Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

O casaco tem bastantes partes reflectoras, o que é óptimo! Principalmente com chuva!

A questão do seguro é verdade... :(
Quando nos impingem o seguro de ocupantes, muitos mediadores mencionam que é para cobrir os passageiros, mas na verdade quem mais beneficia dele é o condutor. Os ocupantes estão cobertos pelo seguro de responsabilidade civil, na parte reservada a danos pessoais.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz Escreveu:O casaco tem bastantes partes reflectoras, o que é óptimo! Principalmente com chuva!

A questão do seguro é verdade... :(
Quando nos impingem o seguro de ocupantes, muitos mediadores mencionam que é para cobrir os passageiros, mas na verdade quem mais beneficia dele é o condutor. Os ocupantes estão cobertos pelo seguro de responsabilidade civil, na parte reservada a danos pessoais.
Eu fiquei surpreendido foi pelo facto do condutor não estar coberto! Na minha opinião, deveria constar das coberturas obrigatórias... Não me tentaram impingir nada. Pelo contrário, por pouco não fiz o seguro sem incluir a cobertura ao condutor. Foi por acaso que me lembrei de questionar o assunto...

No preço que indiquei para o seguro que fiz, já inclui o pacote de coberturas adicional, que inclui o condutor.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Entre os dias 4 e 6 de Setembro houve uma concentração motard em Guimarães. O local escolhido foi o Pavilhão Multiusos, mesmo junto ao prédio onde vivo. Nem coloquei lá os pés, nem as rodas da minha Lady VE-Tória... O barulho era tanto, de dia e de noite, que não me revejo nesta perspectiva de ser motard... Além disso, imaginei que nenhum dos membros do fórum estivesse presente lá. Como não vi comentários acerca desse evento, nem de outros equivalentes onde se incluam os CIs, pensei que estas filosofias de mobilidade não se misturavam, e que os VEs até seriam mal vistos pelos motards de CIs... Enganei-me!? :? Afinal, soube que sempre marcaram presença lá um ou outro VE, pelo que eu, a morar ao lado, se o imaginasse, teria ido lá também. Toleraria o barulho, pelo prazer de estar com outros membros a demonstrar o poder no silêncio! ;) Enfim, passou o dia, passou a romaria...
Última edição por rcardoso em domingo set 13, 2015 7:39 pm, editado 1 vez no total.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Ainda assim, nesse Domingo, ao fim da tarde, fui pela primeira vez dar uma volta com a minha mulher como pendura. Não tomei nota da kilometragem feita, mas ainda gastei cerca de 20% da bateria, pelo que ainda devem ter sido uns bons kilometrozitos... Bem, ela de início não queria ir, por receio, mas lá a convenci. No final, já falava em repetirmos a experiência noutro dia, ainda para mais longe! :D

Já agora, como fazem para evitar que o capacete do pendura bata no do condutor, nas travagens (mesmo ligeiras)? :oops:
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

rcardoso Escreveu:Ainda assim, nesse Domingo, ao fim da tarde, fui pela primeira vez dar uma volta com a minha mulher como pendura. Não tomei nota da kilometragem feita, mas ainda gastei cerca de 20% da bateria, pelo que ainda devem ter sido uns bons kilometrozitos... Bem, ela de início não queria ir, por receio, mas lá a convenci. No final, já falava em repetirmos a experiência noutro dia, ainda para mais longe! :D

Já agora, como fazem para evitar que o capacete do pendura bata no do condutor, nas travagens (mesmo ligeiras)? :oops:
Com a minha aconteceu o mesmo... continua a achar incomodativo o barulho do vento, mas também já se rendeu à praticabilidade e custos irrisórios de deslocação. ;)

Essas cabeçadas com o capacete são naturais de acontecer.
A melhor forma de evitar isso é: acelerar/travar suavemente e ela que coloque cabeça dela ao lado da tua (assim também vê melhor o caminho)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Nem todos os motard's são a favor do barulho e do fumo. Muitos ainda não conhecem as vantagens de um VE e outros nem sabem que existem.
Na exposição de motas na Batalha, eu fui um dos que fez mais kms para lá ir. Quando, na conversa com alguns, lhes disse que tinha vindo de Aveiro com a minha eléctrica, muitos nem acreditaram...


Para o capacete do pendura não bater no do condutor, o mesmo terá de andar num side-car. ;)
Mas se o condutor se inclinar para a frente no momento que trava, já se torna difícil esse bater de capacetes.
Para algumas motas isso não se porpociona, pela posição mais alta do pendura e se está muito afastado também.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Ontem, pela primeira vez, saí de Guimarães com a Lady VE-Tória! :D

Fui a Fafe, à loja do nios26, comprar um adaptador com ficha IEC para poder ligar aos postos Mobi-E. Talvez venha a precisar dela nos próximos encontros de Barcelos (dia 29) e de Guimarães (30). Saí de casa com a bateria totalmente carregada no dia anterior, embora o CB indicasse 96% de carga e 68,8v, e cheguei com 35%. Pelo caminho, maioritariamente em via-rápida, andei bastante com as vitaminas activadas. Principalmente no regresso, quando já me sentia mais à vontade, onde raramente baixava dos 70 kms/h e cheguei a ultrapassar os 85 kms/h. Fiz, no total, 36,4 kms.

