Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:Olá Josenir, quando você tiver um tempinho, dá uma olhada neste vídeo: Permanent Magnet Generator FOR SALE: 45kw 750rpm 50Hz / 54kw 900rpm 60Hz - 2800Euro. VALEU!!!
Acredito que esse gerador exista. Só me custa acreditar que com a força que têm esses ímãs, seja possível alguém fazê-lo girar com a mão, mesmo em vazio, como se vê no vídeo.

O vídeo fala em venda, mas não consegui achar o vendedor.

De todo jeito, não se esqueça que ele pesa 470Kg. Então as nossa turbinas não vão suportar este peso. eh eh. :mrgreen:


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

"As nossas não",mas aquela sua de eixo vertical, talvez não seria uma má idéia. Josenir, você num teria um projeto de um inversor grid-tie com semi-condutores normais? O maior contratempo que eu ainda encontro nos meus projetos ainda é a compra de baterias, as vezes acho que acabo gastando mais tempo,mais neurônios e mais dinheiro ultilizando aerogeradores placas fotovoltaicas e etc, de que simplesmente usar a energia da concessionária. Acho que em relação a legislação, não há nada contra usar um sistema interligado diretamente a rede, pois aqui na área metropolitana de Fortaleza, mais precisamente na cidade do Eusébio já existe até uma fábrica de aerogeradores que já vem com o sistema Grid-tie Inverter. O nome da empresa é Satrix.(Aerogerador SX 1100).

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:"As nossas não",mas aquela sua de eixo vertical, talvez não seria uma má idéia. Josenir, você num teria um projeto de um inversor grid-tie com semi-condutores normais? O maior contratempo que eu ainda encontro nos meus projetos ainda é a compra de baterias, as vezes acho que acabo gastando mais tempo,mais neurônios e mais dinheiro ultilizando aerogeradores placas fotovoltaicas e etc, de que simplesmente usar a energia da concessionária. Acho que em relação a legislação, não há nada contra usar um sistema interligado diretamente a rede, pois aqui na área metropolitana de Fortaleza, mais precisamente na cidade do Eusébio já existe até uma fábrica de aerogeradores que já vem com o sistema Grid-tie Inverter. O nome da empresa é Satrix.(Aerogerador SX 1100).
Estive deixando um pouco de lado a minha turbina de eixo vertical. Mesmo aquela grande, rende pouco. Poderia até suportar os 470Kg do gerador, mas não ia produzir nem 10% da potência dele. Seria um grande disperdício de recursos.

Não tenho nenhum projeto de Grid-Tie, mas algum dia vou pensar em desenvolver um. Já desenvolvi dois projetos com microcontrolador em que foi necessário fazer sincronismo com a senóide da rede elétrica, e achei bem tranquilo. Não é nenhum bicho-papão. Não entendo porque não existem muitos projetos de grid-tie gratuitos por aí. Parece que essa nossa geração de jovens está cada vez com mais preguiça de pensar.

Esse meu cérebro calejado não vê outro sentido para a vida a não ser na busca constante por soluções para os problemas do dia a dia.

Também acho que, mesmo na falta de legislação, não há crime algum em usar um grid-tie ligado á nossa rede elétrica.


jorge daniel
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo set 18, 2011 6:25 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por jorge daniel »

josenir sou de santo antonio R.GrandeDo Sul. queria t dizer q sou novo no fórum mas a muito tempo venho acompanhando o trabalho d tds em auxiliar os iniciantes.seu trabalho,seu empenho em destaque em postar recursos entre diagramas,fotos,placas etc.tem ajudado muitos inclusive a mim.bom sou eletricista de máquinas pezadas tais como escavadeiras etc.montei uma auto elétrica somente automotiva tenho alguns cursos de eletronica básica dentro da minha área bem (BÁSICA) me interessei pelo assunto a uns 6 meses e comecei a construir um gerador ele tem 16 imas de portão eletronico e 04 conjunto de 03 bobinas total de 12 bobinas liguei em estrela sobrou 03 fios de inicio do ciclo e 03 de término.devo unir os 03 do inicio e colocar a retificação nos 03 de término do ciclo?aguardo sua resposta desde ja agradeço a TDS

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por mauri »

