O meu novo grid tie inverter

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
super ventoinha
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: domingo jul 27, 2008 5:34 pm
Localização: inglaterra, portugal sintra

O meu novo grid tie inverter

Mensagem por super ventoinha »

ola pessoal
aqui esta um meu novo video para mostrar a minha ligacao a rede este inversor liga-se os paineis solares e os meus aerogeradores a um lado e do outro lado produz 240volts e depois e so ligar a tomada da parede e eu nao gasto electricidade da companhia .
bem espero que gostem do video:

Link
tchau pessoal e forca
super ventoinha


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por CrOhN »

se tu tropeças nos fios!

uma pergunta... o que acontece quando produzes mais do que estás a consumir em casa? o contador é digital, anda para trás? sei que há uns que o fazem, não sei se é o caso do meu. por acaso tem sido uma das razões que me tem afastado de avançar com um sistema grid tie simples de baixa potência, em que o excedente fosse injectado na rede andando o contador para trás


Autor do tópico
super ventoinha
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: domingo jul 27, 2008 5:34 pm
Localização: inglaterra, portugal sintra

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por super ventoinha »

ola crohn
ya tenho mesmo que arranjar os fios mas ainda estou a estudar o sistema mas estou mesmo contente com o grid tie, com o meu contador ele nao volta para tras mas para mas o contador que eu tenho ai em portugal e aqueles de disco e acho que ira mesmo ir para tras eu vou ai em junho e vou levar o inverter para testar.
desta maneira eu posso usar os 370 watts dos paineis a serem usados na casa porque em geral eles estao ligados ao banco de baterias e passado 2 horas ja estao cheias e depois estao o dia todo a ter o controlador a cortar os amperes.
tchau jovem
super ventoinha


marcio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: quarta ago 29, 2007 12:26 am

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por marcio »

boa tarde.

gostaria saber mais informação sobre grid tie inverter. penso que em portugal não se pode ligar. poderás fazer se tiveres um grid tie inverter se consumo é maior do que grid tie inverter. é pena, mas seria uma boa ideia para pessoas que desejam aproveitar energias renováveis em sua casa.
deve existir alguma maneira de conseguirmos fazer isso?:) gostaria receber as vossas opiniões e esquemas montagens: enviar por mp
moderado:mauri
penso que seria um bom esquema e não precisarmos baterias. a parte mais cara são baterias. podemos optar por aerogerador 500w que custa no mercado 550 euros ou painéis monocristalinos 600 euros. quanto ao preço desses grid tie inverter deve ser um bocadinho mais caro do que os normais pelo que tenho visto. assim um sistema que precisava 7 anos para pagar com projectos, instalações, etc poderia ficar pago ao fim 4 ou 5 anos. seria uma boa maneira de pouparmos ambiente,:)


lfms
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta mai 26, 2010 11:30 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por lfms »

os inversores grid-tie são conseguidos com preços a rondar os 100 euros no ebay ou directamente ao fornecedor. não sei se são permitidos em portugal mas sei que a ligação é possível e já vi uma em funcionamento.


Autor do tópico
super ventoinha
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: domingo jul 27, 2008 5:34 pm
Localização: inglaterra, portugal sintra

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por super ventoinha »

ola pessoal
estes grid tie inversores nao sao certificados(g83) mas podem ser ligados a rede devido que se a rede for abaixo ele tambem para de funcionar.
eu ja comprei mais um de 600 watts agora posso por 1200 watts com os meus paineis e turbinas eolicas e nao pago aos gordinhos da rede publica .
tchau pessoal
super ventoinha


zereplim
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta abr 08, 2011 12:41 am

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por zereplim »

boas a todos,

superventoinha, onde é que arranjas desses inversores grid tie? eu vejo-os no ebay mas são vendidos pelos chineses... tenho algum receio de dar dinheiro aos chineses e depois não me enviam o produto (já aconteceu a colegas meus, mas não foi através do ebay).
podes indicar-me o vendedor? aliás, no teu site não encontrei, vendes disso?

fico a aguardar, obrigado!


