Eólica ligada directamente à resistência do termoacumulador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Eólica ligada directamente à resistência do termoacumulador

Mensagem por dmachado »

Boas,

Estou a pensar adquirir uma eólica para ligar directamente a uma resistência no termoacumulador.

Dado que um dos maiores consumos de energia da casa é o aquecimento de água (banhos e aquecimento central), e dado que já tenho lá instalada uma resistência de 3.6kw (16A), quero aproveitá-la para aquecer a água atavés da produção de uma eólica.

A resistência deverá funcionar tanto a 220VAC como a 24VDC, dado que o que faz é apenas "dificultar" a passagem de corrente. Fiz a conta e pelos meus cálculos a 24V deve andar pelos 350w-380w, seria o ideal para uma eólica pequenota de 24v/300w-400w, mas que poderia render uns kw interessantes, e sem perdas de conversões de voltagens, dado que seria ligação directa.

Isto faz sentido? Opiniões/correcções, por favor?

Obrigado.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por Celestino »

Ideia interessante... ;)
Até gostava de ouvir os técnicos acerca disto.
E se a água já estivesse muito quente? Haveria forma de "dissipar" a energia para outro lado não havia?
Última edição por Celestino em sexta set 06, 2013 3:38 pm, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por dmachado »

Eu tenho o termoaculador sobredimensionado, em vez dos 600 litros recomendados pelos "técnicos" acabei por instalar um de 800 litros.

Baixou a temperatura máxima atingida, agora não passa dos 65º no pico do verão, os painéis trabalham mais horas a temperaturas mais baixas, especialmente no inverno, e o desgaste de todo o material é substancialmente inferior.

Como no verão uso a água quente nas máquinas da louça e roupa, é o mesmo que poupar directamente electricidade, e não se pode dizer que a água fique demasiado quente.

Quando há mais vento , no inverno, de certeza que não ficará, quem me dera! :)

Vamos ver o que dizem os entendidos...


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por E_MAN »

E tens vento constante? Fizeste algum estudo?

dmachado, tens 800 litros....mas ligados a quê?


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por dmachado »

Vivo em Vila do Conde a 150 metros do mar, acredita, tenho vento a sobrar...

Tenho um termoacumulador combinado de 800 litros, 200 para AQS e 600 de inércia ligados ao aquecimento central.

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por zointz »

Boas,
Ideia muito interessante mas acho que tens de resolver alguns problemas nomeadamente

- 1 resistência com 2 tensões diferentes parece-me difícil de gerir, o ideal era ter uma segunda resistência

- O fato de a resistência ter um valor fixo e ligada directamente ao Aerogerador tb pode ser um problema pois pode dificultar o arranque (Aqui os mais experientes podem dar uma ajuda)

- O fator dinheiro tb. é importante, e terás de fazer algumas contas aqui.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por dmachado »

A ideia é só utilizar os 24V do aerogerador, actualmente não uso a resistência dado que o kwh da edp é muito caro.

Não tinha pensado na questão do arranque, fará sentido um regulador de carga ligado directamente à resistência, provavelmente? Bem visto, vejamos se alguém dá uma ajuda.

O aerogerador de 300w já com mastro deverá andar à volta dos 400€, pelo que me parece um bom investimento. Se há sítio onde estes bichos dêem rendimento, é na zona costeira.


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por E_MAN »

dmachado Escreveu:Vivo em Vila do Conde a 150 metros do mar, acredita, tenho vento a sobrar...

Tenho um termoacumulador combinado de 800 litros, 200 para AQS e 600 de inércia ligados ao aquecimento central.
Aquecimento central radiador ou chão radiante?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por visitante1 »

mas olha que lamentavelmente um gerador de 300W a 24v ligado á resistencia de 220V o maximo que vai fazer é peso em cima da estaca!!!
mesmo com uma resistencia para 24v com essa potencia pode aquecer 2 ou 3 litros de agua no maximo!

não funciona

tenta um gerador maior e com saida acima dos 200v pode ser que ajude
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por Esteves »

pnunes Escreveu:mas olha que lamentavelmente um gerador de 300W a 24v ligado á resistencia de 220V o maximo que vai fazer é peso em cima da estaca!!!
mesmo com uma resistencia para 24v com essa potencia pode aquecer 2 ou 3 litros de agua no maximo!

não funciona

tenta um gerador maior e com saida acima dos 200v pode ser que ajude

Eu assino por baixo.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por Jorge Rocha »

Acho muito boa a ideia e aprovo em tudo!
Se a tensão for baixa a resistência também perderá potencia, logo menor oposição (coisa que alguém parece ter esquecido)! Daí quase garantir que funcione bem conforme idealizas.
Os 300W não são despresaveis, pois ao final de 12 horas de vento já seria 3,6KWh, que daria para elevar uns bons 10ºC nesses 800 litros.

Só tenho duvidas sobre a potencia desse aerogerandor???
É que já fiz algumas experiências com um dessas potencias, e na verdade não tinha assim tanto aproveitamento continuo. Já com uma de 1000W a conversa era outra totalmente diferente, chegava facilmente aos 1200W e mantinha por muito mais tempo.

Força nisso!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por jmal »

dmachado Escreveu:Boas,

Estou a pensar adquirir uma eólica para ligar directamente a uma resistência no termoacumulador.

Dado que um dos maiores consumos de energia da casa é o aquecimento de água (banhos e aquecimento central), e dado que já tenho lá instalada uma resistência de 3.6kw (16A), quero aproveitá-la para aquecer a água atavés da produção de uma eólica.

