Projeto com motor de 36V trotinete

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
jvsg
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda nov 16, 2009 7:09 pm

Projeto com motor de 36V trotinete

Mensagem por jvsg »

Boa noite, sou novo nestas andanças e gostaria de construir um aerogerador. Tenho um motor de 36V que era de um trotinete elétrica. Acham que é um bom motor para a construção de um aerogerador? Obrigado.
Por a luz ser mais rápida que o som, algumas pessoas parecem inteligentes até abrirem a boca....
Os computadores são invenção do diabo!


Autor do tópico
jvsg
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda nov 16, 2009 7:09 pm

Re: Projeto com motor de 36V trotinete

Mensagem por jvsg »

Boa noite, ao que parece não há aqui muita gente entendida no assunto.....
Por a luz ser mais rápida que o som, algumas pessoas parecem inteligentes até abrirem a boca....
Os computadores são invenção do diabo!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projeto com motor de 36V trotinete

Mensagem por MRider »

Tenta explicar melhor o que queres fazer . o que queres carregar ? Que tipo de motor é?

E brushlless ? ( sem escovas )
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Projeto com motor de 36V trotinete

Mensagem por Jorge Rocha »

Um aerogerador com menos de 500W nominais não pagará o trabalho de sua realização.

Se queres apenas fazer, só porque tens gosto nisso, tudo bem, mas poderias pensar em algo mais ambicioso, juntando o gosto de fazer com a rentabilidade do seu funcionamento durante alguns anos. Para isso, quanto maior for o gerador maior será o retorno!
Tanto dá trabalho a fazer um de 150W como um de 1500W, ou pouca diferença fará!

Se não tiveres já umas noções do que vais fazer, não será em nenhum forum que conseguirás a ajuda necessária, terás mesmo de procurar em livros, internet, ter já algumas ferramentas adquiridas, noções de electricidade e de fisica, e então, como complemento, um forum bem actualizado, como é este o caso do NovaEnergia.
Ter uma ideia já é um bom começo... Força nisso!
Tudo por um mundo mais limpo!


Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Projeto com motor de 36V trotinete

Mensagem por Cabul »

Também tenho um motor desses, que mandei vir especificamente para montar como aerogerador.
Só por falta de tempo, é que ainda não foi. Tenho andado ocupado com os painéis.
Só avancei com a compra, porque quero fazer testes antes de me aventurar noutras andanças, até porque os ventos são um pouco inconstantes.
Para além disso vou testando quer o banco de baterias ligado ao inversor, quer o grid tie. À medida que se vai acumulando esperiência, vai-se avançando, porque o material não é assim tão barato
Cumps

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Projeto com motor de 36V trotinete

Mensagem por Wolfire »

Cabul Escreveu:Também tenho um motor desses, que mandei vir especificamente para montar como aerogerador.
Só por falta de tempo, é que ainda não foi. Tenho andado ocupado com os painéis.
Só avancei com a compra, porque quero fazer testes antes de me aventurar noutras andanças, até porque os ventos são um pouco inconstantes.
Para além disso vou testando quer o banco de baterias ligado ao inversor, quer o grid tie. À medida que se vai acumulando esperiência, vai-se avançando, porque o material não é assim tão barato
Cumps
Como descobriu qual motor o jvsg tem :?:


Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Projeto com motor de 36V trotinete

Mensagem por Cabul »

Wolfire Escreveu:
Cabul Escreveu:Também tenho um motor desses, que mandei vir especificamente para montar como aerogerador.
Só por falta de tempo, é que ainda não foi. Tenho andado ocupado com os painéis.
Só avancei com a compra, porque quero fazer testes antes de me aventurar noutras andanças, até porque os ventos são um pouco inconstantes.
Para além disso vou testando quer o banco de baterias ligado ao inversor, quer o grid tie. À medida que se vai acumulando esperiência, vai-se avançando, porque o material não é assim tão barato
Cumps
Como descobriu qual motor o jvsg tem :?:
1. Elementar meu caro Watson eheheheheheh. fora de brincadeira, não tenho a certeza mas desconfio.
Quando disse que era um motor de 36V de uma trotineta, associei logo porque o que mandei vir é de 36V e de uma loja de venda de trotinetes.
corrente nominal +- 5A

2. Só que, como frizei anteriormente, a inexperi~encia leva-nos a fazer algumas asneiras. Já o testei na bancada e produz na boa, a relativamente baixa rotação (não fui rigoroso) 30Vdc 5A. O erro é que para tirar o máximo de potência devo meter um controlador de carga de baterias com tecnologia MPPT, para aproveitar o máximo de potência na carga do banco de baterias. Ou meter um grid tie com entrada de tensão dentro daqueles parâmetros.
Deveria ter mandado vir um de 24Vdc, com a mesma potencia tinha mais currente. A ver vamos

Cumps


Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Projeto com motor de 36V trotinete

Mensagem por Cabul »

Ah, é um motor de ímans permanentes, sem escovas

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Projeto com motor de 36V trotinete

Mensagem por Wolfire »

Se o motor do jvsg for igual ao seu, esta então a resposta acima ;)


Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Projeto com motor de 36V trotinete

Mensagem por Cabul »

Afirmativo

Responder

Voltar para “Energia Eólica”