Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

Bms vai controlar a tensão de cada pack ligado em série para que estejam equilibrados durante o processo de carga/ descarga. EVu vou tentar colocar um led de baixo consumo ligado em paralelo a cada pilha para monitorizar quando queima algum fusível a. Vou dar logo quem essa falha quando o pack demorar menos tempo a carregar ou diminuir a capacidade a bms que comprei diz tudo
Última edição por jpc em domingo abr 26, 2020 7:56 am, editado 1 vez no total.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

jpc Escreveu: segunda abr 20, 2020 9:10 pm Bms vai controlar a tensão de cada pack ligado em série para que estejam equilibrados durante o processo de carga/ descarga. EVu vou tentar colocar um led de baixo consumo ligado em paralelo a cada pilha para monitorizar quando queima algum fusível queima. Vou dar logo quem essa falha quando o pack demorar menos tempo a carregar ou diminuir a capacidade a bms que comprei diz tudo
Bms vai controlar a tensão de cada pack ligado em série para que estejam equilibrados durante o processo de carga/ descarga. EVu vou tentar colocar um led de baixo consumo ligado em paralelo a cada pilha para monitorizar quando queima algum fusível queima. Vou dar logo quem essa falha quando o pack demorar menos tempo a carregar ou diminuir a capacidade a bms que comprei diz tudo

Vou utilizar Register a new account on the Banggood APP and get $100 of coupons. I just found an amazing item with free shipping.https://banggood.app.link/1nhle0aAQ5
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

jpc Escreveu: segunda abr 20, 2020 9:10 pm Bms vai controlar a tensão de cada pack ligado em série para que estejam equilibrados durante o processo de carga/ descarga. EVu vou tentar colocar um led de baixo consumo ligado em paralelo a cada pilha para monitorizar quando queima algum fusível queima. Vou dar logo quem essa falha quando o pack demorar menos tempo a carregar ou diminuir a capacidade a bms que comprei diz tudo
Bms vai controlar a tensão de cada pack ligado em série para que estejam equilibrados durante o processo de carga/ descarga. EVu vou tentar colocar um led de baixo consumo ligado em paralelo a cada pilha para monitorizar quando queima algum fusível queima. Vou dar logo quem essa falha quando o pack demorar menos tempo a carregar ou diminuir a capacidade a bms que comprei diz tudo

Vou utilizar estes de 0.1W

https://pt-m.banggood.com/20PCS-Ultra-B ... ether-auto
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

jpc Escreveu: segunda abr 20, 2020 9:10 pm Bms vai controlar a tensão de cada pack ligado em série para que estejam equilibrados durante o processo de carga/ descarga. EVu vou tentar colocar um led de baixo consumo ligado em paralelo a cada pilha para monitorizar quando algum fusível queima. Vou dar logo quem essa falha quando o pack demorar menos tempo a carregar ou diminuir a capacidade a bms que comprei diz tudo
Bms vai controlar a tensão de cada pack ligado em série para que estejam equilibrados durante o processo de carga/ descarga. EVu vou tentar colocar um led de baixo consumo ligado em paralelo a cada pilha para monitorizar quando queima algum fusível queima. Vou dar logo quem essa falha quando o pack demorar menos tempo a carregar ou diminuir a capacidade a bms que comprei diz tudo

Vou utilizar estes de 1W

https://pt-m.banggood.com/20PCS-Ultra-B ... ether-auto
Última edição por jpc em quinta abr 30, 2020 8:19 pm, editado 1 vez no total.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

jpc Escreveu: segunda abr 20, 2020 9:15 pm
jpc Escreveu: segunda abr 20, 2020 9:10 pm Bms vai controlar a tensão de cada pack ligado em série para que estejam equilibrados durante o processo de carga/ descarga. EVu vou tentar colocar um led de baixo consumo ligado em paralelo a cada pilha para monitorizar quando queima algum fusível queima. Vou dar logo quem essa falha quando o pack demorar menos tempo a carregar ou diminuir a capacidade a bms que comprei diz tudo
Bms vai controlar a tensão de cada pack ligado em série para que estejam equilibrados durante o processo de carga/ descarga. EVu vou tentar colocar um led de consumo ligado em paralelo a cada pilha para monitorizar quando queima algum fusível queima. Vou dar logo quem essa falha quando o pack demorar menos tempo a carregar ou diminuir a capacidade a bms que comprei diz tudo

