fotovoltaico: 3 x 300W + eólica vertical: 2 x 300W + baterias

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
jol8485
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado jan 06, 2018 7:53 pm

fotovoltaico: 3 x 300W + eólica vertical: 2 x 300W + baterias

Mensagem por jol8485 »

Boas,

Venho pedir os vosso conselhos.
Estou a ponderar um projecto de auto-consumo com baterias, com componentes mistos de fotovoltaico e eólica vertical, repartida respectivamente em 3 x 300W e 2 x 300W ficando no limite dos 1500W, funcionando a 24V.

Para os painéis estou indeciso entre o SOLUXTEC MONO 300W (eficiência de 18.5% e custa 285€) e o LG 300 N1T-G4 NeON 2 Bifacial (eficiência de 18.3% e custa entre 300€ a 340€). Será que o Bifacial vale a pena :?:
Para as eólicas encontrei aqui no fórum este modelo, SMART WIND 500

Gostaria de ter registo da produção, armazenamento e consumo (baterias vs rede) do sistema.

O meu consumo para 2017 teve um média de 280 KWh por mês, sendo o mês de Fev. o mais alto com consumo de 350 KWh. Tive uma despesa de electricidade de 614€ sem IVA para o ano de 2017.

Pelas minhas contas, arredondando para 300KWh por mês dá um consumo de 10KWh por dia. Quanto iria produzir um sistema deste por dia :?:

Quanto às baterias (a 24V) peço a vossa ajuda :arrow: para o dimensionamento das mesmas. Pretendo modelos sem manutenção, de grande duração (de ciclos), sem ser as de Lítio que são muito caras. Recomendação para o sistema de gestão das baterias :?:

Obrigado.
Última edição por jol8485 em segunda jan 08, 2018 2:05 pm, editado 1 vez no total.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: fotovoltaico: 3 x 300W + eólica vertical: 2 x 300W + baterias

Mensagem por Quintas2 »

jol8485 Escreveu: domingo jan 07, 2018 11:07 pm Boas,

Venho pedir os vosso conselhos.
Estou a ponderar um projecto de auto-consumo com baterias, com componentes mistos de fotovoltaico e eólica vertical, repartida respectivamente em 3 x 300W e 2 x 300W ficando no limite dos 1500W, funcionando a 24V.

Para os painéis estou indeciso entre o SOLUXTEC MONO 300W (eficiência de 18.5% e custa 285€) e o LG 300 N1T-G4 NeON 2 Bifacial (eficiência de 18.3% e custa entre 300€ a 340€). Será que o Bifacial vale a pena :?:
Para a eólicas encontrei aqui no fórum este modelo, SMART WIND 500

Gostaria de ter registo da produção, armazenamento e consumo (baterias vs rede) do sistema.

O meu consumo para 2017 teve um média de 280 KWh por mês, sendo o mês de Fev. o mais alto com consumo de 350 KWh. Tive uma despesa de electricidade de 614€ sem IVA para o ano de 2017.

Pelas minhas contas, arredondando para 300KWh por mês dá um consumo de 10KWh por dia. Quanto iria produzir um sistema deste por dia :?:

Quanto às baterias (a 24V) peço a vossa ajuda :arrow: para o dimensionamento das mesmas. Pretendo modelos sem manutenção, de grande duração (de ciclos), sem ser as de Lítio que são muito caras. Recomendação para o sistema de gestão das baterias :?:

Obrigado.
Olá. Benvindo.

Já leste os tópicos introdutórios da secção de Autoconsumo?

À partida, não pareces ter consumos que justifiquem a potência de 1500W.
Dizer que consomes 10 kWh/dia não significa nada. Se o consumo for predominantemente à noite, pode até não justificar instalar um só painel solar. Tens que ter um perfil dos teus consumos ao longo do dia, da semana e até do ano, caso haja uma grande variação sazonal, o que não costuma ser o caso numa residência permanente.

