Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Emanuel Couto »

Agua morna Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:
Agua morna Escreveu:Isso a longo prazo não é assim

A eólica pode necessitar de reparação primeiro que os paineis mas trocas 2 ou 3 rolamentos e fica nova novamente e preparada para funcionar outro tanto tempo.
Os paineis não conheço nenhum no planeta terra, a funcionar com mais de 15 anos, estão todos no lixo
Então o gerador de uma eolica, é interno?

E os painéis, que eu saiba! Vão ter uma duração de produção, estimada de 20 anos.

Claro que vão perdendo rendimento ao longo deste tempo.

Essa pergunta do gerador interno não percebi

20 anos dizem os fabricantes
Os primeiros fabricantes dos discos CD tambem diziam que duravam 150 anos :lol: afinal duram 10 e tem que ser dos de qualidade :cry:
Os paineis que estam nos satelites são topo de gama e a duração deles são 11 anos :idea:

Vocês acreditam em bruxas
Um gerador como outro motor qualquer, vai desgastando com o tempo!
Pois esta sempre a passar muita corrente pelos seus indutores, e vão aquecendo, arrefecendo, e ao fim de vários anos o cobre vai ficando saturado, vai estalando o verniz, etc!, (como um motor qualquer)

Muitos fabricantes dizem que seus painéis vão durar 25 anos, mas só depois deste tempo decorrido, é que saberemos se eles dizem a verdade!

Mas a meu ver, um painel pode sim ser mantido em produção durante 20 anos, mesmo que nos últimos anos tenha pouca eficiência.

Agora a respeito do seu comentário dos painéis de satélite só durarem 11 anos.

Isto nem é comparação que se faça!!

Sabes ao que estes painéis são submetidos diariamente? Que velocidade um satélite se desloca?!
Mais perto do sol, atingindo grandes temperaturas, sendo atingindos por pequenos meteoritos, lixo espacial e partículas eletricamente carregadas, etc!

Muito me admira que consigam durar 11 anos.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Celestino »

Emanuel Couto Escreveu:( 354.21 EUR)
Acho que ainda sei o que são libras :roll:
Só não sei como chegaram às 300... :?

Mas voltando ao que interessa: Já não me lembro se foi aqui no fórum que alguém deu a entender que parte significativa do território continental não terá grande viabilidade eólica.
Alguém sabe onde se podem consultar dados históricos do vento por localidade?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Emanuel Couto »

Celestino Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:( 354.21 EUR)
Acho que ainda sei o que são libras :roll:
Só não sei como chegaram às 300... :?

Mas voltando ao que interessa: Já não me lembro se foi aqui no fórum que alguém deu a entender que parte significativa do território continental não terá grande viabilidade eólica.
Alguém sabe onde se podem consultar dados históricos do vento por localidade?
Não me interpretes mal!
Pois não percebi qual era a tua dúvida, com as 300 libras!

Aliás, ainda não percebi ?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por rocker_pt »

Boas, desculpem mas eu tb não me expliquei bem. No meu link da imagem vejo o preço do aerogerador+frete: +/-300£.
Gostava era de ver alguem que já tivesse este equipamento. E saber os resultados.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois!
Daí a resposta do Celestino.

Por acaso, não tinha acessado o site.

Tá percebido :D
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Agua morna
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 26, 2010 4:08 pm
Localização: Cantanhede

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Agua morna »

[/quote]

Um gerador como outro motor qualquer, vai desgastando com o tempo!
Pois esta sempre a passar muita corrente pelos seus indutores, e vão aquecendo, arrefecendo, e ao fim de vários anos o cobre vai ficando saturado, vai estalando o verniz, etc!, (como um motor qualquer)

Muitos fabricantes dizem que seus painéis vão durar 25 anos, mas só depois deste tempo decorrido, é que saberemos se eles dizem a verdade!

Mas a meu ver, um painel pode sim ser mantido em produção durante 20 anos, mesmo que nos últimos anos tenha pouca eficiência.

Agora a respeito do seu comentário dos painéis de satélite só durarem 11 anos.

Isto nem é comparação que se faça!!

Sabes ao que estes painéis são submetidos diariamente? Que velocidade um satélite se desloca?!
Mais perto do sol, atingindo grandes temperaturas, sendo atingindos por pequenos meteoritos, lixo espacial e partículas eletricamente carregadas, etc!

