Bicicleta electrica em Lisboa

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Autor do tópico
RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Bicicleta electrica em Lisboa

Mensagem por RNM »

Bom, tenho 3 coisas a dizer: :)
1º- anda mais que 90% das biclas electricas em PT
2º- O teu controlador dava 60A, o meu so´ da´ 40A
3º- Se eu quisesse um "charuto" com o motor queimado, tb metia mais power na bike. Eheheheheh!
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Autor do tópico
RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Bicicleta electrica em Lisboa

Mensagem por RNM »

Luis, trocar os Mosfets so´ se justifica se quiseres meter mais potencia e/ou o controlador estiver a aquecer muito.
Com ˜50€ de Mosfets e condensadores, qts baterias de litio compras...? ;)
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Bicicleta electrica em Lisboa

Mensagem por jordison »

Boas.
Um mid drive que usa as mudancas de tras da muito mais rendimento do que um hub de potencia equivalente, um mid drive com 2000w anda +- o mesmo que um hub de 3500w, quase o dobro, depende DOS modelos.
Mas não é so vantagens para os mid drive, o meu que é igual so do Fidel tem mais de 5000km e posso dizer que: é preciso trocar mudancas com muita frequencia, as correntes, cassette e pratos duram bem menos, vibra um bocado e é mais ruidoso, o cubo e raios da roda de tras de origen podem não aguentar, é preciso ter a transmissao seeeeeeempre bem afinada,
OS raios podem desafinar com mais frequencia do que o normal.
Puxar a fundo por ele em dias de calor fazem no aquecer muitoooooo,
Se não se exagerar na potencia ate nem é muito exigente em manutencao.
Um hub quase não precisa de Nada, é so montar e andar, na descontra.


MPires
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jan 29, 2015 6:42 pm

Re: Bicicleta electrica em Lisboa

Mensagem por MPires »

Em boa verdade vocês não falam de bicicletas elétricas mas de foguetes electricos :). Bicicleta elétrica é a minha com o seu motor mid drive de 250w. Para se ouvir tem que se sair da cidade e aquecimento é coisa de que não se pode falar. O motor quieto ao sol, aquece o mesmo que em trabalho normal. É certo que ainda só fez 1500 kms mas não desafinou nada tão pouco sinto desgaste de material (deve haver mas deve ser o do trabalho normal). Estes dados são para relativizar as coisas quando se fala de bicicletas elétricas. Com material normal, a trabalhar dentro das especificações, dentro da lei ... as bicicletas elétricas não devem dar mais problemas que as normais. Em carga, com potências que as colocam num nivel de foguetes ... devem dar gozo ... e alguns problemas :)


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Bicicleta electrica em Lisboa

Mensagem por jordison »

Foguetes electricos? :lol:
Em alguns paises e estados americanos os limites legais andam pelos 750w a 1000w e velocidade de 45km/h, não é por isso que as bicicletas se desmancham todas ou atropelam pedestres em todas as passadeiras.

Se o rnm anda há tanto tempo com esta bike é porque deve ter enccontrado um bom compromisso entre fiabilidade, performance e seguranca.

Já agora RNM, podíamos um dia combinar uma cafezada.


Autor do tópico
RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Bicicleta electrica em Lisboa

Mensagem por RNM »

Temos de combinar um café sim sr, quero testar a tua e quero que dês uma voltinha na minha.
A minha vai com 3000km e nem me lembro de ter feito qq manutenção, à parte de pneus e travões...
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Bicicleta electrica em Lisboa

Mensagem por jordison »

Os "foguetes" não dão obrigatoriamente problemas, a manutenção serve para isso mesmo, para evitar problemas.
À umas semanas atrás partiu umas das correntes, eu já sabia que precisava de ser substituída, mas eu queria saber quantos quilómetros conseguia fazer antes de partir , ;)
Ás vezes estou eu a limpar e lubrificar as correntes e aparece logo alguém a perguntar se já ta avariada, qualquer corrente deve ser limpa e lubrificada para durar e permitir que e as mudanças funcionem a 100%.

Eu posso te deixar testar a minha, mas se trocares de mudanças a puxar muitos amperes e baixa rotação o mais certo é partires alguma coisa, ou se meteres duas mudanças de uma vez como eu já fiz.
Já a emprestei a colegas mas pedi-lhes para não meter mudanças porque como não tavam habituados podiam estragar alguma coisa


MPires
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jan 29, 2015 6:42 pm

Re: Bicicleta electrica em Lisboa

Mensagem por MPires »

É natural que ao mudar de mudança haja coice com as potências que vocês utilizam. O termo "foguetes" não era depreciativo, pelo contrário. Os comentários tinham em vista o leitor ocasional que pode ser levado a pensar que 2000 w nas bikes têm a ver com as soluções habituais que são comercializadas. No meu caso (250 w) a mudança de velocidade não apresenta qualquer problema, pouca diferença faz em relação ao tempo em que não tinha motor. Se se fizer uma transição suave, quer a baixar quer a subir de mudança, não temos sobressaltos.

Responder

Voltar para “e-bike”