Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:ok! a respeito do fogão, ele já aparece em alguns vídeos no youtube, realmente é um projeto muito interessante desenvolvido por uma universidade do estado do acre, este projeto conta com financiamento federal, pois foi incluso no programa "luz para todos", e há também relatos do tal fogão aqui mesmo no novaenergia.net, é só pesquisar por fogão que gera eletricidade. mas o que eu queria saber mesmo , são as modificações necessárias para fazer um motor montgomery de 4 tempos para que ele funcione a vapor, se precisa de serviço de torno, mudança no comando de válvulas, que tipo de caldeira deve ser usada, sobre válvula de segurança etc.
comece lendo o tópico indicado. lá foi discutido o assunto com bastante detalhes. se tiver dúvidas, poste lá mesmo, para deixar as coisas mais organizadas.

quanto ao fogão, assim que tiver um tempinho vou procurar me inteirar melhor sobre o projeto. mas em princípio, o fato de ser um fogão não me chama muito a atenção. o fato é que existe uma máquina que converte calor em energia elétrica, e isso é muito importante. não o fato de ela estar dentro de um fogão ou de uma geladeira. eh eh !


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por cascavelo »

kidney Escreveu:ok! a respeito do fogão, ele já aparece em alguns vídeos no youtube, realmente é um projeto muito interessante desenvolvido por uma universidade do estado do acre, este projeto conta com financiamento federal, pois foi incluso no programa "luz para todos", e há também relatos do tal fogão aqui mesmo no novaenergia.net, é só pesquisar por fogão que gera eletricidade. mas o que eu queria saber mesmo , são as modificações necessárias para fazer um motor montgomery de 4 tempos para que ele funcione a vapor, se precisa de serviço de torno, mudança no comando de válvulas, que tipo de caldeira deve ser usada, sobre válvula de segurança etc.
já ví uma reportagem sobre este fogão e pelo barulho que faz me parece que é usado um dispositivo do tipo "stirling" pra gerar energia com o calor do fogo.
digite "stirling" na busca do youtube que você vai encontrar diversos dispositivos destes, alguns até bem fáceis de replicar, tem um feito até com uma latinha de conserva. tem outros mais elaborados, como por exemplo um projeto que usa uma antena parabólica para concentrar o calor do sol no mecanismo e produzir energia elétrica com o movimento do pistão.


albert_emule
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta fev 11, 2011 3:02 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por albert_emule »

opa, olá a todos!

pela explicação da mulher neste vídeo, se trata de um motor a vapor

Link
na verdade estes fogões a lenha geram muito calor, então deve ter uma caldeira que aproveita este calor para gerar a pressão de vapor


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

josenir, que tal você dar umas dicas para nós participantes deste fórum menos familiarizados com o computador de como fazer para postar as fotos dos nossos trabalhos? o ideal seria que você mostrasse passo a passo como coloca-las direto na paágina, como você faz, sem precisar abri-las e nem precisar recorrer ao image shack.obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, que tal você dar umas dicas para nós participantes deste fórum menos familiarizados com o computador de como fazer para postar as fotos dos nossos trabalhos? o ideal seria que você mostrasse passo a passo como coloca-las direto na paágina, como você faz, sem precisar abri-las e nem precisar recorrer ao image shack.obrigado.
tudo bem. na verdade, talvez ainda não seja do conhecimento de todos, realmente tenho um pouco mais de familiaridade com o computador do que a maioria dos colegas. isso porque atuo profissionalmente na área de informática há muitos anos (desde 1994). sou programador, e faço a faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas.
mas acreditem, aqui no fórum isso não faz muita diferença. essa interface de forum usada aqui é uma das simples de se usar.
então, salvo alguma limitação quanto ao espaço destinado a imagens nos tópicos, ou alguma restrição que pode existir para membros novos, com poucas mensagens postadas, a publicação de fotos é muito simples.

