Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

E agora que a tenho, está na altura do seu batismo!

Assim, levanto a minha espada e digo alto e em bom som:
- "Com os poderes que a propriedade e a tradição me atribuem, nomeio a scooter de seu nome Bereco Evo, com o Título de "Lady VE-Tória ECO-Lógica"!

VE-Tória, porque é um VE na cidade cujo clube de futebol mais expressivo é o Vitória (ganhe ou perca, é o meu clube de preferência).

ECO-Lógica, porque a comprei por suas características ecológicas e de economia.

Daqui em diante, me referirei à Bereco por seu nome de batismo.

E agora me vou, pois estou atrasado para um batizado, desta vez bem real! O de um sobrinho. :D
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por Nunio »

Quando é acionado qualquer dos travões, supostamente o motor devia deixar de funcionar, ao mesmo tempo que acende a luz de stop. É um sistema de segurança.
Quando o descanso lateral está colocado, o motor também não deve funcionar. É outro sistema de segurança.

Acho que devias confirmar se a luz de stop está a funcionar, porque pelo que sei o dispositivo é o mesmo para desligar o motor e parece não estar a funcionar. Provavelmente será apenas uma ficha desligada.

Eu lembro-me que quando chovia e entrava água para o switch da manete dos travões, acendia a luz de stop sem pressionar a manete e o motor deixava de andar. Se calhar alguém desligou essa ficha para não ter esse problema.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por sugarstorm »

Boas notícias. Mais um VE a circular em portugal. :D
Agora dois conselhos:
1- Nos primeiros tempos anda devagar. Muito calmo mesmo, até conheceres bem a moto. Tem especial cuidado com os dias de chuva. Nesses dias o chão é manteiga. Em especial muito cuidado com as marcas brancas no pavimento (passadeiras, setas, riscos contínuos), os carris de eléctricos (não me lembro se haverá pela cidade berço, mas fica o aviso), o empedrado. Tudo isso é EXTREMAMENTE escorregadio em dias de chuva/nevoeiro.
As manchas de óleo, de areia, de gravilha são muito perigosas mesmo nos dias secos. Se tiveres mesmo,mas mesmo de passar por uma (não houver tempo de fugir), o segredo é não acelerar, não curvar, não travar, não inclinar a moto. Assim talvez te safes.
2- Compra um blusão com proteções na coluna, ombros e cotovelos. É o mínimo de proteção que deves ter SEMPRE que andas de moto. Mesmo quando fores só ali ao café da esquina. É nesses percursos que as coisas muitas vezes acontecem.

Bons kilómetros electrizantes!!!

Sugarstorm

P.S. Se quiseres a malta da moderação pode alterar o nome do Diário de Bordo a teu gosto. Se quiseres algo como "Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães", é só pedir que a malta obedece :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

sugarstorm Escreveu:Boas notícias. Mais um VE a circular em portugal. :D
Agora dois conselhos:
(...)
P.S. Se quiseres a malta da moderação pode alterar o nome do Diário de Bordo a teu gosto. Se quiseres algo como "Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães", é só pedir que a malta obedece :D
Obrigado Sugarstorm. Na verdade, desconhecia alguns desses factores a ter cuidado, pelo que os terei em conta. Agradeço os conselhos.

O nome que indicaste como exemplo até que está engraçado! :) Não sei mesmo se não pedirei para mudarem o nome do DB... Só receio que se torne algo extenso demais. Não tenho visto outros nomes assim tão compridos. Mas que está altamente até está! Parece o título de um livro... E mais ainda, passa a sugerir no subconsciente de quem o lê, o objectivo de todos nós, que é uma "Vitória Ecológica dos VE" dentro de poucos anos. Enquanto isso, e salvo raras excepções, é já uma vitória económica para quem os possui!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

