Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Entretanto, já desde 2ª feira que tenho ido para o trabalho com a minha Lady VE-Tória! :D

Ainda no Domingo, também já tinha dado umas voltas com ela, para me ir adaptando. Depois, já não a larguei mais! lol

Custou-me um bocado a adaptar-me ao feitio da "menina", e ainda tenho muito a aperfeiçoar nesse campo, mas cada vez mais me sinto confiante que vai ser uma relação duradoura. ;)

Já apanhei um ou outro susto, quer com a scooter, quer com outros condutores, mas nada de mais. Para estes lados dá chuviscos, para amanhã, o que me deixa um pouco inquieto, devido ao que li nos vossos conselhos, e à minha inexperiência com motociclos. Mas não deve ser nada que uma condução mais lenta e cautelosa não resolvam.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Nestes primeiros três dias de viagens de casa para o trabalho e vice-versa, com 4 viagens diárias ao todo, aproveitei para testar 3 diferentes trajectos, e assim ver até que ponto afectam o consumo da scooter. Isto para tentar escolher qual a melhor via para o futuro.

Primeiro dia: 24,8 km. Viagens com vias rápidas incluídas, e passando também pelas tão discutidas inclinações acentuadas, que inicialmente eu referia. No final, precisou de carregar 1,35 kWh, segundo o contador analógico (1,4 no digital).

Segundo dia: 25,3 km. Sem vias rápidas, sempre por estradas urbanas e rurais, incluindo as tais inclinações acentuadas. Precisou de 1,2 kWh, segundo o analógico. Por estranho que pareça, o digital indicou-me igualmente 1,4, como no dia anterior... Deverei ter de fazer alguma espécie de reset? Tenho de ler as instruções melhor...

Hoje: 29,0 km. Sem vias rápidas, sem inclinações tão acentuadas, mas ainda assim bastante pronunciadas. Mais à volta, mais demorada, e com algumas filas de trânsito. Para já não tenho segurança para o driblar... :oops: Ainda não coloquei a Lady VE-Tória em carregamento, mas ainda hoje deverei colocar aqui a indicação do consumo efectuado.

Nos três dias, usei as "vitaminas" por algumas vezes, mas sem excessos, penso eu. Apenas nas vias rápidas, nas subidas quando tinha carros atrás, ou quando sentia que estava a empatar o trânsito. De uma forma geral, posso dizer que tenho a sensação que a scooter responde bem, quando preciso de mais velocidade. Por vezes parece-me que até acabo por surpreender os automobilistas que estão atrás de mim, quando estes vêem o "arrastão", de repente, a dar gás e a distanciar-se deles. :D Não por muito tempo, obviamente, mas pareceu-me claro que não esperavam ver uma eléctrica com essa performance.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Estes três dias deram também para criar alguma curiosidade e comentários no pessoal do trabalho, assim como nos familiares e amigos. A maioria daqueles com quem falei, desconhecia a diferença abismal entre os custos com os consumos de uma scooter eléctrica para uma de combustão... Não me surpreendeu muito, pois essa informação é muito pouco divulgada. Já tinha indicado essa minha impressão no tópico https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 0&start=40 (no final da página 3), onde também referi que esse ponto da economia deveria ser bem salientado nos cartazes e nas divulgações das concentrações de VE, de forma a despertar a curiosidade e o sentido do poupança das pessoas.

Notei também que muitos associam os VE aos velocípedes eléctricos, que aparecem nas grandes superfícies à venda. Isto é, pensam que todas as scooters eléctricas têm a mesma autonomia reduzida e uma potência de "bicicleta". De dois conhecidos que fizeram test-drive com a minha scooter, foi comum a cara de espanto com que ficaram quando viram a sua força inicial e o seu comportamento em estrada.

