Google Earth: funcionalidade interessante

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum
Responder

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Google Earth: funcionalidade interessante

Mensagem por giles »

Viva pessoal.
Por vezes pretendemos observar um gráfico com a variação do percurso percorrido pelas máquinas eléctricas para avaliarmos a capacidade de subida, etc. Embora existam por aí algumas aplicações, nem sempre é fácil fazer a sua passagem para o Windows de forma a podermos apresentá-las/visualizá-las como queremos. O programa google earth permite fazer isso. É trabalhoso mas não é complicado. Em primeiro lugar marcamos à mão o percurso que queremos avaliar. Isso faz-se do seguinte modo:

1.Marcação do percurso:
1.1-clicar em cima da pequena régua que está em cima no menu e escolher o separador "caminho" e ainda marcar o quadradinho com "navegar com o rato";
1.2-Ponto a ponto assinalam o percurso em cima da estrada/rua pretendida. A cada click com o botão do lado esquerdo o percurso avança. Para apagar alguma marcação errada clicam com o botão do lado direito. Nas curvinhas marcam pequenos segmentos de recta para ficar a parecer uma curva.
1.3-Depois do percurso marcado desde o início até ao fim carregam em "guardar" e aparecem algumas opções onde podem escolher a côr e a espessura da linha com o percurso que marcaram.
1.4-podem escolher um nome (ou não!) e já está.

2.Visuallizar perfil de elevação:
Depois de assinalado e gravado o percurso vem a parte mais interessante que é podermos ver um gráfico com a altura e a distância.
2.1-Clicar em cima do percurso com o botão direito do rato que abre uma janela com várias opções;
2.2-Selecionar a opção "mostrar perfil de elevação"
Irão ficar surpreendidos com o resultado. À medida que avançam com o rato em cima do gráfico, uma seta marca o ponto do percurso. Isto permite saber qual o ponto exacto do mapa que corresponde a determinada altitude, bem como a distância exacta até aquele ponto.

Em baixo deixo-vos o resultado da utilização de hoje da minha e-bike.
Se tiverem dúvidas perguntem, senão, divirtam-se.

Imagem

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Google Earth: funcionalidade interessante

Mensagem por klinzter »

No android existe uma app da google que é "My tracks" ou "Os meus percursos", que pode ser exportado para a aplicação do googlemaps. :)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Google Earth: funcionalidade interessante

Mensagem por lopes »

Ainda esta semama andei à procura de uma aplicação para exactamente me mostrar a relação percurso/altitude. E foi no google earth que também acabei a minha pesquisa, com esses dados.

Para percursos maiores e que dariam muito trabalho a colocar todos os vectores do caminho, também se pode calcular colocando apenas o ponto inicial de partida e o ponto final de chegada (botão direito do rato - dentro da opção de caminho como já disse o giles), sendo que tal como no google maps o trajecto vai ser mostrado automaticamente (julgo que o mais curto entre os dois pontos), aqui só peca por não dar para mover o trajecto conforme as necessidades, à semelhança do que se consegue no google maps onde se podem adicionar pontos intermédios de passagem no caminho.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Google Earth: funcionalidade interessante

Mensagem por klinzter »

Sim, mas se tiveres um Telemovel com android já não ficas com esse problema :-)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Google Earth: funcionalidade interessante

Mensagem por lopes »

klinzter Escreveu:Sim, mas se tiveres um Telemovel com android já não ficas com esse problema :-)
Pois... não tenho... :P


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Google Earth: funcionalidade interessante

Mensagem por giles »

Pois é por isso mesmo. Nem toda a gente tem adroid. Eu próprio tenho mas nem sempre é viável fazer downloads das aplicações para testar e nem todas as que estão disponíveis satisfazem. Numa 1ª fase funcionam mas quando queremos adicionar mais funcionalidades acabamos a pagar...

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”