SW COBRA em Évora

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zig
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

sim, tenho sim, é o corta-corrente geral, certo ?

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MRider
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por MRider »

zig Escreveu:sim, tenho sim, é o corta-corrente geral, certo ?
Sim em principio será de corte geral.

O defeito deve estar nessa peça com a Vibração faz mau contacto e desliga a mota, ja mudaste esse disjuntor alguma vez ?
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zig
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

não, nunca
amanha vou verifica-la por folgas ou maus contactos
suponho que seja isso

obrigado pela tua sugestao

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MRider
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por MRider »

Se calhar é melhor substituir por um novo de uma vez , não vais conseguir aceder ao contacto dentro da peça .
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Jorge Rocha
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

Revê todas as ligações das baterias!
Tem travagem regenerativa a tua Cobra?
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zig
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

bom dia a todos
hoje fui dar uma mini-volta matinal, para mais testes

antes de sair, na garagem, com a roda de trás levantada, nao consegui replicar o fenomeno, acelerei varias vezes, umas rapido, outras lento, travando ou deixando a roda parar sozinha, e nao aconteceu a "falha de potencia"

depois fui entao à rua, e já aconteceu

agora as falhas de potencia, que duravam dantes apenas 2/3 segundos, são mais longas
partindo de punho off, dou ao punho e sinto a mota quase morta, um zunido muito fraco (a mota anda , mas muito devagar, no limite de ter de por o pe no chao para equilibrar)
mas mantenho o punho enrolado e o zunido vai ficando mais forte, (a mota vai acelerando), muito lentamente......10/15s
até que volta ao normal e a mota acelera normalmente

isto nao parece ser um mau contacto ?? ou pode ser ??

a minha Cobra tem um controlador kelly, com travagem regenerativa, sim


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zig
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

malandra da mota, parece que adivinha, logo agora que o carro esta na oficina ;(

(lei de murphy) !!!!!!

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MRider
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por MRider »

Muda o disjuntor !
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zig
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

ok, seguindo os vossos conselhos, fui ver o disjuntor.
mesmo com os cabos ligados, soltei-o da mota para o poder abanar
e, surpresa, cochalhou.. há la dentro coisas soltas

nao parece normal, de facto
ja fui encomendar um novo

na loja só tinham de 40 A, e este diz:
CHINT
C60
230/400v~
iec60898-1
jb10963.1

4000A

obrigado a todos
(espero que seja isto)

entretanto, vou checkar as baterias, e medir voltagens
cumps


labutess
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por labutess »

zig Escreveu:ok, seguindo os vossos conselhos, fui ver o disjuntor.
mesmo com os cabos ligados, soltei-o da mota para o poder abanar
e, surpresa, cochalhou.. há la dentro coisas soltas

nao parece normal, de facto
ja fui encomendar um novo

na loja só tinham de 40 A, e este diz:
CHINT
C60
230/400v~
iec60898-1
jb10963.1
4000A
obrigado a todos
(espero que seja isto)
entretanto, vou checkar as baterias, e medir voltagens
cumps

tentas-te ligar directo sem o disjuntor?
esse disjuntor não é para corrente alterna? com 4000 amperes não protege de nada,podes meter um corta corrente, serve para o mesmo-ligar e desligar. ;)


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zig
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

desculpa a sinceridade, mas não percebo quase nada de electricidade
o tipo ao balcão do armazem electrico achou que o meu aparelho seria de 60A (pelo C60) que lá tem, e estranhou a referencia 4000 A que lá está...

eu, entao, que nao pesco nada do assunto, fui pela cabeça dele e encomendei um de 60, custa menos de 3 euros

só chega na terça

acham que no AKI haverá algo capaz de substituir o meu avariado ??


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zig
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Aproveitando que a mota está de barriga aberta, fui medir as voltagens das baterias
carregou de noite e hoje só fez uns 6 km
1 - 3,28 (3,29)
2 - 3,27
3 - 3,28 (3,29)
4 - 3,27
5 - 3,27 (3,28)
6 - 3,27 (3,28)
7 - 3,27
8 - 3,27 (3,28)
9 - 3,27
10- 3,27
11- 3,27
12- 3,26
13- 3,26 (3,27) (3,28)
14- 3,27
15- 3,27 (3,28)
16- 3,27

que acham (fez 3 anos em agosto, e tem cerca de 4500 km feitos) ??

