Vectrix VX1 - Nimh - Baterias

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Autor do tópico
miguel_miau
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Vectrix VX1 - Nimh - Baterias

Mensagem por miguel_miau »

Olá pessoal,

No que toca a motos eléctricas sou um leigo na matéria, no entanto depois de algum tempo perdido na internet a pesquisar qual dos veículos disponíveis no mercado seria a aposta mais certa, decidi apostar na compra de uma Vectrix VX-1 (usada).

A minha grande preocupação relativamente à compra de uma moto eléctrica usada, é o estado da bateria, isto porque senão me engano muito, caso seja obrigado a substituir as baterias, o investimento inicial de aquisição da moto usada mais 1 pack de baterias (-=3100 euros) vai para um valor muito próximo do preço de venda de uma moto nova ao publico.

Como tal, decidi abrir este tópico para lançar algumas as quais procuro respostas, neste momento:

1ª) É possível saber o estado das baterias de uma VX1 no momento em que vamos experimentar a moto? Se sim, como fazer?
2ª) A grande maioria das baterias que equipam estas motos são substituídas por perda na autonomia ou chegamos a um ponto que nem sequer dá para fazer 10 kms na moto?
3ª) Quando as baterias estão danificadas, por norma é sempre necessário instalar umas baterias novas ou é possível economizar com a substituição de algumas das células?
4ª) Existe no mercado (ou importando de fora) algum tipo de baterias mais baratas para este modelo de moto eléctrica? Qual a diferença de preço?
5ª) Na região centro do país existe alguma empresa especializada para intervenções técnicas na parte eléctrica + baterias deste veiculo?


Obrigado pela ajuda. Boas aceleradelas com 0% emissões :)


urraisse
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Re: Vectrix VX1 - Nimh - Baterias

Mensagem por urraisse »

Boas miguel_miau.
Parabéns pela aquisição e espero que tenhas sorte com a compra!
Apesar de ter realizado uma aquisição em Janeiro deste ano de uma moto semelhante à tua e de ocasião, também sou leigo no assunto e vou-te responder às tuas perguntas na minha pouca experiência e conhecimento (não tarda nada terás outras respostas mais esclarecedoras :) ).
miguel_miau Escreveu: 1ª) É possível saber o estado das baterias de uma VX1 no momento em que vamos experimentar a moto? Se sim, como fazer?
Com o software original só mesmo desmontando a carnagem e medir célula a célula (são só e apenas 102), dá trabalho mas é possível. Caso não a tenhas na garantia à um software programado por um membro (génio) daqui do fórum (que provavelmente te responderá ;), não é assim "jmal"? ) para estas motos que disponibiliza essa informação (e é de C.Rainha... Não sei se está perto).
miguel_miau Escreveu: 2ª) A grande maioria das baterias que equipam estas motos são substituídas por perda na autonomia ou chegamos a um ponto que nem sequer dá para fazer 10 kms na moto?
Quando uma célula está danificada notas logo um comportamento de resposta diferente na mota e os valores da Voltagem e temperatura oscilam abruptamente (temperaturas acima dos 35ºc e grandes quebras voltagem após carga, tipo sais com ela a 140v e passados 5mins já está nos 126v).
miguel_miau Escreveu: 3ª) Quando as baterias estão danificadas, por norma é sempre necessário instalar umas baterias novas ou é possível economizar com a substituição de algumas das células?
É possível economizar substituindo apenas a célula danificada, desde que se equilibrem todas as células (apenas para experts, mas há aqui no forum pessoal que faz isso). No meu caso, a minha moto está na BOMCAR em Leiria (concessionário da MASAC Coimbra, representante oficial Vectrix em Portugal) e ainda não apuraram bem o problema (ou carregador ou baterias) e dizem caso seja a bateria tem de levar 1 pack novo :shock: , segundo eles trocar células é como colocar um pneu novo num carro e deixar os outros 3 velhos... O problema é que já lá vai 1 mês e nem sequer sabem bem qual é o problema, se não tivesse garantia já a tinha colocado na mão dos especialista aqui do fórum e o problema estaria resolvido, assim ando a pé :evil:
miguel_miau Escreveu: 4ª) Existe no mercado (ou importando de fora) algum tipo de baterias mais baratas para este modelo de moto eléctrica? Qual a diferença de preço?
Existe. No inicio do ano quando a comprei, na net havia quem vendesse (bateria usadas mas em condições) packs nimh completos por 500 Euros. Tudo se consegue :P
miguel_miau Escreveu: 5ª) Na região centro do país existe alguma empresa especializada para intervenções técnicas na parte eléctrica + baterias deste veiculo?
Centro litoral há. Tens a BOMCAR em Leiria (apesar da simpatia é pouco recomendável pelo tempo de espera e pouco conhecimento das Vectrix), tens o importador oficial Masac em Cantanhede e depois há em Caldas da Rainha uma empresa que está a entrar no mercado e até patrocina este fórum assim como o especialista já mencionado.