sugarstorm Escreveu:(...)
2- Compra um blusão com proteções na coluna, ombros e cotovelos. É o mínimo de proteção que deves ter SEMPRE que andas de moto. Mesmo quando fores só ali ao café da esquina. É nesses percursos que as coisas muitas vezes acontecem.
(...)
Em relação aos blusões, vejo muitas vezes nos anúncios dos produtos a indicação de proteções CE, mas li em https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11245908, que isso de pouco protege. Deverão ser proteções rígidas. O que aconselham?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Por exemplo, este blusão http://www.goyamoto.pt/p/casaco-motard- ... emovvel/67 parece-me em conta e dará para usar no Verão também. Mas não indica serem proteções rígidas. As que têm serão suficientes? :?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

rcardoso Escreveu:
sugarstorm Escreveu: P.S. Se quiseres a malta da moderação pode alterar o nome do Diário de Bordo a teu gosto. Se quiseres algo como "Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães", é só pedir que a malta obedece :D
Obrigado Sugarstorm. Na verdade, desconhecia alguns desses factores a ter cuidado, pelo que os terei em conta. Agradeço os conselhos.

O nome que indicaste como exemplo até que está engraçado! :) Não sei mesmo se não pedirei para mudarem o nome do DB... Só receio que se torne algo extenso demais. Não tenho visto outros nomes assim tão compridos. Mas que está altamente até está! Parece o título de um livro... E mais ainda, passa a sugerir no subconsciente de quem o lê, o objectivo de todos nós, que é uma "Vitória Ecológica dos VE" dentro de poucos anos. Enquanto isso, e salvo raras excepções, é já uma vitória económica para quem os possui!
Pensando bem, o nome que sugeriste, como exemplo, está mesmo bom. :) Peço-te então para tratares da mudança, se fizeres esse favor (ou algum dos outros moderadores). Fico agradecido.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Nunio Escreveu:Quando é acionado qualquer dos travões, supostamente o motor devia deixar de funcionar, ao mesmo tempo que acende a luz de stop. É um sistema de segurança.
Já tinha verificado na oficina e lá voltei a verificar, estando todas as protecções a funcionar, embora que pudessem estar mais afinados os swich de travão (é um defeito bastante comum em todas as motas, eléctricas ou não). Em alguns modelos de motas eléctricas isso não acontece, perder a acção do acelerador quando se aperta uma manete de travão, e já vem assim de fabrica, não sendo isso defeito, mas feitio.

Mas o que aconteceu foi algo diferente. A manete da esquerda ficou sem qualquer curso de aperto, estando já a fazer força mesmo sem o aperto das mãos.

Depois de apertar com força, tudo voltou ao normal. Penso que terá sido de fazer micro travagens curtas, que tenham provocado o trabalho da válvula do travão, fazendo ir aumentando a pressão ao circuito sem nunca se soltar para voltar á posição de descanso.

rcardoso Escreveu:...
Em relação ao BMS, não faço ideia! Talvez alguém nos possa dar esse esclarecimento. Mas neste momento já tem um BMS bem português, colocado pelo JR, com afinações escolhidas por ele, para preservar as baterias e aumentar a autonomia.
Relativamente ao BMS original, sim, já foi uma inovação criada cá em Portugal (se não estou em erro). Versão essa que fazia a protecção de tensão baixa, desligando o acelerador (mantendo todos os gastos da mota activos, tais como DC/DC para iluminação, power do controlador), o que causaria uma continuação do abaixamento de tensão, caso não se desligasse a ignição. E que na tensão alta, apenas fazia o balanceamento que começava ao 3,60V.
Se o carregador "se passasse dos carretos" continuando a injectar corrente superior a 0,5A depois de ter a tensão mais que necessária para que todas as células estivessem a 3,60V, as suas tensões subiam por ali a cima, stressando as células, e até mesmo, provocando avarias nas placas de balanceamento (por tensão demasiado alta, ou por aquecimento exagerado de seu sangramento com tensões elevadas, acima dos 4V).

Retirei algumas células mortas e as que ainda tinham alguma capacidade, rondavam os 17Ah.

O BMS que lhe foi colocado não é português, mas foi testado por mim, e tem um funcionamento desejado para o conjunto.
Seu corte por tensão alta é aos 3,75V começando a sangrar com Led's incluídos, a partir dos 3,60V, e vota a ligar a carga ao 3,55V.
O corte por tensão baixa é aos 2,50V e só volta a animar se a tensão subir aos 2,70V.

