algures que é suposto estes valores serem muito próximos, por isso poderei ter o pack a precisar de uma descarga profunda ou então alguma célula mais morta... :?
Última edição por zeuz em quarta set 17, 2014 11:48 am, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por O_volt »

Tens uma celula com capacidade diferente, importante é carregar até ao fim-
Se assistires ao carregamento poderás assistir ao final de carfa e ver até onde vai o lo e o Hi.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix em Lisboa

Mensagem por zeuz »

O_volt Escreveu:Tens uma celula com capacidade diferente, importante é carregar até ao fim-
Se assistires ao carregamento poderás assistir ao final de carfa e ver até onde vai o lo e o Hi.
Ok, então vou programar o timer para começar mais tarde e assim de manhã apanhá-la no fim do carregamento... ;)

Gracías!
Última edição por zeuz em quarta set 17, 2014 11:48 am, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por O_volt »

Para quê?!
Faz carregamento normal e ao fim de 2h já vês.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Mumia »

Bom antes de mais Obrigado!!!!!! pelo relato bem recheado de pormenores sobre a importação e todos os seus trâmites!!! muitoooo útil!!!

Depois, bom depois... Parabéns pela escolha!!! e claro pela aventura da decisão :)

Já vi esta menina numa visita rápida que fez no Café semanal em Oeiras :) :) só os que chegaram mais cedo a viram :roll: :roll: vá vá contamos com mais visitas para breve ;) e ir a Alcácer do Sal já no sábado? tens visto?? :P

agora muitoooossss e bons Km's e claro vai dando news no DB ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Emanuel Couto »

Bonita moto, parabéns ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix em Lisboa

Mensagem por zeuz »

Mumia Escreveu:Bom antes de mais Obrigado!!!!!! pelo relato bem recheado de pormenores sobre a importação e todos os seus trâmites!!! muitoooo útil!!!
Se precisares, também ensino como legalizar a conversão de um carro ligeiro de mercadorias (comercial) para ligeiro de passageiros, já que antes desta Vectrix também fiz esse processo... ;)
Mumia Escreveu: Já vi esta menina numa visita rápida que fez no Café semanal em Oeiras :) :) só os que chegaram mais cedo a viram :roll: :roll: vá vá contamos com mais visitas para breve ;) e ir a Alcácer do Sal já no sábado? tens visto?? :P
Estás por dias o nascimento da minha filha, pelo que apesar da vontade em participar nos encontros, é altamente improvável que o faça nos próximos tempos... :oops:

De qualquer forma, vou acompanhando esses tópicos.
Também respondo sempre às notificações do evento no Facebook. ;)
Emanuel Couto Escreveu:Bonita moto, parabéns ;)
Obrigado Emanuel! (y)

P.S.: Os Cagarros deixam-te dormir durante a noite ? :mrgreen:
Última edição por zeuz em quarta set 17, 2014 11:48 am, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Mumia »

zeuz Escreveu: Se precisares, também ensino como legalizar a conversão de um carro ligeiro de mercadorias (comercial) para ligeiro de passageiros, já que antes desta Vectrix também fiz esse processo... ;)
Ai temos de falar temos!!! aiiiiii se temos!!!!!!!!!!!

zeuz Escreveu:Estás por dias o nascimento da minha filha, pelo que apesar da vontade em participar nos encontros, é altamente improvável que o faça nos próximos tempos... :oops:
elaaaaaaaaaaaaaa :D :D ta quase entao!!! Parabens ja assim antecipados :P ehehehe bom se é por essa razao está mais que justificado ne :P mas quando der já sabes que esperamos por ti por lá ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”