Ajuda sobre Imas de magnotron

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Wolfire »

Emanuel Couto Escreveu:
Wolfire Escreveu:Acabei de falar a mesma coisa não entendi porque minha citação não apareceu!
Pois.... o q deve ter acontecido foi termos postado os comentários praticamente ao mesmo tempo, mas o meu por ter sido milésimos de segundo antes ficou, e o teu ficou em lista de espera, e terias q enviar novamente.
Mas se não reparaste na caixa de diálogo de enviar e saíste logo, foi à vida.
Então amigo deve ter sido isso mesmo.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Wolfire »

Marcosap Escreveu:Por favor me tire outra duvida.

Tenho o extrator com 9 bobinas ligadas a cada 3 bobinas certo!
no final sai 3 fazes e sobram 3 fios quer ligue os 3 juntos e isolei i só.
A pregunta é a seguinte eu não teria que destes 3 fios que isolei não teria que sair um fio como se fosse um neutro?
caso eu não fosse retificar para corrente continua, fosse usar corrente alternada não teria que ter um neutro?
A ligação esta correta o que fez foi uma ligação star.


Autor do tópico
Marcosap
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: segunda jan 20, 2014 9:21 pm

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Marcosap »

Caro Sr. Wolfire

Será que pode me mandar o seu projeto que falou anteriormente?

Se eu fizer outro extrator com fios mais finos e mais voltas poderei ter menos RPM?
Não quero os 1000 watts com é o meu projeto.
Se conseguir pelo menos de 200 a 300 watts já fico contente mas preciso de pelo menos de 18 a 12 Volts.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Wolfire »

Marcosap Escreveu:Caro Sr. Wolfire

Será que pode me mandar o seu projeto que falou anteriormente?

Se eu fizer outro extrator com fios mais finos e mais voltas poderei ter menos RPM?
Não quero os 1000 watts com é o meu projeto.
Se conseguir pelo menos de 200 a 300 watts já fico contente mas preciso de pelo menos de 18 a 12 Volts.
Como disse o Emanuel não precisa nos chamar de Sr.
O que está perguntando já lhe foi dito lá atrás, mas não respondeu minha pergunta se mediu a tensão com carga ou em vazio, isso é importante para saber se tem noção de quanto pesa o gerador com uma carga de 15W somente, também ainda não sabemos os A que conseguiu sem isso não da uma analise. Como deves saber com pouca rotação precisará da uma força enorme nas pás e só com 3 bobinas por fase terá uma frequência muito baixa, um gerador com 6 polos como o teu precisa de 500 RPM para 25Hz que já é pouco mas aceitável, então como já falei em eólica sem velocidade não dá.
Acredita no que lhe disse o Emanuel.

Quando digo energia útil, quero dizer que não é apenas necessário que o conversor consiga atingir uma determinada tensão na ordem dos (15V/20V) que dê por exemplo para carregar uma bateria de (12V) mas uma corrente que consiga realmente carregar a bateria! senão anda só ali a moer com uma energia útil insignificante, que mal dá para fazer uma carga em condições...

Abraços.


Autor do tópico
Marcosap
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: segunda jan 20, 2014 9:21 pm

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Marcosap »

Respondendo a pergunta.
Medi sem carga e só deu menos que meio volt.
Não medi a amperagem porque a voltagem já estava muito baixa para colocar qualquer carga.
Não acende 3 leds.
Quero fazer outro extrator, talvez com mais bobinas e fios mais finos mas não tenho noção de quantas bobinas, nem quantas voltas por bobinas e não sei que fio usar.
Pretendo também mudar a forma das pás, de vertical para horizontal, que parece dar mais rotação.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida (Wolfire)

Marcosap Só queremos evitar que gaste tempo e dinheiro desnecessariamente....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Wolfire »

Então Marcosap é o que o Emanuel disse, mas tem algo muito errado com seu estator do jeito que está mesmo nessa velocidade deveria de acender centenas de leds, as bobinas não devem estar ligadas corretamente.


Autor do tópico
Marcosap
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: segunda jan 20, 2014 9:21 pm

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Marcosap »

Aos colegas Wolfire e Emanuel Couto.

