O meu VE - ebike FLY-600

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Emanuel Couto
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Emanuel Couto »

Njay Escreveu:E que tipo de resistência variável seria essa?
Um ideia assim de repente! seria um conjunto de duas resistências dump load em cascata, onde a primeira seria para absorver a energia de pequenas travagens, a segunda teria a capacidade de dissipar a corrente máxima da regenerativa.

Claro que este circuito requer algum planeamento.
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RJSC
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por RJSC »

O Leaf vem equipado com ESP e ABS por isso ao mudar para travagem mecânica não perde a aderência.
A minha casa fica numa colina e se sair de casa com a bateria carregada a 100% saio logo a travar com pastilhas como qualquer outro carro. Por isso normalmente uso um modo de carga a 80% que o carro trás com o objectivo de prolongar a vida útil da bateria, para poder aproveitar a descida com a travagem regenerativa.


Njay
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Njay »

Emanuel Couto Escreveu:
Njay Escreveu:E que tipo de resistência variável seria essa?
Um ideia assim de repente! seria um conjunto de duas resistências dump load em cascata, onde a primeira seria para absorver a energia de pequenas travagens, a segunda teria a capacidade de dissipar a corrente máxima da regenerativa.

Claro que este circuito requer algum planeamento.
"dump load em cascata", explica lá o que é isso que eu não entendi :? E como é que se controla sso tudo?
2 resistências? Não era para ser uma e variável? Se forem fixas não se perde a travagem progressiva?
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Emanuel Couto
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Emanuel Couto »

Njay Escreveu:.
"dump load em cascata", explica lá o que é isso que eu não entendi :? E como é que se controla sso tudo?
2 resistências? Não era para ser uma e variável? Se forem fixas não se perde a travagem progressiva?
Não queres que agora leve umas horas a pensar como se poderia fazer este circuito...... ((sabes bem que isto não é bem assim))
Poderia ser uma resistência dum load, como poderia ser outra qualquer (variável ou fixa), era uma coisa a ser devidamente planeada pelo projetista.

A ideia era mesmo, quando as baterias estivessem carregadas, desviar a corrente suplementar, ((e continuar a beneficiar da regenerativa)) só pela sua óptima travagem.
Aposto que durante a concepção do veículo, tiveram fazer circuitos bem mais complexos, do que um quando as baterias tivessem uma determinada tensão limite, fazer bypass para a resistência, ou resistências. Ou uma outra ideia qualquer...

De resto é um magnífico veículo... mas claro, ha sempre algo a melhorar.
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Njay
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Njay »

A fazer o circuito? Não, estamos só a falar de conceitos. "resistência de um load", o que é?
Desviar a energia para outro lado é o óbvio e nenhuma novidade... para ir à Lua só precisamos de um canhão suficientemente potente... mas o diabo esconde-se nos detalhes ;)
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g_card
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por g_card »

amigo Emanuel Couto, Parabéns és o maior!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

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Emanuel Couto
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Emanuel Couto »

Njay Escreveu: "resistência de um load", o que é?
Vamos lá ser sinceros Njay! Estás "careca" de saber o que são resistências (dump load).
És esperto...! Até fizeste o nome mal de propósito :D

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jmal
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por jmal »

Emanuel, não creio que seja necessárias resistências dump load, nem sei se existem em tamanho suficiente para este tipo de aplicação, mais peso, mais electrónica apenas para usar em 0.1 % da utilização total do carro. Eu vivo a cerca de 180 metros acima do nível médio da agua do mar, quando saiu de casa tenho cerca de 500 metros de estrada plana, e logo a seguir cerca de 2 kms onde se desce cerca de 100 metros, o que gastei nos 500 metros é suficiente para que nos 2 kms seguintes a bateria se mantenha a uma tensão que permita usar a regenerativa, a vectrix se tiver mais de 152 volts (no caso da minha, as nimh é de 145 volts) travam muito pouco. Existem casos bem piores que o meu, caso que quem viva no topo de uma Serra, pode ter de usar alguns truques, como por exemplo; não deixar carregar totalmente.

Esse problema só se coloca a quem vive num local alto e assim que acaba de carregar vai por ali abaixo, de outra maneira não vejo como pode ocorrer, além disso os travões mecânicos devem ser mais que suficientes para garantir a segurança de todos mesmo sem regenerativa, não acho que a regenerativa seja mais segura, é sim mais confortável, cómoda e faz-nos poupar em pastilhas e discos, e não se pode abusar dela, porque um dos grandes factores de aquecimento dos controladores e motores é a regenerativa.
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Emanuel Couto
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Emanuel Couto »

Jmal eu nunca andei num veículo eléctrico (só estou a falar teoricamente) mas a ideia que tenho de travagem regenerativa é do género de uma travagem com a caixa/motor comparativamente à travagem só com pastilhas, sendo o ideal a conjugação das duas.

Mas se a travagem regenerativa não faz uma amarração do veículo da forma que penso, não fará muita diferença para a convencional em termos de segurança.

