10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Marque aqui os encontros relacionados com energias renováveis e ambiente. (almoços, cafezinhos, conferências, visitas, cursos, etc...)
Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por lopes »

Boa boa... ainda bem que correu tudo bem!
Reparei ali numas grades de cerveja... isso é bom sinal, pois não convem faltar... mesmo com este frio! :lol:
Já agora perdoem a ignorãncia, mas há ali uma amarelinha igual à minha... quem é? :roll:

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por Jorge Rocha »

Fiquei com muita pena em não ter comparecido! Se soubesse o que me esperava tinha ido lá ter de bicicleta mesmo.
Recebi um telefonema por volta das 11 horas da manhã, que uns sensores hall estariam á minha espera em Aveiro e como eu queria ainda coloca-los na minha e-max, para poder fazer parte deste encontro, os meus planos assim mudaram, mas muito me enganei!
Ainda apanhei o pafi e o augsantos na rotunda do Glicinias, mas eu vinha de bicicleta e eles nem para mim olharam...
Estive um pouco com o pessoal que veio do Norte, que fez valer a viagem do 20km de bicla a broa, e claro também refiro o jsilva de cá de perto!

A amarelinha seria certamente de um amigo que está no ramo das energias, e que também vende VE´s do genero, que eu já lá tenho feito umas visitas. Gente simpatica!!!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por ICEM4N »

Também já cheguei. Se puder ainda colocou fotos

ICEM4N - Ricardo
18.000 Km
Tapatalk mode on
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 572
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por XaYu »

Também já cheguei há quase 30min. Vou cuidar dos curativos... :? :? :?
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por rocker_pt »

Também já cheguei. Um total de 160km (São Mamede de Infesta-Aveiro-Gaia). No regresso, de aveiro para Gaia foram 70km a 60km/h com uma só carga. Mas claro que no final a chegar a casa já estava o voltimetro muito sensível ao punho e obrigava-me a alguma concentração para não dar demasiado gás. Mas chegou! Estavam algo como 13 graus que para as baterias já é um pouco baixo.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por pafi »

Ainda não tinha saído da cama e a chuva imperava lá fora... "Mau...", mas pouco depois chegou o sms do augsantos. Estava a caminho. Conforme combinado, dirigi-me para Pombal até ao pátio do restaurante Manjar do Marquês (que é enorme e cheio de candeeiros para transformar em pontos de carga...). Passado uns cinco minutos lá chegou ele. Rapidamente seguimos viagem até ao Forum Coimbra para carregar ambas as motas. A minha ligada na trifásica e a dele na tomada normal. Quando regressámos, a tensão da tomada dele rondava os 204V!!! IC2 (N1) acima até Malaposta, e depois pela 235 até Oliveirinha. No cruzamento parei para ligar o gps e eis que surge o desafio de seguirmos viagem sempre a fundo! "Pronto... está bem, vamos a isso." Punhos rodados, 90-100, e vinte km depois lá chegámos ao ponto de encontro, onde já estavam os comilões a fazer desaparecer aqueles mega-hamburgers enormes. Claramente, os maiores e mais originais hamburgers do país. Parabéns pela originalidade.
Pelo caminho, num semáforo, vimos uma senhora numa quase-scooter com um saco de batatas e um monte de legumes em cima. Os VE's já fazem sempre parte da paisagem das nossas viagens. Não há uma em que não aparecem mais e mais. Porque será ;) ?
Depois do repasto, com a colaboração do RJSC, tivemos um momento de afinação de vários Kelly's. Ao mesmo tempo o Ricardo (OCasal) brindou os presentes com umas voltinhas ao quarteirão a bordo do Leaf. "...neste botão estamos em modo económico e o carro acelera pouco, até uns 70km/h... neste botão ficamos em modo full power... e... quando se carrega no pedal a fundo acontece isto... Jesus! Segurem-se! O carro é de outro campeonato. Tadinho daquele que se meter em manobras de performance contra um Leaf". Obrigado Ricardo. Foi espetacular 8- !
(Lembrei-me agora que as tomadas trifásicas da pastelaria não tinham neutro, logo só tinham 4 pinos e nenhuma das extensões pôde ser utilizada - galo nº1). Para não virmos embora sem estrear a extensão trifásica rumámos até ao Glicínias, em busca de tomadas trifásicas, mas chegados lá... galo nº2 - mais tomadas de 4 pinos! Mau! Combinaram todos foi? (Depois em conversa com o Jorge, parece que existem por lá tomadas de 5 pinos, mas ficará para uma próxima.
Como o augsantos (a esta hora já deve estar a ligar a mota lá para as bandas do sul) precisava de iniciar o regresso (7 horas para cima + 7 horas para baixo + convívio = dor de cabeça amanhã ;) ), saímos em direção a Coimbra, via Cantanhede. Hora de mais uma corrida - 70, 80, 90 por aí abaixo com os xénon dele a iluminar-me o caminho (note-se, eu à frente... "tenho que pôr uma coisa destas..."). 1 horita depois inaugurámos a extensão trifásica no Forum - dois carregadores dele e um meu. Uma hora depois alguém reparou que a conversa animada sobre VE's tinha que acabar e lá fomos ver as montadas. Estava tudo bem com exceção da extensão que estava a fazer barulho :shock: . Algo não está bem ligado, por isso terá que ir à revisão, pois este equipamento não está merecedor do certificado de qualidade... :oops: .
Portanto, ano recheado de encontros e cada vez mais pessoas novas. Foi interessante o número de curiosos que apareceu de propósito para presenciar os VE's e fazer perguntas - na pastelaria, no Glicínias, na rua.
Serges, com este ritmo de atividades não sobrou tempo para emitir em direto, mas não está esquecido. Ouvi dizer que a tua mota está cheia de muitas "pilhas" pequeninas, mas com muito power! Será que depois já consegues cá vir acima :lol: ?