Vou utilizar estes de 0.1W

https://pt-m.banggood.com/20PCS-Ultra-B ... ether-auto
Vou 2356leds como esteparater a patinha para soldar
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

MRider Escreveu:Convém fazer todos os testes possíveis e imaginários.
Esse tipo de bateria Imagem é perigoso e se incendiar desencadeia uma reacção junto das outras que é difícil de controlar.
Procurem a imensidão de testes a estas pilhas e verifiquem a dificuldade em em explodir uma...
O mais normal é descarregarem até "morrer" ou em sobrecarga a protecção interna da própria pilha corta a pilha do sistema matando-a.
Estando protegidas por fusíveis de 0.5ah uma a uma e sendo capazes de "despejar" 10 a 30Ah efectivos em pico cada, ainda está para vir quem me mostre uma explosão perigosa num sistema destes.
Convido mesmo a publicarem aqui uma prova de uma explosão sem razão aparente de algum sistema deste tipo em vez de andarem a anunciar riscos de morte e explosões e sei lá que mais prenúncios de incêndios. (A que vi foi o rebentamento de fusíveis por shunt de busbars do "Average Joe", que continua vivo e inteiro para contar a história e aproveitou as pilhas todas ou quase todas de novo pois nenhuma "explodiu")
Se tiveram dinheiro e vontade para comprar baterias de lítio novas em packs ou em blocos, parabéns e felicidades, agora não vale a pena andar aqui a desinformar e a anunciar a morte e perigosidade de sistemas que nem experimentaram nem testaram, levando a que na verdade não sabem do que falam.
Já retirei pilhas dos testers a 90 graus (mesmo que fiquem 24h em carga no tester), nem uma babada aquecida inchou ou explodiu ou incendiou! E sim foram avaliadas com termómetro e câmera Flyr. O JPC tem se calhar tantas ou mais do que eu neste momento e a situação repete-se. Podem ver os DIY's do youtube dos links que publiquei e procurar mais e mostrem-nos UMA explosão! UMA!
Tenho neste momento pelo menos 2400 pilhas carregadas a 100%, descarregadas automaticamente pelos Liitokala e recarregadas a 100% duas vezes. Fora todas as que se mostraram mortas ou incapazes de carregar ou de aguentar carga, posso facilmente dizer que testei mais de 3500-4000 pilhas, esta amostra não suficiente para provar que não explodiram?
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

Blastars Escreveu: quarta abr 29, 2020 3:57 pm
MRider Escreveu:Convém fazer todos os testes possíveis e imaginários.
Esse tipo de bateria Imagem é perigoso e se incendiar desencadeia uma reacção junto das outras que é difícil de controlar.
Procurem a imensidão de testes a estas pilhas e verifiquem a dificuldade em em explodir uma...
O mais normal é descarregarem até "morrer" ou em sobrecarga a protecção interna da própria pilha corta a pilha do sistema matando-a.
Estando protegidas por fusíveis de 0.5ah uma a uma e sendo capazes de "despejar" 10 a 30Ah efectivos em pico cada, ainda está para vir quem me mostre uma explosão perigosa num sistema destes.
Convido mesmo a publicarem aqui uma prova de uma explosão sem razão aparente de algum sistema deste tipo em vez de andarem a anunciar riscos de morte e explosões e sei lá que mais prenúncios de incêndios. (A que vi foi o rebentamento de fusíveis por shunt de busbars do "Average Joe", que continua vivo e inteiro para contar a história e aproveitou as pilhas todas ou quase todas de novo pois nenhuma "explodiu")
Se tiveram dinheiro e vontade para comprar baterias de lítio novas em packs ou em blocos, parabéns e felicidades, agora não vale a pena andar aqui a desinformar e a anunciar a morte e perigosidade de sistemas que nem experimentaram nem testaram, levando a que na verdade não sabem do que falam.
Já retirei pilhas dos testers a 90 graus (mesmo que fiquem 24h em carga no tester), nem uma babada aquecida inchou ou explodiu ou incendiou! E sim foram avaliadas com termómetro e câmera Flyr. O JPC tem se calhar tantas ou mais do que eu neste momento e a situação repete-se. Podem ver os DIY's do youtube dos links que publiquei e procurar mais e mostrem-nos UMA explosão! UMA!
Tenho neste momento pelo menos 2400 pilhas carregadas a 100%, descarregadas automaticamente pelos Liitokala e recarregadas a 100% duas vezes. Fora todas as que se mostraram mortas ou incapazes de carregar ou de aguentar carga, posso facilmente dizer que testei mais de 3500-4000 pilhas, esta amostra não suficiente para provar que não explodiram?
Reze para que assim continue. Mas a abusar dessa forma algum dia pode correr mal.
Live long and prosper!


