Compra e instalação de turbina eólica e módulo inversor

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
danny1992
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta mai 05, 2023 3:56 pm

Compra e instalação de turbina eólica e módulo inversor

Mensagem por danny1992 »

Boas pessoal,

Instalámos recentemente painéis fotovoltaicos na nossa habitação, no entanto sem sistema de armazenamento continuamos a necessitar de comprar (bastante) energia da rede. Estávamos a pensar apostar numa solução que incluísse uma turbina eólica e módulo inversor para aumento da produção de energia nos períodos em que a iluminação solar é fraca ou inexistente, o problema é que não encontrámos até agora nenhuma empresa decente que nos forneça e instale o sistema, alguém por aqui tem conhecimentos nesta área?

Contactámos a FFSolar que nos informaram que já não comercializam nem instalam turbinas eólicas, foi-nos sugerido pela empresa um estudo do vento na nossa residência, este estudo é mesmo necessário? Quais são os custos associados?

Como alternativa pensámos também num sistema de armazenamento para os painéis fotovoltaicos, mas será que compensa a longo prazo?


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Compra e instalação de turbina eólica e módulo inversor

Mensagem por apmendes »

Na minha modesta opinião o estudo do vento é sempre benéfico para saber se deve ou não fazer esse investimento. Eu por exemplo, instalei uma eólica de 500W, faz alguns anos e depois verifiquei que passava 2/3 do tempo parada por falta de vento. Logo, esse estudo recomendo a fazer. Se pesquisar na net encontra com facilidade como fazer. Quando às baterias, também já tive e acabei com elas, financeiramente ainda não compensa. Mas esta é apenas a minha opinião, que não tenho formação na área e o que sei aprendi por mim mesmo. Pesquise um pouco na net e encontra estudos a este respeito.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Compra e instalação de turbina eólica e módulo inversor

Mensagem por pedrosilva »

Se não for uma residência isolada e com bastante vento constante (num monte onde haja moinhos antigos ou junto à costa) não compensa financeiramente face a comprar à rede eléctrica. A questão de estar isolada sem vizinhos perto é importante por causa da dimensão da eólica e eventual ruído. As eólicas pequenas (<16kW) não compensa.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”