Gerador com imãs de HD

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

fgsouza68 Escreveu:Olá Wolfire! Quanto tempo!

Gostaria de saber se você está utilizando algum regulador de tensão?
Sim o tempo passa, muitos afazeres pouco tempo para o forum.
Não FG, ainda não estou usando regulador,estou esperando aparecer um bom por aqui :P .

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por fgsouza68 »

Ok Wolfire!!

Estou testando um bem simples (ainda não sei se é bom) :roll: dá até 30 amperes, dê aí uma olhada.

Obs.: No lugar do 7812 utilizei um LM317 e regulei para 15V.

Passei para Josenir analisar, se você tiver interesse podemos discutir sobre esse regulador.

Ficarei grato se você der sua opinião, até mais.

Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Bom dia
Penso que para energias alternativas seria melhor um regulador com amplificador de erro, é mais sensivel quanto a tensão de entrada e corrente da carga.

FG eu usaria o circuito original com o LM 7815 no lugar do LM 317,como disse o josenir o 7812 eo 317 não são compativeis, teria que usar resistores para obter tensão correta com o 317

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por fgsouza68 »

Bom dia Wolfire!

Valeu pela atenção, vou ver se faço algumas modificações.

Até mais.


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

Wolfire Escreveu:Como prometido agora os discos.

Bom essa tinha passado
A forma com a tampa prensando as bobinas com a resina
prensa.gif
Agora o primeiro disco.
Reparem que o imã de fora esta está na posição mais larga e o de dentro na mais extreita para melhor se adequar ao formato da bobina.
disco 1.jpg
O segundo disco.
disco 2.jpg
Ate.
ola volfire,
esse disco e o mesmo que vc mostrou sem os imas, parece que ele esta sem aquele resalto que passa os parafusos, vc cortou e fez novos buracos?
e quantos imas vc sobrepos, quantos mm tem de ima? qual a distancia entre um ima e outro? vc cre que se eu fizer igual ao seu porem c/ disco de 26cm e c/ 28 polos e 21 bobinas c/ fio 17 awg, 1,040mm com umas 40 voltas, sera que produzira com poucos ventos/ afinal aqui em minha cidade venta todo dia, porem muito fraco.

ahhh, vc tem esses ima sobrando p/ me vender? aqui so consegui 40 desses.

sds lula


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

fgsouza68 Escreveu:Já tentou utilizar esse tipo de imã que já vem dividido ao meio?

Imagem
Imagem
Bboa td companheiro souza
Souza, vc imas desses mais grossos p/ me foenecer? eu cortei 50 ima ao meio, mas sao meio finos e so vai dar p/ 1 disco, preciso de mais uns 50 dos maiores.
se sim por fvr me ajude.

sds lula

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

lulagalter Escreveu:
Wolfire Escreveu:Como prometido agora os discos.

Bom essa tinha passado
A forma com a tampa prensando as bobinas com a resina
prensa.gif
Agora o primeiro disco.
Reparem que o imã de fora esta está na posição mais larga e o de dentro na mais extreita para melhor se adequar ao formato da bobina.
disco 1.jpg
O segundo disco.
disco 2.jpg
Ate.
ola volfire,
esse disco e o mesmo que vc mostrou sem os imas, parece que ele esta sem aquele resalto que passa os parafusos, vc cortou e fez novos buracos?
e quantos imas vc sobrepos, quantos mm tem de ima? qual a distancia entre um ima e outro? vc cre que se eu fizer igual ao seu porem c/ disco de 26cm e c/ 28 polos e 21 bobinas c/ fio 17 awg, 1,040mm com umas 40 voltas, sera que produzira com poucos ventos/ afinal aqui em minha cidade venta todo dia, porem muito fraco.

ahhh, vc tem esses ima sobrando p/ me vender? aqui so consegui 40 desses.

sds lula
Ola Lula.
Bem observado Lula, acabei enviando duas fotos do mesmo disco o outro continua com o resalto só foram adicionado os imãs.
Coloquei 4 imãs sobrepostos em média 2mm cada, a distancia entre eles é de mais ou menos 1 imã acho que se fosse um pouco mais seria melhor.
Acho que não vai ter espaço físico para fazer como disse.Se não tem vento razoavel não conseguirá gerar energia util não importa o gerador que faça.
Não tenho imãs para venda, ve nos sucateiros deve aranjar mais alguns.
Até mais

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Lula veja bem se for fazer trifásico 7 bobinas por fase 14 polos e não 28 , se for bifásico as bobinas tem que ser em número par.
Pesquisa um pouco mais antes de meter a mão na massa para não perderes tempo nem dinheiro.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por fgsouza68 »

Olá Lula!
Infelizmente não tenho mais imãs.


