Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
giorno
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado nov 10, 2012 5:44 pm

Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por giorno »

Boas
Procurando no fórum e não encontrando nada semelhante ao que questionarei, decidi criar o post, caso haja algo de referência a isso, favor informar abaixo, grato.

1. Pretendo adquirir uma turbina eólica de até 1600W, 12V, 3 fases de saída;
2. Procurando um melhor custo/benefício e vendo que é possível, pensei em NÃO utilizar baterias;
3. Dispensando as baterias, iria fazer um sistema simples GERADOR > GRID TIE INVERTER > REDE ELÉTRICA, não necessitando de Controladores de Carga e outros itens;
4. Logo, procurando na internet, preciso de um Grid Tie Inversor com entrada de 3 fases em AC;
5. Porém só encontrei com abundância e em valores interessantes Inversores de 500W;

Baseado nisso, questiono:
a) Alguém sabe onde adquirir GTI maiores que 1500W com entrada em 3 fases AC?
b) Pela lógica não posso utilizar o Inversor de 500W, já que meu sistema produz até 1600W, estou correto?
c) Eu posso transformar as 3 fases em DC (2 fases), mas sinceramente, não sei qual Amperagem isso vai funcionar (site do fabricante informa 60 Amperes a ventos de 50 m/s). Transformando em DC, poderia ligar-se normalmente a um GTI que suporte até 60A DC Imput?

Seria essas as dúvidas surgidas, pois não encontra-se muito com facilidade informações e nem alguém que tenha feito tal façanha, a maior parte dos relatos constata-se a utilização de baterias.

Muito obrigado desde já.

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por g_card »

ja analisaste bem a força do vento que tens na tua zona?
a maior parte do pessoal usa painéis solares por em Portugal não ser muito abundante de vento (em maior parte do pais)
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


Autor do tópico
giorno
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado nov 10, 2012 5:44 pm

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por giorno »

g_card Escreveu:ja analisaste bem a força do vento que tens na tua zona?
a maior parte do pessoal usa painéis solares por em Portugal não ser muito abundante de vento (em maior parte do pais)
Sim g_card, analisei a força do vento, e está na faixa de 12 m/s (velocidade ideal pelo fabricante, parando de produzir à 3 m/s).

Eu sou brasileiro, e aqui na região o vento é razoavelmente abundante.

Um abraço.


Autor do tópico
giorno
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado nov 10, 2012 5:44 pm

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por giorno »

Ainda pesquisando, fica uma dúvida que talvez seja a resposta para as minhas questões:

- Se eu passar as 3 fases AC para 2 fases DC, pode-se conectar diretamente em um Grid Tie Inversor de 2000W? Ou precisaria de um controlador de carga para isso?

Abraços


jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por jtbf »

Boas giorno,

Uma ponte rectificadora com uma boa placa difusora de temperatura seria uma boa opção, terias de consultar a produção maxima referida pelo fabricante, dar-lhe mais uma margem de tolerancia por questões de segurança, e escontrar a adequada.., outra hipótese seria a ligação de 4 GTI em paralelo, caso o permitam, e fique em conta...

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por g_card »

pois no Brasil não sei como é a onda :D
a questão do aerogerador ter 3 fazes AC o melhor mesmo é converter para 2 DC o mais perto possível do inversor, pois em DC há mais perdas do que em AC.
como é para injectar na rede, aconselho-te a adquirir um sistema com voltagem superior (tipo 24v ou 48V) para não haver tanto desperdício (penso que a luz ai é 110V, logo passar de 12V para 110V é mais difícil do que por exemplo de 48v para 110V).
na minha escola temos um aerogerador de 1400w que fornece mais que 200v em DC, o que facilita o trabalho ao inversor e tem menos desperdício (é uma pena que esta sempre parado por falta de vento!)

o inversor convém aguentar mais um pouco de potencia do que o gerador proporciona para assim trabalhar um pouco folgado também!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


Autor do tópico
giorno
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado nov 10, 2012 5:44 pm

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por giorno »

g_card Escreveu:pois no Brasil não sei como é a onda :D
a questão do aerogerador ter 3 fazes AC o melhor mesmo é converter para 2 DC o mais perto possível do inversor, pois em DC há mais perdas do que em AC.
como é para injectar na rede, aconselho-te a adquirir um sistema com voltagem superior (tipo 24v ou 48V) para não haver tanto desperdício (penso que a luz ai é 110V, logo passar de 12V para 110V é mais difícil do que por exemplo de 48v para 110V).
na minha escola temos um aerogerador de 1400w que fornece mais que 200v em DC, o que facilita o trabalho ao inversor e tem menos desperdício (é uma pena que esta sempre parado por falta de vento!)

o inversor convém aguentar mais um pouco de potencia do que o gerador proporciona para assim trabalhar um pouco folgado também!
g_card acho que você me ajudou a tirar a dúvida. Aqui no Brasil temos 110V e também 220V. Já a idéia da voltagem superior eu nem tinha notado. O fabricante fornece aerogerador em 48V também.

