Vectrix - A minha menina!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nivaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: domingo mar 26, 2017 12:34 am
Localização: Aveiro

Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Nivaldo »

Olá a todos :)

Finalmente arranjei um tempinho para poder iniciar o meu diário de bordo!!
Como já viram pelo título do tópico é uma Vectrix.
Veio novinha (8km) no dia de Reis cá para casa e desde então não tem parado. Faça frio faça chuva. Sim que dias de sol com a minha menina poucos ou nenhuns. Fazemos mais ou menos 70 km por dia.
Está equipada com um pack de baterias de 6,6 kWh.
Não gosto muito de velocidade, gosto de andar a um ritmo dito "normal", principalmente com este tempo de chuva... e onde se descobre uma quantidade louca de tampas de esgoto nas curvas...
Nos semáforos gosto de vez em quando enrolar o punho e deixar a malta para trás e os veículos de frente de boca aberta :) :) Fazemos um consumo médio de 6 kWh/100 km sem preocupações, sendo o máximo ao teste de autonomia que foi de 103 Km e ainda tinha estimativa de 13 km.
E agora as fotos da praxe:
No dia da chegada a casa, foi logo batizada com uma chuvinha :)
IMG_20180104_231216.jpg
E uma pose para a fotografia :)
IMG_20180117_173248.jpg
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km :arrow: Govecs 6.000 km :arrow: Predator 1.000 km :arrow: Leaf 19.765 km :arrow: A minha menina 12.000 km

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Mumia »

ora ora primeiro que tudo, os meus Parabéns!!!! :D :D

Sem dúvida um optima escolha, e na cor também :roll: :mrgreen: :mrgreen:

É um vicio andar com estas meninas, e como te percebo, haja sol ou chuva elas adoram fazer Km's eheheheh

Vejo que tens o vidro de inverno, o que dizes dele??

Venham de lá mais relatos e opiniões da dita ;)

Muitos e bons Km's sem problemas!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por jasmim »

Parabéns!
Gosto da personalização do guarda-lamas!
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Jorge Rocha »

Isto é como as boas séries, quando são boas, seguem-se umas tantas temporadas e são sempre boas mesmo vendo mais do que uma vez o mesmo episódio. As Vectrix também!

É uma boa média Nivaldo, para o motão que é e sempre com todos os acessórios atrás... Boa condução = pouca manutenção

Jasmim,
Se não se pagar direitos de autor também chega para a tua!
Bons quilómetros para todos!
Tudo por um mundo mais limpo!


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por jasmim »

Jorge, aceito!
Tenho de passar por aí.

Abraço!
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nivaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: domingo mar 26, 2017 12:34 am
Localização: Aveiro

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Nivaldo »

Olá a todos:

Sim a minha menina já tem uns miminhos:
  • Para-brisas de inverno;
  • Luzes LED. A iluminação é fantástica sendo que raramente uso os máximos;
  • Top case com o reforço de suporte. Embora sendo muito espaçosa no "porta-luvas" e debaixo do banco, espaço extra nunca é demais;
  • Descanso central. Muito bem projetado, pois não é preciso muito esforço para a pôr ao alto;
  • O autocolante no pára-lamas em homenagem ao propósito da aquisição da mesma e ao seu mentor.
Mumia Escreveu: sábado mar 03, 2018 8:54 pm
Vejo que tens o vidro de inverno, o que dizes dele??
Na minha opinião e como faço alguns km's seguidos acho que vale a pena o investimento. Protege muito o corpo e as mãos pois sente-se que o ar é desviado. Em dias de chuva, noto que esta é desviada, não batendo tanto no peito logo muito menor quantidade de chuva a descer até ao banco, não acumulando água, logo menos probabilidade de sair com o rabo molhado :)
Noto porém que de noite e com chuva dá aquele ligeiro desconforto de encadeamento das luzes dos veículos com quem cruzas a bater no pára-brisas e na viseira do capacete que te "obriga" a pôr o capacete de fora para o vento te limpar a viseira. Mas nada de grave, muito pacífico até.
Mumia Escreveu: sábado mar 03, 2018 8:54 pm
É um vicio andar com estas meninas, e como te percebo, haja sol ou chuva elas adoram fazer Km's eheheheh
Oh pá se é!! Mesmo a ter outros veículos na garagem (VE's e não VE's) se vou sozinho nem penso noutra hipótese :) Salto-lhe logo em cima :lol: :lol:
E os pimpolhos? Em dias de sol "lutam" para serem os escolhidos para os levar à escola.
Embora com montes de espaço só podemos levar um de cada vez ;)
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km :arrow: Govecs 6.000 km :arrow: Predator 1.000 km :arrow: Leaf 19.765 km :arrow: A minha menina 12.000 km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por serges »

Perfeito...

