Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Biod »

hoje o secretário de estado da energia respondeu-me no facebook, quando lhe perguntei porque não temos o net meetering e porque não incentivam o autoconsumo

respondeu-me : :lol:
estamos a rever a legislação sobre autoconsumo exactamente para fazer o que defende./quote]

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por MRider »

Interessante
Live long and prosper!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Quintas2 »

Tiveste mais sorte do que eu. A mim, há cerca de 1 ano, responderam-me dizendo que a minha sugestão tinha sido enviada para os serviços competentes.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Biod »

Neste momento estou novamente sem produção

agora só quando chegar a casa posso desligar o disjuntor e voltar a ligar

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por rocker_pt »

Biod Escreveu: quinta mar 07, 2019 2:07 pm Ofereci á rede: 1009,4 kwhz
Pá, isso é que não, mais vale gastar em aquecimento eletrico e ficas no Inverno com a casa quentinha
Ve estes aquecedores de pedras vulcanicas que carrega calor durante o dia (quando tens energia a mais) e liberta à noite
Pedras vulcanicas.jpg
Pedras vulcanicas.jpg (30.47 KiB) Visto 4072 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Biod »

esse valor inclui a produção que é maior entre fevereiro e setembro, e n tá frio para isso.

esse aparelho quanto consome?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Quintas2 »

rocker_pt Escreveu: terça mar 26, 2019 11:34 pm
Biod Escreveu: quinta mar 07, 2019 2:07 pm Ofereci á rede: 1009,4 kwhz
Pá, isso é que não, mais vale gastar em aquecimento eletrico e ficas no Inverno com a casa quentinha
Ve estes aquecedores de pedras vulcanicas que carrega calor durante o dia (quando tens energia a mais) e liberta à noite
Pedras vulcanicas.jpg
Não é propriamente uma surpresa:
jmlflorencio Escreveu: sábado jan 27, 2018 1:03 pm Creio que esses consumos são todos 'desprezaveis' para justificar a instalação de 4 painéis... São muito pontuais, na minha opinião (as máquinas só consomem muito quando estão a aquecer a água, ou eventualmente a centrifugar; o ferro de passar funciona por pulsos ligado-desligado; etc)...

Numa utilização 'normal', a única utilidade que veria para tanta potência instalada seria o aquecimento de água num cilindro, depois dos banhos matinais. Aí sim haveria um consumo significativo (e constante!) durante várias horas que aproveitaria 100% da produção (dependendo da capacidade do cilindro e da potência da resistência do mesmo)...

Mas o que importa é instalar um sistema solar, por isso força ;-)
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Biod »

eu referi isso no balanço do primeiro a ano, e não foi uma supresa como também não estou arrependido.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por rocker_pt »

Biod Escreveu: quarta mar 27, 2019 1:43 pm esse aparelho quanto consome?
Pelo que pesquisei, existem modelos de 800W e 1200W mas pode haver outras potencias.
Inicialmente estes aparelhos foram muito vendidos para aprovceitar a energia mais barata `a noite e poder libertar calor durante o dia nas horas de energia mais caras. Mas neste caso será para dar o uso ao contrário
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Biod »

pois, eu n encontro com potências menores. Isso é muito alto quando no inverno o pico máximo com ceu limpo anda nos 900


Alarmesdomeco
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quarta jun 06, 2018 10:29 am

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Alarmesdomeco »

Biod Escreveu: quinta mar 21, 2019 1:50 pm hoje o secretário de estado da energia respondeu-me no facebook, quando lhe perguntei porque não temos o net meetering e porque não incentivam o autoconsumo

respondeu-me : :lol:
estamos a rever a legislação sobre autoconsumo exactamente para fazer o que defende.


EU countries are expected to bring the law into force by 1 January 2021.
Teem mesmo de rever a legislação porque foi votado no parlamento europeu a exempção de fees ou responsabilidades em instalações solares de autoconsumo até 25kw (habitação ou industria )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por serges »

Era algo que iria benefeciar o consumidor em grande pois aí sim seria um verdadeiro investimento privado e melhor todos teriam acesso a beneficio... agora as eleições andem aí lol
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Quintas2 »

Alarmesdomeco Escreveu: domingo mar 31, 2019 2:50 pm
EU countries are expected to bring the law into force by 1 January 2021.
Teem mesmo de rever a legislação porque foi votado no parlamento europeu a exempção de fees ou responsabilidades em instalações solares de autoconsumo até 25kw (habitação ou industria )
Penso que o limite é de 30 e não 25 KW.

Por outro lado, não entendi exatamente o que queres dizer. Isso nada tem a ver com net-metering.