E com essa pequena aventura (maior para um maçarico como eu), lá cheguei aos primeiros 500 kms, sensivelmente, num motociclo! :)

E a Lady, ultrapassou a fasquia dos 6.000 kms!
6000 kms
6000 kms
20150913_154650.jpg (85.64 KiB) Visto 3285 vezes
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz Escreveu: Com a minha aconteceu o mesmo... continua a achar incomodativo o barulho do vento, mas também já se rendeu à praticabilidade e custos irrisórios de deslocação. ;)

Essas cabeçadas com o capacete são naturais de acontecer.
A melhor forma de evitar isso é: acelerar/travar suavemente e ela que coloque cabeça dela ao lado da tua (assim também vê melhor o caminho)
Bem, vejo que acontece com todos. :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:Nem todos os motard's são a favor do barulho e do fumo. Muitos ainda não conhecem as vantagens de um VE e outros nem sabem que existem.
Infelizmente, a maioria pensa que as motos eléctricas têm a potência e autonomia de uma bicicleta eléctrica. Já vários conhecidos meus me fizeram essa pergunta... Desconhecem que há diferentes ofertas para diferentes necessidades!

Também há aqueles que mesmo depois de conhecerem as vantagens e até a força dos VEs, continuam a teimar que os CIs é que são bons, simplesmente porque têm maior velocidade de ponta, maior autonomia e facilidade de carregamento. Até ouço argumentos ridículos, tais como:
- os CIs são melhores porque são os que se vendem mais;
- "dá mais pica" ouvir a potência e o som do motor;
- com carros/motos potentes é que se conquistam parceiros!...

Enfim, a vaidade sobrepõe-se ao racional...

Para mim, é super prático colocar à carga na garagem, e não ter de me deslocar aos postos... Chega bem para um dia inteiro de deslocações, em situações normais.
Última edição por rcardoso em domingo set 13, 2015 8:22 pm, editado 1 vez no total.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:Na exposição de motas na Batalha, eu fui um dos que fez mais kms para lá ir. Quando, na conversa com alguns, lhes disse que tinha vindo de Aveiro com a minha eléctrica, muitos nem acreditaram...
140 kms num VE não é para todos!... :o Quanto tempo de paragem necessitaste para os carregamentos?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz Escreveu: Com a minha aconteceu o mesmo... continua a achar incomodativo o barulho do vento, mas também já se rendeu à praticabilidade e custos irrisórios de deslocação. ;)
Pelo menos SÓ ouve o vento! O motor aqui não incomoda nada! :D
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: RE: Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por ICEM4N »

rcardoso Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Na exposição de motas na Batalha, eu fui um dos que fez mais kms para lá ir. Quando, na conversa com alguns, lhes disse que tinha vindo de Aveiro com a minha eléctrica, muitos nem acreditaram...
140 kms num VE não é para todos!... :o Quanto tempo de paragem necessitaste para os carregamentos?
Já só falta ir a Ourém e vir de mota no mesmo dia... 422km
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: RE: Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

ICEM4N Escreveu:
rcardoso Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Na exposição de motas na Batalha, eu fui um dos que fez mais kms para lá ir. Quando, na conversa com alguns, lhes disse que tinha vindo de Aveiro com a minha eléctrica, muitos nem acreditaram...
140 kms num VE não é para todos!... :o Quanto tempo de paragem necessitaste para os carregamentos?
Já só falta ir a Ourém e vir de mota no mesmo dia... 422km
Quem o fez? Em quanto tempo?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

rcardoso Escreveu: 140 kms num VE não é para todos!... :o Quanto tempo de paragem necessitaste para os carregamentos?
Eu racionei a velocidade para fazer tudo com uma só carga. Ainda fui de Swen (a que agora anda com o Fernando, meu axilar, braço direito, no trabalho por esta mobilidade). Com a mesma viatura já fui e vim a Castelo Branco, no mesmo dia, percorrendo 400Km. Conseguindo fazer média de 40Km/h já se contam 10 horas de viagem.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: RE: Re: RE: Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por ICEM4N »

rcardoso Escreveu:
ICEM4N Escreveu:
rcardoso Escreveu: 140 kms num VE não é para todos!... :o Quanto tempo de paragem necessitaste para os carregamentos?
Já só falta ir a Ourém e vir de mota no mesmo dia... 422km
Quem o fez? Em quanto tempo?
Fui eu.
Sai de casa pelas 8h, carga em Aveiro e directo para Ourém. Volta carreguei em Águeda e directo para o porto.
De Aveiro para Ourém fiz quase 130km com 1 carga. Cheguei por volta da 1h da manha
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Casos absolutamente brilhantes! :o

