Ando cada vez menos tolerante a automobilistas em geral, neste semestre a andar devagar (leia-se a velocidades legais),já são poucos os espelhos retrovisores do lado do passageiro que não reconheço, dada a proximidade que ando deles nas minhas viagens. Felizmente ainda não trouxe nenhum para casa. E nehum automobilista levou ainda o meu braço. Tenho 2 mas não são redundantes um do outro. Perdoem o capricho até gostava de os manter.
Para exemplificar o problema, deixo uma ilustração dos caminhos possiveis que posso tomar:
Para um automobilista, o caminho que um ciclista deve tomar, no limite, é certamente o (1) ou mais afastado, Em alternativa uma bicicleta deve seguir numas barras no tejadilho do carro, de preferência topo de gama da THULE para não haver duvidas que se é muito sério quando se fala em andar de bike.
Do ponto de vista do ciclista ocasional o caminho a tomar, de forma inconsciente é o (2) e se a estrada estiver vaga arriscar o percurso (3) mas estar muito atento para que quando apareça um CARRO ao longe meter o rabinho estre as pernas, pedir desculpa, e voltar para o buraco. Em situções sem berma.... meter a bike no tejadilho... ou então encher-se de coragem e arriscar vida no percurso (3), fazer um video e partilhar nas redes sociais para mostrar que é um grande maluco... e meter 1 semana de baixa.
Para os ciclistas frequentes, como eu, para além de arriscar a vida no percurso (3) decubro que é o pior sitio onde se pode estar. É local ideal para o automobilista julgar que se se encolher um bocado (ele, não o carro), passa bem. Também se não passar o pior que pode acontecer é um risco na pintura ou uma perna de um ciclista.... Há também uma tendência por parte do automobilista de "empurrar" o ciclista para fora da estrada, dando a entender que a estrada é para os CARROS. Para além disso é o local ideal para apanhar portas a abrir de carros estacionados. E sem aviso, já que quando saimos do carro temos a tendência de abrir a porta devagarinho, ver se não vem nenhum carro ( sem tomar naturalmente atenção às bikes) e depois dar um esticão na porta para abrir toda! Aqui acho que o brinde não é só levar a perna do ciclista, mas mais qualquer coisa. Nem tudo é mau, temos que dar os parabéns à BMW que fez o seu i3 elétrico com as portas traseiras a abrir ao contrário. Assim, em caso de embate com uma bicicleta o ciclista fica intacto, apesar de o passageiro que abre a porta ficar cortado ao meio. Pormenores....
Entretanto o código da estrada foi atualizado com algumas medidas para incentivar o uso da bicicleta, das quais enumero as mais importantes para este problema em concreto: (fonte:
http://dicascodigoestrada.blogspot.pt/p ... letas.html)
-Obriga o condutor a assegurar uma distância mínima lateral de 1,5 m relativamente ao ciclista e a abrandar a velocidade durante a sua ultrapassagem
----- tá muito bem! Como se fosse alguma vez possivel MEDIR a distância do ciclista ao condutor em andamento! "Ó sr. agente, vá ali multar aquele automobilista que passou a 1,4 metros de mim!". Não ia funcionar. E comprovo que não funciona. Em caso de embate fica o automobilista sem razão... e o ciclista num caixão!
-Fim da obrigatoriedade de circular o mais à direita possível. Pode reservar uma distância de segurança face à berma
----- talvez não seja estupido de todo, é o trajeto (4) da figura.
E tenho andado a experimentar fazer trajetos fora da berma e não é que funciona! É só vantagens:
- Os automobilistas percebem que vou na estrada!
- A maior parte apita e berra dentro do carro em manda-me para imensos sitios. Eu, cordialmente respondo à letra e tento sugerir sitios diferentes para não ser um diálogo aborrecido, é ótimo para descomprimir depois de um dia longo no escritório.
- Liberta imensa adrenalina que por sua vez dá mais power à bicicleta, e chega-se mais depressa a casa!
Portanto, tudo isto para fazer um apelo:
SR AUTOMOBILISTA,
Em qualquer lado que ande um ciclista, se nada for dito, está sempre mal. Não há lei melhor que que ter bom senso e respeito mútuo na estrada. Uma distração, um aperto, uma brincadeira só traz complicação para um lado - o ciclista. Por favor não tenha raiva deles, não usamos estacionamentos, e até reduzimos o transito nas horas de ponta. Sempre que é possivel vamos pelos parques e ciclovias e se houver respeito quem sabe se não começam a aparecer meninas jeitosas a andar de bicicleta regularmente. Só por isto vale a pena lutar, vamos tirar as meninas dos carros e mete-las nas bikes! Ajude a criar um mundo mais belo!