Gerador trifasico em monofasico

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Ora bem, já vou dizer o que dá para perceber daí. No entanto, parece-me que as mesmas cores de fio estão repetidas para funções diferentes (o que não é correcto e torna difícil a análise). Se conseguisse fazer um esquemático disso ou tirar fotos com os fios bem separados seria o ideal.

- Os dois fios brancos e o azul deverão ser a saída alternada do gerador (400V trifásico)
- O voltímetro mede a tensão composta antes do disjuntor (devia ter fios brancos)
- A saída trifásica (tomada vermelha) está ligada à saída do disjuntor de 6A (fios vermelhos)
- As saídas monofásicas têm um fio em comum que deverá ser o neutro (fio verde)
- O KBPC2510 (da última foto) é um rectificador monofásico industrial de 1000V 25A
- Do rectificador KBPC2510 saem uma linha preto (-) e uma linha vermelha (+) que devem ligar à tomada de saída com 12V 8.3A DC
- Ao rectificador KBPC2510 ligam duas linhas verdes que devem ser o neutro (do gerador e das saídas monofásicas) e uma saída de baixa tensão do próprio gerador (cerca de 10-12V AC)
- As saídas monofásicas estão ligadas a cada um dos pólos da saída trifásica (fios vermelhos) como esperado mas por algum motivo usaram fio azul e amarelo
Última edição por joaocunharamos em quarta ago 19, 2020 5:01 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Eu perguntava ao antigo dono se não andou para aí a fazer concertos e novas ligações. Em particular, perguntava também também se não trocou o disjuntor. De facto, as saídas monofásicas estão em paralelo com a trifásica e estão todas limitadas a 6A, o que não faz sentido. Os fios também não batem certo e não têm um mínimo de respeito por um código de cores. Pode ser mesmo um mau desenho de fábrica mas parece-me estranho.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Tem um multimetro ou voltímetro? Diga-me qual a tensão DC e a tensão AC que indica a saída 12V DC. Quero mesmo as duas para perceber que tipo de saída é (se é regulada não deve ter componente AC nenhuma).
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

A sua análise está correctíssima.
Continuo a desconfiar (cada vez mais convicto) que isto não é original! (este gerador foi um pagamento por um serviço prestado pelo meu sogro. Como ele sabia que eu procurava um, deu-mo. Penso que foi "enganado" pois de um valor de 500 está aqui 150 ou 200€)
O disjuntor parece-me original. Ligado desta forma protege os enrolamentos de serem sobrecarregados em monofasico... Não? Facilmente se liga um consumo de 2000w na mono! Observei as bobines e o fio parece-me muito fino (menos de um milímetro a olho, não tenho paquimetro).
Sim alguém já mexeu nisto! Não digo que tenha sido na troca de fiação nem do disjuntor. Para mim é mesmo mau fabrico! O fio preto que liga ao rectificador está entalado por um parafuso e surpresa, na ponta em vez de um ligador estava apenas a parte que aperta o fio e a parte que devia inserir no terminal pura e simplesmente não está! O fio estava encostado apenas pela pressão do isolamento transparente... Esta parte é essencial ao funcionamento do gerador ou pode ser ignorada? Para mim não é essencial a saída de 12 volts...
Sim tenho um multímetro e posso fazer essa medição! Apenas ainda não o coloquei o gerador em funcionamento.
Com base no que vê é possível a alteração para monofásico com um condensador? Mesmo tendo 6A agora, passava a dispor de 18 A! Valor muito jeitoso! (sei que vou perder uma percentagem!)
Da forma como está nem uma rebarbadora consigo ligar! (das profissionais, óbvio!)
Andei a pesquisar a disposição dos componentes e não encontrei nenhum Honda com este tipo de disposição. Encontrei Suisse craft e hertzenberg (não sei se é assim que se escreve)
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

O motor tem bom acabamento! Pode ser Honda... Não os sei distinguir...
A bobinagem vai ligar aos 4 bornes em linha.
Desconheço completamente o componente de aluminio marcado de RJ ao qual ligam os fios azul e amarelo. Saiem 2 amarelos e um azul (se não estou em erro)
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

O fio da bobine é natural ser fino. O isolamento não é a borracha/plástico como nos fios normais. É mais fino e tem pouco micrometros de espessura. Assim, o que vê é basicamente só o cobre.

Assim à primeira vista também não consigo identificar o componente marcado RJ. É muita fieirada para conseguir fazer uma análise correta.

Respondendo de modo muito direto, não vai conseguir fazer a conversão de trifásico para monofásico. O condensador não serve para nada (isso é para gerar a terceira tensão nos motores mas aí já tem as três). Só seria possível com aparelhos electrónicos que não lhe compensam.

Honestamente, volte a pôr gás ou faça contas à potência ;).
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Quanto aos 12V não sei se é importante porque não sei se alimenta algum circuito auxiliar mas é bem possível
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

Já explorei mais um pouco! O componente RJ tem entrada de vários fios (ainda não explorei) mas a saída vai ligar ao induzido. O azul + e o amarelo -. Este induzido tem apenas um polo negativo e um positivo, um ciclo por rotação.
Já consertei o terminal que estava partido e ligava na ponte rectificadora! Verifiquei e a ponte está boa! Daqui saiem 2 fios (um preto e outro vermelho) que apenas vão ligar diretos à "tomada" de 12V,
Próximo passo gasolina e experimentar a ligar! Para verificar então a situação se é regulada!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

Já investiguei e descobri que a peça RJ é um regulador automático de tensão. Isto aos poucos vai lá 😎!
Próximo passo resolver o porquê de a agulha do carburador não vedar totalmente. Já foi desmontada e limpa... E ainda deixa passar um pingo de vez em quando...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

Ao puxar o cordel sinto pouca compressão, tenho de experimentar noutro para comparar! 😎. Faz uma faísca um pouco amarela, vamos ver se tem força, parece-me um pouco fraca... 🧐
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Estava parado há muito tempo? Pode estar sujo e com resíduos, não sei... :roll:

O regulador de tensão faz todo o sentido. Deve ser responsável pelo controlo de excitação magnética, que por sua vez será criada por uma corrente DC rectificada que virá da ponte de díodos (suponho).

Também há de haver um controlador de velocidade que controla a admissão de combustível de acordo com a carga elétrica mas pode ser mecânico.

Depois diga se isso pega. E a quantas fica com o seu sistema elétrico em casa. :twisted:
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”