O meu novo grid tie inverter

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

stormdust
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda out 03, 2011 12:34 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por stormdust »

Boas Nunes,

mas o grid tie dá para ligar directamente ao banco de baterias se estiver na tensão certa? Ou é preciso estar a enviar uma intensidade constante?

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Esteves »

Boas!

Eu tenho um mini sistema como dá para ver aqui http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 20&t=14374

Muito em breve vou montar mais 2 painéis para compensar no inverno em dias de que não há vento, mas ao passar aqui por este tópico vi que o sistema grid tie inverter é capaz de ter algum interesse para mim só que a minha duvida é se o meu contador digital dá para ligar os ditos grid tie inverter?

Agora outra situação já tenho os 2 painéis de 230 Watts (Goosun) cada ou sendo 460 Watts, agora um vizinho meu também vende painéis da marca LG com uma potência de 245Wp, sendo que este painel custa 425,00€+IVA a 13% e a minha duvida é se posso ligar estes 2 aos outros 2 sendo eles de potencia diferente?


Ps: Caso alguém saiba de valores mais baixos dentro desta marca é só apitar.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por visitante1 »

stormdust Escreveu:Boas Nunes,

mas o grid tie dá para ligar directamente ao banco de baterias se estiver na tensão certa? Ou é preciso estar a enviar uma intensidade constante?
Eu exprimentei um dirctamente ligado a baterias estando estas a ser carregadas por paineis e funcionou bem.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por luisfmaria »

luisfmaria Escreveu:«resposta a uma msg privada»

Boa tarde,

Tecnicamente não vejo problemas para a rede nem para a segurança da casa se for utilizada apenas para pequena potencia e supervisionada por pessoas entendidas. Na casa do ventoinha a segurança está certamente comprometida...

Acho que apesar deste aparelho ter certificação CE é ilegal estar em funcionamento em Portugal.

Se está a pensar em alguns paineis então talvez seja melhor vender energia legalmente à EDP!

O meu aparelho foi ligado à rede por 10 minutos e deu para ver o contador de disco a andar para tras, ainda não tive oportunidade de o fazer a um contador digital.

Cumps,
Olá a todos,

Já tenho alguns dados referentes ao meu contador digital, os quais passo a relatar.
O meu contador digital continua a piscar o led vermelho como se estivesse a consumir, no entanto, estou a injetar! O led pisca com a variação da energia que estamos a injetar como faz quando estamos a consumir, será que conta? Não consigo chegar ao KW dado que apenas tenho uma placa de 90W (e que ainda não consegui passar dos 60W em AC), pois, assim, poderia verificar se o contador subiu 1 KW. Dado que o frigorifico, e a minha mulher, não conseguem passar aproximadamente 2 dias sem energia, vai ser para mim, impossível realizar o teste.
Informo ainda, que o meu contador digital informa no visor através de uma setinha em forma de meia lua, no canto inferior direito, que estamos a injetar energia na rede.

Tenho o meu grid tie inverter de 600W ligado a uma tomada (em fase de testes) onde está tb a televisão da cozinha e numa semana ainda não consegui ver qualquer interferência na televisão, mesmo fazendo para que isso aconteça...

Liguei um simples medidor de consumos (neste caso o do Lidl) na tomada da parede e o grid tie, a tv e um candeeiro incandescente numa extensão ligada ao medidor de consumos, assim, consigo medir os W que estou a injetar na rede. Uma solução à português...

Fico então à espera que alguém teste o contador digital.
Boas experiencias,


stormdust
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda out 03, 2011 12:34 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por stormdust »

Pois, tb reparei nesse simbolo no contador. Já vi que vou ter a edp à porta para me multar. Mesmo que pares o grid tie o simbolo já não desaparece mais.

Agora não sei se vou ter de telefonar para a EDP ver o que se pode fazer. Em todo o caso apenas produzi 100-200W max e isso nem sequer devia ter saido da casa quanto mais injectar.

Em termos de testes vou ver se ligo uma pinça amperimetrica logo para avaliar os consumos.


Apachedraco
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça out 18, 2011 2:10 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Apachedraco »

Boas, tambem gostava de ter um brinquedo destes mas será legal?
Posso usar isto sem problemas? Quem tem contador electrónico já teve algum problema com a EDP?

Cumprimentos,


Prevaricador
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Prevaricador »

Gostava de ter mais informações de outros utilizadores se tiveram problemas ou não com a EDP devido aos seu Grid Tie Inverters.

Comprei dois painéis solares de 50 W e gostava de os ligar à rede cá de casa apenas numa perspectiva de reduzir consumos eléctricos durante o dia.

Alguém teve problemas com contadores digitais?

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Esteves »

Hummm

Não deve dar para contadores digitais, senão já alguém tinha dito algo.


Prevaricador Escreveu:Gostava de ter mais informações de outros utilizadores se tiveram problemas ou não com a EDP devido aos seu Grid Tie Inverters.

Comprei dois painéis solares de 50 W e gostava de os ligar à rede cá de casa apenas numa perspectiva de reduzir consumos eléctricos durante o dia.

Alguém teve problemas com contadores digitais?