Parabéns venham as fotos... eh eh eh

Gostei imenso pois elas branquinhas são tão giras... muitos kms é o que elas gostam!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Mumia »

Nivaldo Escreveu: domingo mar 04, 2018 8:53 am
Na minha opinião e como faço alguns km's seguidos acho que vale a pena o investimento. Protege muito o corpo e as mãos pois sente-se que o ar é desviado. Em dias de chuva, noto que esta é desviada, não batendo tanto no peito logo muito menor quantidade de chuva a descer até ao banco, não acumulando água, logo menos probabilidade de sair com o rabo molhado :)
Noto porém que de noite e com chuva dá aquele ligeiro desconforto de encadeamento das luzes dos veículos com quem cruzas a bater no pára-brisas e na viseira do capacete que te "obriga" a pôr o capacete de fora para o vento te limpar a viseira. Mas nada de grave, muito pacífico até.
Uhmmm... interessante sem dúvida ;)

sim eu tenho umas "adaptações" para proteger as mãos do vento e chuva (ajudam mesmo muito), mas esse vidro sempre me deixou curioso.... Bom relato ;)
Nivaldo Escreveu: domingo mar 04, 2018 8:53 am Oh pá se é!! Mesmo a ter outros veículos na garagem (VE's e não VE's) se vou sozinho nem penso noutra hipótese :) Salto-lhe logo em cima :lol: :lol:
E os pimpolhos? Em dias de sol "lutam" para serem os escolhidos para os levar à escola.
Embora com montes de espaço só podemos levar um de cada vez ;)
:lol: :lol: :lol: ui ui que a Vectrix ainda provoca problemas entre eles :lol: :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nivaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: domingo mar 26, 2017 12:34 am
Localização: Aveiro

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Nivaldo »

Nivaldo Escreveu: sábado mar 03, 2018 8:41 pm Faça frio faça chuva. Sim que dias de sol com a minha menina poucos ou nenhuns.
Com este Inverno a acabar, ainda nos faltou andar debaixo de granizo. Pois bem! Na quinta e sexta-feira passada lá fomos batizados com uma descarga de saraiva. Nestas condições nem a viseira de Inverno nos salvou, pois o granizo cai muito na vertical, o que nos obrigou a procurar proteção de uma árvore. :roll: :roll:

Tirando isso, tem sido carregar e andar. Normalmente andamos entre as últimas 4 barras e a carga máxima, ou seja mais ou menos 80 Km.
Saraiva no monitor
Saraiva no monitor
Saraiva por todo lado!!
Saraiva por todo lado!!
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km :arrow: Govecs 6.000 km :arrow: Predator 1.000 km :arrow: Leaf 19.765 km :arrow: A minha menina 12.000 km

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por t3lmo »

Excelente escolha e venham de lá muito km's elétricos!
Até selo azul já tem! Bom exemplo ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por serges »

Muito bem...

O granizo faz bem nem que seja par retirar a sujidade mais entranhada...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Mumia »

ui ui uma bela saraivada... mas estas meninas aguentem tudo!! :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nivaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: domingo mar 26, 2017 12:34 am
Localização: Aveiro

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Nivaldo »

Mumia Escreveu: segunda mar 19, 2018 8:55 pm ui ui uma bela saraivada... mas estas meninas aguentem tudo!! :P
Pois foi.. 2 manhãs seguidas. Não tive dificuldade na condução nem me senti inseguro... Mas a dada altura tive mesmo de encostar porque a saraiva "picava" nas coxas :)
serges Escreveu: segunda mar 19, 2018 3:25 pm Muito bem...

