Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:Vou deixar-te ainda mais descansado:
(por um lado) o que te está a acontecer é bastante frequente,e se fosses um condutor habitual de motas a combustão, terias ainda outras dificuldades que nem te conto...
(e por outro lado) o carregador está a carregar tudo como deve de ser, embora que o computador de bordo esteja a contar com algum erro a energia do carregador.

Isso por vezes acontece se o carregador não tem filtros suficientes, e deixa passar um ruído pela instalação eléctrica, destabilizando o medidor de energia do computador (e de multímetros que estejam a fazer leituras em estado de carregamento).
Muito provavelmente, com a compra de um carregador mais pequeno (mas bom), terás esse problema resolvido, e também o de, conforme já referi, elevar a tensão para além do que era suposto, obrigando a ser o BMS a fazer o corte por tensão alta, e mantendo por muito tempo o trabalho aos sangradores e Led's que tentam baixar a tensão para baixo dos 3,60V.
Isso significa que posso andar descansado com este carregador? Ou tenho mesmo que trocar com alguma urgência, para não danificar nenhum componente (baterias, computador, ou outro)?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Conforme também te disse no momento que te entreguei a mota, esse carregador estava a elevar muito a tensão de final de carregamento, e poderias resolver com a compra de um 2º carregador, ficando o de origem para algum carregamento mais rápido, ou então resolverias colocando um temporizador que desligasse pouco depois de findar o carregamento.

E como até consegues visualizar o tempo de carregamento nesse CB, seria muito fácil regula-lo para mais uma hora de após carregamento completo previsto pelo CB. Saberíamos que o carregador se desligava e não mais voltava a carregar, sendo assim menos stressante para as células e BMS.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

OK, Jorge. Já não me recordava disso. Comprarei um temporizador, então. Obrigado, uma vez mais.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Ao fim de uma semana de utilização, eis o resumo da diferença observada entre o custo de utilização da scooter, versus o custo que teria usando a minha Peugeot 307 SW HDI 110 cv:
BerecoVs307SW
BerecoVs307SW
ResumoSemana1.jpg (106.78 KiB) Visto 4905 vezes
Note-se que a 307 SW fazia-me uma média de 8,9 l/100 kms, nos mesmos percursos.

Ou seja, com os 135 kms que fiz esta semana, e a manter-se este padrão de kms diários, o investimento que já fiz na scooter, demorará mais de quatro anos a recuperar. Ainda assim, considero a aquisição da Lady VE-Tória um bom investimento. Porquê?

1) O quadro apenas compara consumos de combustível/electricidade e a poupança com a scooter unicamente nestes factores. Contudo, os ganhos com manutenção das viaturas e desgaste de peças é considerável, face à 307 SW, mas não está incluído. Exemplos: pneus, travões, amortecedores, óleo, filtros, revisões, etc.
2) Vão haver semanas em que o número de kms vai ser bem superior, pois por vezes desloco-me para V. N. Famalicão em trabalho. E aí, até nos estacionamentos poupo!
3) Ainda que levasse os quatro anos e tal a recuperar o investimento, mesmo assim acabaria por chegar a um ponto temporal em que deixa de haver uma recuperação de investimento, para passar a uma poupança efectiva.
4) Mesmo quando tiver de renovar as baterias por perda de capacidade (se tiver necessidade, pois os kms diários poderão ir adiando essa necessidade), o novo investimento nunca será tão avultado como agora, pelo que continuará a ter sido uma boa decisão a opção por um VE.

A média de custo por cada 100 kms, ficou-me em 0,77€, o que é óptimo!

Em resumo, adquirir um VE, é uma boa decisão. Aconselho! :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Belos dados e que bem demonstrados!
Há pessoas que fazem mais de 100Km por dia, e é nessas situações que o custo fica muito menor, por cada Km percorrido.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:(...)Há pessoas que fazem mais de 100Km por dia, e é nessas situações que o custo fica muito menor, por cada Km percorrido.
Claro que sim. Quantos mais kms, mais rápida a recuperação do investimento. Ainda assim, é sempre um bom investimento. Basta um pouco mais de paciência.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

