Uma dúvida legal

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hmgp
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Uma dúvida legal

Mensagem por hmgp »

espero não me tornar confuso. a dúvida é a seguinte:

- se eu pegar numa, e isto vai ser um exemplo generalista não é especificamente esta moto, honda nx 125 (que já um um motociclo) e a transformar para eléctrica mas o motor que eu instalar tiver 4000w quando a voltar a registar posso considerá-la ciclomotor?

- agora uma dúvida técnica, um motociclo como a referida atrás, consegue-se mover bem com um motor de 4000w?

aqui fica uma foto da moto referida:

Imagem

ela tem um peso por volta dos 120 kg (com motor ci, etc), se uma bereco 2500 pesa 115kg penso que será possível de executar.

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Barrocas
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por Barrocas »

não será apenas o motor a ditar a potência real que terias disponível, mas sim a capacidade instalada em baterias, e qual o tipo de baterias + controlador.

boa questão sobre o tema legal

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hmgp
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por hmgp »

ok, então e se pensarmos em litio, talvez um pack que desse 72v 40ah num motor de 4000w para esta moto referida acima, isso seria traduzido em que capacidade para locomover a mesma? eu não preciso de muita velocidade, se bem que penso que isso também terá a ver com a tensão de trabalho do motor, a sua rotação e a desmultiplicação que usar certo?
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:ok, então e se pensarmos em litio, talvez um pack que desse 72v 40ah num motor de 4000w para esta moto referida acima, isso seria traduzido em que capacidade para locomover a mesma? eu não preciso de muita velocidade, se bem que penso que isso também terá a ver com a tensão de trabalho do motor, a sua rotação e a desmultiplicação que usar certo?
desde que estejas disposto a gastar alguns (bons) euros tudo é possivel. com 72v 40 ah, consegues potências até 8600 máximos contínuos, mais do que suficiente para levar esta mota a 100 kmh, em termos de autonomia só a potência final o dirá, mas com uma condução cuidada, consegues sempre 100 kms.
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por TOZEVE »

sim, provavelmente pode ser registada como ciclomotor.
sim 4000w é suficiente.
hmgp Escreveu:espero não me tornar confuso. a dúvida é a seguinte:

- se eu pegar numa, e isto vai ser um exemplo generalista não é especificamente esta moto, honda nx 125 (que já um um motociclo) e a transformar para eléctrica mas o motor que eu instalar tiver 4000w quando a voltar a registar posso considerá-la ciclomotor?

- agora uma dúvida técnica, um motociclo como a referida atrás, consegue-se mover bem com um motor de 4000w?

aqui fica uma foto da moto referida:

Imagem

ela tem um peso por volta dos 120 kg (com motor ci, etc), se uma bereco 2500 pesa 115kg penso que será possível de executar.

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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por sergiomms »

estas a pensar em utilizar que tipo de motor?
directo à roda ou por corrente na mesma?
vais manter a caixa de velocidades?
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hmgp
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por hmgp »

obrigado jmal e toze.

sergio, ainda está muito embrionário, tenho essa ideia muito fixa na minha mente e a vida levou-me a conhecer um sr. que tem como profissão electricista e que também tem um gosto imenso por ve's e uma panca grande por inventar! do conjunto dos dois (eu e ele) ainda sai alguma coisa... vamos ver, estou mesmo muito virado para isto, transformar uma ci em ve.

e penso, para já, não usar a caixa, mas manter a corrente.
Última edição por hmgp em segunda mai 04, 2009 12:50 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por edupatorod »

hmgp,

estás disposto a gastar uns valentes €€€€ para converter uma mota e depois ter montes de porblemas mecanicos para resolver e também com a legalização da mota?
qual é o motivo porque vais converter? se n tens que fazer o €€€ tudo bem... força...

há motas electricas neste momento com mais de 5kw com lithium power... não sei para que vais converter uma, é trabalho desnecessário. já estão "convertidas"...

a estrutura do quadro duma mota a gasolina é feita para suportar o motor a gasolina e o equipamento de suporte ao funcionamento do motor a gasolina. usar o mesmo quadro para por baterias e motor electrico não é a melhor maneira e não sei até que ponto teras problemas de estabilidade da mota e não sei se consegues legaliza-la...
lembra-te, a marca da mota tem sempre que autorizar...



eduardo
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por hmgp »

olá eduardo, não, não tenho muitos €€€'s (ainda) mas também não existem motos (aqui penso estarias a referir-te á tua evo) como o exemplo que estou a dar. a tua evo não leva 2 pessoas comodamente se uma delas tiver uma estatura elevada.

e não me parece que a fiat tenha autorizado, formalmente, o furia verde do tozé, logo não me parece que precise da autorização da marca...

e sim, uma bereco também se mantém como uma possibilidade, não te preocupes assim tanto com os meus €€€'s que quando os tiver (sim, porque os vou ter) logo saberei como os gastar.

p.s.: e comprar uma (mais uma vez repito que não existe nenhuma cá do mesmo tipo do que estou a referir aqui) não permite a "afectividade" de fazer "nascer" uma...

mas obrigado pelo "aviso"
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por sergiomms »

eu fui testar a vectrix e "vim de lá" algo desiludido, eu queria, entenda-se quero, 2 ve's, um carro e uma mota, mas a vectrix ainda tem pouca autnomia para as minhas necessidades, e melhor do que a vectrix não há ainda (que eu conheça) e parece-me possivel com uma conversão!

