Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz Escreveu: sexta jul 14, 2017 2:19 am Não é fácil mantermo-nos convictos com tantas dificuldades e scooters CI bastante fiáveis e frugais à disposição... :(
Não me arrependo minimamente de ter optado pela Mobilidade Sustentável. O facto de ser mais ecológica e sem ruídos típicos dos CIs, sobrepõe-se aos problemas que me vão aparecendo. Em termos financeiros, o preço de aquisição e as reparações que a Lady tem tido (onde incluo o problema da distância para fazer essas reparações), é que me fazem concluir que ter optado por esta moto não deve ter sido a minha melhor decisão. Mas repito, cada caso é um caso diferente. Existem aqui DBs de motos com relatos de muitos problemas, outros com poucos, e outros que practicamente é só carregar electrões e andar. A qualidade das motos influencia muito, a assistência de qualidade por perto também. Mas o que mais me parece influenciar a quantidade de avarias que surgem, é a qualidade das estradas do dia-a-dia para cada uma dessas motos.

No meu caso, já o referi várias vezes, entre casa e trabalho, cerca de 40% das estradas que utilizo são de péssima qualidade. Tenho duas possibilidades de acesso diferentes, mas ambas têm os seus problemas: por um lado paralelo mal colocado, por outro alcatrão completamente deteriorado com buracos a toda a largura da estrada... E para finalizar, os últimos 50 metros de acesso à fábrica onde trabalho, são os que têm o pior piso mesmo, onde a Lady geme sempre que lá passa. A prova disso é que ainda há pouco veio do Jorge Rocha bem apertada, e já está com ruídos à frente oriundos de algo solto, que ainda não percebi o que é. Enfim... Uma scooter não tem a estrutura e suspensão adequadas a este tipo de piso.

Resta-me aguentar até haver possibilidade financeira de optar por outro tipo de moto, mais preparada para pisos irregulares, ou por carro. E com assistência por perto, para evitar as paragens prolongadas e maiores custos de transporte... Mas seja qual for a compra no futuro, a opção será SEMPRE por um veículo eléctrico. Disso já não tenho qualquer dúvida.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por luismoura »

Nem mais...faço das tuas palavras minhas... Aliás...eu só ando de mota por ser um veiculo eléctrico. Nunca tinha andado de mota antes e só continuarei a andar numa se for eléctrica, apesar de como já disse por aqui, preferir um veiculo de 4 rodas (eléctrico claro).
Relativamente aos percursos, passa-se exactamente o mesmo comigo...grande parte do dia a dia circulo por estradas em péssimas condições...que nem a troca de amortecedores resolveu o problema (tendo em conta que os novos vertem óleo já...). Isto...aliado à qualidade dos materiais...acaba por ser normal por tanto a mota como as minhas costas começarem a ter problemas...

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

E vão três... Por muito fracos que os veículos eléctricos sejam, os a combustão não são melhores. (nem dados os queria, pelo ponto de vista financeiro, tendo eu que depois pagar seu combustível, revisões a cada pouco mais de 2 mil km, e falando então no ponto de vista ambiental, definitivamente nunca mais os desejarei)
Claro que podemos optar por modelos com melhores suspensões, outros acabamentos, mas não há nada que resista sempre, e é uma grande verdade que as nossas estradas poderiam estar muito mais cuidadas. Vê-se cada remendo tão mal remendado que mais parecem umas armadilhas para o povo que nelas conduz, como de uma pista de obstáculos se tratasse, onde ganha quem conseguir desviar-se de mais buracos.
Custa-me muito verificar que, mesmo com já muitos meios ao nosso dispor, nos falte o cuidado de fazer um trabalho bem feito, sem que lhe possamos por defeito.
Eu luto todos os dias para contrariar este resultado, mas por vezes torna-se difícil quando não podemos fazer tudo sozinhos, e temos de contratar outros serviços, ou comprar materiais, onde estes falhem mais do que nós.

Quanto aos barulhos que estão a aparecer nesta EVO com o uso que ela sofre, confesso que não sei muito bem o que fazer...
Relativamente ao defeito de tensão alta, conforme te disse, assim que eu possa passar por aí, afinarei o carregador mais pequeno para que desligue um pouco mais cedo, evitando assim esse tempo de espera com as luzes acesas até baixar a tensão no controlador.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

E com viagens curtas mas constantes, lá cheguei a novo marco. :)
IMG_20170920_073804070_L640.jpg
IMG_20170920_073804070_L640.jpg (67.74 KiB) Visto 5525 vezes

Sem problemas de maior. Apenas o CB avariado, com medições erradas de consumo e carregamento. Mas nada que me impeça de andar diariamente com a moto. E isso é que interessa mais. ;)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

(y)

Já te habituaste a usar o equipamento de protecção, mesmo em dias de calor?

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz Escreveu: sexta out 06, 2017 1:55 pm (y)

Já te habituaste a usar o equipamento de protecção, mesmo em dias de calor?