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

ok souza
grato


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

Wolfire Escreveu:Lula veja bem se for fazer trifásico 7 bobinas por fase 14 polos e não 28 , se for bifásico as bobinas tem que ser em número par.
Pesquisa um pouco mais antes de meter a mão na massa para não perderes tempo nem dinheiro.

Ola Wolfire
mais perguntas amigo:
p/ gerar c/ baixa rotacao, nao e interessante utilizar mais imas? pois igual ao seu porem c/ 28 polos de ima e 14 bobinas c/ 28 polos tambem. dessa forma so tenho as opcoes de ligar todas as 14 bobinas em sequencia fim c/ inicio, fim c/ inicio, ai retifico o final do fio . ou retificar uma por uma individualmente c/ 1 diodo e capacitor.
Ou p/ ligar em estrela utilizar os 28 polos de imas e 21 bobinas? o que vc sugeri? pois minha preocupacao e produzir energia c/ pouco vento


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

Wolfire Escreveu:
lulagalter Escreveu:
Wolfire Escreveu:Como prometido agora os discos.

Bom essa tinha passado
A forma com a tampa prensando as bobinas com a resina
prensa.gif
Agora o primeiro disco.
Reparem que o imã de fora esta está na posição mais larga e o de dentro na mais extreita para melhor se adequar ao formato da bobina.
disco 1.jpg
O segundo disco.
disco 2.jpg
Ate.
ola volfire,
esse disco e o mesmo que vc mostrou sem os imas, parece que ele esta sem aquele resalto que passa os parafusos, vc cortou e fez novos buracos?
e quantos imas vc sobrepos, quantos mm tem de ima? qual a distancia entre um ima e outro? vc cre que se eu fizer igual ao seu porem c/ disco de 26cm e c/ 28 polos e 21 bobinas c/ fio 17 awg, 1,040mm com umas 40 voltas, sera que produzira com poucos ventos/ afinal aqui em minha cidade venta todo dia, porem muito fraco.

ahhh, vc tem esses ima sobrando p/ me vender? aqui so consegui 40 desses.

sds lula
Ola Lula.
Bem observado Lula, acabei enviando duas fotos do mesmo disco o outro continua com o resalto só foram adicionado os imãs.
Coloquei 4 imãs sobrepostos em média 2mm cada, a distancia entre eles é de mais ou menos 1 imã acho que se fosse um pouco mais seria melhor.
Acho que não vai ter espaço físico para fazer como disse.Se não tem vento razoavel não conseguirá gerar energia util não importa o gerador que faça.
Não tenho imãs para venda, ve nos sucateiros deve aranjar mais alguns.
Até mais
Ola wolfire
aqui os ventos sao fracos, mas fiz um pequeno aerogerador c/ motor cc de impressora, fiz tripas de tubo pvc 100mm, as pas tem 35cm cada, e gira bem com esses ventos.
ahhh.. por falar em pas de helice; a sua vc mandou algem fazer de fibra de vidro ou comprou feita, se comprou por fvr me passa o fone da pessoa.
sds

lula

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

lulagalter Escreveu:
Wolfire Escreveu:Lula veja bem se for fazer trifásico 7 bobinas por fase 14 polos e não 28 , se for bifásico as bobinas tem que ser em número par.
Pesquisa um pouco mais antes de meter a mão na massa para não perderes tempo nem dinheiro.