Ainda assim, alguns cabeças-duras ficam com os seus argumentos de que preferem pagar por uma scooter ou moto que faça barulho (mas depois metem rádio e auscultadores), que possam sentir as velocidades a entrar (ainda que esse processo seja mais lento), que possam andar sem ter medo de ficar sem "combustível" (mas só fazem meia dúzia de kms), bla bla bla... Preconceito...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Anomalias detectadas, ainda que sem gravidade:
- Nas paragens mais rápidas, após longas subidas, por vezes o acelerador deixa de responder... Tive que tentar várias vezes, ou desligar a chave e voltar a ligar. Talvez fosse por ter de estar a travar devido à inclinação, mas já costumava usar o travão numa fase inicial da aceleração sem qualquer problema. A ver vamos no futuro.
- O travão de trás colou na roda, obrigando a scooter a andar mais devagar, tendo até chegado a obrigar a uma paragem numa subida, o que foi inesperado e inoportuno,,, Após pressionar com força a manete do travão, voltou ao normal. Mas já aconteceu mais de uma vez. Talvez com o uso seja uma situação que deixe de acontecer, pois esteve parada anos...

Enfim, nada de mais. Não deu para desanimar! :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por ogadiv »

Força nisso (nas viagens, não nas aceleradelas), costumo ir várias vezes a Guimarães e carrego várias vezes nos postos mobi.e? Já tens cartão? Junta-te ao grupo do pessoal que vai chamando a polícia para libertar os postos dos fumarentos, não te deixes acomodar. Até um dias destes por Guimarães ...
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Gosto muito da forma como descreves tuas aventuras e principalmente por ser tão transparente.
Quanto aos problemas por ti encontrados, o que te posso dizer, como pessoa que te vendeu o produto, mesmo não sendo meu, é que continues a circular mais um pouco.
Isso irá fazer prenunciar-se de forma mais evidente os erros legítimos, e fazer desaparecer algum erro, tanto por alguma falta de pratica de conduzir esse veiculo, como por libertar alguma prisão mecânica do pouco uso dos últimos anos.
Como em todos os meus testes realizados, tanto sozinho, como contigo a pendura, nunca se manifestou erro algum (e passei por os mesmos trajectos), espero que tenhas alguma paciência e sensibilidade para te aperceberes o que possa estar a causar algum erro (tentar fazer diferente para o evitar).

Podes referir quantos Ah gastaste, sem teres de por à carga, já que tens um CB com uma definição muito grande e preciso. Podes acompanhar tuas mensagens com umas fotos do painel de instrumentos para que uma imagem diga ainda mais que muitas palavras.

Força com esses belos relatos e anda com cuidado, aproveitando sempre esta mobilidade, para todas as deslocações possíveis.

Deixo uma foto...
A aplicação de um computador de bordo para melhor gestão de consumos.
A aplicação de um computador de bordo para melhor gestão de consumos.
2015-08-08 02.40.56.jpg (545.96 KiB) Visto 3927 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

ogadiv Escreveu:Força nisso (nas viagens, não nas aceleradelas), costumo ir várias vezes a Guimarães e carrego várias vezes nos postos mobi.e? Já tens cartão? Junta-te ao grupo do pessoal que vai chamando a polícia para libertar os postos dos fumarentos, não te deixes acomodar. Até um dias destes por Guimarães ...
Quem sabe nos encontramos um dia destes!? Até que seria interessante partilhar experiências. Bem, pelo menos as tuas, que as minhas são poucas!... :D

Sim, já pedi o cartão, em 31/07, às 19:16h, mas teima em não chegar... Tenho até um screenshot com o ID do pedido. Nas férias vou tentar entrar em contacto com eles, para conhecer o ponto da situação. Só não me interessei mais a fundo nesta questão, porque ainda não tive necessidade de carregar durante o dia, nem de sair de Guimarães. Logo, a carga feita à noite tem sido suficiente.