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Portanto, em suma, critica, comenta que "pode correr mal", anuncia a desgraça mas exemplos, nem um para a amostra!
Até com os blocos amarelos que usa ou os azuis que existem anteriores a esses ou com as powerwalls das várias marcas pode correr mal a 70-130Ah cada, no sistema que temos montado noutra morada, com um pack de 10Kw LG, já correu mal com um pack novinho em folha da Trinabess também de 10Kw (a melhor marca do mundo em solar) e lá foi retomado pela marca porque nem atinavam com o pack nem com o inversor!
Ao que deu para perceber cada bloco tinha 100v e um fusível por bloco… e não se entenderam com aquilo à primeira ligaram mal e danificaram a bateria sem qualquer explosão, foi retomada, à segunda programaram mal os ciclos e "ah e tal é lítio pode descarregar totalmente" durou 1 mês, à terceira novamente por má calibração duraram 3 meses até que cada bloco não balanceava com os outros.
Portanto 3 problemas grandes com baterias de marca, novas e nada de explosões/incêndios.
Com 1400 pilhas, um fusível por pilha possivelmente 1 fusível por pack, eu vejo que teremos pelo menos mais 1396 salvaguardas (fusíveis) que nas das powerwalls de fábrica, mesmo se vir o projecto de um Inglês que usou pilhas Chinesas mal testadas e soldadas sem fusíveis, as "caps" desativaram-nas e ao fim de um ano de uso sem vigilância os packs com perda de capacidade, funcionavam na mesma sem explosões, sem fusíveis e sem BMS. Substituiu as pilhas Chinesas e continuaram em funcionamento
Para morrer basta estar vivo, novas não são mais seguras que usadas desde que feitas com "fail-safes" adequados, pela sua perspectiva até que me deveria dar razão, pois ao filtrar as danificadas/avariadas, são pilhas que já tiveram teste/rodagem além da nossa verificação, enquanto que as novas têm garantia para no-las trocarem mas ainda não foram cicladas uma catrefada de vezes como as nossas, estando propensas a falha pelos elementos mais fracos! Fazendo com que a semi-vida destas já tenha sido por si comprovada e eliminados os elementos fracos.
Nas powerwalls pode pesquisar nas marcas que eles têm explicação para como contornar este problema dos elementos que morrem, daí a garantia por exemplo das baterias Tesla que se perder capacidade para além dos 70% (sim está contemplada esta perda) eles trocam-na, é precisamente o que a tesla faz para proteger o circuito, o mesmo que estamos a fazer com cada fusível, só que nós usamos de vidro e eles fio fusível. Por cada pilha que haja sobretensão (muito para além da sobretensão que a pilha aguenta) o fusível retira-a do sistema. Mas não são reparáveis, nós apenas temos essa vantagem, podemos trocar pilha a pilha em caso de falência das mesmas. Ora na Tesla o pack vai perdendo capacidade precisamente com os elementos que são defeituosos e vão sendo por isso removidos do circuito e eles estimam que em 8 anos não "morrem" pilhas suficientes para perder mais de 30% da capacidade do pack, que no Roadster eram 1800 pilhas. Admitiam eles que era acionável a garantia com 540 pilhas mortas!
Quanto a rezar, deixo para si, se lhe aprouver, ou para quem nisso creia, eu creio em factos, em testes, em estudo e em cuidados. Daí:
-2 testes em carregadores automáticos com carga e descarga total para garantir que as pilhas estão com condições
-Estão em bancada a ver se aguentam a carga há meses como pode ver pelo tópico
-Serão sujeitas a mais um ciclo de teste em carregador para subtrair mais algum elemento mais fraco
-Um fusível por pilha 1Ah
-Um fusível por Pack provavelmente
-BMS por pack ou o JPC já adquiriu o Batrium
-Tudo isto é por fim ligado ao carregador do inversor que também faz gestão em caso de carga anómala
Vendo que são a reunião de todos os cuidados e protecções de todos os DIY's que encontrei e que nenhum utilizou estas protecções todas juntas e funcionaram sempre desde descarga total até uso em temperaturas negativas bem como as failsafes todas que a própria Tesla usa.
Para mim é suficientemente seguro ligar baterias com 4 testes antes de uso, com fusíveis de 1A limite, mais outro fusível para proteger pack a pack, mais o BMS mais o carregador para as ver a trabalhar sem me ajoelhar e unir as mãos para não morrer quando o inversor as começar a alimentar ou a debitar-lhes energia.