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MRider
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por MRider »

A tua mota tem bms ?
Vejo alguma diferença entre a mais baixa e a mais alta. Se calhar esta um pouco desbalenciado.

Mas eu não percebo nada lol

Quanto ao disjuntor deve ser só de encomenda.

Poderias dar uma pequena volta com os cabos ligados directo para testar.
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zig
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

bms ?, acho que sim, como posso confirmar ??
o controlador kelly que a SW lá meteu, nao faz tb de bms ??
(ou a asneira que disse é monumental ??)

confirma lá, para esta menina, recomenda-se disjuntor DC, de 60A, certo ??

ainda que ver se o AKI tem alguma coisa
se tiver um AC, de 40A , compro ?? ou posso estragar a mota ??


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zig
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

imagens da disposição das células

mota-interior1.jpg
mota-interior1.jpg (136.19 KiB) Visto 2017 vezes
mota-interior2.jpg
mota-interior2.jpg (108.22 KiB) Visto 2017 vezes
mota-interior3.jpg
mota-interior3.jpg (116.02 KiB) Visto 2017 vezes

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MRider
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por MRider »

O controlador é uma coisa o bms é outra.

Mas pelas ligações que tens nas baterias parece ter bms. São esses fios mais pequeninos que tem em cada uma das células.

Sendo assim se calhar deveria de ser verificado por que sabe se o bms está a fazer bem o seu trabalho.

Quanto ao disjuntor esse de 40 é capaz de ser muito fraco e pode aquecer.

Se já encomendou o de 60 A espere por esse.

Mas poderia andar um ou dois dias sem disjuntor. Ligando directo sem disjuntor. Quando fizer isso pode fazer uma pequena faísca mas é normal.

Para não ficar sem meio de transporte.
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zig
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

ok obrigado pela tua avaliação e informações
amanha ainda vou tentar descobrir um disjuntor adequado

seria era fixe era ter uma maneira mais pratica de avaliar as baterias, sem ter de andar neste castigo de parafusos e voltimetros... !!!!

quanto à avaliação do BMS, tenho de ver se o Tavares, aqui mais perto, pode dar uma ajuda

quem sabe, é da maneira que se arranja uma almoçarada aqui no Alentejo, he he he

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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por MRider »

Não tens nada que agradecer, também ja aprendi muito por aqui e ja me ajudaram .

Ja tive um problema parecido com um disjuntor, mas no meu caso cortava mesmo tudo em andamento.
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Jorge Rocha
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

O bms está mesmo ao lado das barerias, até se vêem os condençadores, é um que faz transferências de carga. Conceito muito bom mas na prática não tem resultado muito bem, infelizmente. Conheço muito poucos que ainda duram!

As células estão com tensões muito baixas, eu iria dizer que estavam com menos de 50% de capacidade, mais próximo dos 30%, mas claro, não sei como está esse voltímetro a medir...
Essa diferença 3,29V e 3,26V representaria +/- 40% e 25% de capacidade, sendo medidas feitas com o meu voltímetro, mas como não foi...
Esse tipo de diferenças seria razoável se as células estivessem carregadas a partir dos 99%.

Toda a avaria pode ser apenas do bms!

As ligações estão bem de aperto (nas células e no controlador)?

Coloca antes de mais a mota à carga e quando verificares que a célula que agora tem 3,29V, esteja a passar dos 3,50V, desliga o carregador e verifica como estão as outras (que deverão ter menos tensão, algumas ainda com 3,35 ou menos ainda).
Se isso acontecer terás de retirar o bms e fazer carregamentos individuais a cada célula.
Com esse controlador, que é uma bomba, poderás afinar a tensão de corte para valores seguros de 3,00V por célula e (tendo o pack bem balanceado) não terás problemas, ou então compras um bom bms.

Para aprender basta querer!
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Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

ok, vou carregar a mota e depois re-avaliar as voltagens
depois dou feed-back
gracias

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