Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum

Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

olá,

é oficial: vou mesmo comprar uma ev de 5000w/40ah!

agora tenho de preparar alguns pormenores para receber a dita, neste caso o contador edp.
tenho garagem individual que tem luz do condominio mas não tem tomada. podia arranjar um esquema à sucapa e meter lá uma tomada mas não tenho essa moral e quero fazer como deve ser. podia comprar um contador e dar a contagem ao fim do mês.

só me resta a solução mais "limpa" que é meter um contador pela edp que assim ninguém me chateia. só que tenho dúvidas em que potência contratar... peço a vossa ajuda.

pelas minhas contas e se a usar todos os dias faço 1130km por mês. o que dá 56,5 kw de consumo ou seja 678 kw por ano. mas isto é estimativo pq na férias posso nem andar nada ou andar muito... n sei..

existem várias opções de contratação à edp.

1 - tarifa social e tarifa simples
a tarifa social destina-se aos consumos relativos a casas de habitação de residência permanente, mesmo que nelas se exerça uma pequena actividade profissional, com potência contratada até 2,30 kva e consumo anual não superior a 400 kwh.

encargos de potência
kva|eur/mês|eur/dia
tarifa social 1,15 0,51 0,0169
tarifa social 2,30 1,02 0,0336
tarifa simples 1,15 2,05 0,0675
tarifa simples 2,30 4,09 0,1345

2 - tarifa normal

eur/mês eur/dia eur/mês eur/dia
kva |tarifa simples|tarifa bi-horária tri-horária|
3,45 5,65 0,1859| 7,76 0,2552
4,60 7,32 0,2407| 9,96 0,3274

olhando agora para o total de kw que estimo gastar num ano parece que os 400kw da tarifa simples são curtos....
acham que 3,45 kva chega para carregar?

obrigado,
antónio
Última edição por jmal em quarta dez 23, 2009 12:18 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Correcção a pedido do autor.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por CrOhN »

em termos de potência contratada, chega de certeza. agora do limite dos 400kw/ano, já não digo nada.

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por uggabugga »

não sei que carregador é que tens mas possivelmente para carregar até 1,1 chegava. 3,45 são 15 amperes (a 230 volts). é quase o que tem normalmente uma tomada. ora, como a mota deve ser carregada no máximo a 88 volts, daria para alimentar um carregador de 40a com essa voltagem. se tiveres o de 10a precisas de ¼ disso.

mas vais instalar um contador da edp na garagem numa instalação que está ligada às partes comuns do prédio? possivelmente o modo como a ligação está feita não permite que isso aconteça sem serem feitas algumas alterações. ou então fui eu que percebi mal as tuas intenções…
e depois, tanto quanto sei o contador da edp tem que ter acesso externo para permitir a contagem…


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por tavares »

não sei se é muito fácil fazeres o que pretendes, por lei um mesmo local não pode ter duas instalações eléctricas , essa instalação vai ter vistoria da certiel e eles não vão deixar passar isso .


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

a minha garagem é individual.
ui que agora fiquei a tremer... tem de haver maneira de eu poder ter uma tomada na garagem...


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por tavares »

ou seja é individual mas está no condominio. então é exactamente o que eu disse ( o mesmo local de consumo com duas entradas de electricidade ).

mesmo que esteja fechada dentro de um condominio já é impossivel atravessar o condominio para ir alimentar a tua garagem . eu sei que é complicado de compreender , mas tambem não é fácil explicar mas são as normas e agora com o novo regulamento o rtiebt que veio substituir o rsiuee e o rsicee ainda pior.

para o teu caso o mais fácil e se calhar a única maneira é ir buscar alimentação ao quadro do condominio para uma tomada e colocar um contador de energia.

Avatar do Utilizador

Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
Localização: Montijo

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por Ricardo_Santos »

isso é realmente muito chato!

eu na minha garagem tinha o mesmo problema! no entanto instalei um contador daqueles que a bereco vende, meti numa caixa fechada e falei com o condomínio. ao fim do mês vamos lá, tiramos a contagem e faz-se as contas.

depois tenho um papel onde assinamos e assim fica tudo certinho!

é pena o pessoal do seu prédio não entender este "esquema" tão simples.
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

acabei de confirmar com o construtor que não existe ligação entre o quadro eléctrico que tenho em casa e a minha garagem. na altura, 2002, não era permitido mas actualmente em novas construções já é.

a certiel diz isto sobre este assunto:

p: é permitido passar os cabos vindos dos apartamentos para alimentação dos arrumos individuais, num caminho de cabos(esteira) juntamente com os circuitos de iluminação e tomadas da garagem?

r: sim, desde que separados e devidamente identificados.


contactei o contact center.... da edp e claro fui atendido por um miúdo simpático mas que segue um guião de faqs.. para me dizer que tenho de contactar um electricista qualquer para ele analisar a situação e este é que toma as providências junto da edp... então a edp não tem técnicos ou electricistas que façam esta verificação??

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por jmal »

eucurto, 5 kw por cada 100 kms parece-me um bocado exagerado para uma mota de 5000w e 40 ah isso dá uma autonomia a rodar os 50-55kms por carga.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

ricardo_santos Escreveu:isso é realmente muito chato!

eu na minha garagem tinha o mesmo problema! no entanto instalei um contador daqueles que a bereco vende, meti numa caixa fechada e falei com o condomínio. ao fim do mês vamos lá, tiramos a contagem e faz-se as contas.

depois tenho um papel onde assinamos e assim fica tudo certinho!

