Regra nº 9 textos em outras línguas

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum
Responder

Autor do tópico
Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por Seal »

9. se um tópico incluir um texto numa língua que não a de camões, exige-se a tradução para português a acompanhar o texto original. a referência à fonte de qualquer texto original que não seja da autoria do membro que o coloca é obrigatória.

enviei mp a alguns responsáveis pela moderação do fórum, mas agora vi esta secção e o mais correcto é colocar aqui a minha questão.

agradecia que especificassem melhor esta regra, pois já coloquei algumas mensagens no fórum que foram apagadas. nas últimas coloquei o respectivo link para tradução, numa até coloquei o link automático de tradução para a página de origem e mesmo assim foi apagado.

um dos moderadores aconselhou-me a colocar em inglês porque as traduções automáticas são bastante sofríveis, o que fiz com o respectivo link para tradução, mas depois foi apagado.

é que num fórum como o nosso estar a colocar apenas notícias em português é estarmos a restringir imenso o conhecimento, ainda por cima tratando-se dos temas que por aqui discutimos.

quem não sabe tem sempre a tradução automática, se não chega para entender, pergunta aos outros. afinal é para isso que serve um fórum, partilha de conhecimento.

não é democrático obrigar quem sabe outras línguas a ler o texto apenas em português com uma tradução bastante fraca. até porque falamos apenas de algumas notícias que depois, obviamente, são comentadas/discutidas pelos membros em português.

é que na verdade, eu não ganho nada em colocar aqui a notícia, pois se a coloco é porque já é do meu conhecimento, apenas ganho o prazer de partilhar e de comentar com os amigos "foristas".

estar a impedir que os membros acedam a estas notícias é a antípoda do que deve ser um fórum.

deixo este post para reflexão.

obrigado.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por serges »

boas,

seal a discussão sobre esse assunto está a ser feita ao que para já vamos manter a regra já que foi deliberado por maioria a tradução e em inglês para se manter o fórum na sua língua mãe, português!

para já são as regras que temos!

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


koluirty
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: segunda fev 01, 2010 12:00 pm

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por koluirty »

serges Escreveu:boas,

seal a discussão sobre esse assunto está a ser feita ao que para já vamos manter a regra já que foi deliberado por maioria a tradução e em inglês para se manter o fórum na sua língua mãe, português!

para já são as regras que temos!

obrigado!
epa serges isto escrito assim não se percebe muito bem, afinal aceitam-se apenas textos em português, ou em outras linguas mais a respectiva tradução?
Por agora de semi-electrico e assim:

Imagem

Em breve (espera-se) de Predator 90Ah

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por serges »

koluirty Escreveu:
serges Escreveu:boas,

seal a discussão sobre esse assunto está a ser feita ao que para já vamos manter a regra já que foi deliberado por maioria a tradução e em inglês para se manter o fórum na sua língua mãe, português!

para já são as regras que temos!

obrigado!
epa serges isto escrito assim não se percebe muito bem, afinal aceitam-se apenas textos em português, ou em outras linguas mais a respectiva tradução?

o texto original e por fim a respectiva tradução, quem quer lê a lingua original quem não percebe lê as respectiva tradução colocado pelo autor!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por Luciano Kaefer »

caro seal e demais amigos:

este forum nasceu sob a bandeira de ser um forum de língua portuguesa e, após seus questionamentos sobre a aplicação da regra n. 9, foi levado novamente ao debate onde, por maioria entre administradores e moderadores, ficou ratificada a aplicação da mesma, tal como foi o objetivo dos fundadores desse forum.

sabemos que os tradutores automáticos são sofríveis, mas o objetivo é que, o usuário desse forum, de maioria portuguesa, poste tópicos na lingua de camões.

de forma alguma impedimos a colocação de citações em outras línguas, mas solicitamos que venha junto uma tradução, ainda que automática. ao copiar um texto em inglês, ou qualquer outra língua, aproveita-se o mesmo pastcopy e cola-se num tradutor automático, caso não tenha tempo de traduzi-lo. e posta-se tudo ao mesmo tempo.

o objetivo é manter a linha dos nossos fundadores à ser um forum essencialmente de lingua portuguesa e, caso o usuário se interesse pelo assunto, poderá clicar no link da notícia e obter maiores informações.

