Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

Olá pessoal, venho aqui pedir ajudar de voces para umas duvidas que tenho sobre motores electricos! estou a pensar em trocar o motor da minha quase scooter, devido a uma frustração que tive a poucos dias, acabei sendo enganado por falta de atenção, vim perceber que minha esperada nexon era uma Gix de 36volts, agora que nao posso voltar mais atras, gostaria da ajuda de voces para turbinar minha quase scooter, porque ela nao sobe nada de subida nada mesmo :( :( ... estou querendo trocar o motor dela por um 48volts, acho que vai dar mais força ou estava pensando em por um motor de trotinete mais potente via correia dentada. Oque acham?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por jmal »

Wesley Soares Escreveu:Olá pessoal, venho aqui pedir ajudar de voces para umas duvidas que tenho sobre motores electricos! estou a pensar em trocar o motor da minha quase scooter, devido a uma frustração que tive a poucos dias, acabei sendo enganado por falta de atenção, vim perceber que minha esperada nexon era uma Gix de 36volts, agora que nao posso voltar mais atras, gostaria da ajuda de voces para turbinar minha quase scooter, porque ela nao sobe nada de subida nada mesmo :( :( ... estou querendo trocar o motor dela por um 48volts, acho que vai dar mais força ou estava pensando em por um motor de trotinete mais potente via correia dentada. Oque acham?
Se comprou uma "Nexon" e venderam-lhe uma "Gix", claro que pode e deve voltar atrás, enganos desses não se perdoam.

Não necessita de alterar o motor para que ela tenha mais força, mesmo que mude o motor para 48v e não mudar também a bateria para 48v, não vai ter aumento de potência, ou fica na mesma, ou até diminui. Para que tenha um aumento de potência significativo necessita de mudar todo o sistema de proporção (motor, controlador e bateria), será que é isso que quer após comprar uma quase scooter nova ????
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Mumia »

estou como o Jmal diz, comprou nova numa loja?!? Escolheu uma e veio outra???

Se sim, reclamação e exigência de troca pelo que comprou....
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Jorge Rocha »

Jorge Rocha Escreveu:Porque não crias um DB para essa nova montada?

Assim poderias colocar umas fotos para que vejamos como ela é, e mais facilmente podermos ajudar.
Fotos do motor a dizer 36v, e fotos do pack de baterias a dizer 48V... há qualquer coisa que não está muito esclarecedora...
Wesley Soares Escreveu:irei criar um DB ! só estou a pesquisar antes porque consegui um motor de 48v e um controlador por 80 euros, nao sei ainda se compensa ter esses gastos se o motor aceitar essa voltagem poderia somente comprar o controlador. :D
Jorge Rocha Escreveu:Não necessitas de outro motor, pois não é pela tensão do motor que se verifica sua potencia.

Para a bicicleta ter pouca força basta que as baterias já não estejam muito boas, ou que o controlador seja de baixa potencia. Muito raramente o motor é problema.

Nesse caso, podes te dar por muita sorte por teres um motor de 36V, pois se quiseres que ele desenvolva mais potencia e velocidade, basta a colocação de um novo controlador de 48V com mais de 20A e de mais uma bateria em série com as 3 que já tem, para veres isso a andar mesmo muito.
Continuo a dizer que há qualquer coisa não muito esclarecedora... eu não conheço nenhuma "quase scooter" Gix... Fotos por favor! :)
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

Boa noite! então comprei ela no Olx, infelizmente foi a noite, ela está impecável em seu aspecto mas acabei acreditando que era uma nexon e nem fui verificar o motor!!! só no outro dia que peguei a mexer que fui ler o motor 250w 36v. respondendo o "jorge" tenho 4 baterias da panasonic de 12v 12ah consegui um controlador de 48v por 40 Euros de um amigo, só estou a pensar se queimo o motor ,por isso nao fiz nada com ela ainda.