E sim, infelizmente vejo com frequência "fumarentos" nos locais de carregamento Mobi-E... Ainda hoje, no posto junto à Escola Secundária Francisco de Holanda (em frente ao C. C. Triângulo), estava uma carrinha comercial a ocupar o local. Ontem, aí sim, estava um Nissan Leaf!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:Gosto muito da forma como descreves tuas aventuras e principalmente por ser tão transparente.
Quanto aos problemas por ti encontrados, o que te posso dizer, como pessoa que te vendeu o produto, mesmo não sendo meu, é que continues a circular mais um pouco.
Isso irá fazer prenunciar-se de forma mais evidente os erros legítimos, e fazer desaparecer algum erro, tanto por alguma falta de pratica de conduzir esse veiculo, como por libertar alguma prisão mecânica do pouco uso dos últimos anos.
Como em todos os meus testes realizados, tanto sozinho, como contigo a pendura, nunca se manifestou erro algum (e passei por os mesmos trajectos), espero que tenhas alguma paciência e sensibilidade para te aperceberes o que possa estar a causar algum erro (tentar fazer diferente para o evitar).
Obrigado Jorge, pelo elogio. Se isto é um Diário de Bordo, ferramenta útil de partilha de experiências, devo ser tão claro e transparente quanto possível, para uma melhor descrição da experiência de utilização e condução, no dia-a-dia.

Eu sei que alguns problemas poderão desaparecer com um uso mais intensivo. Por exemplo, hoje, mesmo com chuva, fiz as minhas deslocações na scooter. E talvez pela humidade, já não colou o travão nenhuma vez. :)

Mas nem tudo correu bem...
a) De manhã, quando desliguei o carregador, após uma noite inteira a carregar, o computador indicava-me 95% de carga!... O Jorge Rocha já me tinha dito que este carregador já deixava a desejar, e isto será, talvez, reflexo disso mesmo... Mas não me dava jeito nesta altura estar já a adquirir um novo carregador... Verei como se vai portar nos próximos dias.

b) O problema que ontem relatei, de não conseguir acelerar após algumas subidas, hoje manifestou-se por três vezes!
1 - Uma delas num local onde passo diariamente, e onde ainda não me tinha acontecido antes. Ainda pela manhã, no topo da Avenida Conde Margaride (que nem tem assim tanta inclinação...), parei nos semáforos, e quando ia iniciar a marcha, não tinha aceleração... O punho não dava qualquer sinal, quer rodando-o lentamente, quer de forma mais brusca! O computador de bordo mantinha-se iluminado, pelo que não seria falha de corrente, imagino. Tentei largar o travão totalmente para testar se ela assim já acelerava, mas um automóvel tinha-se encostado demasiado a mim. Quase que lhe batia com a scooter. :( Entretanto, e após alguns segundos de tentativas infrutíferas, sem poder largar o travão totalmente, os carros lá me começaram a ultrapassar pelo lado direito. Nessa altura, sem perceber o porquê, o acelerador, mesmo no fim do curso, lá deu sinal de vida, e a Lady VE-Tória deixou de parecer uma scooter e mais parecia uma égua aos pinotes, de impulsos repentinos! Vi-me um pouco à toa para lhe colocar o freio nos dentes novamente, e para evitar que ela desse um coice nos carros que me estavam a ultrapassar... :roll: Isto porque notei que o curso do manípulo não tinha a resposta normal, apenas acelerava na fase final do curso, e já com uma potência maior que a normal numa fase inicial de aceleração. :?
2 - Após o almoço (sem alcool!), numa curva apertada, no local onde eu e o Jorge fizemos os test-drives, devo ter reduzido demais o acelerador, pois a scooter parou novamente. Falha minha na condução, provavelmente. Após isto, uma vez mais, o acelerador não dava sinal de si, nem com rotação lenta do manípulo, nem rápida, mesmo desligando a chave e voltando a ligar. Nada... Por sorte, não tinha veículos atrás, e deixei a scooter descair até ao passeio, onde encostei a roda de trás. Aí já pude iniciar a aceleração sem qualquer necessidade de travão, e o acelerador respondeu normalmente!
3 - Algumas centenas de metros à frente, também em subida, parei junto a um cruzamento, pois vinha um carro com prioridade, e... nicles! Na hora de acelerar, nada. De novo! Ao menos aí foi mais fácil. Mudei a direcção, e em vez de atravessar o cruzamento em subida, iniciei a descida para outro lado. O acelerador passou a responder, e já pude dar a volta lentamente na estrada e regressar ao meu percurso. Mas com a chuva, a minha lentidão a conduzir, e com estas peripécias, acabei por chegar 15 minutos atrasado ao trabalho...
Estranho para mim, é o facto de eu imaginar que seria o esforço da scooter nas subidas que levaria a este tipo de falhas, mas hoje falhou mais vezes sem ter usado qualquer "vitamina", do que noutros dias em que até as usei várias vezes neste mesmo percurso!