Ola Wolfire
mais perguntas amigo:
p/ gerar c/ baixa rotacao, nao e interessante utilizar mais imas? pois igual ao seu porem c/ 28 polos de ima e 14 bobinas c/ 28 polos tambem. dessa forma so tenho as opcoes de ligar todas as 14 bobinas em sequencia fim c/ inicio, fim c/ inicio, ai retifico o final do fio . ou retificar uma por uma individualmente c/ 1 diodo e capacitor.
Ou p/ ligar em estrela utilizar os 28 polos de imas e 21 bobinas? o que vc sugeri? pois minha preocupacao e produzir energia c/ pouco vento
Sim quanto mais polos melhor,mas se ligar as bobinas em sequencia não é fim c/ inicio, fim c/ inicio, ai fica início com início fim com fim, como vai fazer um gerador novo não acho boa idéia retificar individualmente. Como disse anteriormente com 28 polos de imas e 21 bobinas terá um gerador com 14 polos pois o que conta são os polos de uma fase.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Ola wolfire
aqui os ventos sao fracos, mas fiz um pequeno aerogerador c/ motor cc de impressora, fiz tripas de tubo pvc 100mm, as pas tem 35cm cada, e gira bem com esses ventos.
ahhh.. por falar em pas de helice; a sua vc mandou algem fazer de fibra de vidro ou comprou feita, se comprou por fvr me passa o fone da pessoa.

sds

As pas foi eu mesmo que fiz.


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

Wolfire Escreveu:Ola wolfire
aqui os ventos sao fracos, mas fiz um pequeno aerogerador c/ motor cc de impressora, fiz tripas de tubo pvc 100mm, as pas tem 35cm cada, e gira bem com esses ventos.
ahhh.. por falar em pas de helice; a sua vc mandou algem fazer de fibra de vidro ou comprou feita, se comprou por fvr me passa o fone da pessoa.

sds

As pas foi eu mesmo que fiz.

Ola wolfire, boa td

tirei as medidas dos meus discos, acho que com 24 imas, e 18 bobinas ai ficara c/ bom espaco fisico e gera c/ 300 rpm. O que vc sugeri p/ baixa rotacao, qts ims e qts bobinas? Qual ligacao das bobinas e meis produtivo c/ baixa rotacao?
por fvr se nao for pedir muito, me explica como faco as formas p/ construir essa helice, que ficou joia.

sds lula

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Bom Lula se fosse fazer meu gerador hoje faria seguindo o conselho do Josenir, faria um bifásico com oposição de fases assim com 24 imãs e 24 bobinas teria 24 polos geraria com menos rotação.
As formas fiz com isopor, moldei a parte de cima depois a de baixo, então uni as duas partes, depois uni as tres pas,trabalho que requer habilidade e paciencia. Tem que isolar o isopor com alguma coisa para resina não derretelo eu colei fita adesiva e depois cera para não grudar.


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

Wolfire Escreveu:
fgsouza68 Escreveu:Olá Wolfire! Quanto tempo!

Gostaria de saber se você está utilizando algum regulador de tensão?
Sim o tempo passa, muitos afazeres pouco tempo para o forum.
Não FG, ainda não estou usando regulador,estou esperando aparecer um bom por aqui :P .
Wolfire Escreveu:Bom Lula se fosse fazer meu gerador hoje faria seguindo o conselho do Josenir, faria um bifásico com oposição de fases assim com 24 imãs e 24 bobinas teria 24 polos geraria com menos rotação.
As formas fiz com isopor, moldei a parte de cima depois a de baixo, então uni as duas partes, depois uni as tres pas,trabalho que requer habilidade e paciencia. Tem que isolar o isopor com alguma coisa para resina não derretelo eu colei fita adesiva e depois cera para não grudar.
Bom dia companheiro Wolfire

grato pelas dicas
desculpe, pois sou novo no forum e nao tenho muito a acrescentar, por enquanto so estou explorando seus conhecimentos, estou avancando aos poucos. ate ja tentei transformar um motor de ventilador de teto em gerador, desenrolei as 19 bobinas fio 0,5mm, cortei 10 nucleos dos 20 que haviam e enrolei 10 bobinas c/ o mesmo fio so que duas pernas foram 150 voltas de fio, colei 20 metades de ima de hd dos finos 1mm x 15mm c/ polos opstos em sequencia, retifiquei individualmente as 10 bobinas cada uma c/ 1 diodo 1n4007 e 1 capacitor, porem as bobinas ficaram longe dos imas cerca de 7mm, gera apenas 5 volts e 1,5am. mas acho que serviu p/ adquirir mais conhecimento.
por fvr me explique como coloco fotos aqui no forum, pois nao encontrei essa opcao.

