Vectrix Valence 8,6KW
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Vectrix Valence 8,6KW
Olá a todos!
Regressei à Vectrix!
Depois de várias tentativas falhadas, de comprar um carro, decidi voltar a pensar em comprar uma Mota eléctrica.
Acabei por dar de caras com um anúncio antigo desta Vectrix.
Comprei-a na 3.ª f, dia 13 de Março e para o efeito, fui de Lisboa até Castelo Branco numa agradável viagem de comboio.
Depois de tratar de todas as papeladas e de um almoço muito agradável com o vendedor, num restaurante muito bom em Castelo Branco, fiz-me à estrada.
A Mota vem com uma série de equipamentos que tornavam a viagem exequível:
Autonomia em barda, 8,6KW
Novo BMS Vectrix
Carregador de 3,3KW
Cobre-Pernas (Este está por colocar)
Cabos e adaptadores de todos os formatos
E um aspecto muito cuidado.
Ainda sem conhecer bem a Mota, arranquei para a A23. Segundo o Electromaps, existiam 3 hipóteses de carregamento até Torre Novas (120 kms de Castelo Branco). A A23, durante a tarde, não tem praticamente trânsito, por isso coloquei o Cruise Control (Versão de bloqueio de Amperes) aproximadamente nos 80kmh.
Ao fim de 40 kms parei numa estação de serviço, procurei umas tomadas, mas nada.
Voltei à estrada, à mesma velocidade e parei na Estação de Serviço de Abrantes. Estive a ver o PCR, procurei umas tomadas, mas nada também.
Olhei para o guessometer, e até Torres Novas, tinha uma margem de 15kms. Como me disseram que estes novos firmware/BMS são muito certinhos, arrisquei.
Baixei o ritmo para os 60/70Kmh, acelerando um pouco sempre que havia tráfego.
Cheguei a Torres Novas com uma última barra e 15Kms no guessometer!
Dirigi-me ao Torres Shopping, onde tem um posto Magnum Cap, no parque gratuito, com 2 tomadas Menekes de 21KW, coloquei a potência do carregador no máximo, 3500W e fui encher chouriços para o centro comercial!
Após 2 horas, fui espreitar a Mota, que já tinha umas 14 barras e tinha um renault Zoe à espera que eu saísse, pois afinal, uma das tomadas estava avariada.
Estive na conversa, pedi um pouco de paciência, pois ainda tinha 120kms para fazer até Lisboa. Espreitei o Electromaps e mais umas outras apps de carregamento e verifiquei que em Aveiras haveria uma tomada de 3,6KW para além do PCR. Como a A1 tem muito mais tráfego, decidi ir francamente mais depressa e voltar a colocar em carga em Aveiras!
Assim, ainda com 2 barras por encher, decidi fazer-me novamente à estrada.
Desta feita, a 100kmh.
Sem grandes problemas, cheguei à estação de serviço de Aveiras, mas o Guessometer dizia-me que aquela velocidade, ficava a 10kms de Lisboa e carregar era obrigatório!
Andei às voltas à procura da tomada e nada!
Uma ou outra nos WC, mas não tinha os 10 metros de extensão necessários. Vi algumas tomadas industriais trifasicas, mas nenhuma das azulinhas!
Já a ver a vida a andar para trás, perguntei ao pessoal da bomba se a tal tomada existia, mas simpaticamente, disseram-me que devia ser algum engano, que não existia...
No entanto, disponibilizaram-se para falar com a gerente, que autorizou que carregasse nas tomadas trifasicas, mas eu não tinha nenhum adaptador...
Enquanto engendrava esquemas na minha cabeça, ao sair da loja, dei de caras com uma tomada azul, junto à porta automática! Pedi dramaticamente, para me deixarem carregar uns minutos, afim de ganhar os 15 kms que me faltavam a 90/100kmh.
Mais uma vez, muito simpaticamente, falaram com a gerente, que me permitiu ligar a Mota.
Coloquei-a à carga, mas reduzi a potência de carregamento para 2000W, não fosse mandar abaixo algum disjuntor...
