Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por CrOhN »

Infelizmente... "shit happens!"

Espero que a reparação não seja muito dispendiosa.

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas, epa se for um transistor dos pequeninos na pcb não vai ser fácil dar com o gato, no entanto espero que consigas resolver isso rapidamente..

Em relação ao contador não tens outra solução senão comprares outro, apesar de eles não serem lá muito baratos, enfim coisas que acontecem quanto menos se espera..

Sabes como é quando uma pessoa pensa que já está tudo porreiro, acontece logo outra para se gastar dinheiro ;)..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu: Infelizmente... "shit happens!"

Espero que a reparação não seja muito dispendiosa.
O interessante é que estas coisas acontecem sempre nas piores alturas... quer a nível monetário€€€ e de tempo da minha parte para o tentar reparar.
AngelSpeedy Escreveu: Boas, epa se for um transistor dos pequeninos na pcb não vai ser fácil dar com o gato, no entanto espero que consigas resolver isso rapidamente..
Estás a referir-te aos transístores que por norma recebem o sinal dos excitadores que por sua vez vão entregar o sinal de controlo nos transístores de potência !?

Na verdade só fiz medições no módulo receptor de média tensão e na placa de monitoramento.

Ao fazer o teste com o conversor com carga (mesmo com picos) trabalhou na perfeição durante 8 horas, até pensei que o problema tinha ficado resolvido, no dia seguinte começou a apresentar os mesmos sintomas... :?

Vou ter de deixar de lado durante algum tempo, falta de tempo... mas logo que possa volto à carga.
visitante1 Escreveu: ossos do oficio!
não te esqueças o que alguém disse: gastar uns milhões para poupar uns tostões... :)
Sem dúvida...!!

Há alturas em que apetece mandar tudo pela janela... :evil: :evil:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por AngelSpeedy »

Pois amigo foi como eu disse, quando temos já tudo pronto é que aparece logo outra que lixa tudo, enfim.. Epa pois alguns transistores são muito frágeis e por vezes um pico e vão logo a vida e pode ser algum deles que tenhas por aí na placa que não meta os valores correctos e que esteja a dar valores irregulares, o problema é que o pessoal não tem forma de meter isso numa máquina que mostre onde é que o circuito naquele ponto está a falhar, era bom alguém fazer uma placa universal que não fosse cara que desse para fazer testes de circuitos de outras placas, por exemplo que desse para ver o circuito em software a trabalhar e ver onde é que está a falhar. mas penso que só os próprios fabricantes é que tem isso..

Bom visto isto, só temos que contar com a nossa sabedoria até um certo ponto..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

AngelSpeedy Escreveu: o problema é que o pessoal não tem forma de meter isso numa máquina que mostre onde é que o circuito naquele ponto está a falhar, era bom alguém fazer uma placa universal que não fosse cara que desse para fazer testes de circuitos de outras placas, por exemplo que desse para ver o circuito em software a trabalhar e ver onde é que está a falhar. mas penso que só os próprios fabricantes é que tem isso..
Epá.. uma cena destas dava jeito!
Isso só na fábrica...

Se tivesse à disposição o meu antigo osciloscópio já me dava por satisfeito.

Apesar dos tipos terem aqueles equipamentos todos, na altura que o meu antigo conversor avariou eles não conseguiram o reparar em (30) dias... e foi nessa altura que exigi o retorno monetário e comprei esse.

Mas não sei bem se foi reparado pela filial ou por algum representante menos competente...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Vamos lá atualizar isso... :shock:

O conversor já se encontra operacional, e teve mesmo que ser mandado para a assistência da Victon, onde eles trocaram o módulo de controlo, pois o outro estava com problemas, problemas esses que nunca consegui detetar (para dificultar as coisas, trabalhava bem por longos períodos e depois voltada ao mesmo...) É sem dúvida um módulo muito complexo, repleto de componentes para as mais diversas ações de controlo... tipo controlo de onda, de frequência, ligações em paralelo, monitores, sensores, sistemas digitais, etc, etc...

Aproveito para referir a excelente assistência da Victon, é sem dúvida uma grande marca que só tenho a dizer bem.

Também agradeço ao Pedro Lima que foi incansável na ajuda em todo o processo.

Bem hajam!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas, ainda bem que já resolveste isso, agora é só começar a tirar as contagens dos gastos e das poupanças ;)..