Neste momento, confesso que estou um pouco preocupado. :( A correr bem, serão falhas na minha condução, mas só dominarei a fera com o tempo, e não sem antes passar por mais alguns maus bocados nas paragens em subida. A correr mal, haverá qualquer anomalia que impede o acelerador de ter o comportamento esperado, quanto ao seu curso normal, nos momentos em forçosamente uso o travão em simultâneo. Mas também não vejo outra forma de imobilizar a scooter numa subida, sem o uso do travão... E ainda me quer parecer que estas falhas estão a acontecer mais vezes agora, que no início da semana quando eu até tinha menos experiência. Entre domingo e terça-feira, só tinha acontecido este problema uma única vez, salvo erro.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu: Podes referir quantos Ah gastaste, sem teres de por à carga, já que tens um CB com uma definição muito grande e preciso. Podes acompanhar tuas mensagens com umas fotos do painel de instrumentos para que uma imagem diga ainda mais que muitas palavras.
Concordo. :)
Assim sendo, coloco então algumas fotos,que tinha já tirado:
Final do dia, na segunda-feira.
Final do dia, na segunda-feira.
20150810_184840.jpg (148.12 KiB) Visto 3862 vezes
Final do dia, na terça-feira.
Final do dia, na terça-feira.
20150811_204648.jpg (136.86 KiB) Visto 3862 vezes
Final do dia, ontem.
Final do dia, ontem.
20150812_180627.jpg (130.44 KiB) Visto 3862 vezes
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

E fica também a foto do computador, tirada hoje:
Final do dia, hoje.
Final do dia, hoje.
20150813_193032.jpg (159.6 KiB) Visto 3862 vezes
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

rcardoso Escreveu: Mas nem tudo correu bem...
a) De manhã, quando desliguei o carregador, após uma noite inteira a carregar, o computador indicava-me 95% de carga!... O Jorge Rocha já me tinha dito que este carregador já deixava a desejar, e isto será, talvez, reflexo disso mesmo... Mas não me dava jeito nesta altura estar já a adquirir um novo carregador... Verei como se vai portar nos próximos dias.
Fui agora mesmo ao aparcamento, para ver como estava o carregamento da scooter, pois já estava lá desde as 21:30, sensivelmente, e na altura o computador de bordo indicava menos de duas horas, como o tempo necessário à carga completa.
A carga estava em 94%, e o carregador já estava desligado... Não consegui abrir a caixa das luzes de led de controlo da carga das baterias, mas não vi de fora nenhuma luz a sair, mesmo na escuridão da garagem. Parece-me que tenho aqui um problema. Terei que antecipar a compra de um novo carregador? Para que preços rondam os de 6 e de 10 amperes, de qualidade fidedigna?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Começo a acreditar que existe mesmo algum problema, mas para saber se é problema ou não, tenho antes de fazer alguns testes.
Se tudo correr bem, no dia de amanhã, ainda passarei por aí ao final do dia.

Regra Nº1, se não tens confiança na mota, para os arranques depois de parares, tenta fazê-lo encostado a um dos lados para poder dar passagem aos apressados carros, caso seja necessário.

Peço-te agora que faças um teste, mas com alguma cautela:
Na rampa de tua garagem, subindo até meio e parando travando APENAS com a manete da esquerda (travão de trás), enrola o acelerador a fundo e só depois larga repentinamente o travão (deixando a manete totalmente solta).
A mota tem de subir, embora que com algum custo, pela inclinação forte.

Se isso não acontecer, e a mota descair, certifica-te que a luz de travão não está acesa (quando acesa impede o controlador de fornecer energia)

Depois faz o mesmo, desde o inicio, mas apenas com o travão do lado direito, e dita os resultados.