Voltei de imediato à loja e comprei coisas que precisava e não precisava, de forma a demonstrar o meu agradecimento!
Uma hora depois, agradeci novamente e arranquei directo a Lisboa, mais uma vez a bom ritmo! Apenas durante uns minutos, porque pouco mais à frente, estava um camião TIR capotado e apenas uma faixa de rodagem disponível... Um cenário devastador.
Sem muito mais história e entre alguma chuva às portas da capital, cheguei a Lisboa são e salvo, com 2 ou 3 barras que não me permitiriam ir para o trabalho no dia seguinte!
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E um aspecto muito cuidado.
Ainda sem conhecer bem a Mota, arranquei para a A23. Segundo o Electromaps, existiam 3 hipóteses de carregamento até Torre Novas (120 kms de Castelo Branco). A A23, durante a tarde, não tem praticamente trânsito, por isso coloquei o Cruise Control (Versão de bloqueio de Amperes) aproximadamente nos 80kmh.
Ao fim de 40 kms parei numa estação de serviço, procurei umas tomadas, mas nada.
Voltei à estrada, à mesma velocidade e parei na Estação de Serviço de Abrantes. Estive a ver o PCR, procurei umas tomadas, mas nada também.
Olhei para o guessometer, e até Torres Novas, tinha uma margem de 15kms. Como me disseram que estes novos firmware/BMS são muito certinhos, arrisquei.
Baixei o ritmo para os 60/70Kmh, acelerando um pouco sempre que havia tráfego.
Cheguei a Torres Novas com uma última barra e 15Kms no guessometer!
Dirigi-me ao Torres Shopping, onde tem um posto Magnum Cap, no parque gratuito, com 2 tomadas Menekes de 21KW, coloquei a potência do carregador no máximo, 3500W e fui encher chouriços para o centro comercial!
Após 2 horas, fui espreitar a Mota, que já tinha umas 14 barras e tinha um renault Zoe à espera que eu saísse, pois afinal, uma das tomadas estava avariada.
Estive na conversa, pedi um pouco de paciência, pois ainda tinha 120kms para fazer até Lisboa. Espreitei o Electromaps e mais umas outras apps de carregamento e verifiquei que em Aveiras haveria uma tomada de 3,6KW para além do PCR. Como a A1 tem muito mais tráfego, decidi ir francamente mais depressa e voltar a colocar em carga em Aveiras!
Assim, ainda com 2 barras por encher, decidi fazer-me novamente à estrada.
Desta feita, a 100kmh.
Sem grandes problemas, cheguei à estação de serviço de Aveiras, mas o Guessometer dizia-me que aquela velocidade, ficava a 10kms de Lisboa e carregar era obrigatório!
Andei às voltas à procura da tomada e nada!
Uma ou outra nos WC, mas não tinha os 10 metros de extensão necessários. Vi algumas tomadas industriais trifasicas, mas nenhuma das azulinhas!
Já a ver a vida a andar para trás, perguntei ao pessoal da bomba se a tal tomada existia, mas simpaticamente, disseram-me que devia ser algum engano, que não existia...
No entanto, disponibilizaram-se para falar com a gerente, que autorizou que carregasse nas tomadas trifasicas, mas eu não tinha nenhum adaptador...
Enquanto engendrava esquemas na minha cabeça, ao sair da loja, dei de caras com uma tomada azul, junto à porta automática! Pedi dramaticamente, para me deixarem carregar uns minutos, afim de ganhar os 15 kms que me faltavam a 90/100kmh.
Mais uma vez, muito simpaticamente, falaram com a gerente, que me permitiu ligar a Mota.
Coloquei-a à carga, mas reduzi a potência de carregamento para 2000W, não fosse mandar abaixo algum disjuntor...
Voltei de imediato à loja e comprei coisas que precisava e não precisava, de forma a demonstrar o meu agradecimento!