Jorge daniel, bem vindo!
Participa contando-nos os teus projectos criando um tópico.
Entretanto passa pelas apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

jorge daniel Escreveu:josenir sou de santo antonio R.GrandeDo Sul. queria t dizer q sou novo no fórum mas a muito tempo venho acompanhando o trabalho d tds em auxiliar os iniciantes.seu trabalho,seu empenho em destaque em postar recursos entre diagramas,fotos,placas etc.tem ajudado muitos inclusive a mim.bom sou eletricista de máquinas pezadas tais como escavadeiras etc.montei uma auto elétrica somente automotiva tenho alguns cursos de eletronica básica dentro da minha área bem (BÁSICA) me interessei pelo assunto a uns 6 meses e comecei a construir um gerador ele tem 16 imas de portão eletronico e 04 conjunto de 03 bobinas total de 12 bobinas liguei em estrela sobrou 03 fios de inicio do ciclo e 03 de término.devo unir os 03 do inicio e colocar a retificação nos 03 de término do ciclo?aguardo sua resposta desde ja agradeço a TDS
Seja bem vindo ao nosso fórum. Espero que se dê bem, e no futuro venha a dar boas contribuições.
Se você pretende obter a maior tensão possível, então a ligação é essa mesmo (em estrela).
Mas já que você falou que o motor possui 16 imãs e 4 conjunto de três bobinas, isso me chamou a atenção, pois não me lembro de ter visto um motor de portão eletrônico com ímãs, e menos ainda com esta quantidade. Salvo algum engano, a quantidade de pólos do bobinamento não casa com a quantidade de pólos dos ímãs. E sendo assim, possivelmente ele não deve funcionar bem como gerador.

O motor está original, ou foi modificado? Ele já tinha ímãs? Ou foram adicionados?


jorge daniel
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo set 18, 2011 6:25 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por jorge daniel »

desculpe não me espresei bem os imas são aqueles que fazem com q o motor desligue uo seja limita (fim de curso)fixado na cremalheira do portão usei eles para fazer os rotores.esse é meu primeiro gerador não manjo quase nada rsrsr os imas tem 18mm largura 36mm comprimento por 13mm altura em ferrite.usei 2 discos de freio automotivo mandei facea-los no torno e coloquei 18 imas em cada um acha q não funcionara como deveria?agradeço a tds desde já.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

jorge daniel Escreveu:desculpe não me espresei bem os imas são aqueles que fazem com q o motor desligue uo seja limita (fim de curso)fixado na cremalheira do portão usei eles para fazer os rotores.esse é meu primeiro gerador não manjo quase nada rsrsr os imas tem 18mm largura 36mm comprimento por 13mm altura em ferrite.usei 2 discos de freio automotivo mandei facea-los no torno e coloquei 18 imas em cada um acha q não funcionara como deveria?agradeço a tds desde já.
Quanto aos ímãs, tudo bem, está entendido. Já quanto à quantidade de bobinas, acredito que você deveria estudar um pouco mais antes de concluir a montagem.

Existe um compromisso sério entre a quantidade de imãs e a quantidade de pólos por fase do bobinamento. Um número qualquer de pólos que não case, não vai funcionar. É bom você basear o seu projeto em algum que alguém já tenha montado e já saiba que funciona. Não é interessante "inventar a roda". É bom se aproveitar de algo que já existe. Só depois de ter bastante conhecimento de como funcionam os geradores é que é possível se aventurar a criar algo novo.

Pela medida dos ímãs, e sendo eles de ferrite, não espere uma potência muito maior do que 10W. Para um primeiro projeto já é alguma coisa. É claro que com isso ainda não vai dar para competir com a indústria do petróleo. eh eh! :mrgreen:

Boa sorte.

Avatar do Utilizador

Marcelo Rissato
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo ago 14, 2011 1:11 am
Localização: São Paulo

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Marcelo Rissato »

Amigos, vi o assunto grid tie e sei que no Brasil, realmente não existe legislação para o uso deste tipo de inversor. Gostaria de saber se alguém tem informações de como funciona o processo de as concessionárias de energia (como em Portugal por exemplo) pagarem aos consumidores que geram mais energia do que consomem. Será que funciona mesmo na prática. Queria reunir informações e pedir a algum politico no Brasil para criar um projeto de lei semelhante.

obrigado.
Rissato
Rissato


Prevaricador
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Prevaricador »

Alguém sabe de uma calculadora online ou de algum sítio onde tenha a informação necessária para dimensionar um banco de baterias alimentado por um gerador eólico de 600 watts?