Por acaso na altura tive para comprar um Victron, mas depois optei pelo MPPT da Epsolar de 40A devido as muitas funções que apresentava, da opção de controlo/monitorização por software e da opção de ter também um monitor digital externo por RJ45 onde se vê todos os parâmetros do controlador e baterias, com este também estou muito satisfeito até a data, não foi barato mas por acaso é uma grande máquina..

Venham de lá agora essas contagens hehehe..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Ontem tomei um valente susto com o meu sistema n°2 que fornece energia à iluminação da minha casa... :o

As luzes desligaram-se e o alarme do controlador começou a apitar, e para meu espanto a tensão no quadro rondava os (10,5v) , fui rapidamente verificar as baterias, e noto que tenho uma bateria prestes a rebentar... (mesmo muito quente/toda inchada) não faço ideia do que aconteceria se não desligasse aquilo...

A bateria, 5 horas depois, ainda estava morna... sem dúvida foi um valente susto.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por accoelho »

Está em curto interno, iria consumir tudo o que houvesse.
Mais uma que morreu...

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo, olha lembras-te de eu dizer que cheguei á casa de férias e tinha uma bateria a ferver, pois é, a tua estava igual á minha, essa como estava em curto consumia toda a carga das outras baterias, e por isso é que estava a ferver, o problema é que podia arrebentar ou mesmo incendiar e aí causava danos maiores.

Ainda bem que estavas por perto senão podia ter corrido algo pior, mas só quem não tem baterias é que está livre de isso não acontecer, mas quem as tem como nós, temos de ir vendo as mesmas todos os dias, eu agora quando estou junto do meu sistema, pelo menos 2 vezes por dia ( manhã e á noite ) faço uma vistoria nas baterias e ver se as mesmas estão com as temperaturas normais ou não, assim enquanto lá estou ando sempre descansado, já me chegou o susto que também apanhei na altura..

Agora já sabes, diariamente e sempre que puderes dá uma vista de olhos nelas e vê se alguma está quente ou não, assim andas sempre prevenido e talvez consigas identificar mais cedo alguma que já ande por aí marada..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

accoelho Escreveu:Está em curto interno, iria consumir tudo o que houvesse.
Mais uma que morreu...
Olá!
Sim, mais uma que foi à vida... :( mas este banco de baterias de carro foi sem dúvida uma aposta ganha.
Houve quem me dissesse que não aguentariam  (3) meses em funcionamento... e já lá vão quase  (4) anos... Apesar que algumas já terem dado o "berro"... A maior parte ainda está lá, e muitas delas foram oferecidas.

Mega abraço!
AngelSpeedy Escreveu:Boas amigo, olha lembras-te de eu dizer que cheguei á casa de férias e tinha uma bateria a ferver, pois é, a tua estava igual á minha, essa como estava em curto consumia toda a carga das outras baterias, e por isso é que estava a ferver, o problema é que podia arrebentar ou mesmo incendiar e aí causava danos maiores.

Ainda bem que estavas por perto senão podia ter corrido algo pior, mas só quem não tem baterias é que está livre de isso não acontecer, mas quem as tem como nós, temos de ir vendo as mesmas todos os dias, eu agora quando estou junto do meu sistema, pelo menos 2 vezes por dia ( manhã e á noite ) faço uma vistoria nas baterias e ver se as mesmas estão com as temperaturas normais ou não, assim enquanto lá estou ando sempre descansado, já me chegou o susto que também apanhei na altura..

Agora já sabes, diariamente e sempre que puderes dá uma vista de olhos nelas e vê se alguma está quente ou não, assim andas sempre prevenido e talvez consigas identificar mais cedo alguma que já ande por aí marada..

Abraços..
Olá!
Pois... Por vezes não nos damos conta do potencial elétrico que temos em casa, e dos perigos inerentes... valeu que reparei a tempo, senão, não sei não... :|

E tenho que confessar que não tenho olhado muito para aquilo... (muito trabalho) mas tenho que ficar mais atento.

