Gerador trifasico em monofasico

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Ferra Escreveu: quarta ago 12, 2020 12:57 am O disjuntor é que me faz desconfiar dessa potência toda!
É natural o motor estar especificado acima da potência de saída. Já o disjuntor não compreendo. Se calhar não é de origem ou não está a proteger diretamente as saídas. Mais uma vez, com a referencia de modelo é que se descobria isso exactamente.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

joaocunharamos Escreveu: quarta ago 12, 2020 1:04 am
Ferra Escreveu: quarta ago 12, 2020 12:57 am Eu só com visita da CERTIEL e baixada subterrânea. 3500€ num orçamento...
Por esse montante mais vale instalar painéis fotovoltaicos e baterias. Já viu cotações? Sempre recuperava o investimento ao fim de uns anos (com baterias provavelmente uma década).

Fugindo um pouco ao tópico... já considerou gás para a cozinha no seu caso particular? Resolvia o problema do limite de 3.45kVA.
Não. Nada. Nem chapa de especificações... Para mim deve ser dos "marroquinos"...
Sim era gás que tinha! (era a casa dos meus pais) A esposa não abdica da indução! E eu tenho de arranjar solução! Para o cilindro arranjei painéis solares térmicos, para a máquina de secar será difícil. Ou gerador ou muita contenção e Xanax para aturar a mulher a dizer que não consegue fazer nada pois o quadro vai abaixo! Por mim era cilindro com painéis solares e placa a gás. Assim os 15A chegavam perfeitamente! Tenho caldeira a Lenha para aquecimento!
Não há referência de modelo nem referência no motor(Honda? ) nem referência no gerador elétrico.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Só porque placa de indução com gerador a diesel é um pouco anedótico.

Tem contador inteligente? Podia consultar o seu pico de consumo (potência máxima).
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

A sua mulher também tem de perceber que há limitações e o seu raciocínio parece-me correcto. Como vejo, as opções são, por ordem de preferência:

- recuperar gás para a cozinha
- viver com 3.45kVA e indução (e culpar a teimosia da esposa)
- pagar à Edp pelo reforço de ligação
- instalar painéis fotovoltaicos e baterias
- usar o gerador a diesel/gasolina

A última opção para mim não é viável porque vai gastar os 3500€ em combustível em pouco tempo e vai-se cansar de ligar o gerador todos os dias. A conversão é altamente ineficiente e vai gastar 3 a 10 vezes mais combustível do que gás. A lógica de poupança com a indução vai pelo cano abaixo.

Se tem de pagar o reforço de ligação discuta com a mulher se o capricho da indução vale 3500€. Parece-me um bom investimento, especialmente se a casa estiver em condições. Por outro lado, esse valor parece-me elevado.

Onde fica a residência? Num local remoto com transformador próprio? Só deve precisar de um cabo maior e um contador novo. Eu informava-me das obrigações e direitos como consumidor de electricidade, não và a Edp estar a esquivar-se ao trabalho. Neste assunto não posso ajudar.
Última edição por joaocunharamos em quarta ago 12, 2020 11:29 am, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Já agora, a placa de indução não é bifásica de 7200W? É o mais típico.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Tem o orçamento da ligação?
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

joaocunharamos Escreveu: quarta ago 12, 2020 11:02 am Só porque placa de indução com gerador a diesel é um pouco anedótico.

Tem contador inteligente? Podia consultar o seu pico de consumo (potência máxima).
A potência vai dando para a placa. O gerador vai ser só e apenas para quando a máquina de secar fôr precisa. Infelizmente será nos dias chuvosos e frios (infelizmente quando os painéis solares não produzem). Pode eventualmente ser usado como backup da casa. Não tenho contador inteligente, ainda é o da rodinha!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

joaocunharamos Escreveu: quarta ago 12, 2020 11:24 am A sua mulher também tem de perceber que há limitações e o seu raciocínio parece-me correcto. Como vejo, as opções são, por ordem de preferência:

- recuperar gás para a cozinha
- viver com 3.45kVA e indução (e culpar a teimosia da esposa)
- pagar à Edp pelo reforço de ligação
- instalar painéis fotovoltaicos e baterias
- usar o gerador a diesel/gasolina

A última opção para mim não é viável porque vai gastar os 3500€ em combustível em pouco tempo e vai-se cansar de ligar o gerador todos os dias. A conversão é altamente ineficiente e vai gastar 3 a 10 vezes mais combustível do que gás. A lógica de poupança com a indução vai pelo cano abaixo.

Se tem de pagar o reforço de ligação discuta com a mulher se o capricho da indução vale 3500€. Parece-me um bom investimento, especialmente se a casa estiver em condições. Por outro lado, esse valor parece-me elevado.

Onde fica a residência? Num local remoto com transformador próprio? Só deve precisar de um cabo maior e um contador novo. Eu informava-me das obrigações e direitos como consumidor de electricidade, não và a Edp estar a esquivar-se ao trabalho. Neste assunto não posso ajudar.
Concordo inteiramente com o seu raciocínio. Apenas corrijo que o gerador será para a máquina de secar roupa em dias chuvosos. Moro no centro de uma aldeia de Ourém. Tenho o poste na esquina da propriedade. Baixada aérea. Querem baixada subterrânea (10m +-) contador e inspecção à instalação pois de acordo com eles está como sendo de 1974. Qualquer dia faço um barraco pro cão e peço uma baixada para lá! Fica muito mais barato!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

joaocunharamos Escreveu: quarta ago 12, 2020 11:27 am Já agora, a placa de indução não é bifásica de 7200W? É o mais típico.
Sim é. Dá mono, bifasica e trifásica. A potência é essa. Como não uso a potência toda ao mesmo tempo não tenho queixa. Até consigo os 4 bicos ao mesmo tempo. Apenas em valores baixos e não em turbo como é óbvio!
O orçamento foi verbal feito por alguém que aceitou e consegue fazer tudo do principio ao fim!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por rnlcarlov »

