Projeto de autoconsumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Por aqui já aparece a produção. Aqui pelo telemóvel, não consigo somar a injeção na rede. No pc depois faço a soma. Para comparar com os dados da shelly. Depois tenho de verificar com os dados da fatura da EDPImagemImagemImagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Quintas2 Escreveu: sexta fev 12, 2021 6:48 pm Eu também ainda não tenho disponível.
Bem, fui ao site da E-Redes e fiz o pedido para me fornecerem o diagrama. Eu pensava que eles eram obrigados a fornecer, por lei. Mas, se calhar, temos de pedir.
E-Redes Pedido Diagrama de Carga.PNG
O problema é que, depois de fazer o pedido, aparece-me isto
E-Redes Pedido Diagrama de Carga PEDIDO.PNG
E-Redes Pedido Diagrama de Carga PEDIDO.PNG (7.17 KiB) Visto 2258 vezes
e fico por saber se significa que foi efetivado o pedido, pois quando vou consultar os medidos não aparece nada.
Vou esperar uns dias para ver.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Afinal o gajo é lento. Aparece um bocado depois isto
E-Redes Pedido Diagrama de Carga 2 Inked.jpg
E-Redes Pedido Diagrama de Carga 2 Inked.jpg (615.6 KiB) Visto 2255 vezes
Primeiro, não apresenta nenhum local que eu possa selecionar, apesar de a informação associada dizer
ERedes Info.jpg
e eu ter um equipamento de medição inteligente.

Depois, temos que pagar?
Vou ter de ver melhor a legislação para ver se temos mesmo que pagar. Tinha ideia que não
Cumprimentos,
Quintas2


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Pelo que percebi para ter acesso ao consumo tens de estar numa zona inteligente.... no meu caso não estou :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Realmente o site não está nada de especial.
No local de leituras, a última que me apresenta é de 10jan. Não apresenta em tempo real, aliás, nem a última. Depois os gráficos dos consumos e produções são quase da mesma cor, mal se vê e até me omitem dias (era bom que omitissem os consumos também. Não apresentam totais, assim tenho de somar em folha Excel os dados que estão postos de 15 em 15 minutos.
Os dados de ontem, indicar-me uma produção de 2,428kwh. Na APP da Shelly dá apenas 604Wh como retorno, como produção dá os 2kWh. Não percebi como interpretar os resultados???ImagemImagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Freddy_krueger Escreveu: segunda fev 22, 2021 3:20 pm Pelo que percebi para ter acesso ao consumo tens de estar numa zona inteligente.... no meu caso não estou
Acho que não. Repara no último printscreen que publiquei.
Se estiver numa zona com rede inteligente, tenho acesso automático na área de consumos. Caso contrário, o acesso não é automático, mas viável, desde que tenha contador inteligente, que é o meu caso.
Aparentemente, tenho é que pagar.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Quintas2 Escreveu: segunda fev 22, 2021 11:57 am Depois, temos que pagar?
Vou ter de ver melhor a legislação para ver se temos mesmo que pagar. Tinha ideia que não
Acho que não temos mesmo que pagar. O Regulamento 266/2020 da ERSE (do Autoconsumo) diz:

Artigo 34.º
Disponibilização de dados de IU e UPAC integradas em autoconsumo individual
1 — O operador da rede deve disponibilizar ao autoconsumidor individual:
a) Consumo medido — O diagrama de carga do consumo medido no equipamento de medição instalado no ponto estabelecido na alínea a) do Artigo 24.º, para a potência ativa e para a potência reativa, calculado como o saldo quarti -horário entre a potência consumida da rede e a potência injetada na rede;
b) Excedente — O diagrama de carga do excedente medido no equipamento de medição instalado no ponto estabelecido na alínea a) do Artigo 24.º, calculado como o saldo quarti -horário entre a potência ativa injetada na rede e a potência ativa consumida da rede;
(...)

Artigo 36.º
Condições e prazos aplicáveis à disponibilização de dados
1 — Os dados referidos no Artigo 34.º e no Artigo 35.º devem ser disponibilizados de forma gratuita pelos operadores das redes, uma vez tratados e corrigidos de eventuais anomalias de medição e leitura, nos termos do Artigo 37.º
2 — A disponibilização dos dados reais recolhidos diretamente dos equipamentos de medição, nas condições previstas no número anterior, deve ocorrer até 5 dias úteis após a data da leitura.
(...)