Boas Amperagens e seja feliz amigo
Última edição por Blastars em quinta mai 21, 2020 10:09 pm, editado 1 vez no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

Blastars, creio que não era intenção de ninguém atacar quem quer que fosse...

Voltando ao tópico, porquê a opção de fusível individual, em vez de fio de fusível?

Apenas com 0.5A ("A" de ampere e não "Ah" de ampere-hora), não vai limitar demasiado o pack? Vão ser 200 pilhas em paralelo?


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Não é nem uma nem duas vezes o anúncio do risco de catástrofe, é constante, acho que à primeira se percebeu a ideia… assim sendo acho que é de manter assente todo o estudo e cuidado assumido para que tal não se proporcione. Se calhar devo de acrescentar que há uma mangueira com água no lado oposto da garagem onde pratico estes trabalhos bem como extintor e que uso luvas, óculos e protectores auditivos, e encomendei o fato para desarme de explosivos mas infelizmente nunca chegou.(ironia para quem não reparar neste último acessório protector)
Não só culmino o projecto com o fruto de uma pesquisa de cerca de 4 anos como com aconselhamento com pessoas certificadas na área da eletricidade e eletrónica, o que não faz de todo de mim um expert, não me isenta de riscos, mas não me torna um perfeito incapaz naquilo a que me autopropuz a realizar e acho que se outros querem experimentar, devem de o poder fazer sem uma sombra de negrume falsa a pairar sobre a cabeça. Há riscos mas algo de compra pré feito também os tem e daí eu e o JPC falarmos constantemente de dispositivos e mais dispositivos de segurança.

Obrigado pelo regresso ao tópico, pois acabei por tentar manter a informação activa com a publicação que fiz em resposta a um comentário que acho novamente descabida a insistência pois em algo DIY como é evidente podem existir riscos e cada um sabe de si.
O fio fusível é opção viável mas mais difícil de soldar manualmente, e é tão mais fino que é mais fácil de não visualizar (tenho um carretel também) em caso de queima. Os de vidro são um pouco mais detectáveis mas a ideia do LED do JPC não é descabida apesar de incutir uma micro descarga residual constante no sistema e dar mais trabalho a meter fusível e led em série ou um num polo e outro no outro além de mais despesa.
Por outro lado criei sozinho uma ideia que o fio (não me recordo se é ou não esmaltado) pode mais facilmente oxidar e deteriorar, provocando a sua falha antes da sua função, e também na manipulação dos packs, se tocado pode quebrar mais facilmente pois é ultra fino.