Muito me admira que consigam durar 11 anos.[/quote]









Isso continua a não ser bem assim

Tudo na vida envelhece, os paineis até podem durar 100 anos mas nunca a produzir as eolicas tambem não é a melhor solução mas acho que vai ser melhor que os paineis, até pelo o rendimento 10% para paineis 30% para eolicas
Não me convences com essas teorias, e as respostas a estas questões só vão ser realizadas daqui a alguns anos, no entanto não queiras fazer comparações com 36.000km e a distancia do sol com a terra,e alem disso sempre que algum objecto por mais pequeno que fosse, chocou com algum satelite ele ficou destruido

A minha ideia é se em qualquer altura tivermos que fazer um investimento tem que ser para reduzir os custos, e em energia renovavel tudo o que se viu até esta data é precisamente o contrario, investimento e investimento e a energia cada vez mais cara

Agora não duvido que isso futuramente vai ser invertido e tem que existir alguem a investir para que se pague o investimento


henrique_bol
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta nov 22, 2012 3:18 am

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por henrique_bol »

rocker_pt Escreveu:Para a configuração do henrique_ de quinta nov 22, 2012 5:07 parece interessante. É pena não termos mais feedback pois o henrique só cá escreveu uma mensagem.
Na configuração dele com os equipamentos escolhidos existem duas hipóteses a ponderar:
- Se for escolhido aerogerador com saida AC de 3 fases, é necessário um inversor grid tie com 3 fases (ou em opção regulador 3f/DC que converte ac em dc + inversor grid tie 24v dc/230ac)
- Se for escolhido aerogerador com saida DC basta ligar diretamente ao inversor grid tie 24v dc/230ac

Como o inversor grid tie c/ 3 fases é caríssimo, e só dá para o aerogerador, é preferível comprar regulador + inversor grid tie 24v dc/230ac, pois mais tarde este pode ser usado tb para sistemas solares da mesma potência.

Parece-me melhor aerogerador 3 fases do que DC.
Gostava de investir numa coisa destas...

Descupem a demora em responder. Ainda não tive tempo de implementar. Tenho esperança de fazer alguma coisa nas minhas férias em julho.

Realmente minha fonte sobre a velocidade dos ventos estava errada. A média não passa muito dos 12 a 14 quilômetros por hora.

rocker_pt, a melhor opção seria o aerogerador com saida AC de 3 fases + regulador 3f/DC + inversor grid tie 24v dc/230ac pois mais tarde este pode ser usado tb para sistemas solares?

Seria mais em conta um aerogerador com saida DC + inversor grid tie 24v dc/230ac, correto? Alguém comprou de algum vendedor (já postados aqui) ou recomenda algum outro?

Obrigado.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Emanuel Couto »

Já Investi um pouco, em energias alternativas, e não me arrependo :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por rocker_pt »

henrique_bol Escreveu:Seria mais em conta um aerogerador com saida DC + inversor grid tie 24v dc/230ac, correto?
Sim, essa é mesmo a versão de equipamento mais barata!
Eu só pensei no AC por ter um rendimento (em princípio) superior, e ser mais resistente ao longo dos tempos, para além de ser mais simples construtivamente. Mas o DC é uma opção mais barata
Em termos de preço estes aerogeradores pequenos DC geralmente são mais caros (+/- 50€) do que os AC, mas compensam em termos de preço global pois o resto acaba por ser mais barato.

Aerogerador 24V DC 300W= 200€ + 100€ (taxas alfandega + IVA)
Poste de amarração = Comprado localmente (extra)
Cabos + proteções = Comprado localmente (extra)
Inversor 24VDC/230AC 500W= 100€ + 50€ (taxas alfandega + IVA)

Total aerogerador 300W: +/- 450€ + extras

Onde foste buscar a informação do vento? Foi ao windguru? Eu vejo velocidades do vento na ordem de 3 a 8m/s no dia de hoje.
Em que zona do país moras?
TB gostava de ter feedback de quem já tivesse comprado estes equipamentos.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


henrique_bol
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta nov 22, 2012 3:18 am

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por henrique_bol »

rocker_pt Escreveu:
henrique_bol Escreveu:Seria mais em conta um aerogerador com saida DC + inversor grid tie 24v dc/230ac, correto?
Sim, essa é mesmo a versão de equipamento mais barata!
Eu só pensei no AC por ter um rendimento (em princípio) superior, e ser mais resistente ao longo dos tempos, para além de ser mais simples construtivamente. Mas o DC é uma opção mais barata
Em termos de preço estes aerogeradores pequenos DC geralmente são mais caros (+/- 50€) do que os AC, mas compensam em termos de preço global pois o resto acaba por ser mais barato.

Aerogerador 24V DC 300W= 200€ + 100€ (taxas alfandega + IVA)
Poste de amarração = Comprado localmente (extra)
Cabos + proteções = Comprado localmente (extra)
Inversor 24VDC/230AC 500W= 100€ + 50€ (taxas alfandega + IVA)

Total aerogerador 300W: +/- 450€ + extras

Onde foste buscar a informação do vento? Foi ao windguru? Eu vejo velocidades do vento na ordem de 3 a 8m/s no dia de hoje.
Em que zona do país moras?
TB gostava de ter feedback de quem já tivesse comprado estes equipamentos.
Realmente com o feedback seria mais incentivador. De qualquer forma, vou pesquisar mais um pouco e planejo montar o sistema em julho, qualquer novidade compartilho aqui.

Não sou de Portugal, moro em Fortaleza/Brasil. Pelo windguru as velocidades do vento, no dia de hoje, estão de 6 a 9m/s (21,6 km/h a 32,4 km/h). Não sei se está correto. E esse período do ano não é o de ventos mais fortes.

Muito obrigado pelas informações e recomendações.