Mas é preciso ter um grande auto-controlo, para dominar a adrenalina e não começar a puxar pelas máquinas! Só nas calmas se consegue algo assim, claro!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Há dias atrás, estive a escrever um pequeno resumo da minha primeira aventura em Encontros de VEs. Neste caso, tratava-se do Encontro de Barcelos. O estranho (pelo menos para mim), é que quando submeti o texto, tinha terminado a minha sessão! Nunca me tinha acontecido isso! O pior, é que perdi o texto todo... :cry: Sei que é normal existirem tempos limite para sessões online, em diversos sites, mas não me tinha apercebido que aqui no fórum isso também estivesse activo.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu fico piurso quando isso me acontece. Aposto que seria agradável de ler, esse teu resumo. O que conta é a intenção! ;)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Resumindo o já anteriormente resumido, mas perdido, quero apenas deixar algumas informações que poderão ser úteis a quem ler este DB futuramente, em busca de informação.

Saí de Guimarães, apenas de tarde, devido a compromissos familiares. A Lady VE-Tória estava com a carga toda. Contudo, o CB indicava 87%. :? Trata-se de um pequeno erro no CB, que quantas mais cargas totais faço, maior é o desvio que apresenta face aos reais 100% (hoje já só apresentava 80% com a carga toda...). Mas considerando apenas os valores do CB, saí com 87% de carga, e fazendo cerca de 55 kms (passei por V. N. Famalicão) à velocidade quase constante de 40 kms/h, cheguei a Barcelos com 39%. Gastei 48% da carga. Nada mau! :D

Cheguei ao Encontro mesmo na hora em que o pessoal já se preparava para dar a volta da praxe pela cidade. Portanto, a VE-Tória nem descansou! Foi logo dar o seu giro, desta vez bem acompanhada com outros veículos da sua família, uns maiores outros mais pequenos, mas uma família unida! Eu, conduzindo-a, ia orgulhoso por fazer parte deste grupo de condutores que se distinguem pela racionalidade das suas opções para a mobilidade. A parte menos feliz, foi que por ter chegado tarde, já não pude conhecer grande parte dos participantes... Ainda assim, valeu a pena, e tive o prazer de conversar com alguns.

Enquanto conversava, e admirava alguns dos veículos expostos e/ou em carregamento, coloquei a VE-Tória também em carga, por algum tempo. No final, já depois de um breve lanche, lá interrompi o carregamento e iniciei o regresso a Guimarães, saindo com 69% de carga. Fiz o mesmo percurso da ida, em sentido inverso. Maioritariamente, andei a velocidade entre os 40 e os 55 kms/h, mas já perto de Guimarães, dei-lhe um pouco de potência, tendo atingido ocasionalmente os 80 a 85 kms/h. Verifiquei, já na garagem, que cheguei com 11% de carga. Ou seja, no regresso gastei 58%. Abusei, a autonomia ressentiu-se. Mas nada de mais. ;)

Para acabar, digo apenas que adorei a viagem e a experiência (ainda que curta) do Encontro de Barcelos. Oxalá tenha oportunidades de ir a outros!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:Eu fico piurso quando isso me acontece. Aposto que seria agradável de ler, esse teu resumo. O que conta é a intenção! ;)
Pois, estava escrito com mais cuidado e detalhe que este, pelo que realmente fiquei chateado. Mas mais ainda comigo mesmo, por não ter tomado precauções de salvaguarda do texto. :oops:

Jorge Rocha, ainda não há qualquer luz sobre o que poderá estar a causar esse desvio no indicador de carga do CB? É um bocado confuso não saber bem com o que contar... :( Dá para me guiar por outro dado qualquer? Como os volts, por exemplo? Creio que com a carga toda, costuma ter 68 a 70v, se não estou em erro. Quando estiver a ficar sem carga, quanto deverá ter?

Outra questão: no modo normal da VE-Tória (sem "vitaminas"), a velocidade máxima é de 40 kms/h. Por vezes nem isso. :( Quando tiveres de vir perto de Guimarães/Famalicão/Braga, é possível trazeres equipamento para passar esse limite para os 50 ou 55 kms/h? Evitava que eu tivesse de carregar no botão do "power" com frequência, pois já não teria tanto a sensação de estar a empatar o trânsito! Se vires que é algo que eu, com um portátil e um software possa resolver, óptimo. Mas se for simples, claro! Se não der para mudar fora do JR Labs, paciência! Aguardo até uma manutenção que tenha de ser feita.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”