Quanto a 0.5A (já estou desligado há mais tempo do que o que desejava e lembro-me que já me tinha corrigido os A e Ah e os W e Wh, novamente o meu obrigado) se formos ver será um sistema 14s100p
Correndo o risco de aqui de cabeça me falharem as contas à Guterres, dá 100px0.5A o que perfaz 50A por pack, acrescidos de 50Ax14S se não estou induzido em erro perfaz 700A. (estou certo?)
Para mim parece-me que 700A é suficiente para o pretendido.
Ora se cada pilha pode ir pelo menos de 10 a cerca de 30 (em pico) acho mais uma vez que há muita segurança em permitir apenas 700A que para mim chegam, por outro lado mesmo que fossem de mais Amperagem, não sei se não seriam maiores, influenciando o aumento da dimensão dos packs para distanciamento das pilhas!

Correcção: são fusíveis de 1A portanto 100A no pack
Última edição por Blastars em quinta mai 21, 2020 10:17 pm, editado 1 vez no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

Usar fio fusível também tem o inconveniente de não ficar calibrado igual para todas.
PS: Eu não estou a atacar ninguém, apenas estou a dizer que quando não se sabe o que se faz pode correr mal. E ainda bem que se aproveita as " pilhas " para uma 2 vida.
Live long and prosper!


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

MRider Escreveu: quinta abr 30, 2020 12:49 am Usar fio fusível também tem o inconveniente de não ficar calibrado igual para todas.
PS: Eu não estou a atacar ninguém, apenas estou a dizer que quando não se sabe o que se faz pode correr mal. E ainda bem que se aproveita as " pilhas " para uma 2 vida.
Obrigado então pelo exclarecimento MRider e lamento se me senti atacado e se respondi demonstrando o que senti.
E concordo, agora depois de já referido não quero reclamar mérito pela menção, mas recordo-me de ter ficado com essa ideia também da calibração, por causa dos ensinamentos do "mentor" e dos testes do AJ (Average Joe) e do Jehu Garcia, e gostei da opção do AJ dos fusíveis encapsulados em vidro de 1A, daí a querer copiar.

Acho que ficou mencionado por todas as minhas fontes antes descritas que não tenho pelo menos para já algo no projecto que seja integralmente de minha autoria, tudo é retirado das experiências dos outros DIY's Youtubers.
Portanto quando muito poderei dizer que o formato final é a soma de extractos individuais ou comuns dos projectos deles, podendo ser semelhante na totalidade a um ou então um pouco diferente, porque confesso que me identifiquei em pensamento de resultados ao AJ e muito tendencioso em copiar o que ele fez, por exemplo as brackets que ainda quero fazer iguais às dele e os fusíveis.
O recurso ao www.repackr.com (não me recordo já quem o anunciou no projecto mas penso ser o Pete (Australiano) (penso que como o site não tem finalidade de venda ou promoção de produtos, que o posso colocar aqui)
Busbars estou também inclinado a cobre enrolado como o AJ (mais fácil o sourcing)
Batrium, Pete e AJ usam
O Inversor pelo menos a tipologia vi no Pete
E agora fica o bichinho para ver o que o JPC faz com os LED's e o resultado para ver se consome significativamente e se a vantagem é interessante…
Última edição por Blastars em quinta mai 21, 2020 10:16 pm, editado 1 vez no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

MRider Escreveu:Usar fio fusível também tem o inconveniente de não ficar calibrado igual para todas.
(...)
Hmmm, não sabia disso. Pensei que fosse algo fiável...

Blastars Escreveu: (...)
Quanto a 0.5A (já estou desligado há mais tempo do que o que desejava e lembro-me que já me tinha corrigido os A e Ah e os W e Wh, novamente o meu obrigado) se formos ver será um sistema 14s100p
Correndo o risco de aqui de cabeça me falharem as contas à Guterres, dá 100px0.5A o que perfaz 50A por pack, acrescidos de 50Ax14S se não estou induzido em erro perfaz 700A. (estou certo?)
Para mim parece-me que 700A é suficiente para o pretendido.
(...)
Ah, mas não é assim. De facto, as 100 células em paralelo permitem então os 50A. Mas esses 50A valem para todo o pack. O número de células em série só influencia a voltagem.

Assim, terás uma potência disponível de (para uma bateria de 48V):
50A x 48V = 2400W

Se em vez de 14 blocos em série só tivesses 7 (bateria de 24V), só terias 1200W.