Vou ter que tirar isto a limpo com a E-Redes e a ERSE.
Cumprimentos,
Quintas2


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

É isso.... faz isso e depois informa..também tenho um contador inteligente (apesar de no site da e-redes dizer N.º Série Contador Não disponível e Tipo de Contador Local)

Nem sabem o que têm, pelos vistos...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Estando os 2 painéis a produzir bem e com tanta publicidade acerca do autoconsumo e de baterias, fica-se na dúvida do real retorno do investimento na ampliação dos painéis e compra de baterias.
Ao pesquisar encontrei este site http://www.batterysecondlife.com/
Para procura de pack de baterias mais em conta. Claro que teria de adicionar o custo de mais painéis ( eles têm!), bms, Inversor e custos com técnico que me fizesse um pack a preço mais acessível. Eles dão exemplo de pack de 10kwh a cerca de 1000€ (preço de um exemplo num vídeo de 2019). Por cá em Portugal já temos alguém que esteja a fabricar powerwalls a preços mais competitivos?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por JLMF »

Em matéria de equilíbrio entre investimento e rentabilidade e relativamente á opção de adicionar uma bateria ao sistema de autoconsumo, pelas contas que venho fazendo:

- Para consumos pequenos até 200 kWh mensais não justifica por enquanto.

- Para consumos superiores e com veículo elétrico, 500 kWh e mais, começa a ser interessante desde que a opção seja bem estudada, no aumento de painéis e no tipo de bateria.

- Se a opção for por uma bateria de oferta comercial atual ainda não é rentável de forma nenhuma, se juntarmos na equação o gosto e conhecimento para construir a bateria, talvez.

-As baterias construídas com células 18650 e outros formatos, usadas, serão rentáveis em auto construção, com a vantagem ecológica de recuperação de células, (há imensos vídeos no youtube) mas não me convencem; mesmo bem testadas a possibilidade de mau funcionamento e de constante substituição de células é grande, mesmo com um bom BMS. O tipo de células usadas são Li-ion e apesar de exemplos de longevidade de alguns projetos, as LiFePo4 são mais indicadas para estacionário. Com células novas, pelo custo, não é viável.

- Idealmente, hoje, em auto construção, apostaria em células novas LiFePo4 tipo as EVE 280 Ah para bateria de 48 V. Já se consegue um custo inferior a 0.08 € kWh armazenados sobre 4500 ciclos ponderando células, aumento de n. de painéis, inversor, BMS, monitorização e sistemas de segurança. Há videos na net. As baterias com células deste tipo LiFePo4 já montadas como as ThunderSky Winston e outras são ainda caras. Em auto construção, cuidado com o balanceamento inicial (e seguintes), com a especificidade da curva plana do LiFePo4, 2.5 a 3.65V para utilizar entre 3 e 3.4V, necessidade (ou não) da compressão das células, etc.

- Maior rentabilidade, mas com maior investimento e dependendo do perfil de consumidor, será a independência da rede, eventualmente com um destes meios complementares, um veículo V2Load, um gerador de segurança, condições para uma (há poucas) boa eólica de eixo vertical.

- Futuramente, uma bateria válida passará pelo aproveitamento de uma bateria de um VE depois do seu uso como bateria de tração.

- A construção e manutenção de uma bateria exige conhecimento, disciplina e tempo disponível, (e conhecimento da lei e contratos de seguro).

- Em todos os casos e sempre que possível é absolutamente vantajoso gerir excedentes quando há produção, disciplinar consumos incluindo o carregamento do VE ou do 2º VE, o aquecimento de águas, o aquecimento e arrefecimento da casa explorando ao máximo a inércia térmica da construção e estas são em primeiro lugar "as baterias" a utilizar.

- Opiniões pessoais sem vinculação, nomeadamente ás questões de segurança e off-grid.


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por whocarez »

JLMF Escreveu:Em matéria de equilíbrio entre investimento e rentabilidade e relativamente á opção de adicionar uma bateria ao sistema de autoconsumo, pelas contas que venho fazendo:

- Para consumos pequenos até 200 kWh mensais não justifica por enquanto.