Uma hora depois, agradeci novamente e arranquei directo a Lisboa, mais uma vez a bom ritmo! Apenas durante uns minutos, porque pouco mais à frente, estava um camião TIR capotado e apenas uma faixa de rodagem disponível... Um cenário devastador.
Sem muito mais história e entre alguma chuva às portas da capital, cheguei a Lisboa são e salvo, com 2 ou 3 barras que não me permitiriam ir para o trabalho no dia seguinte!
Última edição por cuttysark76 em sexta mar 16, 2018 12:00 am, editado 1 vez no total.
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Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Hoje foi a estreia da Mota num dos percursos que fará a habitualmente, Lisboa Cascais.
Infelizmente e ao contrário do habitual, tive que ir para Cascais em hora de ponta, às 8:30. Decidi ir pela a A5, pois estava a chover e havia muito tráfego.
Com algum pára-arranca, deixei o trânsito para trás em Carcavelos e acelerei a caminho de Cascais. No último km da autoestrada, comecei a sentir um som grave, continuo e forte da mota, como tivesse um escape!
Ia acerca de 100kmh, na faixa da direita e decidi abrandar um pouco e encostar-me mais para a berma, mas senti muita resistência da Mota, que teimosamente, queria seguir em frente. Nessa fração de segundo, até pensei que fosse alguma rajada de vento, mas instintivamente, abrandei devagar e coloquei a Mota na faixa de emergência. Ainda a andar, a uns 40 ou 50kmh, confirmei que a Mota oferecia muita resistência à mudança de direção, abri a viseira e finalmente consegui ouvir o barulho de um pneu vazio.
Parei e lá estava o pneu traseiro colado ao chão!
Como estava junto à minha saída, com o seguro do Vendedor e com muita urgência em chegar a Cascais, decidi colocar os 4 piscas, e descer até à Vila de Cascais, o mais devagar possível.
Após resolver os meus assuntos de trabalho, pude finalmente ver o pneu. Coloquei a Mota no descanso central (que não consegui sozinho) e andei à procura do furo sem sucesso.
Internet, procurei oficinas em Cascais, contactei muitas, mas ninguém queria mexer em motas, até que o Google lá me sugeriu a JPMotos, no Estoril. Entrei contacto com eles, disseram-me que resolviam no momento e fiz-me à estrada. 5kms pela marginal, à chuva, em passo de caracol.
Chegado à oficina, fui de imediato, muito bem atendido e ficaram todos surpreendidos com a Mota. Entre a satisfação da curiosidade, olharam para a Mota, pensaram na abordagem para tirar o pneu e em 5 minutos, tiraram a roda!
Após avaliarem, verificaram que tinha sido a válvula que tinha ido à vida, repararam o pneu, inspecionaram eventuais problemas, colocaram a roda, ajustes finais e entregar-me a Mota.
Paguei 10€ e deixo-vos a indicação que em a JPMotos já sabe trocar os pneus da Vectrix!
Fiquei a saber que tenho as pastilhas algo gastas e deram-me um orçamento de cerca de 60€ para um pneu traseiro Dunlop ou Pirelli Diablo, que deverei mudar num futuro próximo!
Oficina com pessoal muito profissional, afável e disponível! Recomendo vivamente!
Infelizmente e ao contrário do habitual, tive que ir para Cascais em hora de ponta, às 8:30. Decidi ir pela a A5, pois estava a chover e havia muito tráfego.
Com algum pára-arranca, deixei o trânsito para trás em Carcavelos e acelerei a caminho de Cascais. No último km da autoestrada, comecei a sentir um som grave, continuo e forte da mota, como tivesse um escape!
Ia acerca de 100kmh, na faixa da direita e decidi abrandar um pouco e encostar-me mais para a berma, mas senti muita resistência da Mota, que teimosamente, queria seguir em frente. Nessa fração de segundo, até pensei que fosse alguma rajada de vento, mas instintivamente, abrandei devagar e coloquei a Mota na faixa de emergência. Ainda a andar, a uns 40 ou 50kmh, confirmei que a Mota oferecia muita resistência à mudança de direção, abri a viseira e finalmente consegui ouvir o barulho de um pneu vazio.
