Gerador eólico

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
cgf123
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta out 10, 2013 3:44 pm

Gerador eólico

Mensagem por cgf123 »

Olá à todos!

Estou construindo um pequeno gerador, baseado em projetos que encontrei na net. O estator tem nove bobinas ligadas em estrela e o rotor tem doze imãs de neodímio. Ele gera numa boa, sem problemas. No momento ele está acoplado a um pequeno motor para testes. O motor faz o rotor girar a aproximadamente 1500 rpm, gerando 30V, mas quando ligo a saída retificada do gerador(Utilizo pontes retificadores compradas no comércio), a uma bateria de carro 12V 60A, a rotação cai pela metade 750rpm. Se eu ligar uma pequena lâmpada de carro 12V na saída do gerador, a rotação cai pela metade também. Gostaria de saber se essa queda na rotação é normal quando se liga o gerador na bateria? Tem como resolver isso? Se com o motor dando 1500rpm eu não consigo carregar a bateria, com o vento com certeza não vai dar certo.

Grato a todos!


djosesan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta jun 17, 2009 11:31 pm

Re: Gerador eólico

Mensagem por djosesan »

Meu caro o gerador tem que produzir carga suficiente para alimentar a lampada ou a bateria ou outro aparelho qualquer. Quanto maior for a carga (amperes=watts:volts) mais força terá que haver para fazer rodar o gerador.


Autor do tópico
cgf123
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta out 10, 2013 3:44 pm

Re: Gerador eólico

Mensagem por cgf123 »

djosesan Escreveu:Meu caro o gerador tem que produzir carga suficiente para alimentar a lampada ou a bateria ou outro aparelho qualquer. Quanto maior for a carga (amperes=watts:volts) mais força terá que haver para fazer rodar o gerador.
Primeiramente agradeço pela resposta.
Então o problema deve ser que o meu gerador tem baixa potência, certo?
Sei que a Potência posso calcular com a fórmula P=VxI, tenho a tensão, mas como determino a corrente, já que ela depende da carga que coloco na saída do gerador?

Responder

Voltar para “Energia Eólica”