Isto independentemente da capacidade. Sobre a capacidade, se cada célula tiver 1500 mAh (não me lembro se já referiste por cá), terás:

48V (tensão da bateria) x 1500 mAh (capacidade de cada célula) x 100 (nr de células em paralelo) = 7.2 kWh

Dependendo do consumo da habitação, pode servir ou não (no meu caso por exemplo, que tenho tudo eléctrico, só dava uma ajuda)...
Blastars Escreveu: (...)
Busbars estou também inclinado a cobre enrolado como o AJ (mais fácil o sourcing)
(...)
Porquê?
Já vi pessoal a enrolar três (dois?) fios de cobre mais pequenos, para usar isso como busbar.
Porque não usar logo um fio de 4 ou 6 mm²?


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

Blastars Escreveu: quarta abr 29, 2020 3:57 pm
MRider Escreveu:Convém fazer todos os testes possíveis e imaginários.
Esse tipo de bateria Imagem é perigoso e se incendiar desencadeia uma reacção junto das outras que é difícil de controlar.
Procurem a imensidão de testes a estas pilhas e verifiquem a dificuldade em em explodir uma...
O mais normal é descarregarem até "morrer" ou em sobrecarga a protecção interna da própria pilha corta a pilha do sistema matando-a.
Estando protegidas por fusíveis de 0.5ah uma a uma e sendo capazes de "despejar" 10 a 30Ah efectivos em pico cada, ainda está para vir quem me mostre uma explosão perigosa num sistema destes.
Convido mesmo a publicarem aqui uma prova de uma explosão sem razão aparente de algum sistema deste tipo em vez de andarem a anunciar riscos de morte e explosões e sei lá que mais prenúncios de incêndios. (A que vi foi o rebentamento de fusíveis por shunt de busbars do "Average Joe", que continua vivo e inteiro para contar a história e aproveitou as pilhas todas ou quase todas de novo pois nenhuma "explodiu")
Se tiveram dinheiro e vontade para comprar baterias de lítio novas em packs ou em blocos, parabéns e felicidades, agora não vale a pena andar aqui a desinformar e a anunciar a morte e perigosidade de sistemas que nem experimentaram nem testaram, levando a que na verdade não sabem do que falam.
Já retirei pilhas dos testers a 90 graus (mesmo que fiquem 24h em carga no tester), nem uma babada aquecida inchou ou explodiu ou incendiou! E sim foram avaliadas com termómetro e câmera Flyr. O JPC tem se calhar tantas ou mais do que eu neste momento e a situação repete-se. Podem ver os DIY's do youtube dos links que publiquei e procurar mais e mostrem-nos UMA explosão! UMA!
Tenho neste momento pelo menos 2400 pilhas carregadas a 100%, descarregadas automaticamente pelos Liitokala e recarregadas a 100% duas vezes. Fora todas as que se mostraram mortas ou incapazes de carregar ou de aguentar carga, posso facilmente dizer que testei mais de 3500-4000 pilhas, esta amostra não suficiente para provar que não explodiram?
Vou utilizar essas menos boas para fazer uns candeeiros solares para colocar na rua e carregar com o painel que tenho a 24.
Devo ter mais de 1000 pilhas descartadas mas vou tentar dar utilidade a todas elas e colocar em paralelo umas fans a 24v que vinham nas ups da APC
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Quanto à calibragem do fio fusível, tenho as minhas dúvidas, a espessura/secção dele é a calibração a meu entender, seja 1mm ou 1000mm de comprimento, deixa passar X Amp consoante o seu diâmetro, só funde caso essa amperagem seja ultrapassada, não tem lógica suportar mais ou menos quantidade de corrente pelo comprimento. (Lamento discordar e garanto não ser implicância)

Para mim, numa fase inicial os 2400w de output máximo servem perfeitamente, e podem e serão incrementados com mais pilhas no sistema mais tarde, pois os 12Kw iniciais de armazenamento são, a meu ver para acrescentar, a seu tempo, de mais 30-40Kw. Finalizando com 40-50Kw terei então 9.6-12Kw nessa altura output peak, o que sobra grandemente para a minha casa toda no inversor de 5Kw.

