Lorenzo Green Power

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por CrOhN »

JMLorenzo Escreveu:Com o transporte incluído saiu a 300€ cada.
Sem duvida, bom preço!


O problema é a durabilidade.... Mas sendo monobloco, é normal.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns pela compra, e pelo novo sistema.... muito bem ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por mda »

Antes de mais parabens pelo sistema!
Ja li o topico um par de vezes e pelo que vi.

O inversor custou-lhe cerca de 800€, é hibrido, de 3000W, funciona com baterias a 24V, e não é MPPT. (Penso que fez importação directa)

Uma coisa que não vi foi o calculo para o banco de baterias. Em que valores se baseou para o banco de baterias. (consumo total diario da habitação ou consumo para dois dias, ou até mesmo consumo apenas a noite)

Ajustar o inversor, não foi facil, e pelo meio teve que fazer um update de firmware, que lhe veio tazer mais opções. (Acho que não ficou claro se o inversor tambem se faz log de toda a corrente que passa e tempo em cada uma das fontes, assim como, se da para o ter online permanentemente. Assim poderia aceder remotamente e controlar tmabem remotamente.)

Penso que desistiu de carregar as baterias com o próprio inversor ja que constantemente, eram carregadas pela rede. Actualmente utiliza outro tipo de carregadores esses sim MPPT. ( Uma das maiores desilusões a meu ver, será que não ha maneira, de resolver, mesmo com um novo firmware) Ja vi inversores destes com MPPT.

As ligações em AC são duas, uma da rede para o inversor (caso exitam meios de protecção como descarregadores atmosfericos, e bobines de alta ou de baixa, ou outros meios de protecção, deve ser ligado a seguir a eles), e outra do inversor para o baramento geral da casa. (Sujestão pode por um Bypass manual, com interruptores rotativos para o caso de anomalia no inversor)

As ligações DC, serão do paineis para o Inversor (não percebi bem que tipo de protecção utilizou ou desconectores), das baterias para o inversor (tambem não percebi que meios de desconecção e protecção utilizou).

Isto seria a situação normal com este tipo de Inversor.

Pelo que vi, elimnou a ligação DC do inversor, e utilizou os carregadores MPPT, e tmabem colocou intrumentação de medida nos dois circuitos DC.

Resumindo acho que é isto. Agora diga da de sua justiça, se existe alguma coisa que percebi mal, e se possivel esclareça algumas duvidas que tenho e que serão possivelmente tmabem de muitas pessoas.

Desculpem o testamento :D
Obrigado.

PS: Estive a ler o manual, e encontrei esta opção no ponto 16. Tem esta opção no seu?
Anexos
Excerto do manual de instrucções onde mostra a opção de carregar as baterias apenas pelos paineis solares.
Excerto do manual de instrucções onde mostra a opção de carregar as baterias apenas pelos paineis solares.
Sem Título.jpg (40.25 KiB) Visto 3459 vezes
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

mda Escreveu:Antes de mais parabens pelo sistema!
Ja li o topico um par de vezes e pelo que vi.