Informação:
Hoje retirei o gerador do local onde estava e coloquei ele na bancada.
e fiz testes com ele e não passou de pouco mais de 0,5v rodando com a mão.
Voltei a colocar 3 retificadores como antes e medi a voltagem sem carga e deu 5,15 volts rodando com a mão cheguei a acender uma lâmpada de 3v de lanterna bem forte.
Então acho que não entendi certo a forma de colocar os retificadores que o colega Wolfire me ensinou.
Talvez se ele me fizer um esquema da forma de retificar acredito que esta voltagem vai aumentar.
não sei se estou usando os retificadores corretos.
Favor ver as fotos anteriores sobre os retificadores e veja se é estes mesmo que devo colocar ou de devo usar outro inferior ou superior.

E o jeito que liguei os retificadores

Este é o jeito que liguei as bobinas
Anexos
ligação.png
ligação.png (95.85 KiB) Visto 5093 vezes
15-c6eb590e65[1].jpg
15-c6eb590e65[1].jpg (165.59 KiB) Visto 5093 vezes


Autor do tópico
Marcosap
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: segunda jan 20, 2014 9:21 pm

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Marcosap »

Ainda bem que tenho estes colegas me motivando caso contrario já teria largado de lado.

Obrigado


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Alves10 »

Bom dia, ao ver o seu tópico penso que o problema está no nº de imas e de bobines. Para ter as bobines ligadas em serie como tem deve ter o numero de imas igual a estas, (ou multiplica-los por um nº inteiro, desta forma tudo trabalha em Fase e equilibrado).
Da forma como tem isto ligado a energia anda como que a oscilar de bobine para bobine e pouca se aproveita, o circuito está desfasado, é como se cada uma puxa-se para seu lado. Todas as bobines que estão ligadas em serie tem de ter o ima na mesma posição no mesmo momento para trabalharem em sincronia.
A minha sugestão é retirar os imas e reposiciona-los, para não mexer na parte mecânica a única forma é utilizar as bobines individualmente e colocar um rectificador em dada uma delas (mas assim a tensão será inferior e com mais perdas por ter um numero maior de rectificadores).

PS: isto é apenas a minha modesta opinião, não quer dizer que esteja certa, é apenas uma sugestão.


Autor do tópico
Marcosap
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: segunda jan 20, 2014 9:21 pm

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Marcosap »

Bom dia Alves10.

Agradeço a sugestão vou fazer testes desta forma para ver se melhora.
Obrigado.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Wolfire »

Alves10 Escreveu:Bom dia, ao ver o seu tópico penso que o problema está no nº de imas e de bobines. Para ter as bobines ligadas em serie como tem deve ter o numero de imas igual a estas, (ou multiplica-los por um nº inteiro, desta forma tudo trabalha em Fase e equilibrado).
Da forma como tem isto ligado a energia anda como que a oscilar de bobine para bobine e pouca se aproveita, o circuito está desfasado, é como se cada uma puxa-se para seu lado. Todas as bobines que estão ligadas em serie tem de ter o ima na mesma posição no mesmo momento para trabalharem em sincronia.
A minha sugestão é retirar os imas e reposiciona-los, para não mexer na parte mecânica a única forma é utilizar as bobines individualmente e colocar um rectificador em dada uma delas (mas assim a tensão será inferior e com mais perdas por ter um numero maior de rectificadores).

PS: isto é apenas a minha modesta opinião, não quer dizer que esteja certa, é apenas uma sugestão.
Então Alves10, valeu a participação mas nesse esta correto. Como são usados 4 imãs para 3 bobinas tudo trabalha equilibrado, três imãs estão sempre na posição correta sobre três bobinas de uma fase.
Isto funciona como trifásico, ou pseudo trifásico como alguns preferem.
O seu comentário seria para um monofásico ou bifásico, nesse caso não tem como reposicionar os imãs pelo numero impar de bobinas a não se adicione +6 imãs 9 bobinas 18 imãs ai teria que mudar as ligações das bobinas e a coisa complica.
Última edição por Wolfire em quinta jul 17, 2014 12:33 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Wolfire »

Marcosap Escreveu:Aos colegas Wolfire e Emanuel Couto.

Informação:
Hoje retirei o gerador do local onde estava e coloquei ele na bancada.
e fiz testes com ele e não passou de pouco mais de 0,5v rodando com a mão.
Voltei a colocar 3 retificadores como antes e medi a voltagem sem carga e deu 5,15 volts rodando com a mão cheguei a acender uma lâmpada de 3v de lanterna bem forte.
Então acho que não entendi certo a forma de colocar os retificadores que o colega Wolfire me ensinou.
Talvez se ele me fizer um esquema da forma de retificar acredito que esta voltagem vai aumentar.
não sei se estou usando os retificadores corretos.
Favor ver as fotos anteriores sobre os retificadores e veja se é estes mesmo que devo colocar ou de devo usar outro inferior ou superior.