A minha ideia seria calcular quantas baterias e de que capacidade teriam de ser para alimentarem um aquecedor de 1000 W 3 a 4 horas por dia.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

Prevaricador Escreveu:Alguém sabe de uma calculadora online ou de algum sítio onde tenha a informação necessária para dimensionar um banco de baterias alimentado por um gerador eólico de 600 watts?
A minha ideia seria calcular quantas baterias e de que capacidade teriam de ser para alimentarem um aquecedor de 1000 W 3 a 4 horas por dia.
Não tenho conhecimento da existência de uma calculadora para fazer este cálculo, no entanto acredito que posso ajudar.

Para dimensionar um banco de baterias para um gerador, você só precisa saber qual a corrente de carga recomendada para as baterias. Para as baterias chumbo-ácidas essa corrente é de 0,1C. Ou seja, 1C é 100% da carga corrente nominal da bateria e 0,1C é 10% dessa corrente. Isso significa que você deve carregar a bateria com uma corrente de 10% da corrente nominal.

Assim, se tiver uma bateria de 100A, deve carregá-la com corrente de 10A. Acima disso você estará sobrecarregando a bateria e diminuindo a vida útil da mesma. Se tem um gerador de 600W, então, inicialmente calcule a corrente máxima do gerador e use um banco de baterias com capacidade dez vezes maior que esta corrente.

Se o gerador é de 600W, em 12V, teria uma corrente de 50A (A = 600W / 12V). Então o seu banco de baterais deve ter capacidade de 500A. Em 12V, precisariamos de 10 baterias de 50A.

Já para dimensioná-lo em relação à carga, em tese, o banco deveria ter a capacidade pelo menos igual à da carga. No entanto, também para evitar sobrecarga, o recomendado é que o banco tenha capacidade maior que o consumo da carga. Se tiver atendido o primeiro requisito, e se a carga é compatível com o gerador, naturalmente este requisito estará muito bem atendido. Se a carga gasta mais do que o gerador produz, não há como o sistema funcionar adequadamente, e fatalmente haverá sobrecarga tanto do gerador quanto do banco de baterias.

Para alimentar uma carga de 1000W por 4 horas, naturalmente você precisaria de 4000W/h por dia (4h x 1000W). Logo seria necessário um banco de pelo menos 4000W. Em 12V, isto seria 333,33A (A = 4000W / 12V). Então 10 baterias de 50A (500A) resolveria o problema com uma certa folga. Mas será que o gerador de 600W daria conta de repor a energia consumida?

Em eólica, se há boas condições de vento, pode-se considerar a produção média diária de energia como sendo a produção máxima do gerador durante 10h. Ou seja, a cada 24 horas, teríamos o equivalente a 10 horas em produção máxima. Assim, se o gerador produz 600W, a produção diária seria de 6000W, e daria perfeitamente para manter o sistema funcionando adequadamente. Salvo em dias com baixa disponibilidade de vento.


Prevaricador
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Prevaricador »

Josenir:

Obrigado por esclarecer as minhas dúvidas!
Explicaste tudo pormenorizado e consegui perceber os cálculos necessários para dimensionar o meu banco de baterias.

Só uma questão, quando referes 10 baterias de 50A, significa 50AH?

Cumprimentos e bons ventos!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

Prevaricador Escreveu:Josenir:
Obrigado por esclarecer as minhas dúvidas!
Explicaste tudo pormenorizado e consegui perceber os cálculos necessários para dimensionar o meu banco de baterias.
Só uma questão, quando referes 10 baterias de 50A, significa 50AH?
Cumprimentos e bons ventos!
Sim. Sempre que se referir a potência em Watts, entenda Wh. E sempre que se referir a Ampère, entenda Ah.

Por exemplo, se uma lâmpada trás gravada em seu corpo 100W, isso significa que a cada uma hora de funcionamento ela consome 100W, ou seja, 100Wh. Se uma bateria trás a inscrição 50Ah, isso significa que ela é capaz de fornecer 50 Ampères por um tempo de uma hora. Popularmente diz-se que se trata de uma bateria de 50A, por questão de simplificar a comunicação.


Prevaricador
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Prevaricador »

Refiz os meus cálculos para pode acomodar 1 aquecedor de 2000 W ou 2 de 1000 W:

2000 W x 4h -> 8000 Wh consumidas por dia
em 12 V -> 666 Ah

Para evitar que o banco de baterias descarregue mais de 20%
1.2 X 666 Ah -> 800 Ah

Ficariam por exemplo 8 baterias 12 V de 100 Ah em paralelo.

