GIRASOL

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

GIRASOL

Mensagem por José Luís Cabete »

pessoal, hoje vou semear sementes de girassol, para fazer umas experiências, se alguém souber como se extrai o óleo, pode fazer o favor de ir descrevendo o processo, não é para bio diesel é para usar na alimentação, é que trinquei umas sementes e são muito saborosas. tenho aqui um bocado de terra sem nada, vou pegar no meu tractor, e hoje vou ser agricultor, por hoje já chega de computador.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por Luciano Kaefer »



vais sentir saudades das teclas...
e quando veres a poeira na tua volta, não pense que é virtual, é real

a única maneira de extrair óleo do girassol é com prensagem à frio. as prensas existentes aqui no brasil são muito caras.
existe um tópico aberto sobre extração de óleo de mamona, que possui alguns endereços de locais de venda de prensas na europa.

o xavier maluco ficou de desenhar uma prensa e publica-la, mas neca-ti-birica...

bom trabalho.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por XavierMaluco »

amigo luciano

o xavier maluco, não ficou de desenhar uma! ele ficou sim de fazer uma! nem mais, é o que ele está a fazer, ela está já em execução e 2 módulos já estão feitos, mas só coloco aqui quando estiver pronta, embora esteja a fotografar a evolução dela, só na altura certa serão postadas aqui as fotos.



x m

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por mnunespt »

o xavier maluco, de maluco só tem o nome.
ele só mostra depois de ter a certeza que funciona.
além disso a construção é por módulos.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: GIRASOL

Mensagem por lobão »

se alguma coisa der errada é só fazer um novo módulo, perde-se pouco a estrutura fica intacta!!!

grande sacada maluco!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por mnunespt »



XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por XavierMaluco »

lobão Escreveu:se alguma coisa der errada é só fazer um novo módulo, perde-se pouco a estrutura fica intacta!!!

grande sacada maluco!!!

grande lobo

quando meto mãos a qualquer projecto, antes analiso bem todos os prós e contras, precisamente para nada dar errado e funcionar tudo à primeira.

tenho máquinas inventadas por mim, a funcionar a 3 anos 10h por dia sem uma única avaria. pode acontecer, mas não estou habituado a trabalhar por tentativas.

x m

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

depende do ponto de vista de cada um.
ao contrário, eu prefiro construir conhecimento com a partilha dos colegas.
se eu tivesse tentado sozinho fazer biodiesel de banha de porco, jamais teria conseguido.
graças às participações de muitos, hoje isso é uma realidade, e qualquer pessoa que queira fazer bio com banha ou sebo, possui um protocolo que funciona e põe à rodar os motores.

mas, cada qual tem seu jeito de inventar e criar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por XavierMaluco »

luciano kaefer Escreveu:depende do ponto de vista de cada um.
ao contrário, eu prefiro construir conhecimento com a partilha dos colegas.
se eu tivesse tentado sozinho fazer biodiesel de banha de porco, jamais teria conseguido.
graças às participações de muitos, hoje isso é uma realidade, e qualquer pessoa que queira fazer bio com banha ou sebo, possui um protocolo que funciona e põe à rodar os motores.

mas, cada qual tem seu jeito de inventar e criar.

ok! luciano

são coisas completamente diferentes, eu também já aprendi muita coisa com a partilha e camaradagem aqui no fórum, mas quando se trata de máquinas, eu prefiro imaginar a máquina feita para o fim a que se destina e depois detalhe por detalhe concretiza-la. para ser sincero, até a copiar é mais dificil para mim do que imaginar uma coisa de raíz, perco-me nos pormenores e corro sempre o risco de estar a violar os direitos do autor.


x m

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

mas, cada qual tem seu jeito de inventar e criar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: GIRASOL

Mensagem por José Luís Cabete »

caros confrades, noticias.

pois então lá semeei as sementes de girassol, correu um pouco mal, porque o tractor começou a ter problemas de alimentação de gasóleo, filtro limpo a coisa de um mês e entupiu de novo, com uma camada de uma coisa tipo massa consistente em volta do filtro, coisa que eu nunca vi na minha vida, o que será que andam a por no gasóleo?
isto por aqui vai animado, em torno da tal dita prensa, bem ainda falta algum tempo para termos produção, mas entre chuva e vento façam-se as coisas a tempo.

ps. estou a gostar, continuem.

estou cheio de sono
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

zé luis!!! acorde!!!

vou plantar girassol em 2 meses, e ainda me falta a prensa. seguimos as buscas até acharmos alguma que seja viável economicamente e que largue de um lado o óleo e do outro o resíduo seco.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por mnunespt »

voces nem sabem a sorte que têm.
eu plantar coisas só se for umas plantitas aqui nuns vasos.
vida de apartamento...