o link que colocaste para o tradutor, aparecia a página do google tradutor em branco. o usuário teria que voltar no tópico, copiar, ir no tradutor e colar, para depois descobrir se a matéria é de seu interesse. por isso foi removido, estando no momento, aguardando a tradução.

como bem escreveu o serges: "o texto original e por fim a respectiva tradução, quem quer lê a lingua original quem não percebe lê as respectiva tradução colocado pelo autor!

o assunto envolve matéria de competência da equipa. em caso de solicitação de um user, levamos o assunto à debate interno. e, reunidos, a maioria votou pela manutenção da regra, já que o seu entendimento é claro.

espero que tenha entendido as razões e continue a partilhar o conhecimento, também com aqueles que não percebem outras línguas, pois o conhecimento, quando compartilhado, se multiplica.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por Seal »

caro luciano,

quando me foi indicado para colocar a tradução automática, eu coloquei o link para o tradutor porque colocando o endereço do fórum onde estava o tópico a tradução não funcionava.

mais tarde em outro post, lembrei-me de colocar invés do endereço do fórum, o endereço original da notícia e funcionou, clicando no link traduzia automaticamente. não vejo razão para esse post ter sido apagado.

o que vejo é excesso de zelo na aplicação de algumas regras. pois invés de se informar convenientemente o utilizador/membro, já que a língua portuguesa é rica em interpretações, opta-se por apagar dizendo apenas que não cumpre a regra, mas não explicando o porquê.

se tem de colocar o link para traduzir automaticamente, se basta indicar o link de tradução do google, etc... na minha opinião não respeita o utilizador/membro.

tal como me foi pedido diversas vezes para colocar uma fonte que era bem visível tanto no título do tópico como na própria foto. confesso que só quando foi corrigido é que me apercebi que tinha de ser obrigatoriamente no fim e dizendo in:. ora na regra nada disso é indicado:
9. se um tópico incluir um texto numa língua que não a de camões, exige-se a tradução para português a acompanhar o texto original. a referência à fonte de qualquer texto original que não seja da autoria do membro que o coloca é obrigatória.
dou a sugestão de informarem 1º convenientemente, e só depois agirem. respeita o utilizador/membro, ensina-nos e não cria atritos que são completamente dispensáveis, pois a grande maioria vem de boa fé.

cumprimentos.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por Luciano Kaefer »

caro seal

seu tópico em inglês não foi apagado. ele está numa secção chamada de cofre forte, aguardando a tradução para retornar ao local de origem. nesse forum, não permitimos apagamentos. tudo fica registrado no cofre, podendo retornar assim que estiver conforme.

colocar tão somente o link para o tradutor não é suficiente. o usuário português, ao ler um post que não esteja em nossa lingua mãe, corre os olhos na tradução ( mesmo que precário ) e imediatamente passa a perceber do que trata-se o assunto. se não for assim, ele tem que ir à uma página externa para saber do que se trata. se o autor, no momento do pastcopy, fizer o mesmo com a tradução, fica em acordo com o regulamento e proporciona a partilha da informação inclusive com aqueles que não entendem outras línguas, ampliando o leque de partilha do conhecimento.

a orientação que damos aos moderadores é de que sempre entrar em contato com o autor, através de mp, solicitando a correção. caso a correção não venha, o post/tópico é movido para o cofre forte até chegar o que foi solicitado. tenho registrado todas as mps e respostas do moderador que visualizou o seu tópico, e em nenhum momento vi qualquer palavra que possa significar ofensa, ou maus tratos. não é a linha de ação que usamos.

mas os assuntos sobre o funcionamento do forum, cabem à administração, que apoia-se em toda a equipa de moderadores para conduzi-lo.

esse forum possui regulamentos, que é a forma de conduzir as coisas aqui dentro. somos democráticos no sentido de reunir a equipa e deliberar sobre os caminhos do forum, porém o debate e os votos é a equipa quem fornece, conjuntamente. hoje, está a reclamar do excesso de zelo. mas se tu não entendesse nada de inglês e reclamasse que o regulamento não é cumprido, aí talvez entenderia a razão pela qual nosso moderador o procurou solicitando a tradução. o regulamento é como um manto de proteção para se não todos os interesses, pelo menos a maioria.