O granizo faz bem nem que seja par retirar a sujidade mais entranhada...
:lol: :lol: Mas até doía o coração com o apedrejamento das nuvens na minha menina :)
Gosto de andar à chuva e ouvir a chuva a bater no capacete, mas o granizo não...
t3lmo Escreveu: domingo mar 18, 2018 11:19 pm
Até selo azul já tem! Bom exemplo ;)
Foram vocês que me ensinaram :lol: :lol: Já li relatos de dificuldades no IMT. Embora já tenha tido questões menos positivas com esta malta aqui de Aveiro, com o selo azul quer do Leaf quer da minha menina foi muito simples e rápido sem necessidade de muitas explicações!
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km :arrow: Govecs 6.000 km :arrow: Predator 1.000 km :arrow: Leaf 19.765 km :arrow: A minha menina 12.000 km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nivaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: domingo mar 26, 2017 12:34 am
Localização: Aveiro

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Nivaldo »

Coisas que GOSTO na minha menina:
  • A Escala do velocímetro
Mais precisamente à posição dos 60 Km/h. Fica numa posição muito central. Bem sei que em muitas zonas onde passo, o limite são os 50 Km/h mas para mim é a velocidade objectivo e quando o ponteiro passa essa meta, dá-me a sensação de transgressão e desacelero.
  • O Alerta de pisca esquecido
A minha menina com uns suaves apitos lembra-me quando por vezes o pisca fica esquecido (na posição ligado). TOP :D
  • O Cruise Control
Como relatado no DB da Tequila Zum Zum o procedimento é
Mumia Escreveu: segunda mar 19, 2018 8:58 pm Em principio será a clicares no "gatilho" dos máximos até ouvires 2 apitos.... (ou 3 tb ha alguns Sw assim) ou seja, colocas a puxar os A's que queres, "puxar" o gatilho dos máximos... ouves dois apitos largas e desfruta 8-)
No sábado passado fiz Furadouro-Ponte da Varela (estrada plana a valer) e foi quando usei mais tempo seguido o Cruise Control. Deu para desfrutar da Ria e fazer uns Km'szinhos tranquilos mesmo. Indo a +- 60 Km/h e fixando 30A mantém a velocidade.
Já na EN109 entre Estarreja e Aveiro e mesmo sem grande movimento o Cruise control não se revelou muito útil, pois com algumas subiditas perdia velocidade.
O que me leva a perguntar se há possibilidade de em vez de fixar Amperes se dá para fixar a velocidade instantânea.
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km :arrow: Govecs 6.000 km :arrow: Predator 1.000 km :arrow: Leaf 19.765 km :arrow: A minha menina 12.000 km

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Mumia »

Nivaldo Escreveu: terça mar 20, 2018 12:02 pm
Pois foi.. 2 manhãs seguidas. Não tive dificuldade na condução nem me senti inseguro... Mas a dada altura tive mesmo de encostar porque a saraiva "picava" nas coxas :)
:lol: :lol: :lol: :lol: aahhhh poisssssss :lol: :lol: :lol:
Nivaldo Escreveu: terça mar 20, 2018 12:02 pm :lol: :lol: Mas até doía o coração com o apedrejamento das nuvens na minha menina :)
Como se costuma dizer, motacilista que é motociclista só não gosta de andar à chuva porque a chuva lhe suja a mota!!! Aqui neste caso é igual :mrgreen: :mrgreen:

Por experiência enquanto andava de Nimh, e ainda confirmo... a "velocidade cruzeiro" ou seja velocidade VS gasto, é na casa dos 60/65Km/h ela vai e vai bem e a gastar menos ;)

Quanto ao cruise control, certamente é possível, desde que alguém o consiga programar/fazer.

Penso que como está actualmente é o ideal, ou seja defines os A's a gastar (consegues ter uma maior autonomia) e qd precisas que ela ande ainda com o cruise control activado, se rodares punho ela acelera, e depois quando largares volta ao que tinhas definido.... Só desactiva com qualquer toque no travão ou regenerativa.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nivaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: domingo mar 26, 2017 12:34 am
Localização: Aveiro

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Nivaldo »

Mumia Escreveu: quinta mar 22, 2018 9:02 pm
Quanto ao cruise control, certamente é possível, desde que alguém o consiga programar/fazer.