é pena o pessoal do seu prédio não entender este "esquema" tão simples.
se não me restar mais alternativas vou ter de falar na próxima reunião sobre isto. na última reunião ficou definido que quem quisesse colocar uma tomada na garagem devia contactar uma empresa certificada e colocar um contador mas tenho de ler a acta para ver os pormenores.

obrigado pela dica.


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

jmal Escreveu:eucurto, 5 kw por cada 100 kms parece-me um bocado exagerado para uma mota de 5000w e 40 ah isso dá uma autonomia a rodar os 50-55kms por carga.

pois não sei, baseei-me na informação no site batlight..

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por rocker_pt »

existem coisas tão simples....e para que complicar?
(depois do consentimento do condomínio)
arranja uma caixa de derivação da garagem, passa um cabo dessa caixa até à entrada do lugar de garagem do lado de fora. colocas um contador do lado de fora da garagem individual junto à porta. o cabo à saida do contador atravessa a parede da garagem para o lado de dentro e colocas na extremidade a tal tomada.
o condomínio pode sempre observar o contador, e ninguem mais tem acesso à tomada pois apenas está dentro da garagem. ficas com uma alimentação exclusiva tua, e o condomínio tem acesso à contagem.

nessa tal garagem não existe o perigo de sobreintensidade nesse circuito pois não existe mais utilização dele. e para além do mais ele está protegido contra sobre intensidades com o disjuntor.
cabo 2x2.5 +t2.5 no mínimo, e é mais do que suficiente, desde que não tenhas centenas de metros.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por jmal »

eucurto Escreveu:
jmal Escreveu:eucurto, 5 kw por cada 100 kms parece-me um bocado exagerado para uma mota de 5000w e 40 ah isso dá uma autonomia a rodar os 50-55kms por carga.

pois não sei, baseei-me na informação no site batlight..

ahhh pronto, então tá explicado.

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

eu acho que os vizinhos vão ser sensíveis e até porque acho que quando começarem a ver a mota e do que ela é capaz, vão também querer aderir.... é a minha esperança e votos para 2010.

@jmal
achas que a mota consome menos que 5kw aos 100km?
pq te ris do site deles? as informações não são verdadeiras?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por jmal »

eucurto Escreveu:eu acho que os vizinhos vão ser sensíveis e até porque acho que quando começarem a ver a mota e do que ela é capaz, vão também querer aderir.... é a minha esperança e votos para 2010.

@jmal
achas que a mota consome menos que 5kw aos 100km?
pq te ris do site deles? as informações não são verdadeiras?
consome os 5 kw se tiver uma autonomia de 50 kms por carga, foi isso que disse, agora com a autonomia que indicam no site já não consome.

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

jmal Escreveu: consome os 5 kw se tiver uma autonomia de 50 kms por carga, foi isso que disse, agora com a autonomia que indicam no site já não consome.

cumps
ah!! já te entendi! mas parece-me mais adequado fazer uma comparação ao cliché "x aos 100" até para comparar com veículos a crude.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por Volt »

posso estar enganado mas, numa 5000w, para gastar os 5000w em 100 kms, não precisamos de fazer 100 kms por carga?

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por marcopns »

volt Escreveu:posso estar enganado mas, numa 5000w, para gastar os 5000w em 100 kms, não precisamos de fazer 100 kms por carga?
uma carga em 40ah sao uns 2,8kw, logo precisas de 2 cargas para 100km, e ainda sobram umas faiscas

na minha experiência com uma evo gastei 4,5kw aos 100 numa condução normal e 3,2kw numa condução económica

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por jmal »

marcopns Escreveu:
volt Escreveu:posso estar enganado mas, numa 5000w, para gastar os 5000w em 100 kms, não precisamos de fazer 100 kms por carga?
uma carga em 40ah sao uns 2,8kw, logo precisas de 2 cargas para 100km, e ainda sobram umas faiscas

na minha experiência com uma evo gastei 4,5kw aos 100 numa condução normal e 3,2kw numa condução económica

é isso mesmo, o que eu queria dizer é que quanto mais gastam aos 100kms menos autonomia têm como é lógico, e neste caso para ter esse consumo com baterias de 22 células 40ah não podia ter mais de 50-55 kms de autonomia para ter esse consumo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por tavares »

rocker_pt Escreveu:arranja uma caixa de derivação da garagem, passa um cabo dessa caixa até à entrada do lugar de garagem do lado de fora.

desde que a caixa seja de derivação para circuito de tomadas ou potencia , porque se for de iluminação ou iluminação de emergencia está protegida a 10a e alem disso é ilegal , e tambem não vale trocar o disjuntor de 10a pelo de 16a porque senão fica o cabo já existente em sobre-intensidade.

se eu estivesse perto de ti indicar-te-ia a melhor solução , por aqui é dificil porque não estou a ver o local , de qualquer maneira aconselho-te a contactar um electricista.

atenção que o electricista deverá ser credenciado porque letecistas e electrodesenrascas há muitos , e sei do que falo porque um dos meus clientes é a " loja do condominio " e encontramos desenrascanços de bradar aos céus, que põem em causa a segurança de pessoas e bens.

com a electricidade não se brinca , basta ver quando há um incendio logo a primeira hipotese é curto-circuito , ás vezes não é mas a maior parte é.

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”