Com este BMS a cortar a tensão aos 3,75V, mesmo estando as células bem balanceadas, o carregador no final da carga entra numa fase de ligar e desligar ininterruptamente, mesmo com o pack a 75V de tensão total. Já recomendei a compra de um carregador com possível afinação e bem regulado aos 72V constantes (sem cut off), para que assim se possa fazer os carregamentos e deixar a ficha do carregador ligada por mais umas horas, dando tempo para algum balanceamento, sem nunca colocar as células com tensões superiores a 3,60V.

Os Led's no BMS, servem para que seja visualizada alguma anomalia (se for identificado algum Led que não esteja aceso no final da carga, ou que depois de algum pequeno percurso feito na scooter depois de ter sido carregada, ainda mantiver algum Led aceso), levando a uma reparação dentro de um tempo seguro para não haver danos materiais acrescidos.
rcardoso, um BMS serve para poder usufruir de forma segura de todo o potencial das baterias, mas não lhes aumenta a autonomia (simplesmente a preserva).


Foi feito por mim um pequeno circuito para que se possa acelerar de forma mais progressiva no acelerador, que para estes controladores trapezoidais (sem regulação de potencia no acelerador, mas sim da rotação, fazendo as correntes aumentem ou diminuem, conforme se está mais longe ou mais perto da rotação desejada) possam ser um pouco mais amansados.

O acelerador começava a fornecer uma tensão de 0,89V e terminava (no fim do curso do punho acelerador) aos 3,90V.
O controlador começava a aumentar a rotação aos 1,70V e terminava aos 3,50V.
Tornei o curso do acelerador a começar nos 1,15V e terminar nos 2,85V (promovendo uma melhor regulação da aceleração usufruindo de mais curso de acelerador).

Aos 2,85V a velocidade no conta Km da mota fica pelos 45Km/h. Se quisermos andar mais, carregamos no botão vermelho (o do símbolo do corte corrente) e passamos a ter o acelerador conforma origem, podendo andar até aos 90Km/h pelo velocímetro da mota).

Se alguém quiser algo parecido, enviarei o esquema, podendo dizer que o custo dos componente não ultrapassa dos 0,50€, e é bastante básico para a montagem.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha, se agora ainda é difícil controlar o impulso do arranque, nem quero imaginar o anterior... :o Por um lado, ainda bem que não tive coragem de a testar quando estiveste da outra vez em Guimarães. Porque se o tivesse feito, e com a minha inexperiência, era tralho pela certa!... :oops: E agradeço-te esta completa explicação técnica.

Posto isto, e como curiosidade, relato aqui algo que me surpreendeu. Há dias, o dono de uma reputada loja e oficina de scooters e motos em Guimarães, riu-se um pouco quando lhe pedi preços para casacos para motociclistas, isto quando soube que eu ía utilizar uma scooter eléctrica. Referiu que na sua opinião, para um veículo com tão pouca potência, não lhe parecia necessário adquirir um casaco com proteções. Antes sim, um equipamento de chuva (que acabei por comprar, e o qual já mostrei). Que com uma scooter eu dificilmente cairia, e caso acontecesse, dificilmente seria ao ponto de um casaco desses fazer diferença! Que até gostaria de vender, por razões óbvias, mas que o achava desnecessário. E até deu o exemplo dos carteiros dos CTT, que raramente usam casacos com proteções!... Por um lado, o que me foi dito, pareceu indicar sinceridade e honestidade da pessoa, colocando a sua opinião à frente do interesse financeiro. Por outro lado, surpreendeu-me que não fosse necessário, pois os acidentes acontecem, independentemente da velocidade e peso do veículo, e que uma queda pode ter consequências mais ou menos graves... Acabei por achar que estava eu a ser medroso e cauteloso em excesso, e desisti da ideia de adquirir casaco. Até que muito recentemente, li o DB do Nunio, o da sua Bereco das Serras, e fiquei novamente preocupado com o acidente que ele relatou, e que parece dar razão às minhas cautelas iniciais...