rcardoso Escreveu: Aliás, acho até que fiz algo inovador... Consegui acelerar e travar em simultâneo, (...)
Na verdade, é até um problema muito comum entre os novos motociclistas! :D
Acontece porque temos tendência a fechar o punho por inteiro, como se estivéssemos a agarrar algo, em vez de apenas fechar-mos os dedos. ;)
Com a prática chegas lá.
rcardoso Escreveu: Há dias, o dono de uma reputada loja e oficina de scooters e motos em Guimarães, riu-se um pouco quando lhe pedi preços para casacos para motociclistas, isto quando soube que eu ía utilizar uma scooter eléctrica. Referiu que na sua opinião, para um veículo com tão pouca potência, não lhe parecia necessário adquirir um casaco com proteções. Antes sim, um equipamento de chuva (que acabei por comprar, e o qual já mostrei). Que com uma scooter eu dificilmente cairia, e caso acontecesse, dificilmente seria ao ponto de um casaco desses fazer diferença! Que até gostaria de vender, por razões óbvias, mas que o achava desnecessário. E até deu o exemplo dos carteiros dos CTT, que raramente usam casacos com proteções!... Por um lado, o que me foi dito, pareceu indicar sinceridade e honestidade da pessoa, colocando a sua opinião à frente do interesse financeiro. Por outro lado, surpreendeu-me que não fosse necessário, pois os acidentes acontecem, independentemente da velocidade e peso do veículo, e que uma queda pode ter consequências mais ou menos graves... Acabei por achar que estava eu a ser medroso e cauteloso em excesso, e desisti da ideia de adquirir casaco.
zeuz Escreveu: Faz a seguinte experiência, pega na bicicleta, dá umas pedaladas até chegares aos 10km/h e depois atira-te ao chão... nós ficamos a aguardar o relato das consequências e tu podes aproveitar para ir ao vendedor mostrar...
Já fizeste a experiência ? :D

Os carteiros não usam casacos com protecções por 2 motivos:
A) São obrigados a usar uma farda fornecida pela entidade patronal que é igual à usada por quem está atrás do balcão (idem para a PSP e a ex-Brigada de Trânsito)
B) Nos trajectos de porta em porta não é prático ter um desses casacos vestidos

Portanto, o motivo devesse a uma mistura de obrigação profissional com praticabilidade. ;)
rcardoso Escreveu:
rcardoso Escreveu:
zeuz Escreveu:A Caparica Peles tem uns com protecções rígidas, de cordura, que começam nos 80€.
zeuz, tens a certeza que os modelos de blusões, na Caparica Peles, têm proteções rígidas? Os que vi até agora não indicam o tipo de proteção.
Já lhes enviei uma mensagem. Não sei se irão responder.
Já me responderam anteontem, mas não tive oportunidade de vir actualizar a informação. Segundo eles, têm proteções em silicone. Sinceramente não faço ideia se isso é o material habitual neste tipo de aplicações...
Essa resposta é consistente com a sensação que tive quando apalpei (*) as protecções.
Não sei se é usual ser nesse material, mas o silicone parece-me altamente absorvente de impactos! ;)


(*) para os que tiveram segundos pensamentos, informo que infelizmente não tenho prática nessa área... :(
rcardoso Escreveu: Já apanhei um ou outro susto, quer com a scooter, quer com outros condutores, mas nada de mais. Para estes lados dá chuviscos, para amanhã, o que me deixa um pouco inquieto, devido ao que li nos vossos conselhos, e à minha inexperiência com motociclos. Mas não deve ser nada que uma condução mais lenta e cautelosa não resolvam.

Link

Link

Link
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Odisseia de uma Bereco Evo, por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Agradeço zeuz, mais estas detalhadas explicações. Só regressei ontem à noite das férias, pelo que não tive oportunidade de responder antes.

Relativamente aos vídeos, já os vi, e continham algumas informações novas para mim, pelo que foram também muito úteis. Atrás desses, acabei por ver outros também interessantes, como o comportamento correcto para os penduras. Exemplos:

Link

Link

Link
O curioso nestes três vídeos, é o facto de não serem totalmente coincidentes e até coerentes sobre como deve o pendura se segurar. Se no condutor, se nas barras atrás. Isto porque caso se agarre ao condutor, segue melhor o movimento do corpo deste, facilitando a condução. Mas já nas travagens, o corpo do pendura cai sobre o corpo do condutor, dificultando a capacidade deste em controlar a moto/scooter. Chego à conclusão, que tal como indicado num dos vídeos, o ideal será o pendura se segurar com um braço no condutor, e com o outro na barra atrás.

É interessante descobrir quantos dados estão disponíveis para consulta na Net, quer escritos quer em vídeos.

Fico contente que este DB esteja a conter bastantes fontes de informação, que irão também servir de apoio e consulta a futuros interessados nos VEs e nos motociclos em particular. :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Antes demais, a melhor posição para o pendura é na sua própria scooter/mota! :mrgreen:

Se for um pendura leve, por exemplo uma criança, é melhor segurar-se ao condutor.
Quando travamos, o peso extra em cima de nós não deverá causar problemas e assim o pendura vai mais seguro.

Para penduras mais pesados, já convém que aliviem o peso apoiando-se no depósito durante as travagens.

Sejam pesados ou leves, é sempre boa ideia segurarem-se ao condutor, em especial se a scooter/mota tiver muita aceleração!


