Consumo energetico de um computador.

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por mnunespt »

o que o jmal disse está 100% correcto.

além disso com a bateria, tem automaticamente um sistema de ups, caso a luz vá abaixo, podem sempre guardar o vosso trabalho em segurança ou mesmo continuar a trabalhar.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por Njay »

jmal Escreveu:njay o 2º ponto penso que estás enganado, a memória é dos componentes que consome menos energia, e metes-te mais memória para ele ficar mais rápido, logo ele fica produtivo e mais rentável, nota que se tiveres pouca memória o disco rígido está sempre a trabalhar e este sim consome bem, com mais memória até o processador está mais livre, portanto menos gasto.
eu acho que não estou, porque agora com mais memória ele está mais "sensível" a ligar a ventoínha, o que quer dizer que aquece um pouco mais -> mais consumo.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Apollo
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: domingo mai 18, 2008 11:03 am

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por Apollo »

tive um hp de 17 polegadas e durante mais de um ano utilizei-o 22 dias úteis por mês, 10 horas por dia e ao fim desse ano não notei qualquer diferença na sua autonomia. não quer dizer que não tenha perdido mas continuava praticamente igual.

concordo que não passe mesmo de um mito.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por mnunespt »

njay Escreveu:eu acho que não estou, porque agora com mais memória ele está mais "sensível" a ligar a ventoínha, o que quer dizer que aquece um pouco mais -> mais consumo.
apollo Escreveu:tive um hp de 17 polegadas e durante mais de um ano utilizei-o 22 dias úteis por mês, 10 horas por dia e ao fim desse ano não notei qualquer diferença na sua autonomia. não quer dizer que não tenha perdido mas continuava praticamente igual.

concordo que não passe mesmo de um mito.

mais memoria implica maior consumo embora não seja um aumento muito significativo.
mas como disse o jmal, implica também que o computador fica mais rapido.

ou seja se o usares para trabalhar, despachas o serviço mais depressa e gastas menos energia.
se apenas o deixares ligado, está a consumir mais.

quanto ás baterias. se eles perderam autonomia, não é por estarem sempre no computador e ligadas na tomdada. é pelo tempo de uso.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:
jmal Escreveu:njay o 2º ponto penso que estás enganado, a memória é dos componentes que consome menos energia, e metes-te mais memória para ele ficar mais rápido, logo ele fica produtivo e mais rentável, nota que se tiveres pouca memória o disco rígido está sempre a trabalhar e este sim consome bem, com mais memória até o processador está mais livre, portanto menos gasto.
eu acho que não estou, porque agora com mais memória ele está mais "sensível" a ligar a ventoínha, o que quer dizer que aquece um pouco mais -> mais consumo.
estranho, isso deve ser por utilizares programas mais pesados, repara que as memórias não tem dissipadores.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por mnunespt »

jmal Escreveu:estranho, isso deve ser por utilizares programas mais pesados, repara que as memórias não tem dissipadores.
algumas memorias têm dissipadores.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por Njay »

as memórias são dispositivos que trabalham a muitos mhz, e não podem parar, têm que ser "refrescadas" constantemente. o disco, sendo ide, não trabalha assim tão depressa... antes ou depois, como faço muitos acessos as placas não chegam a parar de rodar, e portanto só gasta um pouco mais para mover as cabeças para fazer trabalho de vez em quando.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por Njay »

acabei de comprar um desses famosos medidores do lidl e medi o consumo do meu portátil. abri um video de youtube que deixou o processador a ~30% de ocupação, e abri outros programas que pouco fazem, e a bateria está a carregar, embora já quase no final. o consumo: ~26w. o maximo que o aparelho registou até agora foram 38w numa operação extremamente intensiva que efectuei (muito disco).
quando desligo o carregador do portátil o consumo baixa para zero; na verdade, devido à precisão do aparelho, apenas podemos dizer que nesta situação o consumo é menor que 1.5w. o factor de potência é que é "fraco": ~0.50.

acutalização: agora que a bateria já carregou, um teste semelhante mas com um video a puchar o cpu parra os 70%, o consumo anda nos 24w.

quando está tudo calmo (mas com programas abertos), and pelos 17w.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por d_pintassilgo »

por acaso já me tinha lembrado de comprar uma 'cena' dessas no lidl.... ainda lá há disso?


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por Njay »

eles ainda vendem isso sim, podes ver no site.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Cila.Gomes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo jul 17, 2016 3:22 pm

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por Cila.Gomes »

Se eu tiver um computador ligado 24/24h por dia a corrente pois o computador nao tem a respetiva bateria, quanto gasto por mes?

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por RSSilva »

Isso depende do consumo do computador pois existem computadores que consomem apenas 40 watts e outros que consomem 150 watts ou mais
Veja no carregador qual a potência do mesmo. Esse será o valor máximo e multiplique por 24. Obterá o consumo por dia. Depois multiplique por 365 dias e finalmente pela tarifa que usufrui.
Assim terá o valor máximo aproximado.

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”