Parei e lá estava o pneu traseiro colado ao chão!
Como estava junto à minha saída, com o seguro do Vendedor e com muita urgência em chegar a Cascais, decidi colocar os 4 piscas, e descer até à Vila de Cascais, o mais devagar possível.
Após resolver os meus assuntos de trabalho, pude finalmente ver o pneu. Coloquei a Mota no descanso central (que não consegui sozinho) e andei à procura do furo sem sucesso.
Internet, procurei oficinas em Cascais, contactei muitas, mas ninguém queria mexer em motas, até que o Google lá me sugeriu a JPMotos, no Estoril. Entrei contacto com eles, disseram-me que resolviam no momento e fiz-me à estrada. 5kms pela marginal, à chuva, em passo de caracol.
Chegado à oficina, fui de imediato, muito bem atendido e ficaram todos surpreendidos com a Mota. Entre a satisfação da curiosidade, olharam para a Mota, pensaram na abordagem para tirar o pneu e em 5 minutos, tiraram a roda!
Após avaliarem, verificaram que tinha sido a válvula que tinha ido à vida, repararam o pneu, inspecionaram eventuais problemas, colocaram a roda, ajustes finais e entregar-me a Mota.
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Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Muito bem,
Grande aventura, parabéns homem pois creio que fizeste tu muito bem...
Grande mota agora é rola e rolar...
Força nisso!
Grande aventura, parabéns homem pois creio que fizeste tu muito bem...
Grande mota agora é rola e rolar...
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
aaahhhhhhh agora percebi as msgs
Eu bem que achei estranho, por já não teres uma Vx mas.... afinal uma nova montada
Parabéns pelo regresso a esta mágnifica máquina que é a Vectrix e do que sei, uma boa compra sem dúvida
Uma boa 1ª viagem sem dúvida, bom relato eheheheh e é assim mesmo com educação e tal um gajo lá se vai safando com a carga
Agora, muitos e bons Km's com a menina nova e sem problemas e claro.... mais uma branquinha por estas bandas, a ver se nos cruzamos algures por aqui
Eu bem que achei estranho, por já não teres uma Vx mas.... afinal uma nova montada
Parabéns pelo regresso a esta mágnifica máquina que é a Vectrix e do que sei, uma boa compra sem dúvida
Uma boa 1ª viagem sem dúvida, bom relato eheheheh e é assim mesmo com educação e tal um gajo lá se vai safando com a carga
Agora, muitos e bons Km's com a menina nova e sem problemas e claro.... mais uma branquinha por estas bandas, a ver se nos cruzamos algures por aqui
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Parabéns. Bela opção.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Parabéns!
Muita sorte com a nova menina!
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Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Olá!
Nestes últimos tempos temos 3 DB de Vectrix.
Que tenhamos muita sorte
Branquinha!! Para mim a melhor cor.
Falaste em Cruise control a fixar amperes. Qual a combinação para fixar cruise control em velocidade?
Nestes últimos tempos temos 3 DB de Vectrix.
Que tenhamos muita sorte
Branquinha!! Para mim a melhor cor.
Falaste em Cruise control a fixar amperes. Qual a combinação para fixar cruise control em velocidade?
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km Govecs 6.000 km Predator 1.000 km Leaf 19.765 km A minha menina 12.000 km
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Relatos impressionantes e mais uma opção elétrica que venha para rolar por muito anos!
Parabéns
Parabéns
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Em principio será a clicares no "gatilho" dos máximos até ouvires 2 apitos.... (ou 3 tb ha alguns Sw assim) ou seja, colocas a puxar os A's que queres, "puxar" o gatilho dos máximos... ouves dois apitos largas e desfruta
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
A combinação é a mesma, o tipo de cruise control depende do firmware do IMC. Há várias alternativas, quase todas elas criadas pelo mesmo programador.Nivaldo Escreveu:Falaste em Cruise control a fixar amperes. Qual a combinação para fixar cruise control em velocidade?
Eu tenho a versão que vem da Vectrix Parts, que apenas bloqueia os amperes.