O inversor custou-lhe cerca de 800€, é hibrido, de 3000W, funciona com baterias a 24V, e não é MPPT. (Penso que fez importação directa)
Boas
Vou tentar responder a todas as suas duvidas. O Inversor é hibrido de 3KVA/2400W a 24v e foi comprado cá em Portugal.
mda Escreveu: Uma coisa que não vi foi o calculo para o banco de baterias. Em que valores se baseou para o banco de baterias. (consumo total diario da habitação ou consumo para dois dias, ou até mesmo consumo apenas a noite)
O banco de baterias resultou de uma troca de material com o pnunes, atualmente só abastece uma parte da casa isto durante a noite pois de dia são os painéis direto, o que dá um consumo de 65/70A por noite. Em principio dá para dois dias de consumo sem levar as baterias ao extremo.
mda Escreveu: Ajustar o inversor, não foi facil, e pelo meio teve que fazer um update de firmware, que lhe veio tazer mais opções. (Acho que não ficou claro se o inversor tambem se faz log de toda a corrente que passa e tempo em cada uma das fontes, assim como, se da para o ter online permanentemente. Assim poderia aceder remotamente e controlar tambem remotamente.)
O update de firmware já vinha com o inversor, agora o manual é que era antigo e não fazia referencia ás novas opções por isso no inicio foi um pouco complicado. Mas fui ao site do fabricante e recolhi o novo manual e ai a coisa foi mais facil. O inversor tem um software que dá para monitorizar todas as informações referentes a potencias, voltagem, etc, alem de se poder também mexer nas configurações. Eu é que não o tenho on-line.
mda Escreveu: Penso que desistiu de carregar as baterias com o próprio inversor ja que constantemente, eram carregadas pela rede. Actualmente utiliza outro tipo de carregadores esses sim MPPT. ( Uma das maiores desilusões a meu ver, será que não ha maneira, de resolver, mesmo com um novo firmware) Ja vi inversores destes com MPPT.
O inversor continua a carregar as baterias junto com os mppt, foi a questão de ajustar a voltagem a que deve passar para a rede dado pelas novas opções. Agora só carrega pela rede se estiver a ser alimentado por ela ou se as baterias chegarem ao valor pré determinado.
Sim já há duas novas versões de inversores com mppt incorporado, havendo para algumas potencias duas voltagens 24/48V. No caso do MKS 3kVA/24V dá para um campo solar de 600W, o MKS 3KVA/48V dá para 900W de campo solar. A melhor versão é o MKS Plus que para o caso 3KVA/24V dá 1500W de campo solar e 3000W para o 3KVA/48V.
mda Escreveu: As ligações em AC são duas, uma da rede para o inversor (caso exitam meios de protecção como descarregadores atmosfericos, e bobines de alta ou de baixa, ou outros meios de protecção, deve ser ligado a seguir a eles), e outra do inversor para o baramento geral da casa. (Sujestão pode por um Bypass manual, com interruptores rotativos para o caso de anomalia no inversor)
A ligação AC ao inversor esta protegida com um inversor duplo assim como a saída do inversor, tendo esta também um disjuntor diferencial de 30mA e um bypass manual como podes ver por esta foto tirada no inico da instalação.
Fotografia0117.jpg
Fotografia0117.jpg (148.03 KiB) Visto 3440 vezes
mda Escreveu: As ligações DC, serão do paineis para o Inversor (não percebi bem que tipo de protecção utilizou ou desconectores), das baterias para o inversor (tambem não percebi que meios de desconecção e protecção utilizou).
As ligações DC têm um fusível e um disjuntor por cada painel antes dos medidores V/A e um disjuntor duplo isto para os que estão ligados ao inversor. As baterias estão protegidas com mega fusíveis de 100A e comutador rotativo de 200A. A saída para o inversor tem um mega fusível de 125A (que irá ser alterado para 150A brevemente)e um interruptor de 275A.
mda Escreveu: Pelo que vi, eliminou a ligação DC do inversor, e utilizou os carregadores MPPT, e tambem colocou intrumentação de medida nos dois circuitos DC.
Como disse em cima o inversor continua a carregar as baterias.
mda Escreveu: PS: Estive a ler o manual, e encontrei esta opção no ponto 16. Tem esta opção no seu?
O meu não tem a opção solar only isso faz parte dos novos com mppt. Espero que façam um firmware com essa opção para a versão do meu.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por mda »

