Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por papacurvas »

Se quer opiniões tem de colocar aqui os dois orçamentos.


d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por d.pereira »

Perdas terá sempre, mas para minimizar terá de fazer a instalação com cabos de secção adequada ao comprimento. Isso tem de ser previsto em fase de projeto.

Reparei também que esse inversor não é o mais adequado para a quantidade de painéis propostos. Então estão a propor 6160 W em painéis e depois instalam um inversor de 5000 W? Como é que chegaram à conclusão de que essa potência é a adequada?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois não sei mas parece-me algo comum acontecer....

Na região de Aveiro também me instalaram 6 paineis ligados em pares a microinversores 500w e salvoerro eram paineis de 270/280w... talvez seja comum :P algum entendido na matéria que se chegue à frente.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por d.pereira »

Morcegolas Escreveu: segunda jan 04, 2021 1:29 pm [mention]d.pereira [/mention] É uma boa questão, também já me tinha questionado sobre isso, poderá ser porque os painéis tenham menos um pouco de potência que o anunciado, ou que o inversor suporte mais um pouco que o anunciado, mas isso sou eu que não percebo nada disto a supor!
Isso não faz qualquer sentido. A mim o que me parece é que é uma clara estratégia para vender.

A potência do(s) inversor(es) tem de ser ajustada à potência total dos painéis.

Como é que chegaram à conclusão de qual a potencia adequada a instalar?


d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por d.pereira »

Para este tipo de potência e valores parece-me pouco rigoroso e arriscado fazer o cálculo apenas com base na fatura...

O outro orçamento que tem é para a mesma potência?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Quintas2 »

Embora antigo e possivelmente com algumas imprecisões de linguagem: viewtopic.php?f=196&t=18839
De resto, é pesquisar na NET sobredimensionamento de painéis em relação ao inversor.
Cumprimentos,
Quintas2


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por Freddy_krueger »

d.pereira Escreveu: segunda jan 04, 2021 5:38 pm Para este tipo de potência e valores parece-me pouco rigoroso e arriscado fazer o cálculo apenas com base na fatura...
O outro orçamento que tem é para a mesma potência?
Concordo... deves tentar medir teus consumos durante o dia (quando há na realidade sol), para melhores adequar o investimento.

Não serve de nada teres # paineis com #consumo mensal kwh se quase totalidade deste consumo for à noite e logo não aproveitares os paineis (a não ser que compres a bateria mencionada no orçamento.... aí tentava colocar o máximo de paineis possiveis até 4kw - a partir daí é preciso investimentos adicionais para ter a instalação legal). Eu estou a pensar mudar a minha instalação de 1500w para os 3,9kw mas ainda em estudo...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w

Mensagem por APHenriques »

Morcegolas Escreveu: segunda jan 04, 2021 4:45 pm [mention]d.pereira [/mention]quando pedi o orçamento entreguei também a última factura da luz e eles fizeram o cálculo, mas penso que é inferior ao que necessito por estar limitado no espaço para a colocação dos painéis solares, o telhado não é muito grande e tem clarabóias que também não ajudam nada.

Quanto ao inversor também podem ter dado o orçamento para esse por a diferença para o superior ser grande e depois não o estar a aproveitar não sei...
A mim parece-me que há algumas coisas que podem e devem ser bem pensadas.

Quando dizes que o consumo é elevado estamos a falar de quantos kWh por mês.
Qual a potencia actual da instalação?
A que horas do dia há mais consumo?
Que aparelhos fazem esse consumo?

De qualquer forma, um sistema de autoconsumo com previsão de rentabilização de mais de 6 anos, considerando os preços actuais do equipamento, é logo um alerta para que alguma coisa está muito errado.

Eu estou a aumentar a potencia instalada do meu sistema de autoconsumo... e espero rentabilizar em 3 anos e meio.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”