(se aí for, levarei um carregador)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífico DB, com relatos ao pormenor... tomara q não seja nada demais :|
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

hp78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sábado nov 14, 2009 4:18 pm
Localização: Matosinhos

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por hp78 »

Relativamente ao casaco, podes vir a Gaia, pois no Arrabida shopping tens a loja - Casa das peles - e podes ver e experimentar, são feitos em Portugal, são de Cordura, são mais baratos e tem protecções.

No arrabida podes carregar.
Bons KW.

BRAMMO EMPULSE OWNER

Predator 63215km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Na minha ultima passagem para abastecimento por lá (sim, no Arrabida há tomadas no estacionamento para motas), aproveitei para comprar um casaco de marca que até desconhecia (TRY), nessa mesma Casa das Peles. Estava em promoção e pareceu-me porreiro.
Agora com a sua utilização, sinto-me mais protegido, e até já estou a arriscar mais a curvar (qualquer dia lixo-me).

Aproveitei para dizer à responsável da loja, que o centro comercial criou condições para que quem tem mota eléctrica, a possa carregar enquanto faz umas compras, e daí minha presença por lá. Desta forma ela também vai sentir que são criadas condições para atrair algum do seu publico alvo, tornando-se grata.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:Começo a acreditar que existe mesmo algum problema, mas para saber se é problema ou não, tenho antes de fazer alguns testes.
Se tudo correr bem, no dia de amanhã, ainda passarei por aí ao final do dia.

Regra Nº1, se não tens confiança na mota, para os arranques depois de parares, tenta fazê-lo encostado a um dos lados para poder dar passagem aos apressados carros, caso seja necessário.

Peço-te agora que faças um teste, mas com alguma cautela:
Na rampa de tua garagem, subindo até meio e parando travando APENAS com a manete da esquerda (travão de trás), enrola o acelerador a fundo e só depois larga repentinamente o travão (deixando a manete totalmente solta).
A mota tem de subir, embora que com algum custo, pela inclinação forte.
(...)
(se aí for, levarei um carregador)
Viva Jorge,

Parece-me agora que o problema estava mesmo no condutor, não na máquina... :oops: Após as tuas dicas e com os testes que me indicaste, não só fiz os testes na rampa da garagem, como também voltei aos locais dos crimes, onde a Lady VE-Tória supostamente me tinha deixado em embaraços. Não falhou em lado nenhum! E repeti as passagens várias vezes... :D Ou seja, ao que tudo indica, devia ser uma espécie de "síndrome da embraiagem inexistente", pois eu não devia estar a largar o travão rápido o suficiente. Acho que inconscientemente, estava à espera que ela começasse a puxar, como se de um CI se tratasse, para só depois largar totalmente o travão (como se faz nas embraiagens)... E como o acelerador atingia o fim do curso com o travão ainda com pressão, quando o largava já o acelerador não actuava. Ou isso, ou algo do género. Hoje já fiquei convencido que se preparar o acelerador e depois largar o travão rapidamente, confiando na minha Lady, ela trata de acelerar... Tal como tu indicaste para o teste na rampa. Acertaste em cheio... na minha aselhice! :lol:

Ou seja, não percebi bem o que fazia de mal, mas o mais importante é que percebi como fazer bem! :) Assim sendo, se vinhas cá apenas pela razão do acelerador, já não será necessário, felizmente.

Fica apenas pendente a questão do carregador. De manhã, tinha a percentagem do carregamento em 95%. Isto após ontem à noite ter desligado o cabo aos 94% e ligado novamente, para tentar um reinício de carregamento. Ficam aqui as fotos:
Ontem à noite.
Ontem à noite.
20150813_1.jpg (65.45 KiB) Visto 3749 vezes
Hoje de manhã.
Hoje de manhã.
20150814_1.jpg (53.58 KiB) Visto 3749 vezes
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

hp78 Escreveu:Relativamente ao casaco, podes vir a Gaia, pois no Arrabida shopping tens a loja - Casa das peles - e podes ver e experimentar, são feitos em Portugal, são de Cordura, são mais baratos e tem protecções.