Logo, o fato consumado é que pode-se sim ligar 2 fases DC e conectar ao Inversor sem necessidade de demais equipamentos.

O Inversor deve ser de no mínimo 2000W para tal gerador, pelo que entendi. Aquele dito esquema de ligá-lo em paralelo, faz bom efeito ou não é recomendado.

Sds


henrique_bol
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta nov 22, 2012 3:18 am

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por henrique_bol »

Olá amigos,

Planejo montar um sistema simples:

A turbina eólica(300w) - 24VDC
300w hyacinth wind generator,full power,windmill,wind turbine,high quality,free shipping,CE,ROHS,ISO9001,12VDC,12VAC,24VDC,24VAC
$252.86


Grid-Tie (500w)

500W Solar/Wind Grid Tie Inverter,14-28V DC,230V AC(Free Shipping,Direct Saling)
$145.00

Controlador de carga?
Simple Wind Controller for 100W 200W 300W 400W Wind turbine generator
$32.62

Total: $397,86 ($430,48)

Mas tenho algumas dúvidas:

1) Está correcto? A turbina eólica(300w) - 24VDC ligada directamente ao Grid-Tie (500w) e o mesmo ligado a rede elétrica (220v)?

2) É arriscado colocar um Grid-Tie (300w)?

3) Não seria necessário um Controlador de carga?

4) Na minha cidade, durante metade do ano, a média dos ventos é de 40 km/h, esse sistema "aparentemente" é viável?

5) Nas minhas pesquisas "teoricamente" geraria 50-75Kw/Mês, é possível?

Muito obrigado pela atenção


Autor do tópico
giorno
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado nov 10, 2012 5:44 pm

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por giorno »

henrique_bol Escreveu:Olá amigos,

Planejo montar um sistema simples:

A turbina eólica(300w) - 24VDC
300w hyacinth wind generator,full power,windmill,wind turbine,high quality,free shipping,CE,ROHS,ISO9001,12VDC,12VAC,24VDC,24VAC
$252.86


Grid-Tie (500w)

500W Solar/Wind Grid Tie Inverter,14-28V DC,230V AC(Free Shipping,Direct Saling)
$145.00

Controlador de carga?
Simple Wind Controller for 100W 200W 300W 400W Wind turbine generator
$32.62

Total: $397,86 ($430,48)

Mas tenho algumas dúvidas:

1) Está correcto? A turbina eólica(300w) - 24VDC ligada directamente ao Grid-Tie (500w) e o mesmo ligado a rede elétrica (220v)?

2) É arriscado colocar um Grid-Tie (300w)?

3) Não seria necessário um Controlador de carga?

4) Na minha cidade, durante metade do ano, a média dos ventos é de 40 km/h, esse sistema "aparentemente" é viável?

5) Nas minhas pesquisas "teoricamente" geraria 50-75Kw/Mês, é possível?

Muito obrigado pela atenção
Tudo bom henrique_bol?

Então, suas dúvidas são as mesmas minhas e cheguei a algumas conclusões e posso te ajudar um pouco.

1. Sim, está meio correto, até porque ninguém ainda me ajudou a descobrir isso, talvez você tire essa dúvida. Conforme eu estive conversando com o vendedor de uma turbina, o mesmo informou que para a conexão direta eu deveria comprar um inversor que aceitasse entrada de 3 fases, e indicou esse Grid - http://www.ebay.com/itm/500W-Watt-Wind- ... 2c60114af9 . Ok, mesmo assim, perguntei se eu colocasse as 3 fases em um retificador para converter em 2 fases (positivo e negativo) e conectar, o mesmo me deu respostas confusas que não ajudaram em nada, logo continuo com a dúvida.

2. Sempre é melhor colocar um Grid superior, para que aguente mais em caso de eventual sobrecarga.

3. Teoricamente, o controlador de carga serviria somente para carregar baterias. No caso da conexão direta, não se faz necessário.

4. Amigo, tem certeza? 40km é MUITO VENTO, melhor comprar um Anemômetro primeiro e confirmar a média dos ventos.

5. Se ele gera 300W por hora na média com excelentes ventos, para gerar 50kWh seria necessário 167 horas de ventos, ou quase 7 dias ventando bem. Pelo que vi, a turbina para funcionar bem deve tomar 12.5 m/s de vento, o que seria ventos de 45 km/h.

Verifique em sites de energia eólica qual o potencial já observado em sua região, pois ajuda bem.

Abraço

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por rocker_pt »

Este tópico está um pouco esquecido mas tem alguns links de interesse sobre aerogeradores.
Existindo um local com vento, a opção por aerogeradores pode ficar mais em conta do que paineis solares.