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

venda tudo que tem, e venha para o brasil.
aqui vais ter amigo, terras amplas e férteis...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por mnunespt »

ainda queres ai mais portugueses? esses piratas?
não te lembras de 1808? (eu não lembro, não andava cá .. eheh)
por isso temos tão má fama por aí e com razão. peço perdão pelos meus antepassados, se bem que não tenho culpa nenhuma do que se passou.

agora a falar serio, em relação ao facto de mudar de país é algo que sempre me dá arrepios.
o medo de deixar tudo e ir para o desconhecido é aterrador. admiro a coragem de quem dá esse passo. quer seja por aventura, necessidade ou mesmo desespero.

de fazenda também não precebo nada, só ia ai mesmo atrapalhar! e como diz um colega meu de trabalho que é brasileiro (de duque de caxias - rj): "muito ajuda quem não atrapalha!"

e vc luciano, era capaz de largar tudo e mudar de país?

abraço transatlântico.

marco.

ps: deixa-me escrever aqui a palavra "girasol" se não o meu post vira off-topic.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: GIRASOL

Mensagem por lobão »

pois estou botando fé na máquina do maluco, quero ver se cultivo (em regime de experiência é claro) um canteiro de canola para testar essa máquina do maluco, girassol só em agosto, pois estou estou mais ao sul que o luciano.
mnunespt Escreveu:e vc luciano, era capaz de largar tudo e mudar de país?
quanto ao luciano não sei!!

mnunespt eu também já fui esse covarde que tu te descreves, mas hoje iria com prazer para qualquer lugar do planeta desde que tivesse a certeza, que os governantes brasileiros não fossem também!!!

quanto não entender nada de fazendas isso se aprende fácil, tira cá uns messes que eu e o luciano te damos um curso rápido!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

concordo com o lobão. quem tem amigos, não está sozinho.

as mudanças sempre são permeadas de dúvidas. mas as mudanças solitárias, são realmente mais difíceis.

eu sentiria-me tanto à vontade de ir para portugal, tendo um amigo como o marco, quanto recebe-lo por aqui, pois sei que ambos não ficariam sozinhos.

e vindo para o brasil, ainda teria a "mala" do lobão, que viria aqui para a fazenda só para "incentivar" a usina de alcool... ( cana, para os entendidos... )
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: GIRASOL

Mensagem por lobão »

não esquecendo o churrasco e o chimarrão!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: GIRASOL

Mensagem por José Luís Cabete »

prezados amigos

já acordei luciano, e a conversa continua bem fixe, terras férteis e amplas, isso é um paraíso, aqui são magras e bem pequenas.
em agosto de 2006 fiz uma viagem ao luxemburgo, fui ao casamento de um irmão meu, fiz a viagem de carro com a família, apesar de cansativa foi bem fixe. passando por espanha muitos campos de trigo, muitos animais, muitas pastagens.
frança, a grande frança, fiquei impressionado com tamanha grandeza, campos verdes imensos, imensas planícies com pequenas elevações, estradas em linha recta que a vista deixava de alcançar, e muito bem cuidadas, na ida, frança fiz auto-estrada, na vinda fiz nacionais, para ter uma imagem mais real mais minuciosa. orientei-me por mapas, mas a sinalização de orientação é tão boa que nunca nos enganamos, enfim confesso fiquei com outra visão.
luxemburgo, não houve dia em que não chove-se, numa das nossa saídas a pé até uma grande superfície comercial apanhamos uma molha, em outra saída de carro enganamo-nos tive algum receio pois não conhecia nada ali, senão o apartamento do meu irmão e a rua onde ele mora, já tinha saído de carro atrás de alguém, mas sozinho é outra coisa.
paisagens lindíssimas, colinas verdejantes, muitas muitas vaquinhas pastando, bosques densos enfim muito verde.

ps. o nosso mundo é bem pequeno, em contraste com mundo que nos rodeia.

esta é para o nuno, pássaro do campo não quer gaiola.

esta para o lobão, você deve ser um grande comilão, sempre falando em comida.

esta para o xavier maluco, prensa, pode demorar a fazer, mas faça bem feito.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: GIRASOL

Mensagem por klinzter »

josé luís cabete,

boa sorte na tua agricultura
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”