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

Vou postando mais fotos dela! estou com sem saber oq fazer :S pois so consigo andar em linha reta! nao sei se troco o controlador e deixo esse motor como disse o amigo jorge, se der certo saio perdendo pouco.
Anexos
472250716_2x.jpg
472250716_2x.jpg (124.21 KiB) Visto 11834 vezes


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

controlador!
Anexos
20150207_214721.jpg
20150207_214721.jpg (161.17 KiB) Visto 11833 vezes

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Jorge Rocha »

Com um controlador de 48V 30A ficas aí com um avião. Se quiseres mais ainda, podes passar para 60V, que com correntes controladas, nunca queimas o motor.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

com essa tensão a mais no motor mesmo vindo do controlador que vai ser de 48 como nao queimar o motor ja que o controlador tem proteção? essa parte que me perco,pois o controlador ja vai mandar 48v para o motor de 36v. se ele aceitar numa boa sem queimar blz.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Jorge Rocha »

Volto a referir, se a corrente for controlada (e é de certeza pelo controlador, que está limitado a uma determinada corrente) o motor nunca queimará por ter tensão a mais.

Queimará sim se, por ter maior potencia e com menor eficiência, o deixar-mos aquecer demasiado, ultrapassando seus limites físicos.

Nada como ir apalpando o motor nas primeiras viagens que se faça se por exemplo for a puxar mais de 700W constantes.

Com potencias inferiores nem sequer irá notar diferenças de temperaturas.

Note-se que com 20A contínuos a 48V já dará uma potencia de 960W. Muito provavelmente não daria para subir a Serra da Estrela num dia de Verão, pois aqueceria muito.

Relembro que os motores eléctricos gastam muito até atingirem a velocidade máxima, mas depois a corrente baixa para metade, ou ainda menos, apenas para manter a mesma velocidade máxima.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por MVS »

Jorge Rocha Escreveu:... eu não conheço nenhuma "quase scooter" Gix... Fotos por favor! :)
Foi um dos primeiros modelos da Gingabike há cerca de 6 anos Jorge.
Imagem


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

Acho que vou comprar um controlador de 48v, para ver como fica o desempenho.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Emanuel Couto »

Wesley Soares Escreveu:Acho que vou comprar um controlador de 48v, para ver como fica o desempenho.
Não daria para experimentar antes de comprar!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

Pior que nao , tenho um amigo em entroncamento que vende scooter eletrica, ele iria me mandar um de lá, ou se eu levasse a scooter, coisa que ja nao posso.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Emanuel Couto »

Wesley Soares Escreveu:Pior que nao , tenho um amigo em entroncamento que vende scooter eletrica, ele iria me mandar um de lá, ou se eu levasse a scooter, coisa que ja nao posso.
Como é amigo, podia bem facilitar as coisas...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

Ele vai mandar via correio, nao tem jeito, nao da pra eu ir buscar! estou a pensar em por um motor desse será que dá jeito?
Anexos
m51CKCoM2y8JV7Wx1RZM6IA.jpg
m51CKCoM2y8JV7Wx1RZM6IA.jpg (10.96 KiB) Visto 11593 vezes


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

Wesley Soares Escreveu:Ele vai mandar via correio, nao tem jeito, nao da pra eu ir buscar! estou a pensar em por um motor desse será que dá jeito?
Anexos
my1016b4m6_24V_front.jpg
my1016b4m6_24V_front.jpg (151.5 KiB) Visto 11590 vezes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Emanuel Couto »

Como quer que a malta opine se não coloca as especificações do motor!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

Verdade peço desculpa, O motor é de 36v 500 W 1000 Rpm. e tem outro igual que só muda a potencia 36v 800 W, 1100 RPM.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por jmal »

Já verificou se as baterias estão em condições ? Se não estiverem não vale a pena mudar de motor e controlador, nem que meta um motor de 10 kW, a scooter ficar na mesma.

Esses motorss são diferentes do original da scooter que é hub, como pretende adapta-lo ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “e-bike”