O inversor continua a carregar as baterias junto com os mppt, foi a questão de ajustar a voltagem a que deve passar para a rede dado pelas novas opções. Agora só carrega pela rede se estiver a ser alimentado por ela ou se as baterias chegarem ao valor pré determinado.
Sim já há duas novas versões de inversores com mppt incorporado, havendo para algumas potencias duas voltagens 24/48V. No caso do MKS 3kVA/24V dá para um campo solar de 600W, o MKS 3KVA/48V dá para 900W de campo solar. A melhor versão é o MKS Plus que para o caso 3KVA/24V dá 1500W de campo solar e 3000W para o 3KVA/48V.
Otimo então sempre da uso ao carregador.
Pelo que estou a ver o carregador solar so é limitativo até certo ponto, pois para o caso de existir um maior campo solar basta ligar um outro carregador em paralelo ao banco de baterias, para o campo solar extra, pois em caso de necessidade o inversor vai sempre recorrer as baterias, antes de passar para a rede. (Isto claro se for programado dessa forma).

Ja testou a eficiencia real do inversor e os consumos em standby?

Onde comprou?

Espero que consiga um novo firmware, pois é uma função muito porreira, e que pode ser activada pelo fabricante sem grande dificuldade ja que é apenas ao nive do software.

Obrigado pela atenção.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por mda »

Como tenho andado a estudar este sistema entre outros e fiz um esquema simplificado, deixo-o aqui anéxo.
Anexos
projecto2_hibrido.pdf
(49.76 KiB) Transferido 314 vezes
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

mda Escreveu: Otimo então sempre da uso ao carregador.
Pelo que estou a ver o carregador solar so é limitativo até certo ponto, pois para o caso de existir um maior campo solar basta ligar um outro carregador em paralelo ao banco de baterias, para o campo solar extra, pois em caso de necessidade o inversor vai sempre recorrer as baterias, antes de passar para a rede. (Isto claro se for programado dessa forma).
O campo solar do inversor pode ir até ~1560W ou seja 6 painéis de 260W, neste momento está a funcionar com 750W.
O facto de ter ligado carregadores mppt direto às baterias foi porque os outros painéis eram de tensão diferente e não podia liga-los ao inversor junto com os actuais.
Mas esta opção tem tido um resultado excelente, pois com um dia limpo por volta das 13h já tenho as baterias carregadas. Os dois carregam ao máximo possível dado pelo campo solar, mas quando as baterias chegam por volta dos 95% os mppt´s sobrepoem-se ao inversor, continuando estes a carregar as baterias enquanto o inversor só alimenta as cargas, isto faz baixar a intensidade que passa por ele logo reduz o seu aquecimento.
mda Escreveu: Ja testou a eficiencia real do inversor e os consumos em standby?
É uma coisa que ainda não me dei ao trabalho, até porque como ele carregas as baterias ao mesmo tempo que fornece as cargas é um pouco chato andar a fazer contas. Quando ao consumo em standby é 2W.
mda Escreveu: Onde comprou?
Na Gervolt.
mda Escreveu: Espero que consiga um novo firmware, pois é uma função muito porreira, e que pode ser activada pelo fabricante sem grande dificuldade ja que é apenas ao nivel do software.

Obrigado pela atenção.
Já falei com o importador que me disse que o novo firmware dos mppt também dá para o meu, estou há espera a ver se ele me envia o firmware.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

consumo  Outubro2013.jpg
consumo Outubro2013.jpg (34.53 KiB) Visto 3348 vezes
Como se pode ver não consegui chegar ao 100KWh como tinha previsto. Não é normal pedir um acessório, dizerem que leva uma semana e no fim levar três. Enfim!

Novidades, já instalei o novo firmware v15.32. Agora sim o inversor está como eu quero, só carrega pelo solar mesmo que a rede esteja ligada.
Só é pena as versões com mppt terem saído em Outubro e não uns meses antes.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por CrOhN »

Tenho andado a "namorar" este http://www.ebay.co.uk/itm/161119408389? ... 1423.l2649, parece-me similar ao que tens.

Este, ou o modelo mais actual já tem MPPT e possibilidade de ligação paralela.

