Vamos lá actualizar isto então...
Tenho usado a bicicleta, e tem dado muito jeito. Falta-lhe um cesto para a dianteira, e eventualmente uns alforges para o suporte traseiro.
Entretanto comecei a notar uma limitação cada vez mais notória do pack de baterias. É um pack feito com células usadas por isso era coisa com que já contava, mas reparava que o BMS desligava o pack com cada vez mais frequência...
Toca a abrir a bateria, e verifiquei que as células estavam muito desequilibradas:
- B1: 3.40 V
- B2: 4.16 V
- B3: 4.24 V
- B4: 3.80 V
- B5: 4.18 V
- B6: 4.02 V
- B7: 4.12 V
Com estas tensões a bicicleta já não podia ser usada, depois de uns segundos a puxar pela bateria o BMS desligava a mesma por baixa tensão.
O que esta bicicleta precisava era de uma bateria com células novas, mas como "tenho mais que fazer", tratei de instalar um "active balancer". Esta placa transfere energia de umas células para as outras, de modo a que o pack se mantenha equilibrado.
Aqui está ele a trabalhar:
A montagem é feita de forma independente do BMS. O active balancer está permanentemente em funcionamento, quer o pack esteja a descarregar, a carregar, ou mesmo com a bicicleta desligada.
No dia seguinte, as voltagens eram as seguintes:
- B1: 3.88 V
- B2: 3.90 V
- B3: 3.87 V
- B4: 3.89 V
- B5: 3.92 V
- B6: 3.92 V
- B7: 3.91 V
Com o pack neste estado a bicicleta voltou a poder ser utilizada, e o BMS deixou de desligar a bateria por baixa voltagem numa célula... E isto sem precisar de carregar, apenas com uma melhor distribuição da carga das várias células (na verdade o pack até perdeu 0.1V depois de equilibrado).
Por enquanto vai ficar assim, vamos ver quanto tempo se aguenta e o que farei a seguir
