Erider Thunder @Madeira

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por jmal »

visitante2 Escreveu: A questão das baterias ainda esta para resolução . Estive meia hora a conversa com o vendedor e ele a me tentar convencer que estas baterias já são mais evoluídas que as mais antigas e que não dão problemas....
Ele que fundamente essas afirmações.
visitante2 Escreveu: Mas adiante 8-)
Ja fiz uma pequena mod que foi colocar mínimos de led SMD e led na lâmpada de matricula. Afinei também o farol de médios que estava muito baixo.
Mas continuo com pouca luz, aceito sugestões para melhora a luminosidade dos médios. A lampada é H1 de 55w, e meter xenon pode trazer problemas.
Acho que devias mexer nela enquanto não tiveres o problema das baterias resolvido.

visitante2 Escreveu: Entretanto ontem depois do trabalho a noite e pela fresquinha ja fiz um desafio eléctrico :lol:
Sai de casa, fiz cerca de 12km até ao Funchal e parei num local que fica a aproximadamente a 50 m de altitude onde fiquei por uns 20 minutos .

Depois daí foi sempre a subir até aos 550m de altitude, tive de parar a cerca de 1 km do local final para as baterias recuperarem um pouco, porque já vinha a morrer muito. Parei cerca de 5 minutos depois arranquei ja com força até ao local final.
Que fica no Largo do Monte onde parei cerca de 20 minutos para dar descanso a mota, o motor estava quente mas não demasiado pois conseguias-se tocar bem com a mão algo nos 50 ou 55 graus de temperatura.

Depois tentei subir mais uns 100m de altitude no total 600m de altitude aproximadamente, mas como a mota vinha a morrer muito e como na estrada ja não havia luz e era bem de noite, voltei para o Funchal.
Portanto se carregar no monte consigo subir mais :lol:


Fiquei contente com o desempenho da mota, sabendo que esta original e que posso melhorar alguns aspectos.
Depois fui ter ao posto de carregamento mobi-e onde carreguei cerca de uma hora de tempo e aproximadamente 0,97 kw.
Carreguei la não por falta de bateria mas porque a energia era de borla :lol: .


Depois fui para casa onde ficou a carregar a noite e gastou cerca de 2,30kw .
Ontem fiz um total de 51 km aproximadamente e com isto ja passou os 100km feitos :mrgreen:
Para se recuperarem ??? como assim, quantos kms fizeste e quantos metros sobes ? para ter uma ideia da inclinação. Com baterias de lítio normais, não há recuperação alguma, elas dão o que tiverem de dar até descarregar, isso acontece é com baterias de chumbo.

Envia esse relato à pessoa que diz que as baterias são as mais evoluídas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por RJSC »

Confirma se essa scooter sempre tem sensor de temperatura no motor.
Se tiver, evitas de andar preocupado com o motor.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

Eu vou ver melhor.
Mas dos 50 m aos 550 m de altitude devo ter percorrido cerca de 7,5 km.
Depois posso confirmar melhor .
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

Quando aluguei o twizy a dias também fez uma situação semelhante.
Com 2 pessoas numa subida íngreme também parou a meio esperei uns 2 minutos e recuperou e continuei a subir.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por zointz »

Julgo que não será a mesma situação, ele falou de perda de potência

Sent from my GT-N8000 using Tapatalk 4 Beta
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

zointz Escreveu:Julgo que não será a mesma situação, ele falou de perda de potência

Sent from my GT-N8000 using Tapatalk 4 Beta
Como assim não estou a perceber?

A voltagem do Pack no final a subir e com aceleração a fundo andava nos 75 v mais ou menos.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por zointz »

visitante2 Escreveu:Depois daí foi sempre a subir até aos 550m de altitude, tive de parar a cerca de 1 km do local final para as baterias recuperarem um pouco, porque já vinha a morrer muito. Parei cerca de 5 minutos depois arranquei ja com força até ao local final.
Boas disseste que a moto vinha a morrer, e eu depreendi que era falta de potência, não foi o caso ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por marcopns »

Ola
Parabéns pela compra.

Essas baterias se forem "recentes", são compostas por 4 baterias de 3,2v exactamente iguais as outras, com extra de ligadores e parafusos.

Há quem abra a caixa e coloque fios para protecção e balanceamento individual de cada uma da 4 células.

http://gwl-power.tumblr.com/post/516718 ... attery-too
http://gwl-power.tumblr.com/post/377804 ... ry-after-3

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por marciopinto »

Linda spark,vizinho.
Algo se passa aí, como é que 5kw de power e litio,começa a reclamar de força?
Tens mota para chegar ao poiso de uma só vez.
Foi nova ou usada?

PS: Nao tenho scooter electrica,mas se quiseres mais um par de olhos,avisa. :grin:

Sent from my ZTE Racer using Tapatalk 2
Márcio


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por RJSC »

Ah, assim já dão para balancear e mesmo substituir uma célula individual se for necessário.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por jmal »

Pois, mas o problema é que nem todas são assim.

Imagem

Imagem
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida, o ideal era ter sensor de temperatura no motor, para não acontecer o mesmo que a outra!
Nem sei porque estes motores não vêem todos com sensor.

Mas se não tiver, sempre podes colocar um para proteger o motor.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por marcopns »

Pois é Jmal... é fácil de tirar dúvidas. Basta descolar o autocolante redondo com o logo da Winston. Por baixo do autocolante não deve existir válvula de segurança.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por jmal »

marcopns Escreveu:Pois é Jmal... é fácil de tirar dúvidas. Basta descolar o autocolante redondo com o logo da Winston. Por baixo do autocolante não deve existir válvula de segurança.

Nem mais, mas não abras a válvula.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

Boas obrigado por todas as opiniões.