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por luisfmaria »

zereplim Escreveu:boas a todos,

superventoinha, onde é que arranjas desses inversores grid tie? eu vejo-os no ebay mas são vendidos pelos chineses... tenho algum receio de dar dinheiro aos chineses e depois não me enviam o produto (já aconteceu a colegas meus, mas não foi através do ebay).
podes indicar-me o vendedor? aliás, no teu site não encontrei, vendes disso?

fico a aguardar, obrigado!

olá a todos,

comprei um inversor grid tie de 600w, igual ao do superventoinha.
já chegou e correu tudo bem, ficou-me por 150€ no total.
veio da china, passou pelo cazaquistão, alemanhã, paris e só parou na alfandega!

agora falta fazer os testes!
só tenho uma placa de 15w que é inferior ao minimo admitido na entrada do inversor( min 20w), se alguém tiver uma placa mas potente e quiser testar o inversor comigo, é só dizer.
moro em odivelas e podem deslocar-se a minha casa ou eu posso deslocar-me com o inversor desde que não seja muito longe.

pelo que vi no youtube os contadores antigos andam para trás e os digitais param quando a produção é superior ao consumo, parece que a luz vermelha que geralmente pisca fica sempre acessa quando o contador pára o que pode ser um problema quando o técnico fizer a contagem! seja como for, quando o técnico fizer a contagem tem que estar sol ou vento e o consumo tem que ser inferior à produção para o led ficar sempre acesso. e isto, foi o que eu ouvi, não o que eu vi... tem que ser testado...

quando fizer algum teste, informo.

fiquem bem,

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Patalhetas »

tenho algum receio de dar dinheiro aos chineses e depois não me enviam o produto (já aconteceu a colegas meus, mas não foi através do ebay).
boas,
olha que eu sou um grande consumidor de produtos do ebay e nunca fui enganado, muito pelo contrario, já me devolveram dinheiro só por se terem enganado no produto, ou devolverem por não ter chegado..... compras em pt, nunca mais, já fui enganado 2x e chega.
por isso não tenhas receio do ebay, pois não é a toa a maior loja de compras do mundo.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por visitante1 »

Testei um de 350w e portou-se bem, sincroniza rapido e tem uma gama de tensões de saida bastante grande. Veio com peças de reserva para o caso de se avariar. Agora vou adquirir um de 600 ou 1200w porque o de 350w tinha pouca potencia para o que pretendo.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Hugomez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado ago 13, 2011 2:28 am

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Hugomez »

Para se injectar corrente da rede de casa é preciso este inversor especifico?

Cumps

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por visitante1 »

Hugomez Escreveu:Para se injectar corrente da rede de casa é preciso este inversor especifico?

Cumps
Se não quiser alterar os circuitos que pretende alimentar, é preciso um grid tie inverter, são baratos e até se portam bem...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por luisfmaria »

«resposta a uma msg privada»

Boa tarde,

Tecnicamente não vejo problemas para a rede nem para a segurança da casa se for utilizada apenas para pequena potencia e supervisionada por pessoas entendidas. Na casa do ventoinha a segurança está certamente comprometida...

Acho que apesar deste aparelho ter certificação CE é ilegal estar em funcionamento em Portugal.

Se está a pensar em alguns paineis então talvez seja melhor vender energia legalmente à EDP!

O meu aparelho foi ligado à rede por 10 minutos e deu para ver o contador de disco a andar para tras, ainda não tive oportunidade de o fazer a um contador digital.

Cumps,


stormdust
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda out 03, 2011 12:34 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por stormdust »

Achei este forum quando andava exactamente à procura de informação sobre grid ties inverters.