Sent from my X5 using Tapatalk
Sempre usei o equipamento de protecção. Prefiro transpirar a ficar sem pele... ;)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Isso mesmo! (Y)

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

Muito bem escolha acertada embora cada um é que decide por si já as opiniões todos as temos com ou sem nos tocar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Há dias atrás, a Lady atingiu novo checkpoint: 18000 kms :)
Neste últimos 1000 kms, sem problemas a relatar, o que sabe sempre bem dizer!
IMG_20171127_080209524_L800.jpg
IMG_20171127_080209524_L800.jpg (159.06 KiB) Visto 5328 vezes
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por luismoura »

Boa. Eu estou a ganhar coragem para amanhã ir com a minha...que nos últimos tempos tem estado parada... Mesmo com equipamento apropriado o frio matinal nao ajuda...além da geada... Para não falar de regressar a noite ja escuro apenas com meia lampada led (uma ja apagou de vez e a outra deve estar para morrer em breve...).

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rocker_pt »

luismoura Escreveu: domingo dez 03, 2017 8:20 pm Boa. Eu estou a ganhar coragem para amanhã ir com a minha...que nos últimos tempos tem estado parada... Mesmo com equipamento apropriado o frio matinal nao ajuda...além da geada... Para não falar de regressar a noite ja escuro apenas com meia lampada led (uma ja apagou de vez e a outra deve estar para morrer em breve...).
Como eu te compreendo! A vontade vale mais que tudo.
Não esquecer um par de calças interiores, se não for das oficiais motard, serve pijama, pois o vento corta as pernas!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

Exactamente pois compensa e de que maneira e ao fim de uns anos, acredita que ajuda te e bem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por luismoura »

Eu comprei alguns conjuntos daquela roupa interior de motard que se vende no Lidl...ajuda...mas mesmo assim :s

Mas hoje a força de vontade foi superior ao conforto e vim trabalhar de mota! :D ( tinha o fumarento na reserva e não me apetecia ir abastecer)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

LOL...

Tenho um stock reforçado da velhinha marca Termo-term!

Dá um jeitão danado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Contra o frio, até calças de pijama de inverno uso! ;)
E por cima do casaco motard, uso o casaco de chuva. 5*
As mãos é que é mais difícil de proteger, pois o frio passa pelas luvas... Nos dias piores, coloco os protectores de vento e chuva junto às manetes, pelo que as luvas ficam mais protegidas dentro desses protectores. Impedem a visibilidade para os botões (piscas, etc.), mas com o tacto e a habituação dá para conduzir sem problemas. Fazem uma diferença enorme na protecção ao frio e à água! Aconselho!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Mumia »

ui ui para o frio vale tudo!!!, calças pijama, calças termicas, calças polares... o que for!!! :lol: :lol:
rcardoso Escreveu: segunda dez 04, 2017 11:27 pm Nos dias piores, coloco os protectores de vento e chuva junto às manetes, pelo que as luvas ficam mais protegidas dentro desses protectores. Impedem a visibilidade para os botões (piscas, etc.), mas com o tacto e a habituação dá para conduzir sem problemas. Fazem uma diferença enorme na protecção ao frio e à água! Aconselho!
Se for como as que uso no meu Cavalo Branco no inverno, sem dúvida alguma, que poderá ficar feio... masssssss uiiiiiiiii q diferença brutal de vento e chuva nas luvas :roll:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Para as pernas ainda só estou a usar umas sobre-calças da OJ, com fecho lateral da cintura até à perna, em ambas as pernas. Ainda não lhes pus o forro térmico, mas para já o mais complicado é as canelas... é o mal de numa scooter conduzirmos com a planta dos pés viradas para a frente... numa mota estou certo que não teria esse problema...

Daí pensar no cobre-pernas, até porque muitas vezes bastaria as calças de ganga para me manter quente.

Os cobre-mãos também resultam muito bem, mas têm que estar justos ao volante, porque senão o vento entra e deixa as mãos geladas... eu tenho sempre dificuldade em deixar justo... :-S

@rcardoso, na Decathlon há umas sub-luvas para desportos de inverno... eu uso-as debaixo das luvas motard... ;-)



Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Mumia »

atenção... que como dá pra ver na foto do Cavalo Branco, eu n uso os Muff's mas sim umas protecções eheheheh que penso que eram as que o rcardoso falava também.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz Escreveu: terça dez 05, 2017 9:33 pm Para as pernas ainda só estou a usar umas sobre-calças da OJ, com fecho lateral da cintura até à perna, em ambas as pernas. Ainda não lhes pus o forro térmico, mas para já o mais complicado é as canelas... é o mal de numa scooter conduzirmos com a planta dos pés viradas para a frente... numa mota estou certo que não teria esse problema...

Daí pensar no cobre-pernas, até porque muitas vezes bastaria as calças de ganga para me manter quente.

Os cobre-mãos também resultam muito bem, mas têm que estar justos ao volante, porque senão o vento entra e deixa as mãos geladas... eu tenho sempre dificuldade em deixar justo... :-S

@rcardoso, na Decathlon há umas sub-luvas para desportos de inverno... eu uso-as debaixo das luvas motard... ;-)



Sent from my X5 using Tapatalk
Eu não deixo os cobre-mãos muito justos, porque dificulta o manuseamento dos botões e das manetes. Entra algum ar frio, mas nunca com o mesmo impacto que teria se batesse de frente. Não fico com os dedos gelados, por exemplo.

Essas sub-luvas de aquecimento, por alguma razão não me fizeram grande efeito em termos de protecção ao frio. As poucas vezes que as usei, gelaram-me os dedos à mesma. Deixei de as usar, e comprei os tais protectores almofadados. Se encontrar link deles, coloco aqui. São baratuxos, mas funcionam.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”