Penso que como está actualmente é o ideal, ou seja defines os A's a gastar (consegues ter uma maior autonomia) e qd precisas que ela ande ainda com o cruise control activado, se rodares punho ela acelera, e depois quando largares volta ao que tinhas definido.... Só desactiva com qualquer toque no travão ou regenerativa.
Sim em termos de autonomia é melhor fixar em A's mas rodando o punho com o Cruise Control ativo a minha menina não acelera :cry: :cry:
No diário de bordo Vectrix Valence 8,6kW, cuttysark76 partilha firmware em que bloqueia a velocidade e o consumo varia mediante o percurso.

Receio um pouco mexer no cérebro da minha menina, pelo que já ficava contente se conseguisse fixar os Amperes e se rodasse punho para corrigir uma ou outra subida já ficava satisfeito!

Sobre este tema do Cruise Control e com a minha experiência, fixar Amperes é o que faz mais sentido, principalmente para aquelas máquinas que têm um autonomia dita curta.
Em viagens longas pensava "Se eu pudesse fixar nos 25 Amperes...Fazia uma viagem contida e confortável ao punho..."
Agora com um depósito maior penso "Se eu pudesse fixar a velocidade nos 50/60 km/h fazia uma viagem confortável.."
Raios do Ser Humano.. Nunca está satisfeito com o muito que já tem :)

Qual a vossa opinião sobre o tema?
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km :arrow: Govecs 6.000 km :arrow: Predator 1.000 km :arrow: Leaf 19.765 km :arrow: A minha menina 12.000 km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nivaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: domingo mar 26, 2017 12:34 am
Localização: Aveiro

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Nivaldo »

Bom entretanto passamos a marca dos 4.000 km sempre a rolar.
Parando logo a seguir a uma rotunda, partilho registo do momento :
Anexos
IMG_20180404_224223_HHT.jpg
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km :arrow: Govecs 6.000 km :arrow: Predator 1.000 km :arrow: Leaf 19.765 km :arrow: A minha menina 12.000 km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por serges »

Muito bem...

Muitos e bons kms... continua a rolar... elas gostam
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Mumia »

Nivaldo Escreveu: quinta abr 05, 2018 11:03 am
Sim em termos de autonomia é melhor fixar em A's mas rodando o punho com o Cruise Control ativo a minha menina não acelera :cry: :cry:
Isso é uma actualização do SW e ela já o faz :P eheheheh

Quanto á opinião (talvez por ter sempre esse metodo) prefiro fixar em A's e qd preciso rolo o punho... pq assim com A's fixos a autonomia é muito melhor gerida...

Senão por exemplo para ires a 80km/h numa estrada plana, vais a gastar uns 40A's dependendo, para manteres esses 80Km/h numa boaaaaaaa subida, puxa na boa uns 80/90A ou mais.... e ela vai puxar o que tiver de puxar para manter os 80km/h ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nivaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: domingo mar 26, 2017 12:34 am
Localização: Aveiro

Re: Vectrix - A minha menina!

Mensagem por Nivaldo »

Tive a sorte e privilégio de poder experimentar e fazer alguns km's com várias marcas de 2 rodas a pilhas como costumo comentar :D :D
As comparações são inevitáveis e de facto a minha menina é um avião.

Tem uma condução fantástica mesmo sendo compridona.
Para o pendura tem montes de espaço e a posição ligeiramente mais alta ajuda a ter uma viagem confortável.
A minha filha de 7 anos já conseguiu arranjar a sua posição de conforto junto à Top Case, alternado entre esta posição ou entre ir à minha frente ou ir atrás abraçadinha ao meu tronco ou a disfrutar a paisagem e a viagem até a escola encostadinha à Top Case.

O arranque e o poder de velocidade de ponta é fantástico mesmo estando limitada a 100A. Para mim 100A chega e sobra :lol: :lol:

Por falar em 100A e cruise control. Na semana passada tive de ir pela autoestrada de forma a poder chegar o mais rápido possível a casa. Estava mesmo atrasadíssimo.
Cruise Control nos 100A (não dá mais né) e bota pá estrada. Não é que numa descidinha vejo a cortar Amperes. É! Já ia a 120 km/h e a minha menina regulou a Amperagem para circular a essa velocidade. Afinal também regula segundo a velocidade ehehe
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km :arrow: Govecs 6.000 km :arrow: Predator 1.000 km :arrow: Leaf 19.765 km :arrow: A minha menina 12.000 km

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”