- Para consumos superiores e com veículo elétrico, 500 kWh e mais, começa a ser interessante desde que a opção seja bem estudada, no aumento de painéis e no tipo de bateria.

- Se a opção for por uma bateria de oferta comercial atual ainda não é rentável de forma nenhuma, se juntarmos na equação o gosto e conhecimento para construir a bateria, talvez.

-As baterias construídas com células 18650 e outros formatos, usadas, serão rentáveis em auto construção, com a vantagem ecológica de recuperação de células, (há imensos vídeos no youtube) mas não me convencem; mesmo bem testadas a possibilidade de mau funcionamento e de constante substituição de células é grande, mesmo com um bom BMS. O tipo de células usadas são Li-ion e apesar de exemplos de longevidade de alguns projetos, as LiFePo4 são mais indicadas para estacionário. Com células novas, pelo custo, não é viável.

- Idealmente, hoje, em auto construção, apostaria em células novas LiFePo4 tipo as EVE 280 Ah para bateria de 48 V. Já se consegue um custo inferior a 0.08 € kWh armazenados sobre 4500 ciclos ponderando células, aumento de n. de painéis, inversor, BMS, monitorização e sistemas de segurança. Há videos na net. As baterias com células deste tipo LiFePo4 já montadas como as ThunderSky Winston e outras são ainda caras. Em auto construção, cuidado com o balanceamento inicial (e seguintes), com a especificidade da curva plana do LiFePo4, 2.5 a 3.65V para utilizar entre 3 e 3.4V, necessidade (ou não) da compressão das células, etc.

- Maior rentabilidade, mas com maior investimento e dependendo do perfil de consumidor, será a independência da rede, eventualmente com um destes meios complementares, um veículo V2Load, um gerador de segurança, condições para uma (há poucas) boa eólica de eixo vertical.

- Futuramente, uma bateria válida passará pelo aproveitamento de uma bateria de um VE depois do seu uso como bateria de tração.

- A construção e manutenção de uma bateria exige conhecimento, disciplina e tempo disponível, (e conhecimento da lei e contratos de seguro).

- Em todos os casos e sempre que possível é absolutamente vantajoso gerir excedentes quando há produção, disciplinar consumos incluindo o carregamento do VE ou do 2º VE, o aquecimento de águas, o aquecimento e arrefecimento da casa explorando ao máximo a inércia térmica da construção e estas são em primeiro lugar "as baterias" a utilizar.

- Opiniões pessoais sem vinculação, nomeadamente ás questões de segurança e off-grid.
Um excelente resumo do @JLMF !!

Estou á espera que lojas europeias e sérias comecem a vender kit diy, no meu caso já com as baterias e bms instalados mas com material chinês.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

A opção de um VE antigo parado na garagem a servir de bateria estacionária também pode ser solução....

No meu caso específico o segundo carro da familia anda apenas 10kms diários logo de manhã e à tarde mas resntate tempo está em casa.... tendo eventualmente 2 VE's (já tenho o carro principal VE com que faço 50kms diários estando todo o dia solar fora de casa), podia rodar o percurso principal entre 2 veiculos ficando o outro veiculo todos os dias a carregar em baixa amperagem 8-10amp (já tenho EVSE regulável)....

Não usaria como bateria para Load da casa, mas para uso VE... mas conseguia total aproveitamento fotovoltaico com mais paineis.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por JLMF »

whocarez Escreveu: quarta mar 31, 2021 10:12 am Um excelente resumo do @JLMF !!

Estou á espera que lojas europeias e sérias comecem a vender kit diy, no meu caso já com as baterias e bms instalados mas com material chinês.
Obrigado,
Aproveito para acrescentar o seguinte:
Invariávelmente, na analise financeira pura e dura de um projeto de aumento de produção no sentido de colocação de baterias, existem sempre duas constantes negligenciadas:

- Apesar do valor muito baixo de venda de energia excedente á rede, que como sabemos não justifica de todo investir numa sobre produção, é de ponderar no custo de energia armazenada uma parcela de 2 ou 3 cêntimos kWh que seria o preço a que venderíamos esta energia.