grato lula


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

Wolfire Escreveu:Aqui já com umpouco de resina para nao se deslocarem
resina.gif
Boa tarde wolfire

amigo, como vc fez as ligacoes das bobinas? e trifasico? e qual a forma de ligacao das bobinas e recomendada p/ iniciar a producao de energia eletrica c/ baixa rotacao?
o trifasico? bifasico conforme o Josenir sugeriu? em serie? hexafasico? ou monofasico? estou em um momento crucial da montagem, preciso de dicas p/ um aerogerador eficiente c? baixas rotacoes. vc sugeri 1 fio so awb 14, ou 2 fios 21? quantas voltas p/ 14 volts bastante amperagen, quantas voltas p/ 28 volts e menos amperagem?
quanto a helice, mais eficiente p/ pouco vento media 5 m/s e a de 5 pas de aluminio ou a de pas de fibra ou pvc? qual a resina certa se usa no estator das bobinas? falei c/ cara de uma fabrica de capotas de veiculos, ele disse que aquela resina que ele utilisa em capotas nao pode, ela corroe os fios de cobre. se puder me passa as qualificacoes dessa resina por fvr.
a mesma resina do estator posso utilizar nos ima?

aguardo ansiosamente respostas suas

grato amigo

lula

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

lulagalter Escreveu:
Wolfire Escreveu:Aqui já com umpouco de resina para nao se deslocarem
resina.gif
Boa tarde wolfire

amigo, como vc fez as ligacoes das bobinas? e trifasico? e qual a forma de ligacao das bobinas e recomendada p/ iniciar a producao de energia eletrica c/ baixa rotacao?
o trifasico? bifasico conforme o Josenir sugeriu? em serie? hexafasico? ou monofasico? estou em um momento crucial da montagem, preciso de dicas p/ um aerogerador eficiente c? baixas rotacoes. vc sugeri 1 fio so awb 14, ou 2 fios 21? quantas voltas p/ 14 volts bastante amperagen, quantas voltas p/ 28 volts e menos amperagem?
quanto a helice, mais eficiente p/ pouco vento media 5 m/s e a de 5 pas de aluminio ou a de pas de fibra ou pvc? qual a resina certa se usa no estator das bobinas? falei c/ cara de uma fabrica de capotas de veiculos, ele disse que aquela resina que ele utilisa em capotas nao pode, ela corroe os fios de cobre. se puder me passa as qualificacoes dessa resina por fvr.
a mesma resina do estator posso utilizar nos ima?

aguardo ansiosamente respostas suas

grato amigo

lula
Bom quanto as bobinas já foi comentado anteriormente, e pelo que vi no topico do Josenir parece que já se decidiu. Cada gerador é único, a geração de energia vai depender de varios fatores, entre eles a espessura do disco a espessura dos imãns a força dos imãns a distancia entre imãns e se vai fazer um rotor ou dois rotores a distancia entre os rotores a velcidade que vai girar etc etc. Portanto faz como ja foi recomendado varias veses ai pelo forum, se já decidiu a fazer bifásico e com 28 polos de imãs e se tem espaço fisico nos discos, prepara os discos com os imãns e faz uma bobina de testes e verifca quanto ela produz e faz as contas para ver quanto x bobinas vão produzir.
Quanto as helices não importa o material contanto que seja resistente. A resina que usei foi a mesma para usada na laminação de fibra, para as helices e para as bobinas ate agora não percebi nada de errado com o cobre


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

bom dia wolfire

muito obrigado pelas dicas e comentarios

concluindo; serao 2 discos de freio de brasilia de 28cm de diametro e 8mm de espessura, ainda nao comprei o fio estou indeciso entre bobinar c/ 2 fios 0,6mm ou 1,2mm cada fase, preciso de um fio que nao aqueca e que as bobinas fiquem o mais compactas possiver p/ caber no espaco fisico, meus imas sao exatamente iguais aos seus cortados ao meio, porem p/ que eu cole um sobre o outro ate ao menos chegar a expessura de 8mm, com 28 polos, tenho so p/ 1 disco mas estou correndo incansavelmente atraz de mais imas p/ o segundo disco. entao ficara assim: 2 discos, cada um com 28 polos sendo cada ima c/ 15mm de largura em media e 40mm de comprimento c/ espassamento entre imas de 10mm (e pouco ou ta bom)? pois as bobinas terao 8mm de espessura, 5cm, comp., 4cm de larg., esse e meu objetivo, pois estou batendo nessa tecla de 28 polos de imas e 28 de bobinas p/ produzir c/ baixas rotacoes.

desde ja

grato

lula
se eu tiver errado me avise por fvr.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”