Registo de produção equivale a mais custos e venda de excedentes à rede por um valor pouco aliciante.

Pequenas eólicas são dificilmente justificáveis na grande maioria das situações e difíceis de gerir (lê um pouco sobre o assunto).

Painéis de 300W são o ideal para microinversores de cerca de 250W. Mas ainda são muito caros comparados com painéis de 250W. Poderá não justificar a diferença.

Bifacial vale a pena?
Bifacial quer dizer que vai produzir um pouco mais pela radiação que "entra" por trás do painel. Logo, para justificar, deve ser preferencialmente instalado numa estrutura sobre o solo (não "colado" a um telhado) e, de preferência, sobre um solo claro (podes pôr brita clara no chão), para aumentar a refletância do solo.
Vê aqui o que diz a LG sobre os seus painéis bifaciais: http://www.lg.com/global/business/solar ... 2-bifacial.
Produz entre 5 a 26% mais, num dia de céu limpo de julho, na alemanha. Mas de o solo for escuro ou relvado, apenas produzirá mais 5%. Se for de areia clara, mais 16%. Neve ou membrana branca no solo, é para esquecer. E isto em condições ideais de teste. Portanto, em condições não ideiais, em dias de céu nublado, etc.... (???)

Lg 300W bifacial por €300 contra um painel convencional de 250W por menos de €200. Não sei se compensa.

Finalmente, baterias também são ainda caras. Pessoalmente, penso que não se justificam na maioria das situações.

Lê bastante mais, para amadureceres ideias.
Cumprimentos,
Quintas2


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: fotovoltaico: 3 x 300W + eólica vertical: 2 x 300W + baterias

Mensagem por apmendes »

Concordo em tudo o que o amigo Quintas disse. Eólicas muito dificilmente compensa, eu já tive e passados alguns meses retirei-a, era mais o tempo que estava parada que a trabalhar. tens de ver o local onde a vais instalar se é ventoso, ou não mas o vento tem de ser constante pois caso contrário não resulta. Quando aos painéis bifaciais muito dificilmente compensa. No caso das baterias não me pronuncio porque não sei o que pretendes fazer em concreto. Eu tenho baterias e tem resultado, mas se pensas poupar dinheiro não é fácil pois o preço de aquisição é elevado e logo vais demorar muitos anos a colmatar o investimento que vais fazer. Na minha opinião baterias só para locais isolados devido ao elevado investimento inicial.


Autor do tópico
jol8485
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado jan 06, 2018 7:53 pm

Re: fotovoltaico: 3 x 300W + eólica vertical: 2 x 300W + baterias

Mensagem por jol8485 »

Obrigado por confirmarem a minha suspeita sobre os bifaciais.
Como são só 3 painéis penso que não seja descabido investir nuns de 300W vs 250W, mas se é preciso investir nums inversores mais caros é preciso avaliar. Por isso peço a vossa ajuda.

O consumo de 10 kWh/dia é uma média. Devo consumir mais à noite o que deve ser o caso comum, penso eu. Por isso a razão das baterias. Estar a montar fotovoltaico para dar electricidade à EDP não quero.

Estou numa zona ventosa, tenho um vizinho com uma eólica de eixo horizontal. Mas penso que com eixo vertical aproveita-se melhor e também aceita velocidades mais baixas.

Só os números podem dizer se justifica ou não, pelas contas que fiz realmente não é muito animador. Mas com amortização até 12 anos até conseguiria contemplar o projecto.

Mas não há inversores com registo do que vem dos painéis e vai para as baterias :?:

Sobre o dimensionamento das baterias é que não sei. Penso que tem de se considerar a produção do sistema mas mais importante o consumo da casa, por causa da descarga.


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: fotovoltaico: 3 x 300W + eólica vertical: 2 x 300W + baterias

Mensagem por apmendes »

A eólica vertical aproveita melhor o vento, estão desenhadas para ventos que não sopram sempre na mesma direção, mas têm um inconveniente são bastante mais caras.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”