No arrabida podes carregar.
Jorge Rocha Escreveu:Na minha ultima passagem para abastecimento por lá (sim, no Arrabida há tomadas no estacionamento para motas), aproveitei para comprar um casaco de marca que até desconhecia (TRY), nessa mesma Casa das Peles. Estava em promoção e pareceu-me porreiro.
Agradeço as informações. :)

Neste momento ainda não me sinto com confiança para ir de scooter de Guimarães até ao Arrábida Shopping (+- 70 kms). Ainda só tenho uma semana de experiência a conduzir um motociclo... :oops: E a autonomia está um pouco afectada pela falha no carregador, como indiquei, pelo que não daria para fazer uma viagem directa. Ainda assim, estou tentado a comprar o casaco, ou na Casa das Peles (no Arrábida Shopping, ou no Style Outlet, de Vila do Conde), ou no Caparica Peles (online). Embora a ideia de poder testar antes de comprar, me agrade mais, sem dúvida. Mal regresse das férias tratarei dessa compra.
Jorge Rocha Escreveu: Agora com a sua utilização, sinto-me mais protegido, e até já estou a arriscar mais a curvar (qualquer dia lixo-me).
Tem juízo, Jorge! Caíres, tudo bem, mas estragar a scooter é que não! :lol: (brincadeira, claro)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por pafi »

Parabéns pela entrada na mobilidade elétrica.
E vai bem encaminhado este DB. Não esquecer que está previsto um encontro de VE, em setembro, para as bandas de Guimarães :)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Emanuel Couto Escreveu:Magnífico DB, com relatos ao pormenor... tomara q não seja nada demais :|
pafi Escreveu:Parabéns pela entrada na mobilidade elétrica.
E vai bem encaminhado este DB. Não esquecer que está previsto um encontro de VE, em setembro, para as bandas de Guimarães :)
Obrigado a ambos! :)

Se sempre vai haver esse encontro em Guimarães, contem comigo! ;) Nem que chovam canivetes, porque nós temos capacetes ou tejadilhos! lol

Mas agora a sério, Setembro está mesmo aí à porta! Não deveriam haver já cartazes, panfletos ou anúncios nos media locais?

Acho que teríamos mais visibilidade e impacto, se a população já estivesse informada do evento, e curiosa quanto às soluções dos VEs (e principalmente à vantagem financeira nas deslocações diárias). Porque não anunciar, por exemplo, em rádios e sites de instituições vimaranenses, como da Cãmara http://www.cm-guimaraes.pt/pages/1092, ou do Guimarães Digital http://www.guimaraesdigital.com/noticias/todas-0? Ou ainda, atendendo ao fluxo de pessoas aos shoppings, solicitar autorização para colocar avisos/panfletos informando da data de realização do encontro, tanto no GuimarãesShopping (Continente) como no Espaço Guimarães (Jumbo), e até em supermercados como Lidl, Pingo Doce, etc.?

Se não houver transferência de informação, quem vai saber que tal evento vai ocorrer? Só quem anda aqui neste fórum e em outros do género? Desta forma não passamos a mensagem às massas! :(
Última edição por rcardoso em sábado ago 15, 2015 12:09 am, editado 1 vez no total.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Vou deixar-te ainda mais descansado:
(por um lado) o que te está a acontecer é bastante frequente,e se fosses um condutor habitual de motas a combustão, terias ainda outras dificuldades que nem te conto...
(e por outro lado) o carregador está a carregar tudo como deve de ser, embora que o computador de bordo esteja a contar com algum erro a energia do carregador.

Isso por vezes acontece se o carregador não tem filtros suficientes, e deixa passar um ruído pela instalação eléctrica, destabilizando o medidor de energia do computador (e de multímetros que estejam a fazer leituras em estado de carregamento).
Muito provavelmente, com a compra de um carregador mais pequeno (mas bom), terás esse problema resolvido, e também o de, conforme já referi, elevar a tensão para além do que era suposto, obrigando a ser o BMS a fazer o corte por tensão alta, e mantendo por muito tempo o trabalho aos sangradores e Led's que tentam baixar a tensão para baixo dos 3,60V.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”