envie-me a tradução por mp, que eu colo e o tópico retorna, na íntegra, junto com os demais posts.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por Luciano Kaefer »

seal

aproveitei que está chovendo aqui na fazenda e traduzi no google tradutor o post controverso.

coloquei um título em português, favor enviar um título que expresse melhor o conteúdo do tópico e se está na secção correta: http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 56#p127556

nos próximos tópicos, quando copiar e colar, faça o mesmo com a tradução. gastei exatos 6 segundos para isso.
não é sempre que chove.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por Seal »

luciano kaefer Escreveu:caro seal

seu tópico em inglês não foi apagado. ele está numa secção chamada de cofre forte, aguardando a tradução para retornar ao local de origem. nesse forum, não permitimos apagamentos. tudo fica registrado no cofre, podendo retornar assim que estiver conforme.
por apagado, pretendo dizer que foi retirado do "público".
luciano kaefer Escreveu:colocar tão somente o link para o tradutor não é suficiente. o usuário português, ao ler um post que não esteja em nossa lingua mãe, corre os olhos na tradução ( mesmo que precário ) e imediatamente passa a perceber do que trata-se o assunto. se não for assim, ele tem que ir à uma página externa para saber do que se trata. se o autor, no momento do pastcopy, fizer o mesmo com a tradução, fica em acordo com o regulamento e proporciona a partilha da informação inclusive com aqueles que não entendem outras línguas, ampliando o leque de partilha do conhecimento.
concordo, mas não está explicito na regra.
luciano kaefer Escreveu:a orientação que damos aos moderadores é de que sempre entrar em contato com o autor, através de mp, solicitando a correção. caso a correção não venha, o post/tópico é movido para o cofre forte até chegar o que foi solicitado. tenho registrado todas as mps e respostas do moderador que visualizou o seu tópico, e em nenhum momento vi qualquer palavra que possa significar ofensa, ou maus tratos. não é a linha de ação que usamos.
atenção luciano que eu não disse isso, a única "acusação" que fiz foi de excesso de zelo e falta de informação.
luciano kaefer Escreveu:mas os assuntos sobre o funcionamento do forum, cabem à administração, que apoia-se em toda a equipa de moderadores para conduzi-lo.
nem eu esperaria outra coisa, por isso apresentei este assunto como sugestão e pedido de esclarecimento.

luciano kaefer Escreveu:esse forum possui regulamentos, que é a forma de conduzir as coisas aqui dentro. somos democráticos no sentido de reunir a equipa e deliberar sobre os caminhos do forum, porém o debate e os votos é a equipa quem fornece, conjuntamente. hoje, está a reclamar do excesso de zelo. mas se tu não entendesse nada de inglês e reclamasse que o regulamento não é cumprido, aí talvez entenderia a razão pela qual nosso moderador o procurou solicitando a tradução. o regulamento é como um manto de proteção para se não todos os interesses, pelo menos a maioria.
concordo, mas reitero que essa moderação deve passar primeiro pela informação correcta do que o membro/utilizador tem que fazer para tornar o post de acordo com a regras e não de agir sem esse esclarecimento, porque assim não aprendemos e tornamos a cair no mesmo erro, já que as regras não estão explicitas e podem induzir em outras interpretações. quando as criam podem parecer claras para vocês, mas para os outros não.

qual a lógica de apagar diversos posts de um membro/utlizador e não explicar correctamente o que deveria ser feito, afinal para que serve a moderação poder editar o post de outros. isso também serve de ensino/explicação, tal como foi feito no caso da fonte da notícia e que achei correctíssimo.

luciano kaefer Escreveu:envie-me a tradução por mp, que eu colo e o tópico retorna, na íntegra, junto com os demais posts.
já vi que colocou o tópico de novo, e corrigiu o meu erro.

era isto que a moderação deveria ter feito de início e dito que tinha de colocar sempre assim os textos em inglês. assim se ensina e mantém os regulamentos

espero que esta minha sugestão/chamada de atenção tenha servido para os próximos e para a moderação.

obrigado pelo esclarecimento que me prestou. assim se conversa
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )


Autor do tópico
Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por Seal »

luciano kaefer Escreveu:seal

aproveitei que está chovendo aqui na fazenda e traduzi no google tradutor o post controverso.

coloquei um título em português, favor enviar um título que expresse melhor o conteúdo do tópico e se está na secção correta: http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 56#p127556

nos próximos tópicos, quando copiar e colar, faça o mesmo com a tradução. gastei exatos 6 segundos para isso.
não é sempre que chove.


aqui não chove mas o vento não perdoa.

penso que a secção correcta seria no geral, pois eles testaram híbridos e não carros a h2.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por Luciano Kaefer »

seal, à seu pedido vou colocar o tópico no geral.
aqui não chove mas o vento não perdoa.
boa oportunidade para os geradores eólicos, não ?
9. se um tópico incluir um texto numa língua que não a de camões, exige-se a tradução para português a acompanhar o texto original. a referência à fonte de qualquer texto original que não seja da autoria do membro que o coloca é obrigatória.
por mais que eu me esforce, não consigo pensar numa regra mais clara. talvez tenha sido redigida por um brasileiro.
se tiver sugestão para melhor expressão e consequente melhor interpretação, envie-me por mp, que eu a submeto à apreciação da equipa.
concordo, mas reitero que essa moderação deve passar primeiro pela informação correcta do que o membro/utilizador tem que fazer para tornar o post de acordo com a regras e não de agir sem esse esclarecimento, porque assim não aprendemos e tornamos a cair no mesmo erro, já que as regras não estão explicitas e podem induzir em outras interpretações. quando as criam podem parecer claras para vocês, mas para os outros não.

qual a lógica de apagar diversos posts de um membro/utlizador e não explicar correctamente o que deveria ser feito, afinal para que serve a moderação poder editar o post de outros. isso também serve de ensino/explicação, tal como foi feito no caso da fonte da notícia e que achei correctíssimo.
temos duas linhas de acção independentes e distintas: quando existe um caso de ofensa, moderamos imediatamente, pois o dano às vezes é irreversível. quando existe apenas um desconhecimento do regulamento, orientamos por mp o user a proceder a sua adequação. se não temos resposta, movemos ele provisoriamente para o cofre, para não ficar em desacordo com o regulamento. até que seja regularizado.
espero que esta minha sugestão/chamada de atenção tenha servido para os próximos e para a moderação.

obrigado pelo esclarecimento que me prestou. assim se conversa
estamos sempre à crescer e à aprender, com a partilha da informação e do conhecimento.
folgo em saber que tu entende que o regulamento deve ser preservado. somente os homens de bem sabem que uma casa precisa estar sempre em ordem, para despertar o respeito e a vontade de aqui voltar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por Volt »

eu nada tenho a acrescentar, mas estou a gostar da conversa.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por Seal »

luciano kaefer Escreveu:
...

por mais que eu me esforce, não consigo pensar numa regra mais clara. talvez tenha sido redigida por um brasileiro.
se tiver sugestão para melhor expressão e consequente melhor interpretação, envie-me por mp, que eu a submeto à apreciação da equipa.
mp enviada com sugestão. essa do brasileiro está linda confesso que me ri bastante

luciano kaefer Escreveu: temos duas linhas de acção independentes e distintas: quando existe um caso de ofensa, moderamos imediatamente, pois o dano às vezes é irreversível. quando existe apenas um desconhecimento do regulamento, orientamos por mp o user a proceder a sua adequação. se não temos resposta, movemos ele provisoriamente para o cofre, para não ficar em desacordo com o regulamento. até que seja regularizado.
concordo, mas a 2ª afirmação sobre a orientação - no meu caso, saliento - não foi a adequada, mas por mim o problema já está resolvido
luciano kaefer Escreveu: estamos sempre à crescer e à aprender, com a partilha da informação e do conhecimento.
folgo em saber que tu entende que o regulamento deve ser preservado. somente os homens de bem sabem que uma casa precisa estar sempre em ordem, para despertar o respeito e a vontade de aqui voltar.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )


Autor do tópico
Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: Regra nº 9 textos em outras línguas

Mensagem por Seal »

volt Escreveu:eu nada tenho a acrescentar, mas estou a gostar da conversa.
és pouco malandro
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”