1) comece postando uma nova mensagem, da forma que já sabe. (pressionando o botão "responder" ou "citar").
2) depois que tiver digitado a mensagem, observe que logo abaixo da área de texto existe um campo "nome do ficheiro", um botão "arquivo..."., e um botão "adicionar o ficheiro". então pressione o botão "arquivo...".
3) quando abrir a caixa de localizar arquivo, localize a unidade ou pasta em que se encontra o aqruivo que quer postar e dê dois cliques no referido arquivo. o nome do arquivo aparecerá no campo à esquerda do botão "arquivo...".
4) pressione o botão "adicionar o ficheiro".
5) depois de alguns segundos, apareccerá sobre a mensagem uma tela menor que informa o upload (subida) do arquivo.
6) logo abaixo do texto da sua mensagem aparecerá uma caixa "inserir na linha"
7) clique no local da sua mensagem on quer inserir a figura, e pressione o botão "inserir na linha".
8) pressione o botão "prever" para ver como ficou, ou "enviar", para enviar.

obs: a imagem deve estar no formato jpg. caso não esteja, use um programa de imagem qualquer (paint, imaging, irfan view, etc), abra o arquivo, e escolha a opção "salvar como", e use o tipo jpg.

acredito que não tem mistério algum aí. acontece que pode estar acontecendo com alguns tópicos, como este aqui mesmo, que existe limite no forum para a quantidade de imagens em cada tópico, e neste caso, o nosso limite estourou. e então não é possível postar mais imagens. neste caso não há outro jeito, a não ser recorrer ao imageshack.
http://www.imageshack.us
mas mesmo com o imageshack, a imagem pode aparecer normalmente dentro da mensagem. como essa aqui, que é a minha caricatura. eh eh !
Imagem

uploaded with imageshack.us
!!!off-topic!!!
mudando de assunto para a área do lazer, gostaria de dar aqui uma ótima dica. é o site mywebface. foi lá onde eu consegui fazer essa minha caricatura. o pessoal de casa achou fantástico. todo mundo concordou que é a minha cara mesmo. e fui eu mesmo quem desenhei. recomendo a todos.
http://www.mywebface.com


Gilson Mauriz Gomes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado jun 18, 2011 10:42 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Gilson Mauriz Gomes »

josenir, você disse que encontrou ímãs para comprar nos usa, poderia informar o site?

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por mauri »

josenir Escreveu: Imagem
assim ficámos a saber quem é o josenir
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por mauri »

gilson mauriz gomes Escreveu:josenir, você disse que encontrou ímãs para comprar nos usa, poderia informar o site?
julgo que não é a melhor maneira de participar num fórum. esperamos que explique para que fins pretende os imãs e dê uma boa participação no fórum.
e enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

gilson mauriz gomes Escreveu:josenir, você disse que encontrou ímãs para comprar nos usa, poderia informar o site?
o lugar mais fácil de encontrar é no ebay (www.ebay.com).

Avatar do Utilizador

florindo marcelo lopez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: domingo nov 11, 2007 11:57 am
Localização: brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por florindo marcelo lopez »

uma pergunta boba da minha cabeça.... eu li este topico inteiro e vi em varios momentos duvidas sobre freios para o caso de grandes ventanias...

e as discucoes variaram muito e me veiu uma ideia talvez nem nova, ou talvz inedita que descrevo a seguir....


esses micro geradores eolicos tem por normal produzir uma corrente continua variavel conforme a velocidade....
logo se esta velocidade chegar a um valor x ( nao desejavel ) poderia acionar um servo motor no leme direciona, para pazer com que o gerador saia do angulo do vento....


ficaria assim:
voltagem x = motor do leme posicao 0
voltagem x+1 = motor do leme ´posicao 1 --> 15graus
voltagem x+2 = motor do leme posicao 2 --> 30 graus
voltagem x+3 = motor do leme posicao 3 --> 45 graus

ao deslocar o leme as pas saem do eixo do vento desacelerando, o mesmo e retornando as codicoes anteriores....

seria como manobrar o gerador assim como se fazem com os lemes dos aeromodelos para fazerem curvas...

p.s antes q alguem diga que os aeromodelos fazem curva com os aelerons das assas + profundores de cauda. saibam q o leme de cauda e q faz a verdadeira curva..... ( vai q tem outro aeromodelista aki.... ).


bom fica a sugestao , nem sei se eh valida.... mas melhor q frear o gerador e controlar ele no vento .... para nao paralo nas grandes ventanias , mas sim usar o tanto nescesario apenas desse vento ....
Energia limpa para todos os fins.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

toda ideia é valida. no entanto, os atuais mecanismos de "furling" já fazem este trabalho muito bem, e envolvem mecânica simples e confiável. a minha experiência tem mostrado que é muito comum o circuito eletrônico da turbina ser danificado por descargas atmosféricas (raios). e aí, neste caso o circuito eletrônico falha. sem controle eletrônico o excesso de vento pode simplesmente destruir as partes mecânicas, e até a turbina inteira.