No entanto, pelo que vi os geradores eólicos também podem produzir em 24V.
Nesse caso para 24 V -> 333 Ah

Para evitar que o banco de baterias descarregue mais de 20%
1.2 X 333 Ah -> 400 Ah

Ficariam por exemplo 4 baterias 12 V de 100 Ah ligadas em dois grupos de 12V em série?

Nesse caso compensaria mais um banco de baterias de 24V mas não sei se posso fazer assim as contas...

Na zona onde resido actualmente os ventos oscilam 10 Km/h e os 30 Km/h a estimativa de 6 000 W diários ainda estaria válida?

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

Prevaricador Escreveu:Ficariam por exemplo 4 baterias 12 V de 100 Ah ligadas em dois grupos de 12V em série?
Nesse caso compensaria mais um banco de baterias de 24V mas não sei se posso fazer assim as contas...
Na zona onde resido actualmente os ventos oscilam 10 Km/h e os 30 Km/h a estimativa de 6 000 W diários ainda estaria válida?
Cumprimentos
Quanto à ligação das baterias em dois grupos de 4 baterias ligados em série, para obter 24V, seria isso mesmo. Quanto maior a tensão de trabalho, melhor. Há apenas que considerar a disponibilidade de geradores com a tensão desejada.

Quanto ao vento disponível, acho razoável. Saber se vai ser suficiente, só verificando a curva de potência do gerador que vai ser utilizado. Ou se pretende contruí-lo, só testes em campo vão dizer.


Prevaricador
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Prevaricador »

Em anexo segue o gráfico de potência do gerador que pretendo adquirir.
Pelo que vejo na melhor das hipótese teria uma produção diária de 600 W, muito aquém do necessário para alimentar um aquecedor por 4 horas...
Anexos
393995777_461.jpg

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

Infelizmente caimos naquele problema que já expus aqui: a especificação de potência de geradores eólicos que não condiz com condições reais de disponibilidade de vento. É como se eu lhe vendesse um automóvel prometendo que ele corre a 800 Km/h sabendo que a velocidade máxima permitida pela lei é de 80 Km/h, e que não existe local seguro para que você venha a atingir essa velocidade. Então estaria lhe vendendo algo prometendo um benefício que já sei que é impossível de você obter.

Pela curva de potência do seu gerador, o de 24V só vai atingir 600W de potência quando o vento atingir velocidade de 12 m/s (43,2 Km/h), e o de 12V vai atingir no máximo 500W quando o vento atingir 24 m/s (86,4 Km/h).

Quando o vento atingir 12 m/s a sua casa não terá mais telhado! :mrgreen: E neste caso você não vai mais precisar de gerador, e sim de abrigo. :mrgreen:

Logo, este fabricante não poderia estar lhe vendendo um gerador destes lhe dizendo que está lhe vendendo algo com potência de 600W. A potência deste gerador deveria ser no máximo a potência que ele produz a 8 m/s (200W). Algum dia vai ter que aperecer uma lei que venha a proteger o consumidor desse tipo de malandragem.


Prevaricador
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Prevaricador »

Está bem visto...

Com este aerogerador só devo ter uma média de 100 W para ventos de 6 m/s...
Aqui aplicaria-se a tal regra das 10 horas? Uma produção diária de cerca de 1000 Wh?

Pelo gráfico teria uma estimativa mensal de 10 000 Wh logo cerca de 333 Wh diários, muito aquém dos 8000 Wh necessários. Para este consumo estimado teria de ter 24 aerogeradores!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

É isso mesmo. Se a média de vento da sua região é de 6 m/s, então considere a produção diária como sendo 10 vezes a potência gerada pelo seu gerador para esta velocidade de vento. É uma estimativa. Na prática você vai ver que a disponibilidade de vento varia de acordo com a estação do ano, e ainda com condições meteorológicas esporádicas.

Como já tinha alertado anteriormente: se pretende usar energia de fontes renováveis, deve ter um consumo bastante racionalizado. Não há margem para desperdício. Se precisa de aquecimento de água, deve usar um aquecedor solar. Converter energia eólica em elétrica para depois alimentar elementos de aquecimento não é eficiente.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Master »

O problema aqui em Portugal é que no Outono e Inverno temos vento a mais e sol a menos, pelo que a partir de Novembro e até Março os painéis para aquecer a agua não rendem muito...sem falar que neste periodo a agua anda muito perto do negativo.
Dos Fracos Não Reza a História...

Responder

Voltar para “Energia Eólica”