Link
IMG_20121117_151134.jpg
IMG_20121117_151134.jpg (95.48 KiB) Visto 6927 vezes
IMG_20121117_151306.jpg
IMG_20121117_151306.jpg (89.94 KiB) Visto 6927 vezes
IMG_20121117_151317.jpg
IMG_20121117_151317.jpg (98.27 KiB) Visto 6927 vezes

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por pafi »

IMG_20121117_152426.jpg
IMG_20121117_152426.jpg (100.66 KiB) Visto 6925 vezes
IMG_20121117_151441.jpg
IMG_20121117_151441.jpg (98.22 KiB) Visto 6925 vezes
IMG_20121117_151341.jpg
IMG_20121117_151341.jpg (105.49 KiB) Visto 6925 vezes

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por pafi »

IMG_20121117_160727.jpg
IMG_20121117_160727.jpg (99.6 KiB) Visto 6924 vezes
IMG_20121117_160355.jpg
IMG_20121117_160355.jpg (83 KiB) Visto 6924 vezes
IMG_20121117_154916.jpg
IMG_20121117_154916.jpg (106.67 KiB) Visto 6924 vezes

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por pafi »

SAM_0651.JPG
SAM_0651.JPG (112.76 KiB) Visto 6923 vezes

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por RJSC »

XaYu Escreveu:Também já cheguei há quase 30min. Vou cuidar dos curativos... :? :? :?
Pois, ficar aleijado foi a única coisa triste no encontro.

A mota já foi a puxar melhor para cima?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por serges »

E ponto de carga ficou...

Prometo que vou comecar a sondar esses encontros

Sent from my XT910 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por augsantos »

Bom dia!

Ontem cheguei a casa perto da 1h com 422km percorridos. Com a família toda à espera e com o cansaço da viagem não tive vontade de ligar o computador. Mas a vantagem é que já fizeram o trabalho todo por mim... fotos, videos e reportagem.

Só para descrever a última etapa: Coimbra-Leiria-Cadaval

Saí de Coimbra após uma carga de 90%(segundo o monitor de carga) para fazer Coimbra Leiria. Com estrada pela frente, foi sempre a rasgar e o xenon a iluminar, cheguei a Leiria com 0% no monitor de carga, mas a reserva chegou para encontrar o Mobi-e. Liga-se a ficha às 21: 30 duas horas depois 100% com a tensão do pack a 81,2v??? Mas vamos confiar nos cálculos e programações feitas pelo JMAL. Monta na mota e vamos fazer os últimos 80km, depressa antes que o sono me ataque, (a noite anterior não tinha dormido práticamente nada com a excitação da viagem, ao clima etc). Então esta parte é que foi sempre a fundo. 90-100. A 10km de casa - 0%, mas não baixei o punho, o voltímetro (analógico) não descia ainda de metade, por isso acabei a viagem ao mesmo ritmo, (a reserva tá mesmo lá). Cheguei então a casa por volta das 0: 45, tinha sáido de Leiria por volta das 23: 40. penso que foi uma boa média.
Foto0070.jpg
Foto0070.jpg (87.01 KiB) Visto 6835 vezes
Foto0071.jpg
Foto0071.jpg (66.23 KiB) Visto 6835 vezes
O Encontro:
Fantástico!!!!!!
Boa gente, bom local - GRANDE NORTE ;)

Umas palavras de agradecimento especiais ao Pafi pelo companheirismo incansável, a viagem a norte de Pombal foi muito mais interessante - espero que tenhas gostado das corridas.

Que pena que este grupo não esteja mais concentrado, não precisavamos de ninguém para inventar, construir e manter veículso eletricos, podiamos fazer uma fundação...

Jorge Rocha, tenho pena de não te ter conhecido, não vi a bicicleta na rotunda, pena :cry:

Um grande abraço eletrico todos e tentem subir os encontros para Coimbra, afinal é o centro do país.
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por augsantos »

...é pá. Não falei do Leaf, obrigado Ricardo e esposa pelas voltinhas - muitas felicidades para vocês essa criança vai ser um sossego embalada num carro tão tranquilo.

