solar + eólico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

Alves 10 é bom ter idéias mas é melhor fazer contas. Explica porque acha adequado 16.5 ohms para 2000w a 48v ou pode usar 60v.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Boas Wolfire, deixa ver se me consigo explicar :
A lei de ohm é aplicada ás cargas ou circuitos que são ligados ao gerador. Para melhor compreensão é como se as contas fossem feitas com uma bateria de 48V no lugar do gerador. Não se liga á resistencia interna das bobines porque ele vai estar a trabalhar e não parado.
O gerador é uma maquina dinâmica e como tal uma coisa é tirar medidas com ele parado e outras é tirares medidas com ele em funcionamento.
Com o gerador parado a resistência que medes com o multímetro é apenas a "residencia" ôhmica dos fios da bobinagem.
Com o gerador em funcionamento podemos fazer umas medidas e calcular a "resistência interna", que vai ser algo bem baixo, neste caso até arriscava a dizer menos de 1 ohm. Este valor não é fixo, vai variar com as rotações do gerador.
Em corrente alterna (o gerador é de corrente alterna) as contas bem mais complexas que a simples lei de ohm que se usa em corrente continua.

PS:Não sou dono da verdade e até posso estar errado, quem souber mais que eu esteja á vontade para me corrigir, estou sempre aberto a criticas para que possa melhorar o meu conhecimento.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

Sei que as contas em corrente alternada são mais complexas do que corrente continua mas acho que no caso um gerador com imãs permanentes seria considerado um circuito puramente resistivo, nesse caso poderíamos usar a simples lei de ohm, Também estou aberto a criticas gosto de aprender, também posso estar errado.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: solar + eólico

Mensagem por Emanuel Couto »

Óptimo debate de ideias... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

hoje tive algum vento e consegui fazer um teste antes de vir trabalhar.

desliguei o gerador do controlador e forcei a eolica a rodar, lá pegou ao fim de umas tentativas e consegui obter 200 voltes AC entre fases.
ficou a rodar em vazio durante algum tempo e depois liguei o gerador ao controlador e o mesmo abrandou para quase parado e tive um pico de produção 130w.

A pergunta que deixo é a seguinte,
o porquê de o gerador abrandar ao ponto de parar sempre que ligo uma carga DC e funciona bem se ligar uma lampada de 100w ou mais entre 2 fases.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

jpc Escreveu: sexta jan 19, 2018 3:08 pm hoje tive algum vento e consegui fazer um teste antes de vir trabalhar.

desliguei o gerador do controlador e forcei a eolica a rodar, lá pegou ao fim de umas tentativas e consegui obter 200 voltes AC entre fases.
ficou a rodar em vazio durante algum tempo e depois liguei o gerador ao controlador e o mesmo abrandou para quase parado e tive um pico de produção 130w.

A pergunta que deixo é a seguinte,
o porquê de o gerador abrandar ou ponto de parar sempre que ligo uma carga DC e funciona bem se ligar uma lampada de 100w ou mais entre 2 fases.
O gerador abranda sempre que lhe metes carga, isso é normal. Imagina que estás a correr livre e descarregado e depois alguém tambem em andamento te passa uma mochila bem pesada, vais abrandar, e ao fim de pouco tempo tens de parar. Com o gerador acontece o mesmo.
O abrandar mais ou menos com cargas dc ou ac é impressão tua. isso acontece porque as cargas não tem a mesma resistência eléctrica. É como no caso da mochila, tanto faz que vá cheia de pedras ou garrafas de agua, o que conta é o peso que a mesma tem. Nesta analogia o peso da mochila é o equivalente da resistência eléctrica.

Na minha opinião tens varias soluções:

1º Desmanchar o gerador e perceber se é possível retirar as engrenagens que fazem a multiplicação. Desta forma casas o gerador com tipo de pás que tens.

2º Comprar um gerador que não tenha multiplicação.

3º Comprar ou fazer umas pás bem maiores que essas. Desta formas arranjas umas pás para casar com esse gerador.

4º Comprar um Ista Breze de 2000W. Desta forma acabam as adaptações, e sabes que o conjunto já está equilibrado. Já houve quem perdesse tempo a limar as arestas.

5º Esqueceres o gerador eólico. Aquilo produz muito pouco para o trabalho e chatice que dá.

Agora é só escolheres o caminho a tomar.
Eu nem digo o que aconselho porque já sabes o que fiz com o meu gerador, ficou como adorno no telhado.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Eu não vou desistir porque as eólicas são a minha vida.

Alves10 qual é a potência da tua eólica?
Queres vender isso a bom preço ou emprestar para experimenta?

Este fim de semana vou desmontar o gerador e talvez acabe com a raça dele :-)
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

É assim mesmo, isso acontece porque 200 V para ascender uma lâmpada de 100 W circula 1/2 A nas bobinas elas quase não fazem oposição a passagem de corrente, já em dc começas a perder quase 3 V na retificação se o controlador esta a funcionar a 48 V para 100 W circularia uma corrente muito maior nas bobinas, ai então menos tensão mais corrente muito mais peso para rodar o gerador.
JPC vi no ebay um eolo era de 110V tem certeza que o teu é 48V?


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

A minha é eólica é uma ista brize de 2000W a 48v. Não estou a pensar em vender e só não te empresto o meu cata-vento porque aquilo dá uma trabalheira a por no sitio. Foi uma aventura familiar por aquilo lá em cima. Filmado dava um filme jeitoso.
Ainda penso voltar a comprar um inversor para a voltar a ligar á rede. Já estou como tu, aquilo está ali como um desafio para um dia destes.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Fui ao ebay ver se conseguia ver a compra que fiz mas já não aparece.

