Reutilização de baterias

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Reutilização de baterias

Mensagem por jmlflorencio »

Pessoal,

Tenho cá em casa algumas destas baterias/pilhas (e um amigo que me vai dar mais 30 de uma aparafusados que já não usa):
Imagem

E ainda estas, que tirei de um portátil em fim de vida:
Imagem

E o que é que eu vou fazer com isto agora?? :D

Para as 'de papel', pensei em fazer um 'miolo de bateria' de 18V, para uma aparafusadora que costumo usar e à qual dava muito jeito uma segunda bateria (assim quando precisar de carregar troco só o miolo, e não a bateria em si) ;)

As de lítio, logo vejo o que farei delas, até porque para ver como estão preciso de um carregador próprio (só tenho de Ni-Cd / NiMH).

A questão é a seguinte (ou questões, melhor dizendo):

1 - Para as de papel, tenho um carregador que permite fazer uma rotina carga-descarga-carga, e dar a capacidade da pilha no final. Penso que com duas ou três vezes sou capaz de ter uma ideia fidedigna do estado delas, ou não?

2 - O meu carregador só dá para as pilhas AA, há algum adaptador 'pronto a usar' que possa aplicar neste caso (as pilhas são tamanho C ou sub-C)...

Para as de lítio, aconselham alguns carregador específico?

Alguém tem mais sugestões?

Edit:

3 - quando quiser montar o miolo (depois de testar as pilhas individualmente), qual é a maneira mais fácil de as voltar a juntar? A solda de estanho funciona bem nestas condições?
Última edição por jmlflorencio em terça set 22, 2015 11:31 pm, editado 2 vezes no total.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Reutilização de baterias

Mensagem por Alves10 »

A parte de as voltares a juntar é que é capaz de ser mais difícil, isso normalmente é soldado com uma maquina de pontos. Eu ainda experimentava soldar a estanho, mas não sei até que ponto a solda não se irá soltar. Eu tentava lixar um pouco, por resina desoxidante e depois com um ferro de soldar potente tipo 150w tentava soldar o mais rapidamente possível para não aquecer muito as baterias. Isto era apenas uma tentativa minha, nem sei se resultava.
Como ultimo recurso tinha de construir uma maquina de soldar por pontos com um transformador velho. Na net estão muitos filmes de como o fazer, haja tempo e paciência. :D


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Reutilização de baterias

Mensagem por jmlflorencio »

A solda por pontos não é por aquecimento também?? Sempre julguei que fosse...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Reutilização de baterias

Mensagem por MRider »

Sim é mas é um aquecimento localizado.
E com estanho tens de aquecer toda a área.
Live long and prosper!


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Reutilização de baterias

Mensagem por jmlflorencio »

Mais uma bateria de portátil... Desta vez um netBook, ASUS EEE PC... Seis células tal como um portátil 'full size', não admira que tivessem boa autonomia ;-)

Estou a carregar duas a duas, suponho que não haja problema (???)
Imagem

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Reutilização de baterias

Mensagem por sergiomms »

essas "de papel", também tenho cá umas quantas... E ainda não lhes fiz nada.
Como estão ou em fim de vida ou com o "vicio" (efeito de memória), o que estou a pensar em fazer é ligar um led directamente nos polos e deixar o led aceso até se apagar por falta de carga na celula.
e depois fazer uma carga completa e voltar ao mesmo 2 ou 3 vezes. Espero que com isto o efeito memória desaparece (por uns tempos pelo menos)
sergiomms


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Reutilização de baterias

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, é a minha ideia para elas também... Estas de lítio, ainda nem sei o que lhes faça...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Reutilização de baterias

Mensagem por alexjp4 »

Boas
Eu tenho cá em casa umas pilhas/baterias da Black & Decker de 3,6V que estavam mortas já não carregavam e vi na net que com um carregador de baterias davam um "encosto" nas pilhas recarregáveis de +- 6 segundos e elas carregavam como não tinha nada a perder experimentei e o facto foi que elas carregaram (ainda não as descarreguei e experimentei a carregar" mas de qualquer modo de um modo ou de outro elas carregam, experimenta se tiveres um carregador de baterias, não deixes é muito tempo seguido para a pilha não aquecer é preferível dares vários encostos.

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”