se existir alguma mota que possa circular em ae com mais alguma autonomia que a vectrix, ai concordo com o eduardo, a conversão deixa de fazer sentido.

eu tinha em mente, a colocação de um motor "in-wheel" tipo vectrix e no lugar do ci colocar umas baterias!
não conheço é nenhum motor!
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por Romi »

como devemos ser uns para os outros:

www.goldenmotor.com

se por acaso for considerada publicidade abusiva, digam que edito o post
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:


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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por edupatorod »

hmgp,

sobre a autorização da marca, para converter, já perguntas-te bem ao toze? eu penso que ele teve que ter ajuda da fiat para converter o carro dele...
quando digo "ajuda da fiat", quer dizer que a fiat teve que dar orientações tecnicas para ele converter o carro de acordo com o que eles aconselham, para depois passar na inspeção...

não estava só a falar na evo. eu n acho que a evo tenha pouco espaço...

sobre o teu dinheiro, não estou preocupado com o teu dinheiro...eheheh, só estava a dizer-te para te informares melhor. por exemplo, fala com o toze sobre a conversão dele, e vê se ele está satisfeito ou n... ele pode-te dar dicas e tal.... sobre as melhores maneira pra fazeres a conversão...


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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por hmgp »

eduardo, mais uma vez obrigado mas tenho presente, e aqui posso estar enganado, que a fiat no caso do tozé não punha entraves mas também não foi uma condição para que ele tivesse feito a conversão. penso ter lido qualquer coisa assim no post dele mas aquilo já tem tanta página que não é simples de voltar a procurar...

no entanto, como referi, está tudo muito embrionário, ando só a "matutar" e "amadurecer" a ideia... é que o tal sr. que eu falei, arranja muito do material e isso pode levar o custo da conversão bem para baixo.

mas tenho presente que talvez a maior dor de cabeça seja voltar a ter os documentos legais... a nossa burocracia sempre a mandar! isso é o que mais me assusta e o que me leve a considerar a compra e não a transformação. no entanto já estive mais longe desta ideia do que estou agora. vamos ver no que vai dar...
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por TOZEVE »

sim, a partida pode ser qualquer carro ou mota, neste momento estão a renascer electricos mais uns 4 carros e só um deles é fiat.
para já é cedo para mais promenores.
hmgp Escreveu:eduardo, mais uma vez obrigado mas tenho presente, e aqui posso estar enganado, que a fiat no caso do tozé não punha entraves mas também não foi uma condição para que ele tivesse feito a conversão. penso ter lido qualquer coisa assim no post dele mas aquilo já tem tanta página que não é simples de voltar a procurar...

no entanto, como referi, está tudo muito embrionário, ando só a "matutar" e "amadurecer" a ideia... é que o tal sr. que eu falei, arranja muito do material e isso pode levar o custo da conversão bem para baixo.

mas tenho presente que talvez a maior dor de cabeça seja voltar a ter os documentos legais... a nossa burocracia sempre a mandar! isso é o que mais me assusta e o que me leve a considerar a compra e não a transformação. no entanto já estive mais longe desta ideia do que estou agora. vamos ver no que vai dar...
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por hmgp »

tozerrvm Escreveu:sim, a partida pode ser qualquer carro ou mota, neste momento estão a renascer electricos mais uns 4 carros e só um deles é fiat.
para já é cedo para mais promenores.
e são tudo conversões que estás a fazer tozé?

obrigado pela confirmação.
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por TOZEVE »

nop, um é para mim, outro vendi algumas peças e os outros ainda é cedo para levantar muito pó...


hmgp Escreveu:
tozerrvm Escreveu:sim, a partida pode ser qualquer carro ou mota, neste momento estão a renascer electricos mais uns 4 carros e só um deles é fiat.
para já é cedo para mais promenores.
e são tudo conversões que estás a fazer tozé?

obrigado pela confirmação.
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por hmgp »

pois é. se bem que para o meu caso com a aprovação do novo decreto de lei que permite a condução de motos até 125cc com 11kw de potência isto, de registar como ciclomotor ou não após a transformação, comece a ser insignificante, eu já perguntei por email 3 vezes ao imtt e até agora nada! nenhuma resposta.

alguém sabe se posso tentar por outra via (sem ser ir lá pessoalmente, nem ao telefone que já me penduraram mais de 35 minutos e não me souberam responder...) ?
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por rocker_pt »

para ja, se não for ciclomotor, tens já uma vantagem directa: pode andar nas ics
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por hmgp »

eu sei disso. mas a questão mantém-se porque se eu tiver um motor de 4000w como é que eles me vão registar a moto? ciclomotor ou motociclo? por lei era ciclomotor, mas de base a moto a transformar era motociclo. eu gostava era, se partir para a transformação, de não ter surpresas na legalização...
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Re: Uma dúvida legal

Mensagem por edupatorod »

hmgp,

converter um veículo é mesmo assim: andar à guerra com o imtt, pra fazer a conversão correctamente. eu aconselho-te a contactares o representante da marca da mota... eles podem-te dar dicas como fazer a conversão.
não é tão simples converter um veículo como o que tas a dizer... se fosse só essa questão da potencia... !?!?!?
quando começares a saber os pormenores vais querer nunca ter pensado em converter...



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