Já vou verificar isso até porque este fim de semana estou a fazer um teste intensivo.
E logo que chegar a casa vou fazer um relatório detalhado.

Posso vos dizer que carreguei ontem por 2 hora no mobie-e do Porto Moniz.

Foram 38 km seguindos . Como algumas subidas fortes.

Presizo de toda a ajuda possível . Pois vou enviar um relatório a ecocriterio.

Até logo :-)

Ps: já passou os 150 km :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por marciopinto »

visitante2 Escreveu:Boas obrigado por todas as opiniões.

Já vou verificar isso até porque este fim de semana estou a fazer um teste intensivo.
E logo que chegar a casa vou fazer um relatório detalhado.

Posso vos dizer que carreguei ontem por 2 hora no mobie-e do Porto Moniz.

Foram 38 km seguindos . Como algumas subidas fortes.

Presizo de toda a ajuda possível . Pois vou enviar um relatório a ecocriterio.

Até logo :-)

Ps: já passou os 150 km :-)
Qual é a sensação de ir ao Porto Moniz de eléctrica? :mrgreen:
Márcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

Boas

Vamos lá dar inicio ao relatório de 2 dias de testes intensivos e cerca de 120,7 km realizados. (faltou contabilizar os kw gastos)
Sai no sábado com carga máxima em direcção ao Porto Moniz, correu tudo bem com excepção que a entrada do túnel da Encumeada (500m de altitude aprox) a scooter abrandou até aos 30km/h.
Mas lá seguiu até a Vila do Porto Moniz ao posto Mobi-e (quase não conseguia por a carregar pois esta meio avariado…), sendo que fiz até ai cerca de 35km, ficou a carregar cerca de 2 horas pois tinha uma subida bem íngreme para fazer, carregou até aos 80% aprox e gastou 1,57kw segundo o posto mobi-e.
Imagem

Depois segui para a Santa do Porto Moniz (que fica a 520m de altitude aprox) foram cerca de 4,68 km em subida forte sendo que o restante é relativamente chão cerca de 1 km e no total 5,68 km aprox.
Imagem

No final dessa subida forte a scooter abrandou até parar, foi mesmo ao chegar ao chão, mas não foi por falta de energia pois a voltagem estava nos 78v, agora já sei que foi devido ao aquecimento do controlador.
Pois ele fica dentro da scooter e como vou a subir devagar tipo 35km/h não tem arrefecimento suficiente.
Esperei uns 5 minutos para arrefecer, e depois continuei a subir os metros que faltava até ao chão, e continuei até ao meu destino.

Depois coloquei a moto a carga e no final da tarde dei mais umas voltas na zona com mais um ocupante.

No dia seguinte foi dia regresso a casa, sai de lá (Santa do Porto Moniz) e vim directo ter a Câmara de Lobos cerca de 46,5 km.
Saído com carga máxima, foi sempre a regenerar ate a Vila do porto Moniz, no voltímetro apresentava 89v no final da descida.
Depois quando cheguei novamente ao túnel da Encumeada (do lado do “Rosário” que é mais íngreme) já mesmo ao chegar ao túnel tive que parar por 2 vezes para arrefecer o controlador pois no voltímetro marcava cerca de 73v em carga por isso deduzo que não seria falta de energia nas baterias.
Sendo que depois de estar no túnel que é mais ou menos plano vim sempre normal e depois comecei a regenerar sempre até a Ribeira Brava, o voltímetro apresentava em descanso ( sem regenerar) cerca de 79.5volt.
Depois foi entrar na via rápida e subir até a Quinta Grande, aqui vim normal entre os 50 e os 60 km/h e depois foi descer e regenerar até Câmara de Lobos.
Imagem

Onde cheguei a casa, e depois de descansar cerca de 10minutos o voltímetro marcava 79.3volt
E o motor quando cheguei a casa estava a uma temperatura exterior de 51 graus, sendo que após dos 10 minutos de descanso já apresentava uma temperatura próxima de 42 graus.

Km totais da scooter.
Imagem

Km dos 2 dias de testes
Imagem


Bem foi uma aventura e tanto pois estava algo nervoso com o teste, e vinha sempre a controlar milimetricamente o acelerador, e a fazer uma condução mais eficiente possível.
Eu sei que a minha scooter é única na Madeira, e garanto que deve ter sido a primeira a carregar no Mobi-e do Porto Moniz, pois despertou muita curiosidade as pessoas que passavam.

Conclusões o teste de uma maneira geral foi muito positivo, tendo já apresentado os pontos fracos a rever.
Sendo que um deles a rever com alguma brevidade será de facto o arrefecimento do controlador, que já agora apresenta impresso 72v 100A.
Não sei quais os parâmetros que estão configurando no controlador, mas a regenerativa foi me dito que estaria nos 70%.
Estava a pensar canalizar ar para lá ou montar 2 ventoinhas de PC para arrefecimento.
Aceito sugestões.
Outra situação a rever é as baterias, tenho de ver se tem a tal tampinha.

Portanto quando ela perde força nas subidas é por aquecimento do controlador, segundo me parece.

Vou dando por terminado este relatório que já vai longo.
Aceito sugestões, ideias, e criticas
Imagem


PS: esta assinalado com um circulo vermelho onde a scooter Parou
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

O consumo foi de 2,48kw para 46,5 km :-)
Live long and prosper!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por RJSC »

O controlador é kelly?
Aqui os das predators queimam os motores de 5kW antes de aquecerem.

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por galt »

RJSC Escreveu:O controlador é kelly?
Aqui os das predators queimam os motores de 5kW antes de aquecerem.
Isso aconteceu a quantas motas? não esquecer que existem cerca de 1 centena.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”