Assim, volto à questão que coloquei anteriormente. A dos blusões. Agradeço todas as opiniões que queiram colocar, quer sobre o casaco do link que indiquei, quer sobre as proteções serem rígidas ou de esponja (embora ambas com CE... :o ).
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Olá rcardoso,

Como já tiveste oportunidade de ler, eu sou apologista de usar sempre o máximo de protecção.

A ideia de que é uma scooter, que anda pouco e portanto não é preciso muita protecção, tem a sua lógica... até ao dia que temos uma queda!

Faz a seguinte experiência, pega na bicicleta, dá umas pedaladas até chegares aos 10km/h e depois atira-te ao chão... nós ficamos a aguardar o relato das consequências e tu podes aproveitar para ir ao vendedor mostrar...

Para mim o mínimo é:
* capacete integral, porque o queixo também bate no chão em caso de queda
* casaco com protecções rígidas nos cotovelos, coluna e ombros
* luvas

Recomendo-te ver preços em:
http://www.caparicapeles.pt
http://www.box46.pt/
http://motoponto.pt
http://www.fc-moto.de/
http://www.outletmoto.com/

Recomendo também acompanhar o fórum MaxiScootersPortugal, porque assim podes ler e questionar quem também anda todos os dias de mota.

Capacete
Registe à tentação de comprar um barato... não porque possa não proteger como é suposto, mas porque não trazem funcionalidades importantes. É o caso do pin-lock, que é um sistema para evitar embaciar a viseira.
Podes consultar o site http://sharp.direct.gov.uk para veres os ratings de segurança.

Casaco
Com protecções rígidas nos cotovelos, coluna e ombros. Escolhe um que possa, pelo menos, retirar o forro térmico. Os de cordura são melhores para a chuva. Os longos são menos práticos de usar mas com chuva tapam as ancas e parte das cochas.
A Caparica Peles tem uns com protecções rígidas, de cordura, que começam nos 80€.

Luvas
De início é normal que sintas falta de sensibilidade e tenhas vontade de não usar. Força-te a usá-las, pois com o uso continuado essa sensação passa. Vais acabar por comprar umas para o calor e outras para o frio e chuva, porque muitas poucas conseguem ser eficazes em ambas as situações.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Viva zeuz,

Agradeço-te os bons conselhos. Pena não me ter lembrado desse teu exemplo da bicicleta, quando falei com o dono da loja. Mas prefiro não ter de fazer uma demonstração prática... lol

Luvas e capacete, bem ou mal, já estão comprados. Dei conta disso, algumas mensagens atrás. Cheguei a consultar esse site de segurança em capacetes, mas pareceu-me limitado em termos de base de dados, na informação e na cobertura actualizada dos modelos em mercado. Algumas marcas não estavam representadas (ex. a Nau), ou com poucos modelos (ex. Nexx), ou com modelos descontinuados. Acabei por comprar um CMS modular, com anti-embaciamento.

Quanto ao casaco, ficou claro que os melhores são os que têm proteções rígidas. Vou ver se encontro esses que referiste para 80€.

Agradeço as dicas.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz, tens a certeza que os modelos de blusões, na Caparica Peles, têm proteções rígidas? Os que vi até agora não indicam o tipo de proteção. Exemplos:
http://caparicapeles.pt/p/casaco-cordura-cp16/3836
http://www.caparicapeles.pt/p/bluso-cor ... ister/2635

Já lhes enviei uma mensagem. Não sei se irão responder.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Agradeço aos moderadores a mudança do título do DB! :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Nunio »

Diz ao vendedor que conheceste um palerma que caiu de mota a 40kmh a 500m de casa e rompeu o baco.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Já fui à loja deles e vi-os nas minhas mãos. Tenho praticamente a certeza que todos os casacos deles têm protecções rígidas. Mas seja como for, eles são muito prestáveis, por isso terás resposta. Em último caso passo por lá e confirmo. ;)

