Projecto Solar

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Mais um mês e um bom mês

Shelly já está instalado e HA a ser tratado só a procura dos melhores gráficos cheios de mariquices...

Imagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Quintas2 »

Parabéns, grandes produções.
Eu ando às voltas com o meu Shelly. O router diz que ele está ligado, mas a APP não o encontra. Já perdi um tempão com aquilo, pelo que está adiado para quando puder ser.
Cumprimentos,
Quintas2


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Projecto Solar

Mensagem por warrior.1977 »

Quintas2 Escreveu: quarta jun 02, 2021 2:44 pm Parabéns, grandes produções.
Eu ando às voltas com o meu Shelly. O router diz que ele está ligado, mas a APP não o encontra. Já perdi um tempão com aquilo, pelo que está adiado para quando puder ser.
Tenta aceder ao IP dele.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Quintas2 »

Já tentei. Penso que é porque estou a tentar adicioná-lo por uma Rede Convidado. O router deve isolá-lo não permitindo o acesso à minha LAN, o que é o esperado, mas também o impedindo de ficar visível para outros dispositivos na Rede Convidado, neste caso para a APP.
Mas não gostaria de o pôr na mesma rede onde tenho os dispositivos de confiança da casa.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Quintas2 »

Serges, desculpa estar a usar o teu tópico com isto, mas é só para fechar o assunto.
Finalmente, após mais inúmeras tentativas, consegui adicionar o Shelly à APP, mas tive que usar uma das redes não convidado.
Obrigado pelas sugestões.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Quintas2 Escreveu:Serges, desculpa estar a usar o teu tópico com isto, mas é só para fechar o assunto.
Finalmente, após mais inúmeras tentativas, consegui adicionar o Shelly à APP, mas tive que usar uma das redes não convidado.
Obrigado pelas sugestões.
Sem problemas. Realmente desconhecia que tinha esse problema com a rede convidado.
O que interessa é que ficou resolvido...

Quanto a produção até se está a portar bem.

Vamos aguentar ao máximo o dito inversor pois enquanto der é lucro, quanto ao Shelly ando as turras com os gráficos e etc por causa do HA, um projecto de cada vez... Lá vou eu ler mais um pouco...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

E mais um mês...

Desta vez após as actualizações de preços da antiga YLCE agora YES...

Fugi para a Endesa não vi alternativas interessantes para já e vou aproveitar os descontos de amigos e os 14% além do voucher da Amazon... Para o ano vou começar a ver outras coisas...

Bem quanto a produção está a correr bem mas com o HA vai ajudando a gerir as coisas...
IMG_20210802_152559.jpg
IMG_20210802_152559.jpg (23.06 KiB) Visto 2482 vezes
Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Ostracizado
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta jul 29, 2021 9:07 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Ostracizado »

serges Escreveu: quarta mar 03, 2021 12:34 pm ....
O Shelly em testes e a por com o HA a funcionar para poder usar os excedentes...
Estás a usar o HA para utilizar os excedentes como?
Automatização com smart plugs? Algum electrodoméstico em específico, tipo ar condicionado?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Sim... A usar algumas plugs sonoff para purificadores de Ar e por fim para uma bateria de backup assim como ventax da Garagem entre outras... Mas tem picos em que nem com todos ligados me safo...

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Ostracizado
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta jul 29, 2021 9:07 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Ostracizado »

serges Escreveu: domingo ago 22, 2021 12:29 pm Sim... A usar algumas plugs sonoff para purificadores de Ar e por fim para uma bateria de backup assim como ventax da Garagem entre outras... Mas tem picos em que nem com todos ligados me safo...

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk
Oh, isso dos purificadores deixa-me bastante curioso. Algum, em especifico, que aconselhes?

Uma das intenções que tenho, além do gestor de excedentes que já terminei - mesmo antes da instalação :roll: - para o termocomulador, e outro que vou fazer para testar com um aquecedor a óleo (ver que tal o comportamento dos termostatos - porventura monitorizando as temperaturas com sondas; a possibilidade de termostatos falharem deixa-me algo preocupado), era a ideia de automatizar o comportamento dos ar condicionados. Utilizando os já instalados BLE devices (Aqara) pelas divisões que continuamente analisam as temperaturas em cada uma [aka mudanças de temperatura], e condições como excedentes e temperatura <X, >Y, para os ligar ou desligar.

Mas como vou instalar dois novos ar condicionados ainda tenho de ver bem que tal são os consumos...
Um mitsubishi antigo (15/20 anos) mesmo em modo económico (Cool) anda pelos 600W. Ver que tal o comportamento de aparelhos novos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Ostracizado Escreveu:
serges Escreveu: domingo ago 22, 2021 12:29 pm Sim... A usar algumas plugs sonoff para purificadores de Ar e por fim para uma bateria de backup assim como ventax da Garagem entre outras... Mas tem picos em que nem com todos ligados me safo...

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk
Oh, isso dos purificadores deixa-me bastante curioso. Algum, em especifico, que aconselhes?

Uma das intenções que tenho, além do gestor de excedentes que já terminei - mesmo antes da instalação :roll: - para o termocomulador, e outro que vou fazer para testar com um aquecedor a óleo (ver que tal o comportamento dos termostatos - porventura monitorizando as temperaturas com sondas; a possibilidade de termostatos falharem deixa-me algo preocupado), era a ideia de automatizar o comportamento dos ar condicionados. Utilizando os já instalados BLE devices (Aqara) pelas divisões que continuamente analisam as temperaturas em cada uma [aka mudanças de temperatura], e condições como excedentes e temperatura <X, >Y, para os ligar ou desligar.