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Vectrix Valence 8,6KW
lolMumia Escreveu: aaahhhhhhh agora percebi as msgs
Estava a desesperar!
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Tem sido uma experiência totalmente diferente de condução!
Agora percebo o que significa andar depressa na Vectrix! Apenas hoje e ontem tive piso seco, mas deu para tirar partido da potência da Mota!
Sem espartilhos de “C’s” e problemas de autonomia, é brutal rodar o punho e sair disparado em arranques e reprises.
Agora percebo o que significa andar depressa na Vectrix! Apenas hoje e ontem tive piso seco, mas deu para tirar partido da potência da Mota!
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
eheheheh fizeste bem mandar as msgs
aahhhh pois estas meninas são qualquer coisa...
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Alguém sabe onde é que posso encontrar os últimos firmwares do IMC? Do Framuga, por exemplo?
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Parabéns, bela máquina! Agora já não é necessário estar a controlar muito o acelerador!
Qual o objectivo do firmware?
Qual o objectivo do firmware?
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Grande Jorge, Obrigado!Jorge Rocha Escreveu:Parabéns, bela máquina! Agora já não é necessário estar a controlar muito o acelerador!
Qual o objectivo do firmware?
Da forma como eu ando já nem me preocupo com o acelerador. Andei em modo debug uns dias e o consumo máximo que tenho são 120A a subir a A5 (Monsanto).
Tendo a Mota um pack de 69Ah definido no firmware (deve ter um pouco mais), nem 2C faço. Acho que deve ser um pack 40s50p que dá 128v nominais e 70Ah.
Claramente o firmware da Mota é mais gentil do que o da minha Nimh anterior, que extraía picos de 230Ah.
Acelerando a fundo, quando parado, a diferença é notória, só começa a puxar amperes a sério a partir dos 60Kmh.
Gostava de colocar o firmware do ICM do Framuga, o que tem Real CC. O actual bloqueia os Amperes apenas e no meu percurso, tenho pequenas subidas e descidas que fazem com que, no limite, a Mota ande entre os 30 e os 90kmh, se bloquear a 25/30Ah.
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Vectrix Valence 8,6KW
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Com firmware Framuga, entre outros...
https://app.box.com/s/s2dxob23kf4v9rfqk5hr4k2sl6301483
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Última edição por cuttysark76 em terça mar 27, 2018 10:26 pm, editado 1 vez no total.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Grande partilha, obrigado...cuttysark76 Escreveu: ↑terça mar 27, 2018 10:26 pm Link para ficheiros Vectrix:
Com firmware Farmuga, entre outros...
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Que se mantenha por muito tempo essa partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Realmente o cruise control à potencia seria apenas bom se quiséssemos manter uma descarga constante. Mas em estrada o que se pretende é uma velocidade constante.
Boa partilha!
Já instalaste na tua?
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Re: Vectrix Valence 8,6KW
Excelente partilha! Era isso que andava à procura!!
O meu também é o da Vectrix Parts, bloqueia A's e pelas mesmas razões que comentas não é muito prático para o meu percurso.
A minha menina não me faz isso
Não faço ideia nenhuma de como irá correr, mas se não gostar deste firmware é possível retroceder o processo e voltar a ter o da Vectrix Parts?
O meu também é o da Vectrix Parts, bloqueia A's e pelas mesmas razões que comentas não é muito prático para o meu percurso.
Nesta tua versão se rodares o punho do acelerador com Cruise Control ativo ela acelera e depois se largares acelerador ele regressa aos A's fixados?cuttysark76 Escreveu: ↑quarta mar 21, 2018 9:32 pm Eu tenho a versão que vem da Vectrix Parts, que apenas bloqueia os amp
A minha menina não me faz isso
Não faço ideia nenhuma de como irá correr, mas se não gostar deste firmware é possível retroceder o processo e voltar a ter o da Vectrix Parts?
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km Govecs 6.000 km Predator 1.000 km Leaf 19.765 km A minha menina 12.000 km
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