Mega abraço!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CEZMO
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça out 25, 2016 3:04 pm

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por CEZMO »

Bom dia!
Ingressei agora no forum e estou com uma dúvida:
Comprei um inversor de 1000w, mas provavelmente ele não é um inversor de saída sinusoidal verdadeira.
Gostaria de utilizar o circuito da casa já existente e instalar uma chave para selecionar a energia proveniente do inversor ou a energia da rede para alimentar principalmente lâmpadas (sei que não poderei alimentar equipamentos com motor). No quadro de disjuntores para pegar o fase não é difícil e colocar a chave seletora, só que as lâmpadas utilizam na distribuição dos condutores o negativo (neutro) da rede e esse não sai especificamente para as lâmpadas. Onde eu poderia ligar o neutro do inversor? É possível que a oscilação do neutro seja diferente da oscilação do neutro da rede. Fazer um esquema totalmente separado dificultaria muito uma vez que os condutores já estão cheios e dificultam a passagem de novos fios.
Obrigado pela atenção!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Boa noite!

O melhor seria fazer o bypass com contatores fase/neutro, com as suas bobinas alimentadas pelo conversor, de forma quando esse ligasse fizesse a comutação entre redes.

Mas para isso teria que separar a alimentação das lâmpadas das outras cargas não compatíveis com essa forma de onda... (deveria ter comprado um de onda pura...) não vejo outra forma de fazer isso.


Hoje em dia não compensa comprar conversores de onda modificada...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CEZMO
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça out 25, 2016 3:04 pm

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por CEZMO »

Obrigado!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

CEZMO Escreveu:Obrigado!
Não tem de quê ;)

Porque não abre um tópico com o seu projeto!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Faisca230 »

Ufa... que Tópico comprido.
Consegui chegar ao fim.
Parabéns Emanuel, pela luta constante com as maleitas que foram aparecendo no hardware, e a luta na condução dos vários projectos que foram surgindo ao longo deste Projecto Revolucionário. Não é para qualquer um, é preciso ter garra. Eu também me empenho em qualquer projecto em que meta as mãos, mas para bem dele tem de ser levado de seguida, caso por qualquer razão haja uma interrupção, é projecto que está destinado ao fracasso, tem de ser tudo seguido, senão... Mas gostei de tudo o que li ao longo destas compridas 84 páginas, e deu também para ficar a conhecer melhor todos os intervenientes no Tópico. Faz de conta que foram os livros de estudo para a entrada para esta escola da novaenergia...
Verifiquei que este ano 2016 quebrou-se um pouco aquela dinâmica a que nos habituaste, com leituras, novidades, ideias, projectos, mas talvez se deva às avarias do inicio do ano, no Conversor e wattimetro AC. Obrigado pelas dicas e conhecimentos partilhados no Tópico, vão-me ser úteis também para o meu Projecto, assim como tem sido para muitos os que silenciosamente já leram este Tópico, basta consultar o índice para ver a quantidade de seguidores. Bem haja Emanuel e Bem Haja todos os intervenientes. Abraço.
Faísca230

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Não deve ter sido fácil ler isso tudo... :shock:

Mas isto só mostra o quanto determinado que é... e sem duvida que aprende-se muito com as experiências de quem já experimentou, e evitamos alguns erros... e é esse o espírito do fórum, numa constante entreajuda em prol de um bem maior...

Sim, tem razão... este tópico tem ficado um pouco de lado... sei que vai parecer cliché, mas a verdade é que o meu tempo tem sido mesmo curto...

E agora, onde também dou uma ajuda na moderação, ainda fica mais curto...

Mas tenho umas coisas para alterar no meu sistema, vamos ver se vai dar em 2017...

Obrigado pelas suas palavras amáveis :)

E boa sorte com o seu projeto!

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Emanuel Couto »

Para que não restem dúvidas (e faço questão de repassar o link deste post à empresa que não conseguiu separar os veios do acionador...) fica aqui como eu consegui fazer a operação com ferramentas básicas, que segundo eles nem tal foi possível com um macaco de rasto de 10500kg de força, enfim... :|

Se foi fácil?

Não... de forma alguma, mas as peças estão separadas... depois estava a pensar reparar o que ficou danificado e pintar tudo para ficar como novo, e mais umas coisas no sistema.
Anexos
rps20170121_184150.jpg
rps20170121_184125.jpg
rps20170121_184054.jpg
rps20170121_184022.jpg
rps20170121_183947.jpg
rps20170121_183903.jpg
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Bom trabalho!


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por alexjp4 »

Conseguiste retirar o veio e a empresa não porque eles utilizaram um macaco de 10500Kg e tu utilizaste um cão :lol:
isso só prova que quando queremos tudo conseguimos fazer.
Bons trabalhos e vai postando umas fotos.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”