Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

cleytondim
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta abr 19, 2017 2:59 am

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por cleytondim »

Josenir Escreveu: sábado jun 03, 2017 12:53 pm
cleytondim Escreveu: sexta jun 02, 2017 4:15 am
Josenir Escreveu: quinta jun 01, 2017 11:39 am Tudo bem, a bitola do fio está razoável. Mas a quantidade de espiras pra gerar energia em 12V, nos alternadores automotivos por exemplo, são em torno de 7 espiras.
Com vento fraco realmente vai ser difícil.
Descobri o problema da Amperagem josenir.
Eu estava fazendo uma mediçao errada da voltagem. A medida da voltagem fiz sem carga. Com a carga so medi a amperagem.
Com carga a voltagem em 200rpm ficou oscilando entre 4 e 5 volts, na ligaçao monofasica com as 18 bobinas.
Como a placa peltier é de 12v e precisa de cerca de 3 amperes para operar 100%, como so tenho 1/3 da voltagem necessaria, ele so puxa 1 ampere. Está correto este pensamento?
Resolvi entao testar com 3 pastilhas peltier. O sistema puxou 3 amperes do gerador.
Enfim, a soluçao para o meu problema vai ser triplicar o numero de espiras, caso eu queira insistir em gerar com 200rpm. Estou certo?
O seu gerador não tem rotação suficiente, e o consumo é maior do que ele produz, por isso a tensão cai. Quanto mais espiras você aumentar, mais a tensão vai cair. Você teria que aumentar a bitola dos fios e aumentar os ímãs.
Humm.mas sempre li que aumentando as espiras, aumentaria a voltagem.
Vou aumentar os imas entao. Tecnicamente se eu dobrar os imas eu dobro o efeito da rotaçao neh. Vou tentar fazer com uma bitola mais grossa entao

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

cleytondim Escreveu: sábado jun 03, 2017 2:14 pm Humm.mas sempre li que aumentando as espiras, aumentaria a voltagem.
Vou aumentar os imas entao. Tecnicamente se eu dobrar os imas eu dobro o efeito da rotaçao neh. Vou tentar fazer com uma bitola mais grossa entao
Teoricamente, aumentando a quantidade de espiras, você aumenta a tensão de saída (volts). Mas o seu gerador está trabalhando sobrecarregado, ou seja, você está consumindo mais energia do que ele é capaz de gerar, aí a tensão de saída cai. Aumentar a quantidade de espiras só vai piorar o problema.

Não necessariamente aumentar a quantidade de polos do gerador equivale a aumentar a rotação, mas tem efeito parecido. Aumente os ímãs e as bobinas que você consegue melhorar. Mas isso seria quase o mesmo que jogar fora o gerador que você já tem funcionando.

Eu lhe recomendaria, antes de jogar um gerador fora, e construir outro, montar uma ampliação de rotação por polias e correia. Fatalmente a ampliação vai ter que ser feita. Se você insistir em tentar construir um gerador para 200 RPM, esse gerador vai custar muito caro, e não vai render satisfatoriamente. Pra gerar energia é necessário rotação adequada. Essa rotação não é adequada.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por serges »

Obrigado Josenir bem vindo de Volta!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

cleytondim Escreveu: sexta jun 02, 2017 4:15 am Humm.mas sempre li que aumentando as espiras, aumentaria a voltagem.
Vou aumentar os imas entao. Tecnicamente se eu dobrar os imas eu dobro o efeito da rotaçao neh. Vou tentar fazer com uma bitola mais grossa entao
Sim, aumentando as espiras do bobinamento, naturalmente a tensão aumenta. No entanto, se você estiver com um gerador sobrecarregado, ou seja, se você estiver consumindo mais energia do que ele produz, aumentar ainda mais a espiras só vai piorar o problema. A não ser que você aumente também a bitola dos fios, passando a usar um fio mais grosso, que suporte mais corrente.


thomaseletrecista
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta nov 14, 2019 6:09 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por thomaseletrecista »

Oi boa noite, muito aprendi com voces aqui, tanto que descidi contruir meu proprio gerador eolico!Estou pençando em fazer um gerado trifazico horizontal com 6 bobinas cada faze, sendo uma posta parcialmente sobre a outra( no na ordem;R/S/T/R/S...),12 POLOS. Depois de pronto o meu gerador de energia alternada... gostaria de saber como liga-lo na rede de distribuição de minha casa. posso ligar paralelo a rede? ou preciso de algum sistema eletronico para fazer o controle?

Responder

Voltar para “Energia Eólica”