P.S.:
À uns anos atrás o meu irmão começou a enrolar punho numa Honda Hornet de 1999 e eu, maçarico, estava apenas seguro nas pegas atrás... a única maneira que tive para o avisar que estava a cair, porque já não podia mudar a posição das mãos, foi apertar as minhas pernas!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz Escreveu:Antes demais, a melhor posição para o pendura é na sua própria scooter/mota! :mrgreen:

Se for um pendura leve, por exemplo uma criança, é melhor segurar-se ao condutor.
Quando travamos, o peso extra em cima de nós não deverá causar problemas e assim o pendura vai mais seguro.

Para penduras mais pesados, já convém que aliviem o peso apoiando-se no depósito durante as travagens.

Sejam pesados ou leves, é sempre boa ideia segurarem-se ao condutor, em especial se a scooter/mota tiver muita aceleração!


P.S.:
À uns anos atrás o meu irmão começou a enrolar punho numa Honda Hornet de 1999 e eu, maçarico, estava apenas seguro nas pegas atrás... a única maneira que tive para o avisar que estava a cair, porque já não podia mudar a posição das mãos, foi apertar as minhas pernas!
Segurarem-se com uma mão no condutor e com outra na barra de trás, já evita a maior parte dos problemas, incluindo o de ser "cuspido" numa aceleração rápida. :)
Mas realmente, com penduras leves, como crianças, convém mesmo que se agarrem muito bem ao condutor, com as duas mãos!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por jasmim »

Quando ando com pendura, não precisa de se agarrar nem a mim nem à mota.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

jasmim Escreveu:Quando ando com pendura, não precisa de se agarrar nem a mim nem à mota.
:o
Tens cola no lugar do pendura? :D
Qual o método para se manter em segurança, e ao mesmo tempo se balancear da mesma forma que o condutor, para facilitar a condução em curva?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Ter top-case ajuda, mas não é garantia de não sair do seu lugar...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Relativamente aos casacos para motard, ontem comprei um, finalmente. Optei por ir dar uma volta no Style Outlet de Vila do Conde, e adquiri-o na Casa das Peles, por 63€, em promoção, claro está.

É da marca TRY, em cordura, comprido e idealizado para o Inverno, embora permita retirar o forro térmico e abrir alguns fechos para entrada de ar, quer à frente, quer atrás. Tem as protecções habituais: costas, ombros e cotovelos. Estas são bastante rígidas, embora desconheça o tipo de material usado.

Deixo aqui as fotos, pois poderão ser úteis para futuros interessados em algo do género:
Frente
Frente
Casaco_fr.jpg (64.33 KiB) Visto 4588 vezes
Trás
Trás
Casaco_tr.jpg (49.16 KiB) Visto 4588 vezes
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Lembrei-me agora que não referi um pormenor que só soube quando fiz o seguro de motociclo. É que normalmente o condutor não está coberto pelo seguro, em caso de acidente em que sofra danos! Isto parece-me um absurdo! Estará a escapar-me algo? :shock:

Pelo que me informaram, o seguro "normal", apenas inclui a responsabilidade civil obrigatória, e que esta, entre outras coberturas, protege o pendura, mas não o condutor... Por esta razão, tive de pedir uma cobertura adicional para o condutor.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Pedi orçamentos em dois diferentes mediadores, e deu para perceber duas coisas interessantes:

1) Os mediadores e as companhias de seguros têm grande desconhecimento sobre como actuar com ciclomotores e motociclos eléctricos. Tive que explicar por diversas vezes a que correspondia a minha scooter em termos comparativos com as de combustão (cc), pois nem sabiam se a deviam tratar como ciclomotor ou como motociclo...

2) Devido à ausência de tabelas de identificação de marcas+modelos+versões dos VEs, os preços que me apresentaram eram demasiado díspares. Chegaram-me a indicar mais de 100€ para o seguro! No entanto, acabei por fazer por 68,86€ no total, na Allianz, isto graças ao desconto atribuído por ter vários anos sem acidentes registados.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por cuttysark76 »

Eu na minha Govecs pago 20€ ano! É um ciclomotor!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

cuttysark76 Escreveu:Eu na minha Govecs pago 20€ ano! É um ciclomotor!
Mesmo para um ciclomotor, parece-me um grande preço!
No meu caso trata-se de um motociclo, pelo que nunca poderia aspirar a um preço assim. :(
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por ogadiv »

"Vizinho" ainda nos vão confundir, tenho um casaco igualzinho a esse à 2 anos, e estou satisfeito.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

ogadiv Escreveu:"Vizinho" ainda nos vão confundir, tenho um casaco igualzinho a esse à 2 anos, e estou satisfeito.
Óptimo 2x! "Óptimo" por te ter como vizinho (Felgueiras, certo?), e "óptimo" por me dares a certeza de que fiz uma boa compra! :D
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”