Considerando n.º 68 da Diretiva:
"Os autoconsumidores de energia renovável não deverão ter encargos ou custos discriminatórios ou desproporcionados nem ficar sujeitos a encargos injustificados. Deverá ser tomado em conta o seu contributo para alcançar a meta do clima e da energia e os custos e benefícios decorrentes para o sistema energético em geral. Os Estados-Membros não deverão, de uma forma geral, impor encargos à eletricidade produzida e consumida nas mesmas instalações por autoconsumidores de energia renovável. No entanto, os Estados-Membros deverão ser autorizados a aplicar encargos não discriminatórios e proporcionados a este tipo de eletricidade se tal se revelar necessário para assegurar a sustentabilidade financeira do sistema elétrico, para limitar o apoio ao que é objetivamente necessário e para permitir uma utilização eficaz dos seus sistemas de apoio. Ao mesmo tempo, os Estados-Membros deverão assegurar a contribuição equilibrada e adequada dos autoconsumidores de energia renovável para o sistema global de partilha de custos de produção, distribuição e consumo de eletricidade, quando a eletricidade é injetada na rede."

O art.º 21:
"2. Os Estados-Membros asseguram que os autoconsumidores de energia renovável, a título individual ou através de agregadores, têm o direito de:
a) Produzir energia renovável, inclusive para consumo próprio, armazenar e vender a sua produção excedentária de eletricidade renovável, inclusivamente através de contratos de aquisição de energia renovável, de fornecedores de eletricidade e de regimes de comercialização entre pares, sem estarem sujeitos:
(...)
ii) no que diz respeito à eletricidade de fontes renováveis de produção própria que se circunscreve às suas instalações, a procedimentos discriminatórios ou desproporcionados e a qualquer encargo ou tarifa;"

A partir de 2026, se o autoconsumo exceder 8% do total da capacidade de produção de eletricidade no país, até podem ser aplicados "encargos e tarifas não discriminatórios e proporcionados aos autoconsumidores de energia renovável em relação à eletricidade renovável de produção própria que se circunscreva às suas instalações, (...)". Uma tarifa dessas esteve para entrar na Valónia-Bélgica (que já ultrapassou esse limite) este ano, mas foi adiada para o próximo ano.

(sublinhados e negritos meus)


Parece-me que isto tudo é o que nós já temos na nossa legislação e, como todas as leis, a Diretiva tem portas que permitem virar para muito lado.
Portanto, é apenas rezar que os governos deixem se ser comandados pela Elétricas e reconheçam as capacidades do net-metering na descarbonização da economia, naturalmente, dentro de limites razoáveis.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por rocker_pt »

Biod Escreveu: quinta mar 28, 2019 5:57 pm pois, eu n encontro com potências menores. Isso é muito alto quando no inverno o pico máximo com ceu limpo anda nos 900
Se encontrares um aquecedor destes barato podes sempre abrir e trocar a resistencia.
Pelo menos no Porto, abaixo do Aquario na rua da Alegria, tem uma casa que faz qualquer tipo de resistencia eletrica, com qualquer potencia. Basta levar a antiga e dizer o que pretendes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Biod »

aquecedores a óleo dá?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Quintas2 »

Tem na mesma uma resistência lá dentro, imersa no óleo. Vem a dar ao mesmo, mas tens que ter o termostato no máximo, para a resistência estar sempre a consumir.
Até costumam ter duas resistências, uma em baixo e outra em cima, pelo que podes ligar só uma (por vezes cada resistência tem potência diferente) ou as duas, logo, 3 combinações de potência possíveis.
Eu tenho um com 1 resist.=400W, 1 resist=600W.

Aquecedor a óleo, além da casca: https://www.youtube.com/watch?v=tBSlOmnMCr4
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Biod »

são 10:30 e os painéis hoje pararam de produzir ás 8h.

Falei com a solarimpact, disseram que só têm acontecido isto comigo, reportaram ao fabricante e aconselharam a atualizar o firmware. Vou ser eu a fazer isso, espero n fazer asneira

Avatar do Utilizador

gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por gigaz »

nada bom, por acaso não será um problema de terra? Que o diferencial (caso exista) não esteja a detetar, mas já chateie o inversor.
No lado DC por exemplo.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por Biod »

gigaz Escreveu: sexta abr 26, 2019 10:41 am nada bom, por acaso não será um problema de terra? Que o diferencial (caso exista) não esteja a detetar, mas já chateie o inversor.
No lado DC por exemplo.
mesmo que fosse o inversor deveria registar no log de erros, de outra forma anda-se às apalpadelas

Hoje novamente parada a produção desde 15h...

Ainda m atualizei o firmware, n tem estado sol constante quando estou em casa..


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo 1060W (4x265W REC + SolaX inverter X1-Mini 1.5)

Mensagem por jmlflorencio »

E que tal accionar uma garantia, em vez de estar sempre a esperar por uma actualização milagrosa?

Se já verificaram que só se passa com um inversor, mais fácil deve ser de justificar perante o fabricante...

Isto é uma crítica à empresa, e não ao user que criou o tópico.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”