É mesmo necessário ter a máquina de secar a trabalhar ao mesmo tempo do que a placa de indução? A não se que a sua mulher passe horas na cozinha, se calhar com um bocado de planeamento consegue-se.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Ferra Escreveu: quarta ago 12, 2020 12:28 pm O gerador vai ser só e apenas para quando a máquina de secar fôr precisa.
Posso sugerir um desumidificador? São bastante menos potentes (100W vs 3000W) mas muito eficazes e eficientes. Ponha-o dentro da lavandaria fechada. Não seca tão rápido e a roupa não fica quente mas é a solução que uso.
Última edição por joaocunharamos em quarta ago 12, 2020 2:44 pm, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Ferra Escreveu: quarta ago 12, 2020 12:36 pm Tenho o poste na esquina da propriedade. Baixada aérea. Querem baixada subterrânea (10m +-) contador e inspecção à instalação pois de acordo com eles está como sendo de 1974.
Faço notar que vou fazer uma instalação inteira e nova num T3 com electricidade, ethernet e coaxial para radio/tv e vai tudo ficar por menos que isso. O contador custa uma ninharia (30-50€). Só se os 3500€ for o custo do buraco mas se for isso faça você!! Aluga-se a escavadora por uma ninharia também.

Eu pedia outros orçamentos ;). Aliás, isso deve ser pedido à Edp Distribuição.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

rnlcarlov Escreveu: quarta ago 12, 2020 12:55 pm É mesmo necessário ter a máquina de secar a trabalhar ao mesmo tempo do que a placa de indução? A não se que a sua mulher passe horas na cozinha, se calhar com um bocado de planeamento consegue-se.
Máquina de secar, máquina de lavar roupa, placa e com alguma "sorte" o cilindro pois isto acontece no inverno e é pior aos sábados. Agora safo-me bem. Estendal e painel solar dão conta do recado.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

joaocunharamos Escreveu: quarta ago 12, 2020 1:48 pm
Ferra Escreveu: quarta ago 12, 2020 12:36 pm Tenho o poste na esquina da propriedade. Baixada aérea. Querem baixada subterrânea (10m +-) contador e inspecção à instalação pois de acordo com eles está como sendo de 1974.
Faço notar que vou fazer uma instalação inteira e nova num T3 com electricidade, ethernet e coaxial para radio/tv e vai tudo ficar por menos que isso. O contador custa uma ninharia (30-50€). Só se os 3500€ for o custo do buraco mas se for isso faça você!! Aluga-se a escavadora por uma ninharia também.

Eu pedia outros orçamentos ;). Aliás, isso deve ser pedido à Edp Distribuição.
Sim uso o desumidificador à muitos anos. Com uns truques resulta. Mas para a roupa mais urgente lá vai máquina de secar. Com essa instalação que vai fazer, eu conseguia aumentar a potência? Por aqui é uma dor de cabeça! Sei de um vizinho que ainda anda às voltas para ter habitabilidade porque não tem projeto de gás e foi uma casa recuperada. A minha é anterior a 1970 não tem, nem precisa de nada. Foi o que a solicitadora informou. Você é da zona?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Não sou daí de facto, estou sedeado entre Matosinhos e Porto.

Estou a falar da instalação no interior do apartamento, com quadro eléctrico novo, contador novo, cabelagem nova de electricidade, rede comunicação e tv e por tubagens novas rasgadas pelas paredes. É uma instalação completa e complexa. Vou ter múltiplos pontos de acesso em cada divisão (tomadas, interruptores, saidas de internet e tv coaxial) e mesmo assim não custa isso.

Claro que o procedimento não é diretamente comparável porque não estou a falar de um reforço de ligação ou de nova ligação (no exterior da instalação). Mas mesmo assim parece-me muito dinheiro para passar um cabo mais grosso só!
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Ferra Escreveu: quarta ago 12, 2020 5:15 pm Máquina de secar, máquina de lavar roupa, placa e (...) o cilindro
A maquina de lavar trabalha antes da de secar.
O cilindro pode ser desligado enquanto usa a placa (use um relógio).
Se ajudar pode reduzir a potência da resistência do cilindro.
Evite só a maquina de secar ao mesmo tempo que a placa.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por rnlcarlov »

joaocunharamos Escreveu: quarta ago 12, 2020 6:15 pm
Ferra Escreveu: quarta ago 12, 2020 5:15 pm Máquina de secar, máquina de lavar roupa, placa e (...) o cilindro
A maquina de lavar trabalha antes da de secar.
O cilindro pode ser desligado enquanto usa a placa (use um relógio).
Se ajudar pode reduzir a potência da resistência do cilindro.
Evite só a maquina de secar ao mesmo tempo que a placa.

Bons conselhos. Acrescento que quando prevejo que o sol não chegue para a água quente, tenho um temporizador para ligar a resistência elétrica de madrugada.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

rnlcarlov Escreveu: quinta ago 13, 2020 3:57 pm Bons conselhos. Acrescento que quando prevejo que o sol não chegue para a água quente, tenho um temporizador para ligar a resistência elétrica de madrugada.
Entre as 2am e as 7am será o ideal para evitar os restantes períodos de consumo.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

Imagem
Anexos
received_329072078235971.jpeg
received_989814071480120.jpeg
received_225117268873850.jpeg
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

Imagem
Anexos
received_333889874469630.jpeg
received_296341051666053.jpeg
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”