Mas como vou instalar dois novos ar condicionados ainda tenho de ver bem que tal são os consumos...
Um mitsubishi antigo (15/20 anos) mesmo em modo económico (Cool) anda pelos 600W. Ver que tal o comportamento de aparelhos novos.
Epa mil desculpas...

Só agora vi... Tenho estado um bocado cheio de trabalho, isto da malta essencial, bem os purificadores que tenho são os portugueses os Air free que cada um gasta entre os 35 a 45w mais que suficiente para o meu excedente.

Quanto ao teu gestor de excedentes é que era de valor qua to gastaste? Foi difícil fazer? Assim deixava de fazer ginástica com a produção em excesso lool.

Obrigado pela dica e participação com as tuas questões pois eu estou a pensar no AC mas tenho um portátil que tenho aqui em casa que já leva uns anos valentes e ainda faz o seu trabalho mas...

Bem produção deste mês setembro

Imagem

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk


40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Esqueci me de agosto...

Imagem

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Ostracizado
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta jul 29, 2021 9:07 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Ostracizado »

serges Escreveu: quarta set 29, 2021 9:02 pm Epa mil desculpas...

Só agora vi... Tenho estado um bocado cheio de trabalho, isto da malta essencial, bem os purificadores que tenho são os portugueses os Air free que cada um gasta entre os 35 a 45w mais que suficiente para o meu excedente.

Quanto ao teu gestor de excedentes é que era de valor qua to gastaste? Foi difícil fazer? Assim deixava de fazer ginástica com a produção em excesso lool.

Obrigado pela dica e participação com as tuas questões pois eu estou a pensar no AC mas tenho um portátil que tenho aqui em casa que já leva uns anos valentes e ainda faz o seu trabalho mas...

Bem produção deste mês setembro

Imagem

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk
Sem problema; imaginei que fosse por isso. ;)

Gastar, apenas gastei no triac-dimmer (50€ +/-, com portes [UE])que faz a gestão da energia excedente que passa para as resistências, aliado com um ESP32 flashado com opensource (FreeDS). E um ou outro componente que me faltava: caixa (aliexpress - 9€), e pouco mais.

É bastante simples, a sua construção. Uns mero pingos de solda para fixar componentes à board, e o resto é apenas ligações de cabos. Dá, até, mais trabalho andar a fazer os furos na caixa...

Aliás, há um canal de Youtube, espanhol, que me parece ser a origem: SolaresTV.

Esquema de componente & montagem.
______________________

Quanto aos purificadores ando a procurar algo, um pouco mais especifico. Que afecte tabaco, principalmente.
O meu filho e o novo cão parecem ter uma propensão algo irritante de me irem sempre ver ao escritório, e lá ficar, assim que acendo um cigarro.

Por agora abro janelas e ligo ventoinha, mas com o Inverno a chegar...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Pois esses purificadores que procuras são os de filtro, ao que tem de ter alguma manutenção, creio ser mais eficientes no que descreves.

Os meus é mesmo só a "limpeza" do ar.

Quanto ao gestor vou observar, muito obrigado.

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Quintas2 »

Ostracizado Escreveu: terça out 05, 2021 8:32 am
Quanto aos purificadores ando a procurar algo, um pouco mais especifico. Que afecte tabaco, principalmente.
O meu filho e o novo cão parecem ter uma propensão algo irritante de me irem sempre ver ao escritório, e lá ficar, assim que acendo um cigarro.

Por agora abro janelas e ligo ventoinha, mas com o Inverno a chegar...
Se ainda interessar, a Exame Informática de outubro/2021, n.º 316, tem um teste a 11 purificadores de ar:

"Teste de grupo a purificadores de ar: Hoover H-Purifier 500 e H-Purifier 700, AEG AX51 e AX91, Rowenta PureAir Nanocaptur+ e Eclipse, Airfree Lotus e P1000w, Ikea Fornuftig, Sharp UA-PE30E e UA-HD60E".
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Obrigado Quintas sempre útil a informação.

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Ostracizado
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta jul 29, 2021 9:07 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Ostracizado »

Quintas2 Escreveu: terça out 19, 2021 7:46 am Se ainda interessar, a Exame Informática de outubro/2021, n.º 316, tem um teste a 11 purificadores de ar:

"Teste de grupo a purificadores de ar: Hoover H-Purifier 500 e H-Purifier 700, AEG AX51 e AX91, Rowenta PureAir Nanocaptur+ e Eclipse, Airfree Lotus e P1000w, Ikea Fornuftig, Sharp UA-PE30E e UA-HD60E".
Obrigado, Quintas!
Ver se encontro a revista.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

E mais um mês... Já chegou o outono... Imagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Ah para informar e registo que toda a energia produzida pelos painéis já produziu toda a energia pagar pela Vectrix...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Bem vamos a contagens

Desculpem mas tenho tido pouco tempo ainda para mais para acompanhar a malta por cá...

Para breve mais novidades o HA está a começar a dar mais ideias etc etc por isso...

Quanto a material extra vamos aguardar... ImagemImagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”