- Dividir ou tentar perceber separadamente o custo de produção e custo de armazenagem porque dependendo do custo/dimensionamento de um de outro serão tomadas decisões para otimizar o todo apesar de o projeto em alguns aspetos estar interdependente nomeadamente tipo de inversores e respetivas caraterísticas assim como capacidade de bateria e respetivo C rate, carga e descarga, que no caso das LiFePo4 será idealmente 0.5 ou como alguns praticam 0.2 na faixa dos 20/80 e mesmo 30/70 com células em paralelo e séries bem balanceadas ativamente.

Sabendo que a utilização da energia diretamente dos painéis é preferencial e sempre mais barata que a que passa pela bateria o objetivo é que mesmo esta tenha um custo bastante inferior á energia da rede e que cumpra o objetivo de potência entregue na utilização que pretendemos, num sistema dimensionado com margem e segurança.

São considerações óbvias para muitos, poderão ser uteis para outros.


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

JLMF Escreveu:
whocarez Escreveu: quarta mar 31, 2021 10:12 am Um excelente resumo do @JLMF !!

Estou á espera que lojas europeias e sérias comecem a vender kit diy, no meu caso já com as baterias e bms instalados mas com material chinês.
Obrigado,
Aproveito para acrescentar o seguinte:
Invariávelmente, na analise financeira pura e dura de um projeto de aumento de produção no sentido de colocação de baterias, existem sempre duas constantes negligenciadas:

- Apesar do valor muito baixo de venda de energia excedente á rede, que como sabemos não justifica de todo investir numa sobre produção, é de ponderar no custo de energia armazenada uma parcela de 2 ou 3 cêntimos kWh que seria o preço a que venderíamos esta energia.

- Dividir ou tentar perceber separadamente o custo de produção e custo de armazenagem porque dependendo do custo/dimensionamento de um de outro serão tomadas decisões para otimizar o todo apesar de o projeto em alguns aspetos estar interdependente nomeadamente tipo de inversores e respetivas caraterísticas assim como capacidade de bateria e respetivo C rate, carga e descarga, que no caso das LiFePo4 será idealmente 0.5 ou como alguns praticam 0.2 na faixa dos 20/80 e mesmo 30/70 com células em paralelo e séries bem balanceadas ativamente.

Sabendo que a utilização da energia diretamente dos painéis é preferencial e sempre mais barata que a que passa pela bateria o objetivo é que mesmo esta tenha um custo bastante inferior á energia da rede e que cumpra o objetivo de potência entregue na utilização que pretendemos, num sistema dimensionado com margem e segurança.

São considerações óbvias para muitos, poderão ser uteis para outros.
Obrigado pelas informações. Vou continuar a ver os preços das baterias, mas o mais provável será manter apenas os dois painéis até se pagarem a eles próprios

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por papacurvas »

Excelente analise JLMF.

No meu caso estou super satisfeito com o gestor de excedentes.

Se um dia passar para outro sistema talvez o V2H seja uma hipotese.

Mas vou vendo uns negócios de usados, já se vê alguns bons negócios, pessoas a fazer "upgrades" aos sistemas, principalmente a venderem microinversores e paineis de baixa potencia com 2 e 3 anos a metade do valor.


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por whocarez »

@papacurvas qual o gestor de excelente que instalou?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por serges »

Pois eu estou com muita vontade de fazer o DIY do Roberto que anunciou no Youtube mas se houver algo mais fácil e pratico daria preferência… lol!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

85kw produzidos e apenas 52kw consumidos.
Tenho de ver se ponho as máquinas de lavar ligadas ás "hora solares" em detrimento das horas do bi-horario a ver se resulta num maior aproveitamento. Mesmo assim, menos 10€ na conta para abatimento dos painéis. Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Oi?1 Não são 24,23wh (o que aparece no gráfico)?! isso dá quase um aproveitamento total dos paineis....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Freddy_krueger Escreveu:Oi?1 Não são 24,23wh (o que aparece no gráfico)?! isso dá quase um aproveitamento total dos paineis....
Peço desculpa, induzi-o em erro. Esse gráfico é da produção. O do consumo deixo a seguir.Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”