Uma coisa que estive a discutir aqui com um colega de trabalho foi que a EDP pode ter problemas caso estejamos a injectar potencia para a rede, isto pq eles tomam decisões de potencia sobre um conjunto de factores.
Como pedi contador à pouco tempo tenho um dos novos digitais, logo não sei até que ponto posso ligar um grid tie directamente a uma tomada da casa. Já alguém fez testes nos digitais?

Outra coisa que não sei como ver agora é o consumo, tenho de ligar um watt killer tanto na saida do inversor como na saida da edp? A soma dos dois dá o consumo?

Aproveito para salientar que é muito bom este site, muitas das coisas que demorei a apanhar andam por aqui explicadas quando foi a montar o sistema fotovoltaico...


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por luisfmaria »

stormdust Escreveu:Achei este forum quando andava exactamente à procura de informação sobre grid ties inverters.

Uma coisa que estive a discutir aqui com um colega de trabalho foi que a EDP pode ter problemas caso estejamos a injectar potencia para a rede, isto pq eles tomam decisões de potencia sobre um conjunto de factores.
Como pedi contador à pouco tempo tenho um dos novos digitais, logo não sei até que ponto posso ligar um grid tie directamente a uma tomada da casa. Já alguém fez testes nos digitais?

Outra coisa que não sei como ver agora é o consumo, tenho de ligar um watt killer tanto na saida do inversor como na saida da edp? A soma dos dois dá o consumo?

Aproveito para salientar que é muito bom este site, muitas das coisas que demorei a apanhar andam por aqui explicadas quando foi a montar o sistema fotovoltaico...
Vê o Tópico 'Paineis solares para os consumos fixos da casa'
Vai ajudar...


stormdust
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda out 03, 2011 12:34 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por stormdust »

Já passei por lá, bastante bom mas fiquei na mesma duvida se vou causar ou não algum problema à edp caso o inversor de 300w injecte para eles.

Em todo o caso, mandei vir um grid tie inverter http://www.ebay.com/itm/350w-grid-tie-p ... 2c5f4d5177 no qual tentei ligar ao meu banco de 24v e ele não produz nada...mas garantiram-me que dava, enfim.

Hoje vou tentar fazer testes e ligar directamente aos paineis solares e ver quanto produz.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por visitante1 »

Provavelmente não produz porque as tensões estão fora de gama, é importante escolher bem o inversor de acordo com a voltagem que vai ser utilizado, tanto para ligar a bateria ou directamente aos paineis.
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


stormdust
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda out 03, 2011 12:34 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por stormdust »

Boas, os paineis como tem voltagem superior passa a barreira dos 28v porque estão ligados em serie, já consegui meter o inversor a funcionar e produzir 200w de saida.

Eu tive de escolher o inversor com voltagem superior pq o banco de bateria varia entre os 22v e os 30v e só existem inversores entre os 14-28v e 28v-52v... Provavelmente devia era ter mandado vir o de 14-28v e estabilizar a voltagem de saida a 24v.

Agora não sei como meter este inversor a funcionar, fazer upscale à voltagem para passar os 28v necessários ao inversor não sei até que ponto é viável. Tendo tudo preparado para 24v, subir o banco de baterias de 24 para 36 tb não é viável...

Vou ver se durmo um pouco mais no assunto...
Cumprimentos,


stormdust
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda out 03, 2011 12:34 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por stormdust »

Super ventoinha, seria possivel colocares novamente o video? ou então esquematizar como fizeste entre os aerogeradores e as baterias, que controlador utilizaste?

Estou a perguntar isto pq estou a construir uma turbina tb e vou querer liga-la ao actual sistema solar. Ainda nao passei de tentar calibrar os tubos e a rotação. Devo ir ao torneiro para a proxima semana dado que não dá para fazer in-house.

Mas já estou a ver que preciso de um controlador diferente do que tenho actualmente para o sistema solar e devo tb ir precisar de um dumpload.

Cmps,

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por visitante1 »

Existem uns inversores com tensões 22-60V são é um pouco mais caros que esse.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Energia Eólica”