E o jeito que liguei os retificadores

Este é o jeito que liguei as bobinas
Se conseguiu menos tensão da forma como lhe indiquei deve ter problema nas pontes deve ter diodos abertos ou em curto.
Se fez da forma como desenhou esta correto.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Alves10 »

Se o Wolfire o diz com tanta convicção quem sou eu para o desmentir. Mas se eu fosse o Marcosap fazia a experiência, é que isto aqui não se trata de perceber como é a corrente alterna em um sistema trifásico ou basifico, mas sim de em entender como é o electromagnetismo e os seus princípios. Para que a tensão das 3 bobines ligadas em serie possa ser somada, estás tem de ter uma variação do campo magnetico igual em si e em fase. Isto só é conseguido se os imans estiverem exactamente no mesmo ângulo que as bobines (em cima delas na mesma posição no mesmo momento). Se quisermos que o gerador produza o mesmo mas com metade das rotações temos de dobrar o nº de imans.
Uma outra sugestão, a distancia entre os imans e as bobines deve ser mínima,( isso faz uma grande diferença no campo electromagnetico a que as bobines estão sujeitas).

PS: Posso estar errado, mas olhe que estou convicto disto que digo.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Wolfire »

Alves10 Escreveu:Se o Wolfire o diz com tanta convicção quem sou eu para o desmentir. Mas se eu fosse o Marcosap fazia a experiência, é que isto aqui não se trata de perceber como é a corrente alterna em um sistema trifásico ou basifico, mas sim de em entender como é o electromagnetismo e os seus princípios. Para que a tensão das 3 bobines ligadas em serie possa ser somada, estás tem de ter uma variação do campo magnetico igual em si e em fase. Isto só é conseguido se os imans estiverem exactamente no mesmo ângulo que as bobines (em cima delas na mesma posição no mesmo momento). Se quisermos que o gerador produza o mesmo mas com metade das rotações temos de dobrar o nº de imans.
Uma outra sugestão, a distancia entre os imans e as bobines deve ser mínima,( isso faz uma grande diferença no campo electromagnetico a que as bobines estão sujeitas).

PS: Posso estar errado, mas olhe que estou convicto disto que digo.
Esta certo Alves10 e por acaso é exatamente isso que acontece nesse tipo de gerador ;)
Se pegar as fotos lá atrás e as sobrepor vai confirmar o que digo.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Alves10 »

Sim tens razão, de 120º em 120º há um ima a sobrepor a bobine certa, estava a ver mal as coisas. Nesse caso ou as pontes rectificadoras não estão boas ou as ligações entre as bobines não estão bem, uma bobine ligada ao contrario anula o efeito de duas, apenas aparece a tensão de uma das três.

PS: Quando estou errado não me custa admitir. :lol:


Autor do tópico
Marcosap
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: segunda jan 20, 2014 9:21 pm

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Marcosap »

Senhores Wolfire, Alves10 e Emanuel Couto.

Será que alguns dos senhores tem um projeto eolico o qual poderia me passar para que eu possa fazer ?

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Wolfire »

Marcosap Escreveu:Senhores Wolfire, Alves10 e Emanuel Couto.

Será que alguns dos senhores tem um projeto eolico o qual poderia me passar para que eu possa fazer ?
Marcosap, não precisa de um projeto já tem um, já tem até um gerador, precisa é de vento.
Vamos ver se o teu gerador não tem problemas, vamos fazer assim eu digo o que fazer você faz.
1º mede as tensões na fase 1 com a 2, depois 1 com a 3, depois 2 com a 3 multímetro em CA sem os retificadores e com a mesma rotação a cada medida e posta os resultados ;)


Autor do tópico
Marcosap
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: segunda jan 20, 2014 9:21 pm

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Marcosap »

OK vou fazer isso assim que puder.

preciso colocar ele na bancada para fazer os testes.


Autor do tópico
Marcosap
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: segunda jan 20, 2014 9:21 pm

Re: Ajuda sobre Imas de magnotron

Mensagem por Marcosap »

Boa noite Sr. Wolfire

Me desculpe pela demora.
Estava ocupado com o trabalho que é meu ganha pão.
Depois perdi a senha do fórum tive que recadastrar a senha.

Coloquei o gerador na bancada e medi a corrente alternada de cada conjunto de bobina (uma fase de cada vezes ligando como você pediu) rodei com a mão me deu 4V.
Ligando as pontes retificadoras rodando com a mão me da 6v.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”