Fiquei com todos no coração... :D
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por pafi »

serges Escreveu:E ponto de carga ficou... (...)
Inserido :P . Aguarda-se confirmação.
Entretanto as letras e as palavras vão-se dispondo umas a seguir às outras na nota de imprensa... Camaradas elétricos, preciso dos números dos km e kWh!
Agora vinha mesmo a calhar outro daqueles mega-hiper-hamburguers deliciosos e suculentos.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por pafi »

Que acham?

"NOTA DE IMPRENSA

Pastelaria de Oliveirinha atrai veículos elétricos

No dia 17 de novembro, pela décima vez durante este ano, um grupo de proprietários de scooters e carro eléctricos viajaram de várias localidades do país para se reunirem numa pastelaria perto da cidade de Aveiro – Pastelaria Doce Riviera. Os proprietários disponibilizaram as suas instalações para que os cerca de 15 proprietários pudessem carregar os seus veículos elétricos durante o almoço-convívio. Desta feita foram 9 scooters, 1 bicicleta e um carro elétrico a percorrer centenas de quilómetros. O recordista do dia foi um residente em Cadaval que se aventurou durante cerca de 15 horas para percorrer 422km.
Estes encontros têm sido realizados ao ritmo de um em cada mês, faça sol ou faça chuva, e os membros do fórum digital Nova Energia – http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=140 – fazem questão de continuar a divulgar as vantagens da mobilidade eléctrica. Deslocam-se gastando cerca de 0,70€/100km, sem emissões de CO2, e têm contribuído para revitalizar a economia da restauração, pois enquanto os veículos elétricos ficam a carregar nas tomadas, os respetivos proprietários aproveitam para trocar informações, experiências, esclarecer pessoas curiosas e interessadas sobre o assunto, e decidir o local do próximo encontro. Ao fim de um ano de encontros nota-se o interesse da população em adoptar uma mobilidade mais sustentável, amiga da carteira e do ambiente.
Um dos momentos altos do dia foi a oportunidade de todos os presentes poderem experimentar uma série de voltas a bordo de um Nissan Leaf, um dos mais notáveis produtos da gama de veículos eléctricos. Quem experimentou, saiu do carro com um enorme sorriso de espanto e satisfação, dizendo maravilhas sobre o silêncio e a performance, respetivamente.
Ao fim de um ano, os números destes encontros resumem-se a quase dez mil quilómetros percorridos, sendo que a fatura eléctrica ainda não alcançou os 50€. Estas e muitas outras informações podem ser consultadas nos seguintes endereços - http://novaenergia.pt/forum/index.php e http://www.nissanleafpt.com/index.php. A lista das localidades por onde passou esta caravana já tem nos seus registos: Aveiro, Coimbra, Espinho, Vila Nova de Gaia, Guimarães, Estarreja, Oliveirinha e Albergaria-a-Velha.
O próximo encontro prevê-se que seja realizado numa localidade a norte da cidade do Porto. Aguardam-se sugestões e estabelecimentos comerciais que se disponibilizem a receber este grupo de veículos elétricos. Se houver tomadas disponíveis, eles aparecem!"

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por ogadiv »

rocker_pt Escreveu:Também já cheguei. Um total de 160km (São Mamede de Infesta-Aveiro-Gaia). No regresso, de aveiro para Gaia foram 70km a 60km/h com uma só carga. Mas claro que no final a chegar a casa já estava o voltimetro muito sensível ao punho e obrigava-me a alguma concentração para não dar demasiado gás. Mas chegou! Estavam algo como 13 graus que para as baterias já é um pouco baixo.
Mas com os 60ah, não deverias conseguir fazer esses km. à vontadinha?
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por galt »

Grande, grande aventura para todos em especial para o augsantos.
Excelente troca de experiências. 8-)

Augsantos tenho de combinar contigo um mini-encontro.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por augsantos »

rocker_pt Escreveu:... já estava o voltimetro muito sensível ao punho e obrigava-me a alguma concentração para não dar demasiado gás. Mas chegou! Estavam algo como 13 graus que para as baterias já é um pouco baixo.
Ora viva.

Explica-me lá o que queres dizer com "voltimetro sensível ao punho". Quando encostavas o punho a fundo, continuamente, até que nível ele descia? Tinhas feito uma carga completa anteriormente?
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: 10º Encontro de VE´s - 17 Novembro - Aveiro

Mensagem por rocker_pt »

ogadiv Escreveu:Mas com os 60ah, não deverias conseguir fazer esses km. à vontadinha?
Com estas temperaturas mais frias, não consigo fazer mais. Nos kilometros finais sentia que se puxasse mais pelo acelerador chegava ao 2º traço, e era só para estragar. Por isso, como não gosto de passar o primeiro traço, nos ultimos kilometros senti que não podia mesmo passar dos 60km/h. Mas tenho a certeza que dava para mais uns 10km garantidamente. A carga que eu fiz após os 70km foi 4kwh no contador. Descontando as perdas na carga é natural que tenha gasto +/- 3.5kwh (0.005kwh/km)
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”