Lembro-me de ter enviado mensagem ao vendedor porque dizia que era para baterias a 12 ou 24v e a resposta que recebi foi que também funcionava a 48v.

Pelos vistos não funciona nem a 1.5v :D


Alves10 se quiseres posso vender o meu xantrex c40 e tornavas a ter isso a funcionar.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

O que me falta é um inversor de rede e não um controlador de carga, eu não tenho um banco de baterias.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Assim não te consigo ajudar.

Tens possibilidade de medir o teu gerador e ver a resistência dos enrolamentos?

Medindo entre fases estás a medir 2 fases o que quer dizer que o meu gerador é de 8 ohm por fase ou estou a pensar mal.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Eu hoje quando chegar a casa vejo qual a resistência que o meu gerador tem. Não estás a pensar mal, dentro do gerador todos os enrolamentos tem um dos terminais ligados entre si e ao medir medes 2 de cada vez. Ligação em estrela.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

JPC, infelizmente está vento e aerogerador não para quieto para poder medir a resistência. Ver se amanha consigo apanhar um bocado sem vento para a medir.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Agradeço a ajuda Alves10.

Amanhã vou passar o dia entretido abrir e destruir o meu gerador :P
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Bom dia JPC, hoje o dia nasceu calmo e assim pude fazer a medida da resistência nas bobines do gerador. O meu tem 2.2 ohm entre as bobines. As medidas foram feitas já no fim do cabo mas como este não tem poucos metros é de cobre e tem 10mm2 a resistência dos mesmos é quase de zero.
O Wolfire tem razão quando diz que a resistência do teu gerador é muito alta, eu nunca pensei que a do meu gerador fosse tão baixa.

Assim á distancia e sem estar a ver e a tirar medidas ao equipamento deixo as ideias que podem explicar essa elevada resistência:

1º o gerador é de menos potencia do que os 2000W e desta forma o fio de bobinagem é de uma secção mais pequena o que explica a elevada resistência.

2º o gerador é de uma tensão bem mais elevada, desta forma a bobinagem é feita com fio de secção mais fina e tem muitas mais espiras (voltas), assim explica a maior resistência.

3º o gerador tem algum mecanismo que desliga as bobines quando a rotação é baixa. Pode ter algum interruptor centrifugo ou equipamento electrónico que faça esta função. Neste caso tem de ter mais alguma coisa ligada para justificar a medida dos 16 ohm. (eu aqui desmanchava o dito cujo para seguir a fiação e perceber o que se passa).

Depois deixa mais informações para que perceba o real problema.

PS: Reconheço que o Wolfire tinha razão insistia que a resistência de 16 ohm era muito elevada. O meu filing estava errado. Sempre a aprender.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Bom dia Alves10.

Obrigado pelas medidas.
Eu li algures na pouca informação que recebi que o gerador ficava tipo desligado ate atingir uma determinada tensão.
Antes de o abrir vou medir a resistência e rodar lentamente as pás para ver se apanho essa medida.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Não dá para medir com o gerador a rodar (pelo menos com o multímetro). O gerador induz o multímetro em erro. Esse era o meu problema ontem, por isso tive de esperar por hoje que o gerador estava parado.

A maneira como o multímetro mede a resistência (de uma forma simplista) é aplicando uma pequena tensão constante nas pontas de prova, lá dentro tem um amperímetro que mede a corrente que passa sempre que ligamos uma resistência nas pontas de prova. Depois com a lei de ohm faz as contas e da-nos o valor da resistência. Se o gerador estiver a andar a tensão já não é constante mas sim a soma da que o gerador está a produzir + a tal constante do multímetro. Isto altera todas as medidas.

Esse era o meu problema ontem, o gerador não parava quieto.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

jpc Escreveu: sábado jan 20, 2018 9:18 am Bom dia Alves10.

Obrigado pelas medidas.
Eu li algures na pouca informação que recebi que o gerador ficava tipo desligado ate atingir uma determinada tensão.
Com essa informação tenho um filing que o teu gerador deve ter mais uns enrolamentos feitos com fio bem mais fino que servem apenas para ligar o gerador após atingir uma determinada rotação e alimentar um contactor ou um relé de estado solido, Ai é que liga os enrolamentos principais para começar a produzir. Isto explicava o que se mede no inicio, os 16 ohm.

PS:Isto é só uma teoria de alguém que gostas de resolver mistérios. :D


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Alves10 e Wolfire o gerador é bem diferente do que pensava e principalmente do que estava escrito pelo vendedor no ebay.

Assim sendo só me resta 2 opções, a primeira é tentar arranjar forma de o colocar a funcionar e a outro é reclamar ao vendedor e apresentar queixa no ebay.

O gerador não tem multiplicação e a resistência é mesmo 16 ohm.

Estive a fazer testes de produção e com a minha de furar consigo produzir quase o suficiente para ter a minha rebarbadora a meia carga.
Rebarbadora ligada entre 2 fases consigo ter 208v AC e 1.9A.

Se rodar em fazio o gerador faz mais de 1000v entre fases.


Umas fotos do dito aberto

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Existe alguma forma de aproveitar este gerador e carregar baterias?

Como já tinha dito anteriormente funciona lindamente com cargas AC e bloqueia assim que liga alguma coisa DC.


Obrigado a todos pela ajuda
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”