Não tenhas medo dos desabafos que fiz, apenas estou um pouco desanimado com a assistência oficial da zona de Leiria. Já é a 2ªvez que a mota vai para o arranjo, sendo que a 1ª fiquei privado da moto 3 semanas (levou carregador novo) e agora piorou porque já passaram 3 semanas e ainda nem sabem qual o problema :x
Claro que se abdicasse da garantia já teria a moto, por isso há que ter paciência.
Quanto à moto em si, é um verdadeiro espectáculo maravilhoso de poupança e gozo :mrgreen:
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

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Mumia
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Re: Vectrix VX1 - Nimh - Baterias

Mensagem por Mumia »

Uma pequena duvida, já compras-te a Vectrix ou ainda estás a pensar comprar?

Quanto as tuas duvidas já foi explicado pelo urraisse, melhor sem duvida só ja algum ppl "mais batido" nas ditas para que te possa ajudar a 100%

Resta-me dizer, que tudo se faz ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

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jmal
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Re: Vectrix VX1 - Nimh - Baterias

Mensagem por jmal »

miguel_miau Escreveu:Olá pessoal,

No que toca a motos eléctricas sou um leigo na matéria, no entanto depois de algum tempo perdido na internet a pesquisar qual dos veículos disponíveis no mercado seria a aposta mais certa, decidi apostar na compra de uma Vectrix VX-1 (usada).

A minha grande preocupação relativamente à compra de uma moto eléctrica usada, é o estado da bateria, isto porque senão me engano muito, caso seja obrigado a substituir as baterias, o investimento inicial de aquisição da moto usada mais 1 pack de baterias (-=3100 euros) vai para um valor muito próximo do preço de venda de uma moto nova ao publico.

Como tal, decidi abrir este tópico para lançar algumas as quais procuro respostas, neste momento:

1ª) É possível saber o estado das baterias de uma VX1 no momento em que vamos experimentar a moto? Se sim, como fazer?
2ª) A grande maioria das baterias que equipam estas motos são substituídas por perda na autonomia ou chegamos a um ponto que nem sequer dá para fazer 10 kms na moto?
3ª) Quando as baterias estão danificadas, por norma é sempre necessário instalar umas baterias novas ou é possível economizar com a substituição de algumas das células?
4ª) Existe no mercado (ou importando de fora) algum tipo de baterias mais baratas para este modelo de moto eléctrica? Qual a diferença de preço?
5ª) Na região centro do país existe alguma empresa especializada para intervenções técnicas na parte eléctrica + baterias deste veiculo?


Obrigado pela ajuda. Boas aceleradelas com 0% emissões :)

Aqui vai uma ajuda:

1- Se poderes fazer um teste de autonomia é o ideal, a circular entre os 60 - 70 kmh, terreno não muito acidentado e se conseguires 50 kms já me parece muito bom.

2-Sim, ela vai perdendo autonomia ao longo do tempo, até não andar, mas a quebra de autonomia(dependendo de muitos factores) é longa e progressiva.

3-Depende de como esteja o pack, não existe norma para isso, até porque não se pode/deve "misturar" células de diferentes idades e até lotes, mas por vezes basta substituir algumas para ficar bom.

4-Mais baratas não creio, existem melhores e também mais caras, mas isso implica investimento mais elevado.

5-Sim existe :D


EDIT: Para saber o real estado das baterias só desmontando e fazendo alguns testes...
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

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