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

olá,meu caro amigo josenir,estou com mais uma dúvida: você bem sabe que ao injetarmos por exemplo uma tensão de 14v em uma bateria de 12v (a 40% de sua capacidade total),a mesma estará a "puxar" para si própria,uma corrente de no máximo 4ah (suponhamos). então eu lhe pergunto;se ao invés de regular a tensão entre 14v e 18v que o aerogerador imprime a bateria eu jogasse na mesma, "o que fosse gerado no momento", sendo que esse valor pudesse chegar até os 30v com "bons ventos"? mesmo sem deixar que a mesma de maneira nenhuma se sobrecarregue eu estaria a danificar irremediavelmente as suas placas? porque fazendo assim seria como uma carga rápida. e se fosse possível construir um regulador que deixasse passar "a tensão que for gerada" e num certo momento que a bateria estivesse 100% carregada, esse dispositivo interrompesse o contato entre o aerogerador e a bateria? fazendo com que assim a mesma não entrasse em sobrecarga. estou a fazer esta pergunta porque no meu caso, eu só tenho um bom potencial eólico no período que vai de 11:00hs as 14:00hs, ou seja, 3hrs de geração de energia, aí, se eu ultilizo um regulador de tensão de 18v, mesmo assim eu não vou ter um bom aproveitamento do período com que os ventos conseguem vencer um "paredão" de cinco mangueiras frondosas que estão a menos de 50mts de distância da minha turbina, (bem no canto de onde vem o vento). estou até pensando em encomendar a algum amigo deste fórum, que more em recife, uma amostra de uma doença que mata uma mangueira dentro de uma semana.o nome da doença é "mau do recife". é claro que eu não teria essa coragem, ou teria? brincadeirinha,he he he!!!! valeu, josenir e desculpa aí por essa "bíblia".

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

na carga da bateria de chumbo a corrente é proporcional à tensão fornecida. uma bateria descarregada fica com a tensão em torno de 11,8v. quanto maior a tensão aplicada a ela, maior será a corrende drenada. os alternadores automotivos fornecem tensão em torno de 14,5v e esse é um valor bastante seguro para carga. acima disso a corrente drenada será muito alta, e a bateria pode ser danificada ou ter a sua vida útil encurtada.

um outro fator a considerar é que se o seu gerador produzir uma tensão muito mais alta que 14,5v naturalmente vai impor uma corrente alta de carga, o que vai implicar em um peso que vai impedir a turbina de desenvolver uma velocidade razoável, diminuindo o rendimento mecânico.

se quer evitar desperdício da energia gerada em determinado horário, apenas use um banco de bateria maior que a capacida de pico do gerador.

quanto às mangueiras, é preciso avaliar o que tem mais valor: a produção de manga ou a produção de energia.