Afinal o propósito da regenerativa é aproveitar a energia cinética do veículo para carregar a bateria, mas não sei se o conversor/controlador e bateria gostará muito das grandes correntes que dali advenham, mas isto é outra história.
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Njay
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Njay »

Emanuel Couto Escreveu:
Njay Escreveu: "resistência de um load", o que é?
Vamos lá ser sinceros Njay! Estás "careca" de saber o que são resistências (dump load).
És esperto...! Até fizeste o nome mal de propósito :D
De facto não copiei bem o nome, peço desculpa, em vez de "resistência de um load" o que escreveste foi "resistência dum load". Mas repara:

"(...) resistências dump load" - parece que "dump load" é um tipo de resistência;
"(...) ser uma resistência dum load, como poderia ser outra qualquer (variável ou fixa)" - mais uma vez parece que há um tipo de resistência (que não conheço, mas como é óbvio não conheço tudo), o tipo "dum load" (ok, deve ser "dump load" que querias dizer, já percebi, mas continuo a não saber que tipo de resistência é essa), assim como as há do tipo variável ou fixo;
"(...) o que são resistências (dump load)" - aqui continuo a interpretar como dump load também ser um tipo de resistência ou que "resistências" são "dump load".

Continuo sem saber exactamente o que queres transmitir. Sei o que é um "load dump" e vejo a sua relação com o assunto em cima da mesa, mas não sei se é isso que queres dizer ou se "dump load" é algo diferente, há muita coisa neste mundo; há ou não o tipo "dump load" de resistência e o que é que a destingue das outras?
Não queres que agora leve umas horas a pensar como se poderia fazer este circuito...
Deve ser um exercício extremamente interessante e elucidativo :mrgreen: !
Esse fórum já não existe há uns bons tempos. Muita coisa boa se perdeu.

Para mim a questão da regenerativa é apenas a de que as pessoas têm que estar conscientes de que há situações em que podem não ter essa travagem disponível, em veiculos em que as travagens regenerativa e a mecânica não estão "fundidas" no mesmo actuador. A 1ª vez que mudei as pastilhas de travão do carro ia tendo um acidente no 1º entroncamento à saída da oficina; eu não sabia e os tipos da oficina não me disseram nada :shock: .
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Emanuel Couto
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Emanuel Couto »

Mas que confusão, Calma homem...!!

Na primeira vez de facto escrevi (dum load) e vês de (dump load) ((quem nunca se enganou a escrever...))
Há resistências destas que podem ser definidas com vários valores, com o respectivo controlador.

O link que dei, se não me engano tem lá um artigo sobre resistências (dump load)

Na foto mostro uma resistência deste tipo, que vai dos (15w) aos (20kw)
Anexos
Tubular_Wirwound_Dump_Load_Resistance.jpg
Tubular_Wirwound_Dump_Load_Resistance.jpg (42.95 KiB) Visto 7833 vezes
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Njay »

Ah, é só uma resistência de alta dissipação, ou melhor dizendo, várias.
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Emanuel Couto
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Emanuel Couto »

Exactamente ;)
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Aconteceu o pior pesadelo de todos os utilizadores de ebikes dobráveis kitadas. A bike partiu-se no sistema de fecho em andamento!!


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Diriam os ilustres foristas que se trata de abuso de velocidade num quadro desta categoria, ou, apontado imediatamente pela minha mulher com umas gargalhadas bem altas, que pudesse ser o peso excessivo do condutor que resultasse num acontecimento trágico destes. Mas nao vamos tirar conclusões precipitadas e absurdas!

Vamos la ver se da para reparar o quadro, nao me parce que volte a andar de ebike este ano.

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Emanuel Couto
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Emanuel Couto »

São coisas que acontecem, agora é reparar para continuar a andar ;)
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Uma vantagem de uma ebike: desmonta-se tudo em ~30 minutos...

Uma fotos da ebike na morgue:

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A fenda está ruim, a peça do meacnismos de dobragem que está soldada ao quadro também está dobrada e rasgada, é preciso desempená-la, soldar e reforçar tudo novamente.


Fidel
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

E ja falaste com alguem que faça esse trabalho? ele disse se valia a pena arriscar?

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Mumia
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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Mumia »

vá desanimar é que não!!!!!! :evil:

Isso cheira-me a trabalho beeeeeemmmmm fácil para um bom soldador!! ;) e algo me diz que ainda fica melhor que de origem :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Hoje fui deixar o quadro para reparar. O sr que me atendeu foi muito claro - "vá falar com aquele senhor ali que é o Santo... milagres só se for com ele" :-)

Vamos ver o que sai daqui...

Como plano de contingencia ando a procura de quadros de bicicletas dobraveis de roda 20 com suspensao total, mas nao tá facil.


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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Ano novo, bicicleta... arranjada!


Levou um reforço em baixo para dividir o esforço a que a peça que cedeu está sujeita:

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Já com o quadro reparado e soldado tive ainda que ir a um torneiro mecanico que aumentou o veio que está dentro da peça.


A bicicleta está com muito mau aspeto, mas agora não há tempo para a embelezar. É tempo de voltar a por o CI na garagem que é lá que ele está bem e voltar a andar 100% elétrico.

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Nitidamente que este quadro já devia estar reformado, não foi feito para fazer os 6000Km que já tem ao triplo da velocidade tipica de uma bicicleta dobrável. Azar o meu que não encontro nenhum quadro de jeito por um preço razoável.


a Fly-600 ghetto style:

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