Mas vou ter que arranjar baterias baratas, senão, esquece.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Pois o problema é mesmo as baterias ..
Live long and prosper!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por CrOhN »

Sim, baterias novas, mesmo com 1200 cilcos de 50% DOD o custo delas apenas iguala o que se poupa na energia. Neste cenário, só se rentabiliza o que se consome direto dos paineis durante o dia.

A ideia era: com um gerador solar de uns 3KW, em vez de fazer os consumos nas horas de baixa, passava a faze-lo durante o dia, ao final do dia, horas tipicamente de maior consumo, gastava-se o acumulado nas baterias. Desta forma, durante a noite, passaria a existir um consumo baixo, tarifado mais economicamente.


De qualquer forma, ando a ver preços para baterias de 3200 ciclos 50% dod (Rolls serie 5000). Estas já devem ser viáveis económicamente, digo eu....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

CrOhN Escreveu:Tenho andado a "namorar" este http://www.ebay.co.uk/itm/161119408389? ... 1423.l2649, parece-me similar ao que tens.

Este, ou o modelo mais actual já tem MPPT e possibilidade de ligação paralela.

Mas vou ter que arranjar baterias baratas, senão, esquece.
O nome pode ser diferente mas o fabricante é a mesmo e há duas versões com mppt, O MKS e MKS Plus.
http://www.voltronicpower.com/
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Contas de fim de ano.
Estes consumos por parte da EDP devem-se ao facto do inversor estar a fazer passagem pela rede devido a reparações/ajustes no sistema ou por o tempo não permitir fornecer energia e carregar baterias em simultâneo.
consumo 2013.jpg
consumo 2013.jpg (42.97 KiB) Visto 5630 vezes
Última edição por JMLorenzo em segunda jan 06, 2014 7:05 pm, editado 1 vez no total.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por visitante1 »

Muito bom!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por CrOhN »

Como raio é que consegues ter um consumo tão baixo é que me transcende!

Offtopic: Este ano, o meu sistema fez 726KW.
Última edição por CrOhN em segunda jan 06, 2014 7:07 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

CrOhN Escreveu:Como raio é que consegues ter um consumo tão baixo é que me transcende!
Porque só tenho parte da casa alimentada pelo solar. :mrgreen:

Neste meio ano o sistema produziu 400KW
Última edição por JMLorenzo em segunda jan 06, 2014 8:09 pm, editado 1 vez no total.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por CrOhN »

Ahhh! Fala-me assim!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por CrOhN »

Esclarece-me uma coisa, o inversor, estando em baterias, quando passa para a rede por um pico de consumo, volta às baterias depois? Ou ao solar?

Parece-me que li neste tópico mais atrás que não voltava.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

O novo firmware veio resolver os problemas que eu me queixava.
Depende da voltagem predefenida para a passagem há rede e da carga das baterias. Já aconteceu ele voltar às baterias (neste caso já era noite) mas em regra geral ele volta ao solar quando as baterias estão acima dos 90% de carga penso eu (ainda não consegui saber o valor exacto pois quando tal acontece eu estou a trabalhar). Como tenho a opção de carregar as baterias só pelo solar ela dá prioridade ao carregamento.

Ex. tenho o valor de 23.5V para passagem há rede e ele costuma fazer a passagem de manhã ao ligar o secador (1200W). Ao almoço já tenho as baterias carregadas(se o tempo permitir) e ele está a alimentar a casa pelo solar.

A Ultima atualização do sistema. Eu gosto muito de instrumentos de medida. :mrgreen:
Anexos
Fotografia0201.jpg
Fotografia0201.jpg (107.27 KiB) Visto 5594 vezes
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por CrOhN »

E como se porta nesta condição:

De manhã, tendo as baterias descarregadas, o solar não sendo suficiente para as cargas, começa a carregar as baterias, quando o solar é suficiente para alimentar as cargas, o inversor começa a alimentar as cargas e reduz a carga das baterias?
Ou simplesmente continua a carregar as baterias?

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”