A Casa das Peles, Cartaxo, também tem material equivalente. Conheço 2 lojas deles em centros comerciais, por isso talvez haja alguma loja deles perto de ti.
Última edição por zeuz em quarta ago 19, 2015 11:57 pm, editado 2 vezes no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Nunio Escreveu:Diz ao vendedor que conheceste um palerma que caiu de mota a 40kmh a 500m de casa e rompeu o baco.
Boa nunio! Se não fosse o facto da queda ser mesmo verdade, até teria graça. Pelo menos já consegues brincar com o teu azar. :)
E não há palermice nenhuma. Simplesmente a velocidade dos veículos induz em erro quanto à gravidade dos acidentes.
Mas sim, é verdade que a tua experiência prova que ele está errado... Daí eu ter ficado novamente alerta quando li o teu DB.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz Escreveu:Já fui à loja deles e vi-os nas minhas mãos. Tenho praticamente a certeza que todos os casacos deles têm protecções rígidas. Mas seja como for, eles são muito prestáveis, por isso terás resposta. Em último caso passo por lá e confirmo. ;)

A Loja das Peles, Cartaxo, também tem material equivalente. Conheço 2 lojas deles em centros comerciais, por isso talvez haja alguma loja deles perto de ti.
Vou aguardar que me respondam. Se não, insisto novamente ou ligo com eles. Não deverá ser necessário ir lá. Mas agradeço a disponibilidade demonstrada.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por sugarstorm »

Fui eu que mudei o nome do Diário de Bordo, tal como prometido. A moderação não está cá só para descascar no pessoal :D

Quanto aos casacos, IMPRESCINDÍVEL! Se a Bereco dá 90 kms/h, imagina uma queda a essa velocidade. Ou melhor, não queiras imaginar.
Por isso, proteções rígidas e que qualidade. Eu dou-te um exemplo. O meu casaco Dainese (comprado em promoção de feira de motos) custou 99€ (preço original de 179€). A placa de protecção lombar custou 79€!!! (sem promoção, claro). Conclusão: o casaco+protecção custou menos 1€ que só o casaco. Valeu a pena.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

sugarstorm Escreveu:Fui eu que mudei o nome do Diário de Bordo, tal como prometido. A moderação não está cá só para descascar no pessoal :D
Obrigado. :)
sugarstorm Escreveu:Quanto aos casacos, IMPRESCINDÍVEL! Se a Bereco dá 90 kms/h, imagina uma queda a essa velocidade. Ou melhor, não queiras imaginar.
Por isso, proteções rígidas e que qualidade. Eu dou-te um exemplo. O meu casaco Dainese (comprado em promoção de feira de motos) custou 99€ (preço original de 179€). A placa de protecção lombar custou 79€!!! (sem promoção, claro). Conclusão: o casaco+protecção custou menos 1€ que só o casaco. Valeu a pena.
Feira de motos! Aí está algo que até agora sempre me passou ao largo... Vou estar atento, para ver se por estes lados também vão surgindo.
Promoções assim, valem mesmo a pena.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

rcardoso Escreveu:
zeuz Escreveu:Já fui à loja deles e vi-os nas minhas mãos. Tenho praticamente a certeza que todos os casacos deles têm protecções rígidas. Mas seja como for, eles são muito prestáveis, por isso terás resposta. Em último caso passo por lá e confirmo. ;)

A Loja das Peles, Cartaxo, também tem material equivalente. Conheço 2 lojas deles em centros comerciais, por isso talvez haja alguma loja deles perto de ti.
Vou aguardar que me respondam. Se não, insisto novamente ou ligo com eles. Não deverá ser necessário ir lá. Mas agradeço a disponibilidade demonstrada.
Já me responderam anteontem, mas não tive oportunidade de vir actualizar a informação. Segundo eles, têm proteções em silicone. Sinceramente não faço ideia se isso é o material habitual neste tipo de aplicações...

A Loja das Peles mais próxima é em Vila do Conde, salvo erro. Se passar por aqueles lados, vou ver a oferta que eles têm, e experimentar (ideal, mas não imperativo, creio).

Vou estar alguns dias fora, mas no final do mês vou tratar deste assunto do casaco, mal regresse à labuta!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”