Cumprimentos
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Master »

Tendo em conta que o serviço principal da EDP é vender energia, eles devem estar atentos a estes foruns e idéias de poupança de energia, pelo que penso que cada vez mais os contadores serão mais "inteligentes" e menos dados a estas alternativas de ligação directas.
Existem outras hipóteses mais onerosas que se possa fazer, como por ex. usando baterias e UPS, entre outros.
È chato gastar dinheiro num tie grid e painéis e depois pagar na mesma ou até mais na conta e sujeito a ser ilegal por não estar registado como produtor de energia...
Mas vou estar atento pois a idéia é boa e poupa-se na energia consumida (em teoria)
Dos Fracos Não Reza a História...


Prevaricador
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Prevaricador »

É mesmo pena porque o Grid Tie Inverter permitia não ter tanto trabalho e investimento na montagem de banco de baterias...
Era uma opção low-budget muito boa e com pouca ou nenhuma manutenção.

Era bom ter o feedback de alguém que realmente experimentou com um contador digital mas pelo post do colega stormdust, que tem o mesmo modelo de contador que eu, o mais provável é aparecer-me o tal símbolo da seta em meia lua!

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Master »

Vamos estar atentos....
Dos Fracos Não Reza a História...


stormdust
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda out 03, 2011 12:34 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por stormdust »

Não sei pq eles se haveriam de chatear, a outra solução passa por ligar directamente um inversor e segmentar o quadro...se for preciso ir por ai tb se vai.


Prevaricador
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Prevaricador »

Stormdust:

O teu contador digital abranda quando ligas o Grid Tie Inverter?
O que achas das hipóteses aqui avançadas de os contadores digitais não abrandarem e cobrarem a energia injectada na rede?
É que tenho um painel de 100 W e um contador digital igual ao teu mas não sei se avanço para um banco de baterias que significaria um gasto muito maior ou simplesmente para um Grid Tie Inverter...

Cumprimentos


stormdust
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda out 03, 2011 12:34 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por stormdust »

Estou a fazer monitorizações, como não consegui ligar à bateria não consigo perceber se realmente está a subir ou se está a descer. Ainda não consegui meter a pinca amperimetrica lá para ver, o quadro não dá, tenho de desmontar o quadro para conseguir ligar a pinca lá.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Esteves »

stormdust Escreveu:Estou a fazer monitorizações, como não consegui ligar à bateria não consigo perceber se realmente está a subir ou se está a descer. Ainda não consegui meter a pinca amperimetrica lá para ver, o quadro não dá, tenho de desmontar o quadro para conseguir ligar a pinca lá.

Esses testes estão a ser feitos com contador digital?
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


stormdust
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda out 03, 2011 12:34 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por stormdust »

Neste momento estou a tirar os consumos a determinadas horas do contador da edp, que todos nós sabemos pode dar um erro de 1kw.
Já mandei vir um din Kw/h meter para instalar e obter como deve ser as medições. Depois é ver se o contador digital da edp pára.


Moliko
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta dez 23, 2009 7:13 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Moliko »

Boas stormdust

Já tem dados acerca do consumo com o grid tie ligado? Alguém teve chatices com a EDP? Estou muito tentado a montar um aerogerador de 400w em grid tie de modo a poupar na factura da EDP. Porém o meu contador tb é digital e também tem uma seta a indicar consumo.

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por g_card »

tópico interessante, ando a pensar no mesmo e tenho um contador de rodinha ainda!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por MRider »

boas alguem ja tem novidades sobre o grid tie inverter ligado a rede da casa tendo um contador digital ?
Live long and prosper!


Reanimate
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça abr 10, 2012 2:23 am

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Reanimate »

Boas pessoal,

Tenho andado a preparar um projecto para um futuro próximo e gostaria de fazer algumas perguntas. Tenho ainda um contador antigo de roda e estou a pensar iniciar a construção de um gerador eólico, para já de pouca potencia, depois uma experiência com uns ímanes de HD que tenho mais ou menos garantidos e finalmente um gerador axial com capacidade para 1KW com ímanes de neodimio N50.

A minha questão tem a ver com o banco de baterias, uma das opções é rectificar a corrente para DC e regular para 12V de forma a carregar um banco de bateria de 12V. Mas todas as "ferramentas" ou sistemas de iluminação funcionam a 220V AC que é o que obtemos da rede correcto????

Ora posto isto vai ser sempre necessário um grid tie inverter nem que seja para ligar na outra ponta uma extensão para o que for necessário?? TV, luzes, frigorífico, etc??

Agora depois de ler esta secção sobre o grid tie inverter fiquei sem perceber se posso simplesmente ignorar o banco de baterias e ligar o grid tie invertor directamente na tomada. Li que em relação aos novos contadores digitais que não é certo se é possível sem que haja consequências mas... e nos antigos???

Já agora aproveito para expor uma situação, imaginem que eu tenho já um gerador eólico de fluxo axial com capacidade para gerar 1000W e que por sua vez esta ligado a um banco de baterias 12V. Posso comprar qualquer grid tie inverter e ligar ao banco de baterias desde que venha preparado para um inpunt inferior a 12V independente da potencia? Digamos 300W.

Abraço e obrigado.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”