Agua morna
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 26, 2010 4:08 pm
Localização: Cantanhede

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Agua morna »

Emanuel Couto Escreveu:Já Investi um pouco, em energias alternativas, e não me arrependo :)




Então explica-nos uma coisa, e pensando só no aspecto monetário

Com o dinheiro que investiste quanto anos dava para teres electricidade da EDP sem chatices, sem nenhuma avaria, sem amortizações nos equipamentos etc. etc.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Emanuel Couto »

Agua morna Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Já Investi um pouco, em energias alternativas, e não me arrependo :)




Então explica-nos uma coisa, e pensando só no aspecto monetário

Com o dinheiro que investiste quanto anos dava para teres electricidade da EDP sem chatices, sem nenhuma avaria, sem amortizações nos equipamentos etc. etc.
Ora Agua morna, já estou farto de ouvir  esta observação!
Já comprei coisas mais caras, que nunca me deram qualquer retorno!

Ao comprares um bom carro, em vez de um mais ou menos, qual o retorno que vais ter?

Ainda sei fazer contas! Sei bem que vai levar muitos anos para ter o retorno do investimento, principalmente pelo preço das baterias, que os sistemas de auto-consumo exigem.

Por exemplo ao comprares um veiculo elétrico, sabes bem que é muito mais caro que comprar um a combustão e que vais levar mais anos a rentabilizar o investimento, comparativamente a um de combustão, pelas razões óbvias!!!

Com esta linha de pensamento, mandavamos isto tudo à fava, e continuavamos sempre  dependentes do petróleo.

Achas que todas as pessoas que investiram neste sistema não sabem que com o dinheiro do investimento conseguiam para pagar a luz vários anos?!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por RJSC »

Eletricidade da EDP sem avarias e sem chatisses é mentira, pelo menos na minha zona.
Nos últimos 2 anos houveram 2 cortes de mais de 48h, e na localidade ao lado ao re-establecerem a ligação trocaram uma fase com o neutro mandando 400V para casa de várias pessoas queimando vários eletrodomésticos e após várias cartas de reclamação não indmenizaram ninguém.
Entre 5 a 10 dias de chuva e vento por ano, vários micro-cortes de alguns segundos por dia e um de 30 minutos a uma hora.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por rocker_pt »

Em Portugal, a instalação de um aerogerador, cujo raio do rotor não ultrapasse 1,5 metros e não suba acima dos 4 metros do topo da construção, não carece de licença camarária. Se ultrapassar estas medidas é necessário tirar uma licença.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por rocker_pt »

O meu contador é este:
contador.jpg
contador.jpg (118.59 KiB) Visto 3955 vezes
Será que decresce o número com a inversão da corrente?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por RJSC »

Esse já tem eletrónica, não vai descontar.
Só os puramente mecânicos andam para trás e disseram-me que alguns têm um sistema como nas bicicletas em que só engrena no sentido da contagem crescente e se rodar para trás não mexe nos números.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por visitante1 »

Eu continuo a dizer (até informação em contrario) que não há problema/chatisse nenhuma em injetar energia dentro de casa...
posso garantir porque já constatei que existem instituições publicas que o fazem e não estão no regime de micro nem miniprodução, apenas descontam o consumo, e são publicas, por isso...
Quem tem analogicos, maravilha, se eles não gostam que o substituam, quem tem digitais é menos vantajoso mas também estão mais tempo a fornecer a rede que a consumir por isso quem fica aganhar mais até é a operadora e não quem produz, eles aindam vão vender essa energia a bom preço.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por MRider »

Realmente, a melhor solução é um inversor de rede.
E um sistema muito mais simples. Mais eficiente e com pouca ou nenhuma manutenção.
:-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por rocker_pt »

pnunes Escreveu:Eu continuo a dizer (até informação em contrario) que não há problema/chatisse nenhuma em injetar energia dentro de casa...
Pois...mas um tipo coloca uns paineis ao sol durante o dia, não estando em casa para que o consumo iguale a produção. Pode até ter praticamente tudo desligado em casa. Toda essa energia injeta na rede...e ainda paga por cima, pois o contador não desconta...
Andamos a gastar dinheiro em microprodução para produzirmos com o sol....e ainda pagamos por cima com cada kwh
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por ICEM4N »

rocker_pt Escreveu:
pnunes Escreveu:Eu continuo a dizer (até informação em contrario) que não há problema/chatisse nenhuma em injetar energia dentro de casa...
Pois...mas um tipo coloca uns paineis ao sol durante o dia, não estando em casa para que o consumo iguale a produção. Pode até ter praticamente tudo desligado em casa. Toda essa energia injeta na rede...e ainda paga por cima, pois o contador não desconta...
Andamos a gastar dinheiro em microprodução para produzirmos com o sol....e ainda pagamos por cima com cada kwh
Por isso tenho bi.horário para a noite. Durante o dia da para os standby e algumas outras coisas que queira ligar

ICEM4N - Ricardo
Predator 40Ah - 25.600km
Tapatalk
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Responder

Voltar para “Energia Eólica”