A resistência deverá funcionar tanto a 220VAC como a 24VDC, dado que o que faz é apenas "dificultar" a passagem de corrente. Fiz a conta e pelos meus cálculos a 24V deve andar pelos 350w-380w, seria o ideal para uma eólica pequenota de 24v/300w-400w, mas que poderia render uns kw interessantes, e sem perdas de conversões de voltagens, dado que seria ligação directa.

Isto faz sentido? Opiniões/correcções, por favor?

Obrigado.
O pnunes tem razão, tens de arranjar um gerador que dê mais tensão, ora vejamos.

Nada como fazer contas, se a resistencia tem 3600 W ela terá uma resistência eléctrica de 230v / 16 A = 14.38 ohm, sendo assim 24v / 14.38 ohm = 1.67 A, e portanto 24v * 1.67 A = 40 W.

Ou seja o gerador quando rodar o suficiente para dar 24v, a resistência dissipa 40w, se o gerador der uns 72v já conseguirás que a resistência dissipe uns 360w, portanto um gerador de 72 v 400w de potencia produzida na realidade seria o ideal.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por visitante1 »

Jorge Rocha Escreveu:Acho muito boa a ideia e aprovo em tudo!
Se a tensão for baixa a resistência também perderá potencia, logo menor oposição (coisa que alguém parece ter esquecido)! Daí quase garantir que funcione bem conforme idealizas.
Os 300W não são despresaveis, pois ao final de 12 horas de vento já seria 3,6KWh, que daria para elevar uns bons 10ºC nesses 800 litros.

Só tenho duvidas sobre a potencia desse aerogerandor???
É que já fiz algumas experiências com um dessas potencias, e na verdade não tinha assim tanto aproveitamento continuo. Já com uma de 1000W a conversa era outra totalmente diferente, chegava facilmente aos 1200W e mantinha por muito mais tempo.

Força nisso!
:) Ó Jorge, ouço falar muito bem de ti no campo dos EV´s de 2 rodas, mas em éolicas e afins não te queria para meu consultor...

Olha tens aí uma pequena éolica (que é bem maior que esta do topico) perto de ti na UA, perguntalhes se estão contentes com ela...
sabes ás vezes o que parece não é.

cumprimentos

q coisa apita
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por RJSC »

pnunes Escreveu: Olha tens aí uma pequena éolica (que é bem maior que esta do topico) perto de ti na UA, perguntalhes se estão contentes com ela...
sabes ás vezes o que parece não é.
Claro que não estão.
Têm-na todos os dias orientada com o eixo perpendicular ao vento para que não rode, porque nem sequer compraram o inversor (já lançaram o barro à parede aos alunos para lhes projetarem e construirem um inversor (10 kW) como projeto de final de curso).

Só rodou um dia com umas resistências de carga aquando da visita de um membro do governo numa clara operação de greenwash.

Já há uns tempos postei sobre isso, coloquei fotos, outros enviaram e-mails a questionar e não tiveram resposta...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por Njay »

Até fico doente com estas coisas. Portanto vai andar por ai a rebolar até que um dia deixam de se preocupar com ela e num outro as pás vão soltar-se por falta de manutenção e vento a mais e vão fazer um estrago qualquer que vai sair sensionalisticamente nos media e depois vai começar a caça "às eólicas" e vêm os burocratas empurrar leis para dificultar/proibir a instalação de qualquer aparelho desse género sem uma carrada de certificações e impostos que vão encarecer o sistema ao ponto de apenas os mais ricos (e pacientes) lhes conseguirem aceder. Perfeito...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por Jorge Rocha »

pnunes Escreveu: :) Ó Jorge, ouço falar muito bem de ti no campo dos EV´s de 2 rodas, mas em éolicas e afins não te queria para meu consultor...
Nem sequer tinha visto que a resistência era de 230V. Estava a assumir que era de 300W 24V... :oops: É o que faz estar à espera que o sono venha e ler tópicos à pressa...
Se a resistência for daquelas com cartuchos em porcelana com fio de Cromo-Niquel em espiral, pode ser facilmente adaptada a qualquer tensão inferior...




pnunes Escreveu:Olha tens aí uma pequena éolica (que é bem maior que esta do topico) perto de ti na UA, perguntalhes se estão contentes com ela...
sabes ás vezes o que parece não é.
Penso que o RJSC já explicou o que se passa em relação a este desperdicio... :evil:
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por dmachado »

Uma hipótese seria ter um multiplicador de voltagem na saída da eólica, por exemplo, para os tais 72v. Ou não?

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por sergiomms »

Fiz uma vez um teste para que quando precisasse de descarregar as baterias do saxo, a energia não fosse desperdiçada e liguei as baterias directamente aos bornes da resistência do AQS norquente 200L (2000W), as baterias estavam com um a tensão de +-120V e a corrente era nula! Ou seja, não funcionou...
Fiquei algo desiludido e desmontei tudo e fiquei a matutar..... mas porque é que não funciona?
Depois de queimar os neurónios, lembrei-me... Foi ao fim do dia, a água estava suficientemente quente e o termostato deveria ter "desligado" a resistência.

No teu caso, considero que só conseguirás utilizar essa eolica no inverno quando o pouco sol existente não conseguir elevar a temperatura ao ponto de desligar o termostato, fazendo com que a maior parte do tempo ela estará a rodar para afastar os pássaros, e quando for necessária não tem potência suficiente para aquecer a água em tempo util.
sergiomms


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por dmachado »

Ok, obrigado pelas opiniões, acho que é mais simples comprar uma resistência adequada à voltagem do aerogerador.


j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Re: Eólica ligada directamente à resistência do termoacumula

Mensagem por j_r_m_c »

e carregar uma bateria em contínuo da eólica e usar a energia para a resitencia durante o dia e à noite usava da rede em bi-horário???
eu sei que complica porque tem mais elementos, mas é descabido??

Responder

Voltar para “Energia Eólica”