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

realmente você tem a visão de quem está totalmente por dentro do assunto quando diz que impor uma tensão muito mais alta à bateria, impede que a turbina desenvolva uma boa velocidade, pois o alternador fica realmente meio pesado. sei disso porque antes de colocar o alternador na turbina, eu testo o enrrolamento primeiramente colocando o alternador em uma bicicleta ergométrica adaptada que tenho.estou ansioso para expor a minha turbina aqui no fórum. o meu tópico será denominado a.p.s.(aerogerador popular simplificado). o meu intuito com esse projeto é apresentar aos pobres mortais como eu, desvalidos de um torno mecânico entre outras ferramentas especiais que possam construir uma turbina eólica, totalmente usando materiais de sucata sem precisar recorrer a um torneiro macânico e que possam fazer tudo no quintal de casa utilizando apenas como ferramentas; um transformador de solda,furadeira comum,plaina para madeira (no caso das pás serem de madeira) e arco de serra. a turbina é composta basicamente de um gerador do fusca (que serve somente como eixo da turbina)e é perfeito por ter rosca na ponta do eixo e possuir corpo em ferro o que proporciona que sejam soldadas nele: o eixo direcional, os"garfos" que seguram o alternador e o leme, polia grande de máquina de costura antiga à pedal, que dá uma relação de 5:1 aproximadamente, polia do fusca que fica soldada a uma coroa de moto onde estão soldadas cantoneiras que dão o ângulo de inclinação das pás, que são meras tábuas de madeira, e nem preciso falar que o alternador é um baseado no: alternador automotivo em uma turbina eólica do gloriosíssimo professor e mestre em eólica que eu só tenho a agradecer josenir silvério de boa vista roraima brasil. e enquanto as mangueiras... eu nem sou muito fã de manga mesmo.valeeeeuuu joseniiir !!!!!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

Exageros à parte, eh eh ! :mrgreen:
Espero que tenha sucesso na empreitada, é isso que está faltando: projetos simples e que um mortal qualquer possa realizar. Tem o meu apoio.


zinato
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 14, 2011 3:50 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por zinato »

Bom dia! ou boa noite!
Gostaria de construir on gerador eólico,, que gerasse pelo menos uns 1000W, e venho humildemente lhes perguntar. É possivel utilizar imãs de autofalantes ao iés de imãs retangulares, no mesmo projeto do HOMEBREW 10´WIND TURBINE ( STATOR) ?
Abraços!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

zinato Escreveu:Bom dia! ou boa noite!
Gostaria de construir on gerador eólico,, que gerasse pelo menos uns 1000W, e venho humildemente lhes perguntar. É possivel utilizar imãs de autofalantes ao iés de imãs retangulares, no mesmo projeto do HOMEBREW 10´WIND TURBINE ( STATOR) ?
Abraços!
É possível sim. No entanto 1000W é muita energia para se obter com ímãs de autofalantes.


robison oliveira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda jul 25, 2011 9:36 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por robison oliveira »

Jocenir boa noite, sou novo no fórum e estou aprendendo muito com vocês pretendo construir um gerado não tenho a pretenção de um projeto muito sofisticado, porem um que funcione bem. Eu trabalho com eletrônica e tenho algum material queria saber se os ímãs de forno de micro ondas serve para fazer a turbina, visto que eles são redondos porem muito fortes, qual seria a bitolas do fio que eu deveria usar, qual a quantidade de bobinas a serem enroladas,e quantas voltas. Pelas perguntas vocês já viram o quanto eu entendo de geradores, porem o pouco que li no forum me ajudaram muito a entender um pouco, desde já agradeço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

robison oliveira Escreveu:Jocenir boa noite, sou novo no fórum e estou aprendendo muito com vocês pretendo construir um gerado não tenho a pretenção de um projeto muito sofisticado, porem um que funcione bem. Eu trabalho com eletrônica e tenho algum material queria saber se os ímãs de forno de micro ondas serve para fazer a turbina, visto que eles são redondos porem muito fortes, qual seria a bitolas do fio que eu deveria usar, qual a quantidade de bobinas a serem enroladas,e quantas voltas. Pelas perguntas vocês já viram o quanto eu entendo de geradores, porem o pouco que li no forum me ajudaram muito a entender um pouco, desde já agradeço.
Servem, mas é melhor você localizar aqui no forum o tópico que já trata do gerador feito com esses ímãs. Mesmo assim, quanto à quantidade de espiras correta, vai ver que a melhor forma de definir é experimentalmente, independente do formato ou tamanho dos ímãs. Neste mesmo tópico, algumas páginas atrás já tratamos desse assunto. Sugiro que dê uma olhada com mais cuidado.


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

Olá Josenir, quando você tiver um tempinho, dá uma olhada neste vídeo: Permanent Magnet Generator FOR SALE: 45kw 750rpm 50Hz / 54kw 900rpm 60Hz - 2800Euro. VALEU!!!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”