Ou seja, inicialmente só lhe vou ligar a iluminação da casa que já é full led (e se toda ligada ao mesmo tempo (o que nunca acontece) não chega a 250W/h), e talvez uma ou duas tomadas de uso ligeiro.

Ora com toda a luz ligada e mais alguma, 250W/h, de uma bateria de 12Kw com um output de 2.4Kw, acho que sobrevivo a 48h de gasto energético sem recarga.
Mais tarde e com mais armazenagem, entrará em circuito o resto dos eletrodomésticos.
Honestamente prefiro manter a ultra-segurança dos 0,5A que ao que sei é também o utilizado pela Tesla mas em fio, e estar sempre longe das margens médias de risco/segurança, ainda mais das altas.

Busbars, já estava respondido pela questão do sourcing, em qualquer loja com material elétrico encontrei facilmente até 2-2,5mm, mais do que isso não… além da relação preço, maior facilidade de aquecimento para soldagem, maior flexibilidade para moldagem… mas a facilidade de obtenção é sem dúvida a principal!
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

Eu já testei fio de fusível de comprimento diferente e nunca obtive resultados iguais.
Podemos cortar o fio com o mesmo comprimento, mas garantir que fica na bateria com o mesmo comprimento é difícil para muitas células. É sem dúvida melhor e mais preciso usar fusíveis já prontos a utilizar como os de vidro.
Outra questão é soldar o fio de fusível com máquina de spot weld. Não é impossível, mas é muito difícil.
Live long and prosper!


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

MRider Escreveu: sábado mai 02, 2020 8:25 am Eu já testei fio de fusível de comprimento diferente e nunca obtive resultados iguais.
Podemos cortar o fio com o mesmo comprimento, mas garantir que fica na bateria com o mesmo comprimento é difícil para muitas células. É sem dúvida melhor e mais preciso usar fusíveis já prontos a utilizar como os de vidro.
Outra questão é soldar o fio de fusível com máquina de spot weld. Não é impossível, mas é muito difícil.
https://pt.qwe.wiki/wiki/Fuse_(electrical)

Se obteve resultados diferentes é porque certamente não utilizou uma fonte calibrada /estabilizador de tensão ou o fio é tão mau que oscila o seu diâmetro ao longo do comprimento, falei novamente com um eletricista profissional e com um radioamador de longa data que leva de experiência autofabrico de diversos aparelhos de rádio com desenho desde rascunho até bobinagem, soldagem… Ambos me dizem o mesmo, o diâmetro do fio é o que influi na sua tolerância à passagem de Amperes (quantidade de corrente).

Senão basta pensar, em casa não pode-mos utilizar uma extensão para nada? Se ligamos uma de 0,5m ou uma de 25m na mesma tomada e ela não derrete e transporta corrente aos utensílios no seu terminal sem os queimar ou com falta de amperagem para funcionarem.

Para ajudar a tirar alguma dúvida deixo acima o link da Wikipédia (que honestamente não gosto nada pois peca pelo rigor científico, mas é suficiente para perceber e como plataforma base para pesquisa mais profunda.

Concordo eu e o JPC em pleno, não é impossível mas super difícil spot weld em fio deste calibre pelo menos :)
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

Bom, a resistência de um condutor varia com o seu comprimento, para além da secção.

É claro que são coisas diminutas, e não suporia que se fizessem sentir num fio de fusível de alguns cm, mas prefiro ir pela experiência de quem já usou e testou ;-)

De qualquer modo, o fio de fusível não é assim tão barato. E se há alternativas com maior fiabilidade (os fusíveis, neste caso) mais vale optar por eles!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

O comprimento altera a passagem de AMP.
Se assim não fosse porque para distâncias maiores usamos fios com mais secção?
Outra questão também se põe onde o pack vai ser aplicado. No meu caso foi numa mota Elétrica.
As vibrações da estrada com o passar dos anos poderiam afectar os fios de fusível.
Claro que se for uma pack estacionário isto não se põe.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”