COVID-19

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

COVID-19

Mensagem por APHenriques »

O mundo está a enfrentar uma situação complicada.
É tempo de todos fazerem a sua parte com responsabilidade. Todos devemos colaborar, fazendo aquilo que nos é possível... há maioria basta estar em casa.

Lamentavelmente, a resposta das autoridades tem se mostrado tardia em tudo... é nos momentos de crise que se percebe a verdadeira incompetência dos governantes.
Os aeroportos deveriam ter sido fechados em todos os países há várias semanas. Estranhamente, como se pode ver no flightradar24, milhares de aviões continuam a voar.
No nosso país continuam a chegar autocarros com turistas... :shock:
Não há qualquer controlo nas fronteiras, aeroportos e portos...

A nossa sorte, como humanidade, é que é um virus "fraquinho"... e embora ainda esteja no inicio, não será este a extinguir a humanidade.
pode e deve servir de lição... com os nossos hábitos absurdos, um outro vírus, no futuro, pode levar a situações bem piores.

Eu, como pioneiro da informática, ainda me lembro das muitas projeções, feitas nos anos 80 e 90, sobre o uso de tecnologia... entre elas, as mais promissoras como forma de controlo de custos, desperdício e poluição estava o tele-trabalho e a tele-conferência.

Agora, com esta situação, muita gente está a perceber que pode trabalhar a partir de casa.
Evitando perda de tempo em transportes, desperdício de energia e reduzindo drasticamente a poluição. E nestes casos, reduzindo significativamente a propagação de doenças.

depois há o estranho habito de nos portarmos como "baratas tontas" viajando constantemente para todo o mundo...
Os aviões e os navios de cruzeiros são das principais fontes de poluição atmosférica... e a sua circulação deve-se a necessidades maioritariamente fúteis...
É tempo de nos deixarmos de portar como "baratas tontas", especialmente porque não temos a resistência delas.

Para já, o mais importante é cada um fazer a sua parte para evitar a propagação do vírus... há muitas vidas que dependem da atitude de cada um de nós.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: COVID-19

Mensagem por APHenriques »


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: COVID-19

Mensagem por serges »

Infelizmente espero que tenhamos a resposta dada em bom tempo e que corra tudo bem...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: COVID-19

Mensagem por gbento »

Como por aqui há pessoal de muitas áreas deixo um link de um grupo a tentar de desenvolvimento de produtos para proteção individual para profissionais de saúde.
https://m.facebook.com/story.php?story_ ... 0301594559

Já agora, eu trabalho num centro de saúde e não nos têm fornecido máscaras adequadas para contato próximo com os doentes. Temos algumas máscaras cirúrgicas mas não tenho as P2, com maior taxa de filtração, se souberem de alguma empresa que eu possa comprar para cada um dos profissionais ter uma, agradeço os contatos.


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: COVID-19

Mensagem por serges »

Boas...

Creio que tenho um amigo que está a importar agora essas ditas!
Se quiseres encaminho te!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: COVID-19

Mensagem por gbento »

Pode ser.
Obrigado


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: COVID-19

Mensagem por APHenriques »

Ontem, pela primeira vez dos últimos anos, o tráfego aéreo mundial diário caiu abaixo dos 100 mil voos... o normal é +/- 175 mil.
Mesmo assim, ainda é muita gente em movimento dada a situação atual.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: COVID-19

Mensagem por jmlflorencio »

175.000 vôos... :-O


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: COVID-19

Mensagem por APHenriques »

Mesmo considerando que alguns são aviões pequenos... se considerarmos que em média cada vou tem 50 pessoas, dá mais de 8 milhões de pessoas a voar por dia em todo o mundo.
É impressionante!
Mais impressionante é a poluição que fazem todos estes voos.

Só os aviões que abastecem em Portugal consomem mais que o consumo total de gasolina do nosso pais.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: COVID-19

Mensagem por Emanuel Couto »

Infelizmente isso está cada vez pior... :(
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: COVID-19

Mensagem por APHenriques »

Ontem, dia 28, pela primeira vez o numero de voos mundial diário caiu abaixo dos 70 mil (69509).
Tanto nos EUA como em países asiáticos há ainda muito tráfego aéreo.

Entretanto, o melhoria da qualidade do ar nas cidades na Europa é muito significativa.
No entanto, no pós-COVID-19 pode acontecer o inverso... primeiro porque a maioria dos diesel vão apresentar problemas nos FAP... e como não há controlo acabaram por ser anulados, ficando a "escape livre".... depois também há o medo de contágios nos transportes públicos, o que pode aumentar significativamente a utilização de transportes privados.

Esperemos que pelo menos aumente significativamente a utilização de EVs


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: COVID-19

Mensagem por OliveiraF »

APHenriques Escreveu: domingo mar 29, 2020 11:16 am Ontem, dia 28, pela primeira vez o numero de voos mundial diário caiu abaixo dos 70 mil (69509).
Tanto nos EUA como em países asiáticos há ainda muito tráfego aéreo.

Entretanto, o melhoria da qualidade do ar nas cidades na Europa é muito significativa.
No entanto, no pós-COVID-19 pode acontecer o inverso... primeiro porque a maioria dos diesel vão apresentar problemas nos FAP... e como não há controlo acabaram por ser anulados, ficando a "escape livre".... depois também há o medo de contágios nos transportes públicos, o que pode aumentar significativamente a utilização de transportes privados.

Esperemos que pelo menos aumente significativamente a utilização de EVs
Ainda na semana passada, creio que era em torno de 175.000 voos.
Grande descida!!


Paheli
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado jan 16, 2021 1:27 pm

Re: COVID-19

Mensagem por Paheli »

Espero que depois da quarentena tudo mude para melhor.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: COVID-19

Mensagem por APHenriques »

Paheli Escreveu: sábado jan 16, 2021 2:26 pm Espero que depois da quarentena tudo mude para melhor.
Obrigado por recuperar este tópico que iniciei em 15 de março 2020. Já nem me lembrava dele.
Com muito respeito por todas as vitimas, e mesmo considerando que estamos muito longe de vencer este vírus, confirma-se que não evoluiu para uma situação extrema.
A humanidade não está minimamente preparada para enfrentar uma ameaça biológica. Não só pelas limitações no nosso estado cientifico e tecnológico, mas pela ignorância latente na maioria da população mundial.

Sobre a aviação:
https://www.flightradar24.com/blog/late ... stry-news/


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: COVID-19

Mensagem por Freddy_krueger »

Mais que a quantidade de voos que reduziram (pelo que vi 42% em 2020), a lotação dos mesmos foi irrisória em grande parte do ano... lembro-me de ver um voo do Bjorn Nyland (teslabjorn no youtube) da Tailândia para Noruega (suponho que via Frankfurt) e voo ia vazio.... muitos dos voos fizeram-se apenas para companhias manterem o slot nos aeroportos, que levou a ainda mais perdas das companhias aéreas. Era giro ver a comparação de passageiros transportada, pois decididamente a queda era bastante mais acentuada...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”