Interessa medir o vento antes de mais Este site pode ajudar. Eu cheguei à conclusão que a média dos ventos no litoral é muito baixa para justificar o investimento em pequenos aerogeradores caseiros. Mas em zonas altas e viradas a norte pode compensar. Mas admito que possa estar errado.

Manual de instalação de um aerogerador aqui.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Emanuel Couto »

Tb e preciso não esquecer que uma eolica tem mais desgastes que os painéis!
Pois tem partes móveis.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Agua morna
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 26, 2010 4:08 pm
Localização: Cantanhede

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Agua morna »

Isso a longo prazo não é assim

A eólica pode necessitar de reparação primeiro que os paineis mas trocas 2 ou 3 rolamentos e fica nova novamente.
Os paineis não conheço nenhum no planeta terra, a funcionar com mais de 15 anos


Agua morna
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 26, 2010 4:08 pm
Localização: Cantanhede

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Agua morna »

Isso a longo prazo não é assim

A eólica pode necessitar de reparação primeiro que os paineis mas trocas 2 ou 3 rolamentos e fica nova novamente e preparada para funcionar outro tanto tempo.
Os paineis não conheço nenhum no planeta terra, a funcionar com mais de 15 anos, estão todos no lixo

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Emanuel Couto »

Agua morna Escreveu:Isso a longo prazo não é assim

A eólica pode necessitar de reparação primeiro que os paineis mas trocas 2 ou 3 rolamentos e fica nova novamente e preparada para funcionar outro tanto tempo.
Os paineis não conheço nenhum no planeta terra, a funcionar com mais de 15 anos, estão todos no lixo
Então o gerador de uma eolica, é interno?

E os painéis, que eu saiba! Vão ter uma duração de produção, estimada de 20 anos.

Claro que vão perdendo rendimento ao longo deste tempo.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por rocker_pt »

Boas,
O que dizem deste pequenino aerogerador de 6 laminas 300W e 1.1 m de diametro? Custa 300 libras com transporte sem taxas de alfandega ou IVA
24V DC, 300W. O arranque é a partir de 3m/s. Creio que o ruido é 25dcb (menos que um frigorífico)
Anexos
aerogerador.JPG
aerogerador.JPG (53.32 KiB) Visto 9146 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Emanuel Couto »

Por este preço! Nada mal.

E este roda mesmo com pouco vento.

Resta saber a qualidade dos materiais empregues.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Celestino »

rocker_pt Escreveu:Custa 300 libras com transporte sem taxas de alfandega ou IVA
24V DC, 300W. O arranque é a partir de 3m/s. Creio que o ruido é 25dcb (menos que um frigorífico)
300 libras?? Não atingi... :( :(
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Emanuel Couto »

( 354.21 EUR)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Agua morna
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 26, 2010 4:08 pm
Localização: Cantanhede

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por Agua morna »

Emanuel Couto Escreveu:
Agua morna Escreveu:Isso a longo prazo não é assim

A eólica pode necessitar de reparação primeiro que os paineis mas trocas 2 ou 3 rolamentos e fica nova novamente e preparada para funcionar outro tanto tempo.
Os paineis não conheço nenhum no planeta terra, a funcionar com mais de 15 anos, estão todos no lixo
Então o gerador de uma eolica, é interno?

E os painéis, que eu saiba! Vão ter uma duração de produção, estimada de 20 anos.

Claro que vão perdendo rendimento ao longo deste tempo.

Essa pergunta do gerador interno não percebi

20 anos dizem os fabricantes
Os primeiros fabricantes dos discos CD tambem diziam que duravam 150 anos :lol: afinal duram 10 e tem que ser dos de qualidade :cry:
Os paineis que estam nos satelites são topo de gama e a duração deles são 11 anos :idea:

Vocês acreditam em bruxas

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvida em Aerogerador e Grid Tie Inverter

Mensagem por rocker_pt »

Para a configuração do henrique_ de quinta nov 22, 2012 5:07 parece interessante. É pena não termos mais feedback pois o henrique só cá escreveu uma mensagem.
Na configuração dele com os equipamentos escolhidos existem duas hipóteses a ponderar:
- Se for escolhido aerogerador com saida AC de 3 fases, é necessário um inversor grid tie com 3 fases (ou em opção regulador 3f/DC que converte ac em dc + inversor grid tie 24v dc/230ac)
- Se for escolhido aerogerador com saida DC basta ligar diretamente ao inversor grid tie 24v dc/230ac

Como o inversor grid tie c/ 3 fases é caríssimo, e só dá para o aerogerador, é preferível comprar regulador + inversor grid tie 24v dc/230ac, pois mais tarde este pode ser usado tb para sistemas solares da mesma potência.

Parece-me melhor aerogerador 3 fases do que DC.
Gostava de investir numa coisa destas...
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”